Escolher o melhor celular custo-benefício é um grande desafio para a maior parte dos consumidores. Mesmo para quem entende de smartphones, ainda é difícil determinar se um modelo está com um preço bom de acordo com as suas funções.

Para te ajudar a escolher o melhor celular custo-benefício, nós preparamos uma lista com vários modelos, desde opções básicas até alguns aparelhos premium. Todos oferecem uma ótima relação de custo e funções oferecidas. Tem alguma marca preferida? Não se preocupe, pois aqui você encontrará Samsung, Apple, Xiaomi, Realme e Motorola.

Como chegamos à lista de celulares custo-benefício?

O Poco X3 Pro é um dos melhores celulares custo-benefício para quem busca desempenho (Foto: ShutterStock)

Um celular custo-benefício é aquele que oferece a melhor qualidade e o máximo de funções de acordo com o valor que lhe é cobrado. Isso se aplica a todas as categorias, seja para um aparelho barato ou caro.

Nós buscamos escolher opções que se encaixem nesse critério, também focando na diversidade de marcas e categorias. Dessa forma, você irá encontrar opções baratinhas, smartphones intermediários e também modelos tops de linha que estão entre os melhores do mercado.

Não se esqueça de usar as nossas ferramentas de Histórico de Preço para conferir se o celular custo-benefício que você busca está em um bom momento para compra. Além disso, você pode criar um Alerta de Preço para ser notificado quando o aparelho chegar ao preço que você deseja pagar.

Moto E20

O Moto E20 é um dos melhores celulares custo-benefício para quem procura um aparelho barato. Sua ficha técnica é um pouco mais simples. Por isso, recomendamos para uso básico, seja em redes sociais, navegação na internet, entre outros apps leves.

O smartphone usa processador Unisoc T606, um octa-core de 1,6 GHz. Junto ao Android 11 otimizado na versão Go, o chip promete uma boa experiência de uso. Ao todo são 32 GB de armazenamento interno, mas é possível aumentar esse espaço via cartão de memória. O Moto E20 ainda conta com duas câmeras traseiras e suporte às redes 4G.

Por que o Moto E20 é uma opção de melhor celular custo-benefício?

  • Chega com Android 11 em sua versão otimizada para aparelhos mais simples
  • Aceita cartão de memória para expandir o armazenamento interno
  • É dual-chip e tem suporte ao 4G

Galaxy A03s

Outra opção de celular custo-benefício é o Galaxy A03s. Esse modelo é consideravelmente mais potente do que o anterior, já que possui um processador mais rápido e 4 GB de memória RAM, que permite abrir mais apps sem travamentos.

Além disso, o Galaxy A03s oferece 64 GB de armazenamento interno, com espaço para cartão de memória. A tela segue o padrão de celulares de entrada e tem 6,5 polegadas com resolução apenas em HD+, o que não deve agradar usuários mais exigentes.

Um ponto de destaque é a bateria de 5.000 mAh, que dura mais de um dia tranquilamente. Esse também é um dos melhores celulares custo-benefício para quem deseja gastar pouco e ter versatilidade em câmeras, pois conta com um conjunto triplo de sensores (13 MP e duas de 2 MP cada). Confira a nossa análise completa do Galaxy A03s.

Por que o Galaxy A03s é um dos melhores celulares custo-benefício?

  • Tem 64 GB de armazenamento interno
  • 4 GB de memória RAM evita travamentos
  • Bateria de 5.000 mAh tem boa autonomia
  • Possui espaço para cartão de memória

Samsung Galaxy A12

O Galaxy A12 é provavelmente o melhor celular custo-benefício entre os modelos de entrada. Ele usa o mesmo processador do modelo anterior (Helio P35) e, como também tem 4 GB de RAM, deve apresentar um desempenho muito parecido, voltado para uso casual no dia a dia.

