Que os celulares da Apple são ótimas em tirar fotos, todo mundo sabe. Mas qual iPhone tem a melhor câmera? Se você está procurando a resposta para essa pergunta, vamos te ajudar! Afinal, com tantos modelos disponíveis, pode ser difícil escolher o ideal para você.

Afinal, dá para cravar qual iPhone tem a melhor câmera?

A resposta é sim! Mas é preciso explicar algumas questões. Nesse artigo, nós elencamos sete iPhones entre os mais atuais. Colocamos na seguinte ordem: do melhor ao pior, de acordo com a câmera. E, é claro, os melhores são os modelos de iPhone 13 Pro e 13 Pro Max. São também os mais caros! Eles foram lançados em evento da Apple em 2021. Ambos, como é habitual da linha Pro, têm foco em fotografia e filmagem. Basicamente, a diferença entre os dois é o tamanho. O primeiro tem 6,1, e o segundo tem 6,7 polegadas.

O custo-benefício foi levado em conta nesse artigo também. Afinal de contas, incluímos modelos recentes e outros mais antigos. Talvez um iPhone possua uma câmera melhor, mas exista outro que entregue resultado similar e seja mais em conta. Os iPhones lançados há mais tempo podem ter tecnologia inferior nas câmeras. Entretanto, ainda podem ser boas opções por terem preços mais baixos. E é o que sempre dizemos: a Apple faz muito com seu software e processador.

Qual iPhone tem a melhor câmera? Nesse artigo, falaremos sobre os mais recentes (Foto: Shutterstock)

Abaixo, você vai descobrir qual iPhone tem a melhor câmera!

iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max

É claro que as maiores novidades da Apple em 2021 poderiam responder a pergunta de qual iPhone tem a melhor câmera. O iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max, principais modelos da nova geração de smartphones da marca, não vão decepcionar quem precisa das melhores fotos e vídeos. Para começar, os dois são iPhones com três câmeras traseiras, todas com 12 MP e com diversas melhorias em relação às gerações anteriores.

A câmera principal trata-se de uma lente grande-angular, que tem tecnologia de estabilização óptica de imagem. Para fotos de ângulos bem abertos, a câmera ultra-wide é a solução. Fecha o conjunto fotográfico do iPhone 13 Pro e 13 Pro Max uma teleobjetiva, que conta com estabilização óptica de imagem e zoom óptico de 3x.

Para os filmmakers, a linha Pro conta com o recurso do ProRes. Ele tem um fluxo profissional completo de gravação e edição de vídeos. Além disso, outros recursos de destaque são Modo Noturno em todas as lentes, Cinematic Mode, Estilos Fotográficos, HDR Inteligente 4, Deep Fusion, entre outros. A câmera frontal, também de 12 MP, oferece diversos recursos para as melhores selfies, inclusive o TrueDepth para retratos. Os modelos, claro, entram na lista de melhores câmeras de celular de 2021.

Quais as especificações das câmeras do iPhone 13 Pro e 13 Pro Max?

  • Câmera tripla traseira de 12 MP (f/1.6) + 12 MP (f/2.8) (teleobjetiva) + 12 MP (f/2.4) (ultrawide)
  • Estabilização óptica
  • Câmera frontal de 12 MP (f/2.2), com melhorias e recurso TrueDepth
  • ProRes, para fluxo profissional de gravação e edição de vídeos
  • Filma em 4K
  • Cinematic Mode e recursos de estilos fotográficos

iPhone 13 e iPhone 13 Mini

Qual iPhone tem a melhor câmera? Se você não faz uso profissional, talvez o iPhone 13 e iPhone 13 Mini sejam a resposta para você! Eles mantêm algumas das características dos seus antecessores. Mesmo sendo modelos de iPhone de duas câmeras, a Apple trouxe novidades bacanas. As duas lentes traseiras têm 12 MP. A primeira, uma lente wide que maior captação de luz e tecnologia de estabilização óptica. A segunda, lente ultra-wide para fotos em ângulos abertos.

Os recursos de câmera do iPhone 13 e 13 Mini são alguns dos diferenciais que vão agradar os fotógrafos. Entre eles, vale destaque para o Cinematic Mode, para gravações de vídeo profissionais em 4K, o Modo Noite, com mais eficiência e brilho automático em fotos noturnas, e a nova função Estilos Fotográficos, para editar e personalizar as imagens.

Acompanhando o conjunto traseiro, a câmera dianteira também tem 12 MP e vai proporcionar ótimas selfies. Seus principais recursos são Modo Cinema, Estilos Fotográficos, Gravação em HDR Dolby Vision, Modo Retrato, HDR Inteligente 4, Deep Fusion e selfies em modo noturno. Sem dúvidas, todos os lançamentos da Apple estão entre os melhores celulares do ano.

Por que a câmera do iPhone 13 Pro e 13 Mini é boa?

  • Câmera dupla traseira de 12 MP (f/1.6) + 12 MP (f/2.4) (ultrawide)
  • Câmera frontal de 12 MP com diversos recursos
  • Filma em 4K
  • Cinematic Mode
  • Modo Noite mais eficiente
  • Recursos de estilos fotográficos

iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max

Qual iPhone tem a melhor câmera? Os iPhones 13 Mini e convencional? Ou os modelos 12 Pro e 12 Pro Max? Esses dois são mais potentes. Por serem da linha Pro, mesmo sendo de geração anterior, são superiores. A diferença para os anteriores que pesa na qualidade das fotografias é o processador A14 Bionic. Os recém-lançados possuem o A15 Bionic, que é mais potente.

Mas a geração 12 não deixa a desejar na linha Pro. Ambos têm três câmeras traseiras, todas com 12 MP: além da lente principal, os aparelhos possuem uma ultra-wide e uma teleobjetiva, que traz zoom óptico de 2x na versão Pro e 5x, no iPhone 12 Pro Max.

Os dois modelos também contam com o sensor LIDAR, que garante mais qualidade nas fotos com o Modo Retrato, além de favorecer aplicativos de realidade aumentada. Os aparelhos Pro também têm ótimos resultados em ambientes com pouca luz, tanto nas câmeras traseiras, como na frontal - que também tem 12 MP.

Essas versões do iPhone 12 fazem vídeos em 4K a 60 fps com estabilização óptica, além de serem os primeiros a gravar com o recurso de Dolby Vision HDR, que entrega até 60 vezes mais cores.

Quais as especificações da câmera do iPhone 12 Pro e do iPhone 12 Pro Max?

  • Câmera tripla traseira de 12 MP (f/1.8) + 12 MP (ultra-wide) (f/2.4) + 12 MP (teleobjetiva) (f/2.4) com zoom óptico de 2x (iPhone 12 Pro) ou 5x (Pro Max) + sensor de profundidade LIDAR
  • Câmera frontal de 12 MP (f/2.2)

iPhone 12 e 12 Mini

Se você se pergunta qual iPhone tem a melhor câmera entre o 12 convencional e o 12 Mini e os modelos que citamos anteriormente, obviamente, os da linha Pro levam vantagem.

Porém, mesmo não contando com alguns dos recursos presentes nos modelos Pro, os iPhones 12 e 12 Mini fazem bonito. Isso porque o chip A14 Bionic foi otimizado, melhorando o desempenho das câmeras dos aparelhos, que ganham em qualidade quando comparados a qualquer modelo da geração 11. A diferença para os Pro é que são iPhones de duas câmeras, não três.

Eles têm uma lente principal e uma ultra-wide, ambas com 12 MP, foco automático por detecção de fase e estabilização óptica. O foco aqui fica no Modo Noturno, que capta 27% mais luz, deixando as imagens mais nítidas e com mais detalhes. Novamente, o tamanho é que difere um do outro: o Mini tem só 5,4 polegadas. O convencional possui 6,1.

Para os vídeos, os iPhones 12 e 12 Mini fazem gravações em 4K a 60 FPS. Já a câmera frontal, também com 12 MP, conta com o recurso HDR, que deixa as fotos super nítidas. Ela também grava vídeos em 4K.

Quais as especificações das câmeras do iPhone 12 e 12 Mini?

