Como escolher o melhor ar-condicionado para comprar? Hoje em dia existem diferentes modelos e saber qual é o ideal para a sua necessidade pode não ser uma tarefa tão fácil. Para te ajudar nessa missão, fizemos uma lista completa para agradar a todos os gostos e bolsos. Aqui, você vai encontrar opções de ar-condicionado 9.000 BTUs, 12.000 BTUs e com outras capacidades, modelos portáteis, os de fácil instalação, os mais econômicos, com tecnologia Inverter e muitas outras opções.

Selecionamos os melhores modelos de ar condicionado em três versões: split, de janela e portátil, com uma variedade de características e vantagens. Nessa lista, escolhemos opções de marcas como LG, Samsung, Elgin, Midea, Electrolux e outras. Continue com a gente e descubra qual é o modelo ideal para a sua casa!

Veja opções de ar-condicionado Split, Janela e Portátil e descubra qual tipo certo para a sua casa!

Confira os melhores modelos de ar-condicionado split para você! (Imagem: Shutterstock)

Melhores aparelhos de ar-condicionado split

Se você procura por aparelhos econômicos, que tenham muitas funções para melhorar o ar do ambiente e deixar o clima ainda mais confortável, então modelos de ar-condicionado split vão te atender muito bem.

O que vale levar em consideração ao adquirir esse tipo de produto é que você precisa ter espaço suficiente para encaixar o ar-condicionado. Isso porque ele é composto de duas partes: a que fica  na parte interna (evaporadora), dentro dos quartos e salas, e a externa (condensadora), que pode ficar na varanda ou em um espaço aberto fora do cômodo escolhido, por exemplo.

Veja, a seguir o melhor ar-condicionado split para a sua necessidade, compare o melhor custo-benefício e as funções extras que cada um apresenta.

1. LG Dual Inverter Voice: ar-condicionado com comando de voz

O LG Dual Inverter Voice ganha nossa medalha de ouro como melhor ar-condicionado econômico e inteligente. É possível controlar o aparelho por comando de voz, através do aplicativo da marca, o LG ThinQ. Basta você falar “Ok Google, ligar ar condicionado”, com o app da marca, que ele vai ligar sozinho, sem precisar usar o controle remoto.

Esse ar-condicionado 12000 BTUs ainda vem com a tecnologia Dual Inverter, rotor duplo que faz com que a velocidade de rotação seja maior. De acordo com a marca, ele garante, além de uma economia de até 70% de energia, uma refrigeração 40% mais rápida, comparado a modelos tradicionais. Além disso, o ar-condicionado LG tem outras funções bem legais, como a Comfort Sleep, que regula a temperatura do ambiente durante o sono para que não fique frio ou quente demais e o Ionizador, capaz de nivelar deixar o ambiente mais úmido e confortável.

Ficha técnica do ar-condicionado Split LG Dual Inverter Voice:

  • Tipo de ciclo: Quente/Frio
  • 12.000 BTUs
  • Voltagem: 127V ou 220V
  • Selo Procel A em eficiência energética
  • Tecnologia Dual Inverter
  • Compatível com Google Assistente e Alexa
  • Pode ser controlado por comando de voz, através do app LG ThinQ
  • Ideal para ambientes de 15 a 20m²

Bom, bonito e barato! Veja essas opções de ar-condicionado de 7.000 a 18.000 BTUs com bom custo-benefício.

2. Samsung WindFree Plus: ar-condicionado sem vento

Na segunda posição da nossa lista de melhor ar-condicionado split, temos a opção da Samsung que chega com tecnologia exclusiva da marca, a WindFree, que faz com que não tenha sensação de vento direcionado. Sua estrutura conta com 23.000 micros saídas de ar, elas conseguem deixar o ambiente agradável bem similar ao ambiente externo.

Indicado para ambientes de até 15m², esse ar-condicionado Samsung também tem suporte para comando de voz, assim como o modelo anterior, e pode ser controlado através do aplicativo exclusivo da marca, o SmartThings, que pode ser baixado tanto em smartphones Android quanto iOS.