A primeira diferença é nas variantes vendidas no Brasil, pois esse aparelho pode ser encontrado tanto em versão de 64 GB quanto em uma de 128 GB de armazenamento interno. A tela mantém a resolução HD, enquanto a bateria também é de 5.000 mAh.

O maior destaque do Galaxy A12 fica para o seu conjunto quádruplo de câmeras. A principal tem 48 MP e consegue fotos ricas em detalhes. Além dela, o celular da Samsung também apresenta uma câmera de 5 MP ultra-wide, além de duas de 2 MP cada (macro e sensor de profundidade). Quer saber mais detalhes do celular da Samsung? Veja a nossa análise do Galaxy A12.

Por que o Galaxy A12 é uma opção de celular melhor custo-benefício?

  • Tem variantes com 64 GB e 128 GB de armazenamento interno
  • 4 GB de memória RAM evita travamentos
  • Bateria de 5.000 mAh tem boa autonomia
  • Possui espaço para cartão de memória
  • Câmera de 48 MP promete fotos com mais detalhes

Moto G30

O Moto G30 não poderia ficar de fora da nossa lista de melhor celular custo-benefício, pois tem um conjunto completo e balanceado. A começar pelo processador Snapdragon 662, um chip que entrega ótima performance no dia a dia. Ao todo são 128 GB de armazenamento interno, e o aparelho roda Android 11 de fábrica.

O Moto G30 é um ótimo celular custo-benefício para quem gosta de boas telas. Apesar da resolução HD+, ele se destaca pela taxa de atualização de 90 Hz, que promete deixar as imagens mais fluidas e naturais. Além disso, o aparelho possui uma bateria de 5.000 mAh para que o usuário possa usá-lo o dia todo sem se preocupar com tomadas.

Para finalizar, o Moto G30 é um celular versátil quando falamos de câmeras. Ao todo são quatro sensores, sendo o principal de 64 MP. A câmera secundária tem 8 MP e lente ultra-wide, enquanto as outras duas possuem 2 MP cada. Apesar de ser um modelo intermediário, é esperado que o G30 tire boas fotos, principalmente em ambientes bem iluminados.

Por que o Moto G30 é uma opção de melhor celular custo-benefício?

  • Possui tela com 90 Hz de taxa de atualização
  • 128 GB de armazenamento interno é um ótimo espaço para guardar arquivos
  • Bateria de 5.000 mAh apresenta boa autonomia
  • Tem conjunto quádruplo de câmeras, com sensor principal de 64 MP

Galaxy A32

Saindo um pouco da linha de celulares de entrada, temos o Galaxy A32, um dos melhores celulares custo-benefício de 2021. Esse modelo usa o processador Helio G80, chip potente o suficiente para aplicações do dia a dia e até alguns jogos leves. Aqui no Brasil o aparelho é vendido com 128 GB e também pode ser encontrado em versão com 5G.

O Galaxy A32 possui uma tela de ótima qualidade, cuja tecnologia é AMOLED, a resolução e Full HD+ e a taxa de atualização é de 90 Hz. Tais recursos proporcionam imagens em alta resolução, com cores vívidas, brilho alto e mais naturalidade nas animações. A bateria é de 5.000 mAh, igual à dos modelos anteriores.

Outro destaque deste celular custo-benefício é o conjunto quádruplo de câmeras, cujo foco é qualidade e versatilidade das fotos. A principal tem 64 MP e a secundária tem 8 MP e lente ultra-wide. Já as outras duas possuem 5 MP cada (macro e sensor de profundidade). Veja o nosso review completo do Galaxy A32.

Por que o Galaxy A32 é um dos melhores celulares custo-benefício?

  • Tem uma tela AMOLED com 90 Hz de taxa de atualização
  • Processador Helio G80 é potente
  • Tem 128 GB de armazenamento interno
  • Pode ser encontrado em versão com 5G
  • Câmeras traseiras tiram excelentes fotos

Realme 7

A Realme se estabeleceu no Brasil em 2021 e trouxe diversos modelos de smartphones, entre eles o Realme 7, um dos melhores celulares custo-benefício da empresa. Esse modelo usa o processador MediaTek Helio G95, cujo desempenho é bom o suficiente para rodar boa parte dos apps da Play Store, bem como jogos famosos como Free Fire, Pokemon Go, Among US, entre outros.

