Dá para comprar um iPhone barato no Brasil? O celular da Apple é tido como um dos mais desejados do mundo. Sabemos que, principalmente em nosso país, comprar um e gastar pouco não é uma tarefa fácil, certo? Mas será que é uma tarefa possível? Ou não?

Neste artigo, vamos tentar explicar o motivo pelo qual encontrar um iPhone barato não é tão fácil e por que eles são mais caros no Brasil que em outros países. Por fim, vamos te trazer ofertas do smartphone da Apple para que você possa fazer uma compra inteligente.

Afinal, no Buscapé temos diversas ferramentas que podem te ajudar a comprar. Mas vamos deixar esse assunto para mais adiante no artigo, ok? Fique com a gente e saiba se existe iPhone barato no Brasil!

iPhone barato existe? Entenda por que o celular da Apple é tão caro no Brasil

iPhone barato existe? Modelo é um dos mais valorizados no Brasil (Fonte: Reprodução/Shutterstock)

Um estudo apresentado na revista "Exame" em 2021 revelou uma notícia não tão agradável para os brasileiros: o Brasil é o país onde os produtos da Apple são os mais caros do mundo! Que iPhone barato é difícil de encontrar por aqui todo mundo sabe. Mas por que isso acontece? São dois os motivos principais: os impostos do país sobre o produto e o dólar em um patamar alto.

A propósito, é preciso explicar que a ideia desta lista é tentar te ajudar a comprar um modelo da Apple sem gastar tanto ou no melhor momento. Obviamente, levando em consideração que o aparelho mais em conta da lista custa R$ 2.599*, é difícil chamar um iPhone de barato. Contudo, se você tem muita vontade de ter um smartphone da marca, a lista é para você. Do contrário, se não pode investir tanto, temos uma lista de celulares baratos que pode te ajudar.

*Valores coletados no dia 4 de maio de 2022 e podem ter flutuação diária

Quais diferenciais explicam o alto valor dos iPhones?

A marca segue como uma das mais desejadas por aqui mesmo com valores mais altos que concorrentes. Há alguns fatores que explicam esse desejo tão grande por ter um iPhone. Além da qualidade dos produtos, um smartphone da Apple costuma ter uma vida longa maior devido aos updates da fabricante.

Em caso de revenda, o usuário costuma perder pouco valor. A Apple tem o mérito de não ter apenas usuários, mas também fãs da marca. É uma espécie de status possuir um iPhone. Há modelos tops de linha tão potentes quando os celulares da marca da maçã que, muitas vezes, possuem custo-benefício melhor. Mas alguns consumidores preferem optar pelos iPhones e nem cogitam mudar.

Há outras fatores também. A Apple tem um sistema operacional próprio, chamado de iOS, e os processadores produzidos pela própria fabricante são diferenciais. O Android, por exemplo, equipa aparelhos da Samsung, Xiaomi, Motorola, entre outras marcas. Cada uma dela faz suas próprias adaptações no sistema operacional. Algumas usam chipsets próprios e outras trazem esse componente de empresas como a Qualcomm.

"Tá, mas e aí, dá para comprar iPhone barato ou não?". Há algumas dicas para que você consiga comprar um iPhone barato e bom. Abaixo, te explicamos como montamos essa listagem e te traremos as informações necessárias para sua compra inteligente.

Como montamos a lista de iPhone barato?

Em primeiro lugar, selecionamos aparelhos que possuem suporte ao sistema iOS 15. Essa versão é a mais recente da Apple. Ela traz várias atualizações que melhoram o desempenho dos aparelhos, inclusive, os modelos antigos que são consequentemente iPhones mais em conta que os recentes. Se você quer mesmo saber qual é o iPhone mais barato que ainda vale a pena, acompanhe as recomendações que apresentaremos a seguir!

