Como saber se o iPhone é original? Muitas vezes nos deparamos com algum site ou mesmo uma pessoa vendendo um iPhone por um preço muito mais baixo e dá aquela vontade de arriscar a compra. Existem alguns pontos que você deve se atentar para ter certeza de que está fazendo uma compra segura, sobretudo por se tratar de um aparelho com custo mais elevado normalmente.

Muitos falsificadores fazem um excelente trabalho tentando imitar o design da Apple e, quem não entende muito do assunto acaba sendo enganado. Mas, apesar da aparência quase idêntica, o iPhone falso não mantém o mesmo desempenho de um original. Além disso, esses aparelhos são fabricados com peças, câmeras, processador e software diferentes, para que fiquem mais baratos. Muitos ainda são vendidos sem nota fiscal e acessórios originais.

A forma mais segura de fazer uma compra e não acabar com um iPhone falso é procurar lojas autorizadas, que dão garantia, emitem nota fiscal e são conhecidas e bem recomendadas. Se você está buscando um iPhone novo, nós separamos algumas dicas que vão te ajudar a detectar se aquele é um iPhone falso ou verdadeiro. Veja abaixo como saber se o iPhone é original.

Confira as dicas e veja como saber se o iPhone é original (Foto: Hadrian / Shutterstock.com)

• Veja a seleção com os melhores celulares de 2022.
• Curte celular Apple? Veja a lista de melhores iPhones do ano.

Como saber se o iPhone é original?

Consular IMEI Apple ou número de série

Todo celular tem um número IMEI, que é uma identificação universal e única daquele aparelho. Se você está comprando um iPhone novo, você pode conferir esse número entrando em Ajustes > Geral > Sobre. Os aparelhos Apple originais mostram esse mesmo número IMEI na parte de trás da caixa do celular, na bandeja do cartão SIM e nas configurações. Saiba mais sobre como consultar IMEI celular.

Outro fator importante para consultar iPhone falso é verificar o número de série. Com ele, você consegue identificar se aquele aparelho está na garantia pelo site oficial Apple. Se não estiver disponível ou apresentar um modelo diferente, você já sabe que aquele aparelho não é original.

Siri

A Siri é a assistente virtual da Apple, por onde você consegue realizar tarefas através do comando de voz, e é um aplicativo que não roda em um iPhone falso. Para saber se funciona, basta acessar Ajustes > Geral > Siri. Se não funcionar, aquele é um iPhone falso. Lembre-se de que a assistente Siri pode ser desativada mas nunca removida do aparelho. Veja dicas de como falar com a Siri.

Qualidade da tela e da câmera

Os aparelhos da Apple possuem uma tela chamada de display retina com tecnologia 3D Touch, que não são reproduzidas perfeitamente em um iPhone falso. Em geral, um iPhone falso conta com resolução mais baixa, câmeras mais lentas na hora do clique e qualidade inferior em fotos e vídeos. Para ter certeza, você pode comparar com outros modelos de iPhones, se tiver algum por perto na hora da compra.

Botão Home e Touch ID

O botão Home do iPhone era mecânico e agora é um modelo mais sensível ao toque, detectando a pressão do dedo. Além disso, os modelos mais recentes trazem leitor de digitais embutido. Para detectar se aquele aparelho é original, vá em Ajustes > Touch ID e tente cadastrar sua digital. Se você não conseguir, esse é provavelmente um iPhone falso.

Recursos não originais

Outra forma de como saber se o iPhone é original é verificando se ele conta apenas com recursos originais. Não acredite quando vir ofertas de iPhone com recursos extras como TV digital, jogos embutidos, dual-sim (dois chips) ou expansão da memória interna. Você pode entrar no site da Apple e confirmar se algum desses recursos extras são realmente oferecidos pela marca. Se não for, ele se trata de um iPhone falso.

Falando em recursos do iPhone, veja todas as novidades do iOS 16, nova versão do sistema operacional da Apple que vai estar disponível nos aparelhos no final de 2022.

Acabamento e acessórios

Os modelos de iPhone falso são normalmente mais pesados do que os originais, não oferecem tanta qualidade no touchscreen e demoram mais tempo para carregar a bateria. Além disso, os acessórios, quando presentes, geralmente são diferentes. Então, vale a pena pedir para ver o conteúdo da caixa antes da compra. Verifique todos esses detalhes e, se houver algo diferente do padrão Apple, você estará comprando um aparelho falso.

Capacidade de memória

A partir do iPhone 7, a Apple trabalha apenas com o mínimo de 32 GB de memória, além de versões de 64GB, 128GB, 256GB, 512GB e 1TB. Se você encontrar um aparelho com 8 GB ou 16 GB, fique atento, pois a marca não trabalha com essas versões, apenas em aparelhos bem antigos.