Esse celular custo-benefício é vendido em uma versão potente, com 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno. A bateria é de 5.000 mAh, mas tem um carregamento turbo de 30W. Para quem valoriza qualidade de imagem, o Realme 7 possui uma tela com 6,5 polegadas, tecnologia IPS LCD e resolução Full HD+.

Esse painel tem um pequeno furo na lateral, para alocar a câmera de selfies, que tem 16 MP. Por falar em câmeras, ele possui conjunto quádruplo na parte traseira. A principal tem 64 MP; a secundária tem 8 MP e lente ultra-wide; a terceira tem 2 MP e lente macro; e a quarta tem 2 MP e é usada como sensor de profundidade.

Por que o Realme 7 é uma opção de celular melhor custo-benefício?

  • Possui tela com resolução Full HD
  • Processador é potente para uso no dia a dia
  • Tem 128 GB de armazenamento interno
  • Tem 8 GB de memória RAM
  • Tem quatro câmeras traseiras
  • Bateria de 5.000 mAh oferece boa autonomia e tem carregamento turbo

Moto G60

O Moto G60 também merece espaço na nossa seleção de melhor celular custo-benefício, pois tem uma ficha técnica completa e que impressiona. Vamos começar pela tela, que é grande (6,8 polegadas), tem resolução Full HD+ e 120 Hz de taxa de atualização, recurso que promete uma navegação mais fluida e natural. Além disso, o display também traz HDR10, que melhora as cores e brilho da imagem.

Graças ao processador Snapdragon 732G, esse intermediário consegue rodar praticamente qualquer app com um ótimo desempenho. Ele chega com 6 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento interno, além de também ter Android 11 instalado de fábrica.

Outro destaque perante os concorrentes anteriores é a bateria de 6.000 mAh, cuja autonomia passa de dois dias tranquilamente. A cereja do bolo é o conjunto triplo de câmeras, cuja principal tem incríveis 108 MP e faz filmagens em 4K. É válido destacar que a câmera frontal, que conta com 32 MP, também faz gravações na resolução 4K.

Por que o Moto G60 é uma opção de melhor celular custo-benefício?

  • Tela de ótima qualidade com resolução Full HD+ e 120 Hz
  • Processador é potente e roda praticamente qualquer app ou jogo
  • 6 GB de memória RAM evita travamentos
  • Tem 128 GB de armazenamento interno
  • Câmera principal tem 108 MP e filma em 4K
  • Bateria de 6.000 mAh oferece ótima autonomia
  • Chega com Android 11 instalado

Redmi Note 10s

O Redmi Note 10s é, possivelmente, o melhor celular custo-benefício de 2021 e segue como boa opção de compra para 2022. O modelo é aclamado por quem busca um celular completo e com preço justo. Vamos começar pelo conjunto quádruplo de câmeras. O sensor principal tem 64 MP, e além de fazer excelentes fotos, grava vídeo em 4K! As câmeras auxiliares são de 8 MP (ultra-wide), 2 MP (macro) e 2 MP (sensor de profundidade).

Para quem gosta de assistir a vídeos e filmes no celular, esse modelo possui uma tela de 6,43 polegadas com tecnologia AMOLED, que deixa as cores mais vívidas. A resolução é Full HD, e a tela ainda possui proteção contra arranhões. A bateria de 5.000 mAh também colabora para que o usuário possa ficar o dia todo no celular sem se preocupar com tomadas por perto.

Esse celular custo-benefício usa o processador Helio G95, que consegue rodar com bom desempenho boa parte dos apps e jogos da Play Store. O smartphone pode ser encontrado em diferentes variantes, com 6 GB e 8 GB de memória RAM e 64 GB e 128 GB de armazenamento interno.