Além dessas dicas para te auxiliar a comprar um iPhone barato novo, também pode valer a pena apostar em um usado! Nesse caso, é indispensável identificar se o aparelho é original, bem como conferir os cuidados ao apostar em um .

iPhone 8 Plus

Dentro dos nossos critérios, o iPhone 8 Plus é um dos modelos de iPhone mais barato do Brasil. Em relação à geração anterior, o processador Apple A11 Bionic foi mantido, bem como as versões de 64 GB, 128 GB e 256 GB de armazenamento interno.

Esse modelo tem uma tela de 5,5 polegadas com a resolução Full HD. Ele também recebe alguns “upgrades” que vão agradar quem busca um iPhone barato com mais bateria e mais câmeras que a sétima geração. Portanto, se você adora fazer fotografias com iPhone, esse modelo cumpre as expectativas.

A bateria tem duração de até 21 horas em uso com o 3G — 7 horas a mais que o iPhone 8. Além da câmera principal, de 12 MP, esse modelo também possui uma câmera com lente teleobjetiva e zoom óptico de duas vezes (também com 12 MP).

Prós e Contras do iPhone 8 Plus

Prós:

  • Tela de 5,5 polegadas com resolução Full HD
  • Autonomia de bateria (21h em uso de 3G)
  • Tem duas câmeras de 12 MP
  • Filma em 4K
  • Tem suporte ao iOS 15

Contras:

  • Design antigo
  • Modelo mais antigo citado. Ou seja, se tornará obsoleto antes de outros da lista
  • Não tem 5G

iPhone XR

Lançado no fim de 2018, o XR é um iPhone bom e barato. É ideal para quem gosta de telas grandes, pois ele tem um painel de 6,1 polegadas. Mesmo a resolução sendo “apenas” HD+, o celular Apple entrega uma qualidade muito boa.

Este celular usa o Apple A12 Bionic. Esse processador é potente o suficiente para rodar apps, ferramentas de produtividade e até alguns jogos. O iPhone XR é vendido em versões com 64 GB, 128 GB ou 256 GB de armazenamento interno.

Este modelo de iPhone barato novo não decepciona com a qualidade das fotos. Sua câmera traseira tem 12 MP, foco automático por estabilização óptica e faz filmagens em 4K! A frontal tem 7 MP e faz vídeos em Full HD.

Entre as versões do XR, qual é o iPhone mais barato? Certamente, o de 64 GB. A propósito, ele é o iPhone mais barato do Brasil - considerando a nossa seleção e critérios. É uma opção perfeita para quem não tem necessidade de tanto armazenamento e precisa economizar.

Se o XR é mais em conta que o 8 Plus, por que o modelo anterior está na lista? A principal diferença é que ele apresenta duas lentes, enquanto o smartphone mais recente possui somente uma. Nos outros aspectos, vale mais a pena apostar na décima geração.

Prós e Contras do iPhone XR

Prós:

  • Tela de 6,1 polegadas com tecnologia Retina
  • Grava em 4K com a câmera de 12 MP
  • Processador Apple A12 Bionic é potente
  • Tem iOS 14 e suporte ao iOS 15
  • Tem reconhecimento facial 3D
  • Possui proteção contra água

Contras:

  • Tela com resolução apenas HD+
  • Com a queda de preço do iPhone 11, pode valer a pena ficar de olho no mais recente, pois os valores podem ficar próximos

iPhone SE 3

O iPhone SE 3 foi lançado em março de 2022. Ele é o mais atual da linha, que é pensada especialmente para oferecer bom custo-benefício. É uma ótima opção para quem gosta de celulares pequenos e deseja ter um modelo da Apple com processador recente (e potente!).

Ele usa o Apple A15 Bionic, mesmo processador da linha de iPhones 13. O modelo tem as opções de 64 GB, 128 GB ou 256 GB de armazenamento interno e já chega com o iOS 15 instalado. A fabricante promete até 15 horas de autonomia em uso contínuo para reprodução de vídeos.

