Entre os tipos de display de celular mais conhecidos, saiba qual é o melhor na comparação entre IPS LCD vs tela AMOLED. Vamos te ensinar o que é cada um e explicar sobre as suas características. Ainda vamos te apresentar outros tipos de tela como a Super AMOLED, AMOLED Dinâmico e a Tela de Retina.

Quando comparamos diferentes tecnologias, sempre encontramos vantagens e desvantagens de uma em relação a outra. No entanto, é importante ressaltar que existem outras variáveis como a resolução da tela. A qualidade final das imagens não depende apenas de o celular ter um display de um tipo ou de outro. Explicamos, neste artigo, as principais diferenças em termos gerais dessas tecnologias de display de celular. Confira!

O Galaxy Z Fold 3 é um celular com tela AMOLED (Foto:Shutterstock)

Para você que ainda não sabe o que é resolução, confira nosso artigo e saiba tudo sobre e como ela impacta na qualidade da imagem.

O que é Tela AMOLED

AMOLED é a abreviação de Active Matrix Organic Light-Emitting Diode, ou em tradução livre: Diodo Emissor de Luz Orgânico de Matriz Ativa. Isso significa que os pixels são individuais e iluminados separadamente. Esses pixels estão dispostos em uma matriz de transistores chamada TFT, onde a eletricidade percorre os bits de compostos orgânicos, conhecidos como OLED.

Complicado? Nem tanto. Tente ver da seguinte forma: o celular conta com uma tela que tem um filme ultrafino, pelo qual os elétrons passam com maior ou menor intensidade. Este filme tem pequenas luzinhas vermelhas verdes e azuis que se acendem e apagam, formando a imagem.

Galaxy A51 tem tela Super AMOLED (Imagem: Lukmanazis/Shutterstock)

Em termos de imagem, isso significa que a tela AMOLED oferece cores mais vivas, com preto mais escuro. O gasto de energia também é menor, pelo menos teoricamente, já que dependendo do uso, este consumo pode ser maior ou menor.

A versão mais antiga da tela AMOLED sofria com "queimaduras" e com perda de qualidade depois de um tempo de uso. Outro ponto negativo era o preço mais caro em relação a tela LCD. No entanto, a chegada de atualizações dessa tecnologia reduziu essas desvantagens.

Não sabe o que fazer ao comprar um celular novo? Então confira nossa matéria, veja nossas dicas e descubra tudo.

O que é tela IPS LCD

IPS é a abreviação de In-Plane Switching (uma evolução do TN, o Twisted Nematic), enquanto o LCD é Liquid Cristal Display. Em bom português, o termo IPS LCD significa Tela de Cristal Líquido com comutação plana. Em essência, a tela LCD usa luz polarizada, que é executada através de um filtro de cores. Mas o que é isso na prática?

Bom, em primeiro lugar, é necessária uma luz de fundo. Por isso, os aparelhos tendem a ser mais espessos. A presença da luz de fundo também diminui um pouco o campo de visão, quando comparamos com a tela AMOLED.

Redmi Note 8 tem tela IPS LCD (Imagem: Lukmanazis/Shutterstock)

Por outro lado, essa mesma luz de fundo traz vantagens, como um branco mais claro e cores mais precisas. Essas características fazem com que muitos fotógrafos optem pela tela IPS.

Outro ponto positivo é que a tela IPS LCD tende a ter um melhor desempenho em termos de visibilidade quando o ambiente é muito claro. Isso facilita a visualização no display em condições como à luz do sol.

Por último, mas não menos importante, temos o custo. Como o processo de produção é mais barato, o preço dos aparelhos com tela LCD costuma ser mais baixo. Entretanto, o custo final de um celular depende de uma série de outras configurações.

Outros tipos de display de celular

Emboram sejam mais populares, não são apenas as telas IPS LCD e telas AMOLED que estão presentes nos celulares. Além delas, também são encontradas tecnologias como a tela Super AMOLED, AMOLED Dinâmico, e a Super Retina XDR, da Apple. Conheça um pouco mais de cada uma:

Tela Super AMOLED

Essa é uma tecnologia criada pela Samsung que tornou os displays ainda mais leves, finos e com maior sensibilidade ao toque. Isso foi possível graças a substituição do vidro touchscreen por uma camada sensível ao toque no interior da tela AMOLED.