Por que o Redmi Note 10s é um dos melhores celulares custo-benefício?

  • Tela AMOLED oferece ótima qualidade de imagem
  • Processador é potente para uso no dia a dia e jogos
  • Tem variantes com 6 GB e 8 GB de memória RAM
  • Câmera principal tem 64 MP e filma em 4K
  • Bateria de 5.000 tem boa autonomia
  • Chega com Android 11 instalado

Galaxy M62

O Galaxy M62 é o melhor celular custo-benefício quando o assunto é bateria. Esse modelo tem nada mais nada menos que 7.000 mAh de capacidade, o que gera uma autonomia de até três dias em uso moderado! Não precisa se preocupar com o tempo de carregamento, pois com a tecnologia de carregamento turbo, ele leva apenas 2 horas para carregar completamente.

Apesar de o seu diferencial ser a bateria, o Galaxy M62 também é bem competente no restante das suas especificações. Ele usa o processador Exynos 9825 e tem 8 GB de RAM, o que proporciona um ótimo desempenho no uso do dia a dia ou em jogos. O armazenamento interno é de 128 GB com espaço para cartão de memória.

O celular custo-benefício da Samsung também faz bonito na tela, com 6,7 polegadas e painel Super AMOLED Plus. A cereja do bolo é o ótimo conjunto de câmeras, com sensores de 64 MP, 12 MP (ultra-wide) e outros dois de 5 MP (macro e sensor de profundidade). Além de ótimas fotos, esse celular também faz filmagens em 4K.

Por que o Galaxy M62 é uma opção de celular melhor custo-benefício?

  • Possui tela Super AMOLED com resolução Full HD+
  • Processador tem bom desempenho em todas as tarefas
  • 8 GB de RAM evita travamentos
  • Câmeras filmam em 4K
  • Tem uma super bateria com 7.000 mAh

Poco X3 Pro

Se você gosta de jogar no smartphone, o Poco X3 Pro é o melhor celular custo-benefício para isso. Ele tem um preço acessível e usa um dos processadores mais rápidos do mundo, o Snapdragon 860, que, junto à otimização de software e modo próprio para jogos, promete uma experiência incrível aos gamers.

Esse aparelho pode ser encontrado em versões de 128 GB ou 256 GB, ambas com 8 GB de memória RAM. O Poco X3 Pro também não decepciona quanto à qualidade da sua tela, que tem 6,6 polegadas, resolução Full HD+ e 120 Hz de taxa de atualização, o que é ótimo para jogar. Com a atualização mais rápida de imagens, o tempo de resposta do jogador fica mais rápido.

Ao todo são quatro câmeras: 48 MP com recurso quad-pixel; 8 MP com lente ultra-wide; 2 MP com lente macro; 2 MP que é usada como sensor de profundidade. A cereja do bolo é a bateria do Poco X3 Pro, que tem 5.160 mAh e suporte a carregadores turbo de até 33W, que consegue carregar completamente em 1 hora.

Por que o Poco X3 Pro é uma opção de melhor celular custo-benefício?

  • Possui tela Full HD+ com 120 Hz de taxa de atualização
  • Processador é um dos mais potentes do mercado
  • 8 GB de RAM evita travamento mesmo em apps pesados
  • Pode ser encontrado em versões com 128 GB ou 256 GB de memória interna
  • Tem câmeras que filmam em 4K
  • Bateria tem boa duração e carregamento turbo

Galaxy A52s 5G

Que tal já ficar preparado para a nova geração de internet móvel? O 5G deverá ser implantado no Brasil em 2022. Por isso, o Galaxy A52s 5G é um dos melhores celulares custo-benefício entre os intermediários já com suporte às redes da nova geração. Isso só é possível graças ao processador Snapdragon 778G 5G, que também é potente e roda até mesmo jogos e apps pesados da Play Store.