Recursos Multitarefa

Por último, os iPhones originais mantêm um ótimo desempenho ao realizar tarefas simultâneas, sem prejudicar o uso. Um iPhone falso fica lento quando há diversos aplicativos trabalhando ao mesmo tempo. Você pode testar abrindo um app de música, por exemplo, deixar tocando, e ao mesmo tempo navegar na internet ou em outros aplicativos. Então, é só ver como o aparelho vai responder a essa demanda.

• Está com o orçamento limitado? Veja a nossa seleção de iPhone barato.

Como consultar garantia Apple

Como falamos antes, consultar garantia Apple é uma forma de como saber se o iPhone é original. Para fazer isso, é muito simples e você vai precisar apenas do número de série do iPhone.

Com o número de série do aparelho em mãos, acesse este site da Apple, exclusivo para consultar garantia Apple e possibilidade de adquirir cobertura adicional para o seu aparelho.

Para fazer isso, é só acessar o site e, em seguida, adicionar o número de série do iPhone. Então, insira o código de verificação e clique em "Continuar". Se seu aparelho for falsificado, o código não vai ser reconhecido. Caso contrário, você vai poder consultar garantia Apple e outros dados, como a data de compra.

Como saber se a tela do iPhone é original

Descubra como saber se a tela do iPhone é original (Foto: Shutterstock)

Uma dúvida que muitas pessoas que compram aparelhos de segunda mão têm é como saber se a tela do iPhone é original. Caso a tela tenha sido quebrada pelo antigo dono, é importante saber se a troca foi feita por um modelo original ou paralelo.

Caso a tela tenha sido trocada por um modelo paralelo, ela pode ter problemas de compatibilidade, entregando um desempenho inferior. Os problemas mais comuns são erros no touch, como toques acidentais, além de maior gasto de bateria, entre outros.

A boa notícia, é que em modelos lançados a partir da versão 11 do iPhone, ficou muito fácil verificar se a tela é original. Para isso, é só abrir o menu, depois vá em Ajustes > Geral > Sobre. Caso a tela seja paralela, vai aparecer uma notificação dizendo "Mensagem Importante Sobre a Tela. Não é possível verificar se este iPhone tem uma tela genuína da Apple".

Como saber se o iPhone é recondicionado

Você já sabe que existe iPhone falso, mas sabia que existe também um tipo recondicionado? Um iPhone recondicionado é um modelo que foi totalmente reconstruído. Ele tem as suas peças desmontadas e é feito uma limpeza, troca de bateria e peças com defeito. Dessa forma ele é vendido por um valor aproximado de 15% mais barato que um novo.

Como é feito pela própria Apple, possui garantia de um ano após a compra. Mas em nosso país, a fabricante americana não disponibiliza a venda deste tipo de celular. Porém é possível encontrar algum modelo que foi remanufaturado em outro país. Descubr agora como saber se o iPhone é recondicionado:

Passo 1: Vá até 'Ajustes' em seu iPhone, e clique em 'Geral'

Passo 2: Agora selecione 'Sobre'

Passo 3: Nesta tela verifique o 'Nº do Modelo' e confira qual é primeira letra da sequência. Caso comece com a letra 'F', o seu iPhone foi recondicionado.

• Confira o artigo para saber se iPhone usado vale a pena.

iPhone de vitrine é original

O iPhone de vitrine, é aquele celular que fica exposto nas vitrines das lojas. Por ficar disponível para testes dos clientes eles não podem ser vendidos como novos. Dessa forma, são vendidos por preços mais acessíveis, com descontos que podem chegar até 50%.

Portanto o iPhone de vitrine é original, mas é importante sempre estar atento a alguns detalhes. Verifique se ele vem acompanhado dos acessórios da caixa e se está coberto pela garantia. Essa é uma forma de garantir a autenticidade do produto. E claro, compre sempre em lojas confiáveis, como a própria Apple ou grandes varejistas.

• Ainda está dúvida sobre qual smartphone é o ideal? Veja dicas no nosso guia de como coprar celular.

Modelos de iPhone com os melhores preços

Depois de mostrar como saber se iPhone é original, selecionamos as melhores ofertas dos principais modelos de iPhone do momento, como o iPhone 13 Pro Max e o iPhone SE 3. Mas caso queira mais opções, incluindo os destaques das outras marcas, confira a lista com os melhores celulares de 2022.

Ferramentas Buscapé

Sabia que você pode economizar bastante usando as ferramentas do Buscapé? Para começar, baixe e instale a nossa extensão para o navegador Google Chrome para aproveitar as ferramentas, como o nosso Cashback, que devolve parte do valor gasto para comprar outros produtos.

Conheça o Histórico de Preços, para ficar por dentro das variações de valor dos produtos nos últimos 40 dias ou 6 meses. Já o Alerta de Preço te avisa quando o produto desejado chegar no preço que deseja pagar. Abaixo, veja um vídeo que te ensina a usar as ferramentas:

E não para por aí, no Buscapé temos ainda uma página com Cupons de Desconto para você economizar ainda mais. Confira abaixo como usar: