Mesmo sendo menos comum que em celulares Android, alguns usuários reclamam do iPhone travando. O problema pode acontecer por diversos motivos, como estar usando uma versão desatualizada do iOS, aplicativos sem atualização, memória cheia, muitos apps abertos simultaneamente ou muito tempo de uso.

E a notícia boa é que, na maioria desses casos, você pode resolver o problema de um jeito fácil e sem precisar gastar dinheiro. Para te ajudar na missão de não deixar o seu iPhone travando mais, preparamos um tutorial ensinando a solução.

Para descobrir como resolver estes problemas e ainda aprender como desligar iPhone travado, continue com a gente e acompanhe o passo a passo.

Quer mais dicas sobre o celular da Apple? Então veja como desligar iPhone. Mas se quiser ficar por dentro da versão mais recente do iOS, confira os últimos lançamentos da Apple em 2022.

iPhone travando: o que pode ser?

Veja o que pode ser com o seu iPhone travando (Foto: Shutterstock)

Como falamos antes, o iPhone travando não é uma questão tão comum nesse celulares. Inclusive, esse é um dos diferenciais para tantas pessoas procurarem os modelos da Apple. O problema é mais raro de acontecer, pois o sistema operacional utilizado (iOS) é fabricado pela própria Apple. Por isso, o software é desenvolvido exclusivamente para rodar neste aparelho, diminuindo as chances de bugs. Porém, como falamos, os erros ainda podem ocorrer.

Os problemas são quase sempre bem simples e são causados, principalmente, devido ao longo tempo de uso. Mas se esse não é o seu caso e o seu iPhone é novo ou não foi comprado há muito tempo, é muito provável que a sua memória interna esteja cheia. Também é possível que o iOS ou outros aplicativos estejam desatualizados.

iPhone travando: como resolver?

Se você está passando por problemas com o iPhone travando, a boa notícia é que quase sempre a solução é bem simples e você não vai precisar gastar nem um real. E para aprender, é só continuar com a gente e seguir o nosso passo a passo de cada uma das soluções.

Como reiniciar o iPhone?

Veja como reiniciar iPhone travando em poucos passos (Foto: Reprodução/Apple)

Com o iPhone travando, a primeira coisa que deve tentar para resolver é reiniciar o aparelho. O processo é um pouco diferente de acordo com a versão do seu celular.

Reiniciar iPhone X, 11, 12 ou 13

  • Passo 1: Clique e segure o botão lateral e um botão de volume ao mesmo tempo até o controle para desligar aparecer na tela.
  • Passo 2: Em seguida, arraste o controle deslizante e espere 30 segundos até o iPhone desligar. Se o dispositivo estiver congelado ou não responder, pule para nosso tópico ‘Como desligar iPhone travado’.
  • Passo 3: Por último, clique o botão lateral até ver o logotipo da Apple surgir.

Reiniciar iPhone SE (2ª geração), 8, 7 ou 6

  • Passo 1: Clique e segure o botão lateral até o controle para desligar aparecer na tela.
  • Passo 2: Agora, arraste o controle deslizante e aguarde 30 segundos até o iPhone desligar. Caso o celular esteja congelado ou não responda, pule para nosso tópico ‘Como desligar iPhone travado’.
  • Passo 3: Por último, clique no botão lateral até ver o logotipo da maçã.

Reiniciar iPhone SE (1ª geração), 5 ou anterior

  • Passo 1: Aperte o botão superior e mantenha pressionado até o controle para desligar aparecer na tela.
  • Passo 2: Nesta etapa, arraste o controle deslizante e espere 30 segundos até o iPhone desligar. Se o celular estiver congelado ou não responder, pule para nosso tópico ‘Como desligar iPhone travado’.
  • Passo 3: Para ligar, clique e mantenha o botão superior pressionado até a logo da Apple aparecer.

Iphone travando pode estar com memória cheia

Outra causa bem comum para iPhone travando é a memória estar quase ou totalmente cheia. A solução é bem simples: você vai precisar apagar arquivos e aplicativos para acabar com os travamentos. Uma dica é repetir o processo de tempos em tempo, para que o problema não volte a acontecer. Importante: lembre-se de fazer o backup dos arquivos que quer guardar.

Como as fotos e vídeos são os maiores vilões da memória cheia, vamos direto para eles. Para facilitar a sua vida e apagar vários arquivos de uma única vez, siga nosso passo a passo:

  • Passo 1: No aplicativo Fotos, vá até a pasta que deseja excluir alguns arquivos. Feito isso, clique em ‘Selecionar’ na parte superior direita da tela.
Veja como apagar arquivos e resolver iPhone travando (Foto: Arte/Mosaico)
  • Passo 2: Esta etapa você pode fazer de duas maneiras. A primeira e mais complicada é clicar um por um em cada arquivo que deseja excluir. A outra é arrastar e segurar o dedo da esquerda para a direta sobre a primeira foto e, em seguida, por todas as outras desejadas.
Veja como apagar várias fotos e resolver problema iPhone travando (Foto: Arte/Mosaico)
  • Passo 3: Feito isso, é só clicar na lixeira, na parte inferior direita da tela e depois em "Apagar fotos".

Agora, para pagar os seus aplicativos e jogos é ainda mais fácil. Você só vai precisar manter o app pressionado e depois clicar em ‘Remover App’. Em seguida clique em ‘Apagar App’ e confirme em ‘Apagar’.