O Galaxy A52s 5G é vendido no Brasil em versão única, com 6 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento interno. O aparelho traz a excelente qualidade de telas da Samsung, com um painel de 6,5 polegadas, resolução Full HD+, tecnologia Super AMOLED e 120 Hz de taxa de atualização. A combinação desses recursos fornece uma imagem em alta resolução, com ótimas cores e mais naturalidade nos movimentos.

Esse celular custo-benefício também tem ótimas câmeras. A principal tem 64 MP; a secundária tem 12 MP e lente ultra-wide; as outras duas possuem 5 MP cada (macro e sensor de profundidade). Com elas o usuário tira ótimas fotos e ainda faz filmagens em 4K. Veja alguns bons motivos para apostar na linha Galaxy A.

Por que o Galaxy A52 5G é um dos melhores celulares custo-benefício?

  • Possui tela Super AMOLED com 120 Hz
  • Processador Snapdragon 778G é potente
  • Câmeras tiram ótimas fotos e filmam em 4K
  • Tem suporte às redes 5G
  • Possui proteção contra água

Moto G100

Está buscando o melhor celular custo-benefício para ligar na TV? Com o Moto G100 isso é fácil e prático! Ele possui o recurso Ready For, que permite conectar o smartphone a TVs ou monitores externos. Você pode transmitir a tela do celular e usar isso para jogos, apresentações, assistir vídeos, entre outras funções.

Além desse diferencial, o aparelho da Motorola possui uma ficha técnica potente. Ele usa o processador Snapdragon 870, e junto aos 12 GB de memória RAM não terá problemas de travamento mesmo nos apps mais pesados. O armazenamento interno é de 256 GB, para evitar superlotação no celular.

O Moto G100 possui uma tela com resolução Full HD+ e 90 Hz de taxa de atualização. Um dos destaques do aparelho é o conjunto de quatro câmeras, cuja principal tem 64 MP e recurso quad-pixel, que une quatro pixels em um para deixar o sensor com mais sensível à luz. Na parte frontal são dois sensores, um de 16 MP e outro de 8 MP, que permite  selfies no formato ultra-wide. O Moto G100 faz gravações de vídeo em até 6K.

Por que o Moto G100 é uma opção de celular melhor custo-benefício?

  • Pode ser facilmente ligado à TV com o Ready For
  • Tela Full HD+ com 90 Hz de taxa de atualização tem boa qualidade de imagens
  • Processador Snapdragon 870 é um dos mais potentes do mercado
  • 12 GB de RAM evita travamentos no dia a dia
  • Possui quatro câmeras traseiras e duas frontais
  • Armazenamento interno de 256 GB é um ótimo espaço
  • Possui compatibilidade com redes 5G

Galaxy S21

O melhor celular custo-benefício entre os Android topo de linha é o Samsung Galaxy S21. Esse modelo usa o processador Exynos 2100, o mesmo dos modelos Plus e Pro, e graças aos 8 GB de RAM, não deve passar por travamentos mesmo em tarefas ou apps pesados. O armazenamento interno é de 128 GB, mas fique atento pois ele não tem entrada para cartão de memória.

O aparelho da Samsung também dá um show no quesito tela, com um painel Dynamic AMOLED 2X, resolução Full HD, HDR10+ e 120 Hz de taxa de atualização adaptável, recursos que oferecem imagens em alta resolução, com cores vívidas, brilho alto e mais fluidas.

O aparelho também conta com NFC para pagamentos por aproximação, proteção contra água e suporte ao carregamento sem fio. O conjunto triplo de câmeras não decepciona, com sensores de 12 MP, 64 MP (teleobjetiva) e 12 MP (ultra-wide). Ele conta com estabilização óptica, zoom digital de até 30x e filmagens em 8K!

Por que o Galaxy S21 é uma opção de melhor celular custo-benefício?

  • Tela Dynamic AMOLED com 120 Hz tem ótima qualidade de imagem
  • Exynos 2100 é um dos melhores processadores do momento
  • Possui 8 GB de RAM
  • Câmeras tiram ótimas fotos e filmam em 8K
  • Tem proteção contra água
  • Compatível com 5G
  • Possui carregamento sem fio
  • É à prova d’água

iPhone 11

Em 2021, o iPhone ganhou o "título" de melhor celular custo-benefício da Apple, pois ainda oferece um ótimo desempenho e teve o seu valor reduzido graças ao lançamento dos iPhones 12 e iPhones 13. Esse modelo usa o processador Apple A13 Bionic, o mesmo dos modelos Pro da geração 11.

Com a otimização do iOS 15, ele consegue rodar praticamente qualquer app e jogo da App Store com bom desempenho, além de entregar uma excelente experiência de uso ao consumidor. O iPhone 11 pode ser encontrado em versões com 64 GB, 128 GB e 256 GB, mas fique atento, pois ele não tem espaço para cartão de memória.

O celular da Apple tem acabamento premium e traz outros recursos de concorrentes topo de linha, como a proteção contra água, NFC para pagamento por aproximação e carregamento sem fio. Ele também tem o famoso Face ID, sistema de desbloqueio facial que é rápido e muito seguro.

Para completar, esse celular custo-benefício dá um show quando o assunto são boas câmeras. Ao todo são dois sensores, ambos de 12 MP. A principal tem estabilização óptica e a secundária lente ultra-wide. A câmera frontal também tem 12 MP e todas elas fazem filmagens em 4K. Veja o nosso review completo do iPhone 11.

Por que o iPhone 11 é um dos melhores celulares custo-benefício?

  • Tela com tecnologia XDR Retina oferece ótima qualidade
  • Processador Apple A13 Bionic ainda tem um ótimo desempenho
  • Construção em alumínio e proteção contra água
  • Conjunto duplo de câmeras
  • Filma em 4K com a câmera traseira e frontal
  • Tem carregamento sem fio

iPhone 12

Com o lançamento do iPhone 13, o iPhone 12 se tornou o melhor celular custo-benefício da Apple se você busca um aparelho mais atualizado. Ele traz várias melhorias em relação ao iPhone 11, e uma delas é o processador Apple A14 Bionic, que é mais rápido, inteligente e econômico. O celular pode ser encontrado em versões de 64 GB, 128 GB e 256 GB de armazenamento interno.

A tela também ganhou upgrades, e graças às tecnologias XDR OLED Retina, HDR10 e True Tone, oferece uma imagem com cores mais reais e alto brilho. A bateria tem duração de até 17 horas, duas horas a mais que o iPhone 11. O carregamento turbo e sem fio foi mantido, mas o iPhone 12 também tem carregamento sem fio no padrão MagSafe, ainda mais rápido que o convencional.

Além disso, o aparelho possui duas câmeras de 12 MP cada, que além de excelentes fotos, fazem vídeos em 4K. A grande melhoria foi em novos modos de fotos e vídeos, implementações que só foram possíveis graças ao novo processador. A câmera frontal também possui 12 MP e faz filmagens em 4K. Não gostou do iPhone 12? Veja a nossa seleção dos melhores iPhones para comprar no Brasil.

Por que o iPhone 12 é um celular melhor custo-benefício?

  • Tela com tecnologia XDR OLED tem uma ótima imagem
  • Processador Apple A14 é potente, econômico e inteligente
  • É vendido em versões com 64 GB, 128 GB e 256 GB de armazenamento interno
  • Câmeras tiram ótimas fotos e filmam em 4K
  • Bateria tem boa duração e carregamento sem fio no sistema MagSafe
  • Compatível com 5G
  • Tem proteção contra água e acabamento premium

Curtiu a lista de celular custo-benefício, mas ainda tem dúvidas sobre qual comprar, leia o nosso guia de como escolher um celular. Também preparamos uma lista com as melhores marcas de celular do mundo, e grande parte delas atua no Brasil.