Tela AMOLED Dinâmico

Esse display de celular é o sucessor do Super AMOLED. Ele traz diferenças como a exibição das cores de cinema e o suporte ao HDR10+ que melhora os contrastes. Assim, os brancos ficam mais claros e os pretos mais escuros. Além disso, oferece a possibilidade de ter leitor biométrico sob a tela.

Tela de Retina

Essa é a tecnologia original da Apple, responsável pr que proporciona alta nitidez nas imagens dos iPhones. A qualidade é tão grande que é impossível de distinguir os pixels individuais que compõem a tela pelo olho humano. As telas mais modernas proporcionam maior economia de energia do que as anteriores, sem causar perdas em cores, brilho e exposição de imagens.

Está com algumas dúvidas com o uso do seu celular? Então vejas as nossas dicas e aprenda a resolver problema de celular que não carrega e descubra como saber o IP do roteador pelo smartphone.

Tela IPS LCD vs AMOLED

Agora que você já conhece a tela IPS LCD e a tela AMOLED, chegou a hora da conclusão. Afinal, qual delas é a melhor?

Como vimos, a tela AMOLED apresenta melhores resultados em brilho e contraste. Elas também são mais econômicas energeticamente e mais finas em relação à tela LCD. Já a tela IPS tem como vantagens os brancos mais claros e as cores mais precisas. Outro ponto positivo é que ele é mais barato, reduzindo o preço final do smartphone.

Atualmente, a tela AMOLED já não é mais tão cara como antes, com isso as suas qualidades se sobressaem ainda mais. Por isso, esse é o melhor tipo de display de celular nessa disputa.

Qual é o painel mais resistente

Na disputa entre IPS LCD vs tela AMOLED no quesito durabilidade e resistência, o jogo se inverte. A tela IPS LCD é mais resistente, pois tem um sistema mais simplicado. Com isso, o display LCD é mais indicado para quem costuma deixar cair o celular com frequência. Mas é claro que isto não é garantia que ele vá ficar livre de trincados e arranhões em caso de quedas.

Veja qual celular é mais resistente na disputa entre tela IPS LCD vs AMOLED (Foto: Shutterstock)

Para ajudar a evitar estes problemas, existem alguns outros pontos que vão ajudar bastante. O primeiro é a presença da proteção Corning Gorilla Glass. Ela é uma camada de vidro temperado que reveste os celulares. Essa maior resistência é adquirida pois em seu processo de fabricação, o material do vidro é submetido a sais de potássio em uma temperatura de 400°C, substituindo os íons de sódio por íons de potássio, o que cria uma camada de proteção muito mais resistente contra quedas e arranhões.

Atualmente a proteção está em sua sétima geração, o Gorilla Glass Victus. Esta versão, de acordo com a fabricante, garante uma resistência contra quedas de até dois metros, além de trazer aprimoramentos que o deixam mais resistente a riscos.

Outra dica que ajuda bastante na proteção da sua tela, seja ela uma IPS LCD ou uma tela AMOLED, é o uso de uma película de vidro. Elas acabam recebendo o impacto primeiro, e caso quebrem, a sua troca é muito mais fácil e barata que a troca do display do celular.

Mas se o que procura é realmente um smartphone ultrarresistente, conheça o Celular Doogee, o chinês que é especializado em durabilidade.

Dicas de smartphones com tela IPS LCD e tela AMOLED

Embora a diferença de preço não seja mais tão significante, ainda é comum encontrar telas IPS LCD nos celulares mais básicos. Já as telas AMOLED costumam vir em intermediários ou nos modelos premium, já que a qualidade é superior. Agora que já sabe o que é display IPS LCD e display AMOLED, veja três modelos de smartphones com cada tipo de tela.

Ofertas de celular com tela IPS LCD:

Ofertas de celular com tela AMOLED:

Se você estiver em busca de um smartphone novo, vale conferir também os melhores celulares com tela OLED ou AMOLED. Outra dica é dar uma olhada no nosso artigo com os melhores smartphones do momento. Veja ainda as melhores opções de celulares de 64 GB e os destaques com 128 GB de memória interna.