  • Câmera dupla traseira de 12 MP (f/1.8) + 12 MP (ultra-wide) (f/2.4)
  • Câmera frontal de 12 MP (f/2.2)

iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max

A linha 11 Pro foi lançada em 2019. Ambos os aparelhos são iPhones com 3 câmeras na parte traseira, além da frontal. As cores e contrastes são consistentes nas três câmeras e, operando em conjunto com o processamento de imagem, geram fotos com um detalhamento natural. A câmera ultra-wide é ideal para tirar fotos de interiores e paisagens e não ocorrem distorções, que são normais em fotos amplas em outros smartphones.

Todas as câmeras possuem 12 MP, inclusive a da frente. A diferença do iPhone 11 Pro e Pro Max para o normal é que o Pro possui uma lente teleobjetiva, que não existe no iPhone 11 convencional. Essa câmera permite boas fotos com zoom e detalhes. Os modelos Pro ganham uma boa posição no ranking pela qualidade surpreendente das fotos geradas pelo aparelho, além de filmar em 4K tanto na câmera traseira, como na frontal.

Especificações das câmeras do iPhone 11 e iPhone 11 Pro?

  • Três câmeras traseiras de 12 MP (f/1.8) + 12 MP (f/2.0)(teleobjetiva com zoom óptico de 2x) + 12 MP (f/2.4) (ultra-wide)
  • Câmera frontal de 12 MP (f/2.2) + SL 3D

iPhone 11

O iPhone 11 tem duas câmeras, uma a menos que sua versão Pro. A diferença é que o iPhone 11 não possui a lente teleobjetiva para fotos com zoom e detalhes, como já dissemos. As duas câmeras traseiras têm 12 MP, com uma lente principal e uma ultrawide, para fotos de grupos ou em ambientes amplos. A câmera frontal também possui 12 MP e a tecnologia TrueDepth para identificação facial.

O sistema de câmeras do iPhone 11 e do iPhone 11 Pro são bastante semelhantes, sendo o diferencial nos modelos Pro a presença da lente teleobjetiva. Se, para você, fotos com muito zoom não são tão importantes, o iPhone 11 é uma boa pedida - e mais acessível.

Quais as especificações de câmera do iPhone 11?

  • Duas câmeras traseiras de 12 MP (f/1.8) + 12 MP (f/2.4) (ultra-wide)
  • Câmera frontal de 12 MP (f/2.2)

iPhone XR

Lançado em setembro de 2018, o iPhone XR conta apenas uma câmera traseira de 12MP, enquanto a câmera frontal possui 7 MP. As fotos do aparelho são boas, e a câmera traseira dá conta dos principais tipos de fotografia, mas há uma perda de qualidade quando são necessárias fotos com zoom, já que o zoom digital acaba comprometendo a qualidade das fotos.

Apesar do sistema de câmeras simples, o iPhone XR ganha pontos pelo custo-benefício. Caso não seja sua prioridade tirar fotografias distantes, esse modelo torna-se uma opção interessante.

Quais as especificações de câmera do iPhone XR?

  • Câmera principal de 12 MP (f/1.8) (suporte ao Modo Retrato)
  • Câmera frontal de 7 MP (f/2.2) (suporte ao Modo Retrato)

iPhone SE

O iPhone SE é o modelo de 2020 que une o corpo do iPhone 8 com o processador do iPhone 11 Pro. No entanto, antes de comprar, é preciso avaliar o preço do modelo, que às vezes é comparável a outros iPhones mais recentes. Se os valores são importantes para você, confira a lista de melhores celulares custo-benefício do ano.

Sua câmera frontal tem 7MP e a traseira, 12MP - as mesmas que acompanham o iPhone 8. A câmera traseira não tem tantos recursos quanto os modelos que já mostramos, mas captura boas fotos, principalmente nas condições ideias de iluminação. O iPhone SE ganha pontos nessa lista por aliar a potência de processamento do iPhone 11 Pro ao hardware do iPhone 8.

Quais as especificações de câmera do iPhone SE 2?

  • Câmera principal de 12 MP (f/1.8)
  • Câmera frontal de 7 MP (f/2.2)