Além disso, ele vem com a função Fast Cooling, que resfria o ambiente 43% mais rápido em comparação com modelos convencionais. Esse ar-condicionado 9.000 BTUs conta também com filtro de ar Easy Filter Plus, que garante que a parte interna do aparelho fique sempre limpa, mantendo o ar fresco e eliminando 99% das bactérias, de acordo com a fabricante.

Ficha Técnica do ar-condicionado Samsung WindFree Plus:

  • Tipo de ciclo: quente/frio
  • Potência: 9.000 BTUs
  • Ideal para ambientes de 12 a 15m²
  • Voltagem: 220V
  • Selo Procel A em eficiência energética: sim
  • Compatível com assistentes pessoais: sim
  • Comando de voz: sim

Como saber a capacidade certa de ar-condicionado? Veja como escolher a potência de ar-condicionado ideal para o seu ambiente!

3. O Split Elgin 18.000 BTUs tem sensor de temperatura no controle

Se você está procurando por um modelo com um pouco mais de potência, uma ótima opção é esse ar condicionado Elgin que tem 18.000 BTUs, ideal para cômodos que tenham de 20 a 25m².

Esse modelo vem com a tecnologia Inverter, ciclo quente/frio, filtro ION AIR, capaz de eliminar 99,9% de vírus, bactérias e ácaros, segundo a fabricante, e que o torna um ótimo aliado contra doenças respiratórias. E, para quem busca uma refrigeração mais rápida, ele ainda vem com o sistema Turbo, que agiliza o processo.

Um detalhe interessante desse ar condicionado Inverter é que ele tem o sensor de temperatura localizado no controle remoto. Dessa forma, você pode manter o controle por perto e ele terá uma noção mais exata de como está a temperatura naquele local.

Ficha técnica do ar-condicionado Split Elgin 18.000 BTUs:

  • Tipo de ciclo: Quente/Frio
  • 18.000 BTUs
  • Voltagem: 220V
  • Selo Procel A em eficiência energética
  • Tecnologia Inverter
  • Ideal para ambientes de 20 a 25m²

Veja essa seleção e conheça o melhor ar-condicionado 12.000 BTUs 2022! Confira modelos split, de janela e portáteis de marcas como LG, Electrolux e Samsung!

4. O Springer Midea AirVolution é opção Inverter com preço acessível

O Springer Midea AirVolution é o melhor ar-condicionado para quem precisa de potência, mas quer economizar. O modelo, indicado para cômodos de até 20m², tem bom custo-benefício, tecnologia Inverter e Selo Procel A, que garante mais economia de energia. Essa opção de ar-condicionado split tem função Eco Noite, responsável por ajustar a temperatura para 24 graus, garantindo, assim, menor consumo de energia.

O ar-condicionado Midea possui design compacto e ocupa até 35% menos espaço que outros aparelhos split. Essa opção está disponível apenas na versão 220V e possui 12.000 BTUs de potência. Ele tem ciclo frio com quatro modos de operação: resfriar, ventilar, desumidificar e automático.

Esse ar-condicionado Inverter possui filtro de íons de prata. Sua filtragem é eficiente e reduz bactérias no ar. O Springer Midea AirVolution também possui aviso para troca de filtro, o aparelho realiza automaticamente a contagem de horas e funcionamento e indica quando é necessário fazer a manutenção.

Ficha técnica do ar-condicionado Split AirVolution Midea:

  • Tipo de ciclo: Frio
  • 12.000 BTUs
  • Voltagem: 220V
  • Selo Procel A em eficiência energética
  • Tecnologia Inverter
  • Ideal para ambientes de até 20m²

Quer saber se o ar-condicionado Philco é bom? Veja essa análise das principais tecnologias, recursos e preços!

5. O Electrolux Ecoturbo ajusta a temperatura durante seu sono

Na categoria de ambientes menores temos aqui uma ótima opção, que é esse ar-condicionado Split Electrolux, ideal para ambientes de 12 a 15m². Sua função Eco Turbo faz com que ele ajuste a temperatura automaticamente durante o sono, economizando energia.

E se você está pensando em contribuir com o meio ambiente, saiba que esse é o melhor ar-condicionado split, pois usa o gás ecológico R410a, que não agride a camada de ozônio. Além disso, ele conta com o sistema de tripla filtragem, que retém até 99% das bactérias que causam alergia, segundo a fabricante. Por fim, sua função Turbo faz com que ele possa refrigerar de forma mais rápida para aqueles dias mais quentes.

Ficha técnica do ar-condicionado Split LG 12000 BTUs:

  • Tipo de ciclo: Frio
  • 9.000 BTUs
  • Voltagem: 220V
  • Selo Procel A em eficiência energética
  • Ideal para ambientes de 12 a 15m²

Confira também essa seleção apenas com modelos para ambientes de 12 a 15m². Conheça os melhores ares-condicionados de 9.000 BTUs!

Melhores modelos de ar-condicionado de janela

Um ar-condicionado de janela pode ser o ideal para quem tem pouco espaço! (Imagem: Shutterstock)

Para você que não tem espaço em casa para encaixar a condensadora de um aparelho split, então a melhor opção é comprar um ar-condicionado de janela/parede.

Com ele, você só precisa ter um buraco na parede ou na janela para encaixar, de modo que ele fique com a parte de trás para fora do do casa ou apartamento. Esse modelo é muito usado em prédios, por exemplo.

Fizemos uma lista com cinco opções para você escolher o melhor ar-condicionado de janela e definir o que melhor se encaixa na sua casa. Os modelos têm diferentes funções, capacidades e tamanhos!

1. O ar-condicionado Consul CCK07AB traz conforto e praticidade

O primeiro a competir pela posição de melhor ar-condicionado de janela é o Consul CCK07AB. O modelo 7.000 BTUs é uma opção para casas com cômodos menores, pois é indicado para áreas de até 9m². O ar-condicionado Consul tem ciclo frio e as funções Timer e Dormir, que podem ser programadas pelo controle remoto. O modelo bivolt possui selo Procel com eficiência energética A e tecnologia Inverter, ideal para quem procura um aparelho mais econômico.

O ar-condicionado Inverter da Consul é bom para quem possui problemas respiratórios, já que conta com desumidificador e filtro para poeira. Ele tem fácil manutenção e boa durabilidade, pois seu filtro é fácilmente removível e lavável, assim, é só higienizar e reposicionar para o próximo uso. Outro ponto interessante que faz o Consul CCK07AB ser um forte candidato ao prêmio de melhor ar-condicionado de janela é o uso do gás ecológico R410a,  que é menos nocivo à camada de ozônio.

Ficha técnica do ar-condicionado Split Consul CCK07AB:

  • Tipo de ciclo: Frio
  • 7.000 BTUs
  • Voltagem: Bivolt
  • Tecnologia Inverter
  • Selo Procel A em eficiência energética
  • Ideal para ambientes de até 9m²

Gosta de aparelhos multitarefas? Então conheça essas 10 opções de ar-condicionado quente-frio para comprar!

2. Tenha um ambiente fresco mais rápido com o Springer Midea Duo

Por ser um ar condicionado de janela, assim como o modelo anterior, esse Midea tem instalação bem fácil, pois muitos apartamentos e casas já contam com o local para encaixá-lo, por exemplo. Além da praticidade na hora da instalação, ele conta com dupla saída de ar, capaz de refrigerar de forma rápida e eficaz, e vem com um sistema de renovação do ar ambiente, para deixar o local onde está instalado ainda mais saudável.

O modelo, disponível em 220V, tem 10.000 BTUs, ideal para ambientes de 12 a 15m². O ar-condicionado Midea também é ótimo para quem pensa no meio ambiente e bem estar, já que usa o fluido refrigerante ecológico R410-A que é atóxico, não inflamável e não agride a camada de ozônio.

Ficha técnica do ar-condicionado de janela Springer Midea Duo:

  • Tipo de ciclo: Frio
  • 10.000 BTUs
  • Voltagem: 220V
  • Selo Procel A em eficiência energética
  • Ideal para ambientes de 12 a 15m²

3. O Springer Midea MCI128B/MCI125B é uma opção de janela bem potente

Se você precisa de um modelo um pouco mais potente, o Springer Midea MCI128B/MCI125B é uma ótima opção. Disponível em 127V ou 220V, ele conta com 12.000 BTUs de potência, tamanho ideal para ambientes que tenham de 15m² a 20m². Além disso, o ar-condicionado Midea ciclo frio possui filtro para poeira, indicado para manter o ar mais limpo e higienizado.

Mas, se a economia for o ponto principal da lista na hora de escolher o melhor ar-condicionado de janela para a sua casa, é importante estar ciente que o modelo não possui tantos recursos para redução de consumo.

Ficha técnica do ar-condicionado de janela Midea MCI128B/MCI125B:

  • Tipo de ciclo: Frio
  • 12.000 BTUs
  • Voltagem: 127V ou 220V
  • Função baixo nível de ruído
  • Ideal para ambientes de 15 a 20m²

Saiba qual é o melhor ar-condicionado de janela 2022. Veja os cinco melhores modelos das marcas Consul, Gree e Midea!

4. O ar-condicionado Gree GJC07BK tem controle remoto e selo Procel A

Para fechar a seleção de modelos de melhor ar-condicionado de janela, conheça o Gree GJC07BK. Essa opção 7.500 BTUs é mais compacta e indicada para cômodos de até 9m². O Ar-condicionado Gree está disponível em duas versões, 127V ou 220V e possui Selo Procel de eficiência energética A, que garante mais economia no consumo de energia do aparelho.

O ar-condicionado de janela Gree ciclo frio possui desumidificador e funções Timer e Dormir, ideais para garantir uma noite de sono tranquila e agradável. Além disso, o aparelho possui também a função auto-diagnóstico, recurso responsável por indicar quando o ar-condicionado precisa passar por alguma manutenção.

Ficha técnica do ar-condicionado de janela Gree GJC07BK:

  • Tipo de ciclo: Frio
  • 7.500 BTUs
  • Voltagem: 127V ou 220V
  • Selo Procel A em eficiência energética
  • Ideal para ambientes de até 9m²

Melhores opções de ar-condicionado portátil

Veja quatro opções de ar-condicionado portátil para a sua casa (Imagem: Shutterstock)

Se o que você procura é facilidade, chegou a sua hora. Um ar-condicionado portátil permite, por exemplo, que você assista um filme na sala fresquinha e, na hora de dormir, leve o aparelho para o quarto e espante o calor de lá também.

Vai fazer uma viagem para a praia? Esse modelo de ar-condicionado pode ser um bom companheiro neste momento também.

Por isso, separamos quatro modelos que juntam custo-benefício e algumas funções interessantes, como ter o tipo de ciclo quente/frio, para você escolher a melhor opção!

1. O Gree Shiny é compacto e tem o preço mais em conta da lista

A primeira opção de ar-condicionado portátil é o Gree Shiny, um compacto com ótimo custo-benefício. O modelo é ideal para ser movido por diversos ambientes da casa. Apesar de ser compacto e portátil, o ar-condicionado Gree tem 10.000 BTUs e gela bem cômodos médios de até 15m².

Com design bonito e moderno, o modelo possui rodas para transporte para facilitar a movimentação. Também possui função Sleep, Timer e Auto-diagnóstico.  Para quem sofre com problemas respiratórios, esse modelo pode ser o melhor ar-condicionado portátil. O aparelho possui desumidificador e seu filtro é lavável e retém as bactérias que ficam no ar.

Ficha técnica do ar-condicionado portátil Gree GJC07BK:

  • Tipo de ciclo: Frio
  • 10.000 BTUs
  • Voltagem: 220V
  • Selo Procel A em eficiência energética
  • Ideal para ambientes de 12 a 15m²

Confira preço e detalhes de três modelos da marca e decida se o ar-condicionado Gree é bom!

2. O LG Dual Inverter Voice portátil é econômico e tem alta potência

O  LG Dual Inverter Voice é uma opção robusta e bastante potente. Com incríveis 14.000 BTUs, o modelo poder ser o melhor ar-condicionado portátil se você busca potência. Por sua capacidade de refrigeração, o aparelho é indicado para cômodos de 15 a 20m². Além da potência, o modelo conta com praticidade das rodas para transporte e controle remoto.

Esse ar-condicionado LG tem ciclo frio e possui design minimalista e sofisticado. O modelo possui baixo nível de ruído e  filto lavável. Essa opção conta com tecnologia Inverter e selo Procel A, que garante mais economia no consumo de energia. Além disso, o ar-condicionado Inverter LG Dual é um aparelho inteligente, compatível com Google Assistente e Alexa.

Ficha técnica do ar-condicionado portátil Dual Inverter Voice:

  • Tipo de ciclo: Frio
  • 14.000 BTUs
  • Voltagem: 127V
  • Tecnologia Inverter
  • Compatível com Google Assistente e Alexa
  • Selo Procel A em eficiência energética
  • Ideal para ambientes de 15 a 20m²

Agora vai começar o combate: conheça e compare o ar-condicionado LG Dual Inverter Voice e o Samsung Wind Free. Confira a análise e veja qual é melhor!

3. O ar-condicionado portátil Elgin Eco Cube é ideal para levar em viagens

Outra opção ar-condicionado portátil é o Elgin Eco Cube. O modelo disponível nas versões 127V ou 220V de 9.000BTUs é ideal para ambientes de 12 a 15m². O ar-condicionado Elgin também é uma ótima opção para quem se preocupa com a emissão de gases que agridem a camada de ozônio, já que usa o gás ecológico R410-A que é atóxico e não inflamável.

O ar-condicionado 9.000BTUs tem rodinhas para transporte e controle remoto para ajustar funções como Dormir e Timer. Além disso, o modelo tem a função desumidificador de ar, para combater a proliferação de bactérias.

Ficha técnica do ar-condicionado portátil Elgin Eco Cube:

  • Tipo de ciclo: Frio
  • 9.000 BTUs
  • Voltagem: 127V ou 220V
  • Controle Remoto
  • Função Dormir e Função Timer
  • Ideal para ambientes de 12 a 15m²

Ar-condicionado Elgin é bom? Saiba tudo sobre os principais modelos da marca e escolha o ideal para você!

4. O portátil Britânia BAC11000F3 tem display digital e selo Procel A

Para fechar essa lista, chegou a hora de você conhecer o ar-condicionado Britânia BAC11000F3. O modelo 1.100 BTUs é indicado para ambientes de 15 m². Disponível na cor branca e em versões 127V ou 220V, o ar-condicionado Britânia tem design sofisticado que se adapta facilmente à decoração. Além do display digital, que garante mais modernidade ao aparelho.

Um destaque que pode colocar esse aparelho na primeira posição do ranking de melhor ar-condicionado portátil dessa lista é o sistema de filtragem. O modelo conta com desumidificador e filtros laváveis anti-fungo e anti-bactérias, ideais para manter o ar mais seco e menor propenso à proliferação impurezas.

Ficha técnica do ar-condicionado portátil Britânia BAC11000F3:

  • Tipo de ciclo: Frio
  • 11.000 BTUs
  • Voltagem: 127V ou 220V
  • Selo Procel A em eficiência energética
  • Ideal para ambientes de até 15m²

Hora da análise! Descubra se o ar-condicionado Split Electrolux Ecoturbo é realmente bom.