Veja como apagar aplicativos no iPhone travando (Foto: Reprodução/Apple)

iOS desatualizado pode causar trava no iPhone

Mais uma causa comum para o iPhone travando é o sistema operacional estar desatualizado. Para atualizar e resolver este problema, siga o passo a passo:

Veja como atualizar iOS para resolver iPhone travando (Foto: Reprodução/Apple)
  • Passo 1: Para começar, faça o backup do seu iPhone usando o iCloud ou pelo seu computador.
  • Passo 2: Agora se conecte a uma rede Wi-Fi e ligue seu aparelho à uma fonte de alimentação.
  • Passo 3: Nesta etapa vá até ‘Ajustes > Geral’ e depois em ‘Atualização de Software’.
  • Passo 4: Se por acaso aparecerem duas opções de atualização, escolha a que deseja instalar

Atualizar aplicativos pode ajudar a resolver problema do iPhone travando

Mais uma alternativa que pode deixar o iPhone travando são aplicativos desatualizados. É muito comum alguns usuários acharem que a causa é o Whatsapp travando iphone, mas ele pode estar apenas com uma versão antiga.

Para resolver isto, confira nosso passo a passo:

Se está com o iPhone travando veja como atualizar apps (Foto: Reprodução/Apple)
  • Passo 1: Vá até a App Store.
  • Passo 2: Clique na parte superior da tela em seu ícone de perfil.
  • Passo 3: Role a tela para baixo para conferir se existem atualizações pendentes. Se for o caso, clique em ‘Atualizar’ ao lado do app para atualizar individualmente ou toque em ‘Atualizar Tudo’.

Como formatar iPhone?

Se nada disso resolver, a solução é optar por formatar iPhone. Essa é uma solução drástica e só deve ser usada em último caso. É importante lembrar de antes de realizar o processo, fazer o backup dos seus arquivos.

Para aprender a formatar seu iPhone, siga o passo a passo:

Veja como formatar iPhone travando de forma fácil (Foto: Arte/Mosaico)
  • Passo 1: Vá até ‘Ajustes’ e depois clique em ‘Geral’.
  • Passo 2: Agora clique em ‘Transferir ou Redefinir o dispositivo’
  • Passo 3: Nesta aba, clique em ‘Apagar Conteúdo e Ajustes’
  • Passo 4: Se for solicitado, insira o código de acesso ou a senha do ID Apple, confirme que deseja apagar o dispositivo e espere alguns minutos até concluir.

Como desligar iPhone travado?

Se depois disso tudo você continuar com o iPhone travando ou não conseguir executar as nossas dicas, vamos te ensinar como desligar o celular de duas formas. A primeira é para o iPhone que não liga ou que está com a tela congelada. Já a segunda é para iPhone travado na maçã, aquele que liga mas não congela na inicialização.

Se a tela estiver preta ou congelada no iPhone

iPhone 8 ou posterior, incluindo o iPhone SE (2ª geração)

Passo 1: Clique rapidamente no botão ‘Aumentar Volume’.

Passo 2: Clique rapidamente no botão ‘Diminuir Volume’.

Passo 3: Mantenha o botão lateral pressionado até o logotipo da Apple aparecer.

iPhone 7 ou iPhone 7 Plus

Passo 1: Clique e segure o botão lateral e o de ‘Diminuir Volume’ até o logotipo da Apple apareça na tela.

iPhone 6s e anterior, incluindo o iPhone SE (1ª geração)

Passo 1: Clique e segure os botões de Início e lateral ou superior até o logotipo da Apple ser exibido.

iPhone liga, mas trava durante a inicialização

Se o seu iPhone travou na maçã, você vai precisar seguir outras etapas. Confira e aprenda como resolver problema.

  • Passo 1: Conecte o seu iPhone ao computador. Agora abra o iTunes.
  • Passo 2: Selecione o iPhone no seu computador.
  • Passo 3: Já com o iPhone conectado, siga estas etapas:
  • No iPhone 8 ou posterior, incluindo o iPhone SE (2ª geração): clique rapidamente no botão ‘Aumentar Volume’. Clique rapidamente no botão ‘Diminuir Volume’. Depois, pressione o botão lateral.
  • No iPhone 7 ou iPhone 7 Plus: clique e mantenha o botão lateral e ‘Diminuir Volume’ ao mesmo tempo.
  • No iPhone 6s ou anterior, incluindo o iPhone SE (1ª geração): clique e pressione os botões de Início e lateral ou superior ao mesmo tempo.
  • Passo 4: Deixe os botões pressionados até a tela do modo de recuperação aparecer.
Veja como desligar iPhone travado em poucos passos (Foto: Arte/Mosaico)
  • Passo 5: Quando ver as opções restaurar ou atualizar, clique em ‘Atualizar’.
Veja como consertar iPhone travado na maçã (Foto: Reprodução/Apple)
  • Passo 6: Aguarde o computador baixar o software no dispositivo. Caso o download leve mais de 15 minutos, repita as etapas de 2 a 4 para o dispositivo sair do modo de recuperação.

Fez tudo e nada resolveu? Então talvez seja a hora de comprar um novo celular. Para te ajudar, conheça nossas listas e descubra qual o melhor iPhone. Conheça também tudo sobre o iPhone 13 e a ficha técnica completa do novo iPhone SE 3. Mas caso queira um modelo de segunda mão mais barato, veja se um iPhone usado vale a pena.