Apesar de só ter uma câmera traseira (12 MP), ele faz fotos e vídeos de excelente qualidade. A empresa destaca o recurso de HDR inteligente, que ajusta a iluminação da cena automaticamente. Na parte frontal, o iPhone SE 3 2022 possui uma câmera de 7 MP com HDR.

Prós e Contras do iPhone SE 3

Prós:

  • Focado em custo-benefício
  • Bom para usuários que preferem aparelhos discretos (tela pequena 4,7 polegadas)
  • Mesmo processador dos iPhone 13 (Apple A15 Bionic)
  • Câmera de 12 MP com boa qualidade
  • Filma em 4K
  • Tem proteção contra água

Contras:

  • Câmera frontal não filma em 4K
  • Tela com resolução apenas HD+
  • Não possui entrada para fone de ouvido
  • O tamanho da tela, de 4,7 polegadas, pode ser pequeno para alguns usuários

Apple iPhone 11

O iPhone 11 tem um ótimo custo-benefício (talvez o melhor da marca). Por isso, entrou na lista de iPhone barato novo. Sua tela tem 6,1 polegadas, resolução HD+, usa tecnologia IPS Retina e tem o recurso True Tone, que adapta a tonalidade do painel de acordo com o ambiente. O reconhecimento facial dos modelos anteriores foi mantido e melhorado, para ficar mais rápido e seguro.

Um dos motivos que o torna um bom custo-benefício é o seu processador, o Apple A13 Bionic, o mesmo chip usado nas versões Pro da linha. Ele tem um ótimo desempenho mesmo para tarefas pesadas, e junto à otimização feita pelo iOS, entrega uma experiência de uso muito elogiada por quem tem o aparelho. Este modelo pode ser encontrado em versões de 64 GB, 128 GB e 256 GB de armazenamento interno.

Ao todo, são duas câmeras traseiras, ambas de 12 MP, sendo a secundária com lente ultra-wide para fotos com enquadramento maior. A Apple destaca as fotos no modo noturno, aprimorado desde a geração anterior. A câmera frontal também tem 12 MP e consegue gravar vídeos em até 4K.

Quer saber mais? Fizemos um comparativo entre iPhone SE 3 vs iPhone 11 que pode te ajudar! A propósito, nós testamos o iPhone 11 e trouxemos nossa opinião num review e há um texto de opinião da redatora Ariel Borges que traz a sua impressão de usar o modelo 11 da Apple após anos como usuária de Android.

Prós e Contras do iPhone 11

Prós:

  • Tela com tecnologia XDR Retina oferece ótima qualidade
  • Processador Apple A13 Bionic ainda tem um ótimo desempenho
  • Construção em alumínio e proteção contra água
  • Conjunto duplo de câmeras de boa qualidade
  • Filma em 4K com a câmera traseira e frontal
  • Tem carregamento sem fio

Contras:

  • Sem entrada para fone de ouvido

iPhone 12

O iPhone 12 já apresentou queda de preço com o lançamento dos modelos 13 e deverá cair mais. Ele não chega a ser um iPhone barato. Porém, tem um bom custo-benefício e excelente qualidade. O processador também é o mesmo dos modelos Pro, o Apple A14 Bionic, então você pode esperar um desempenho excelente para rodar qualquer aplicativo da App Store.

Este modelo está disponível em versões com 64 GB, 128 GB e 256 GB de armazenamento interno, todas sem espaço para cartão, como é de praxe na marca e como todos os modelos citados na listagem. Sua tela tem 6,1 polegadas e também usa a tecnologia XDR OLED Retina, bem como o HDR10, True Tone, proteção contra arranhões e resolução de 1170 x 2532 pixels.

O iPhone 12 possui dois sensores de 12 MP cada, sendo o principal com estabilização óptica e o secundário com lente ultra-wide. Para selfies, também são 12 MP, sendo que tanto as câmeras traseiras quanto a frontal filmam em 4K!

A propósito, nós testamos esse aparelho e trouxemos o resultado dos nossos testes no review do iPhone 12.

Prós e Contras do iPhone 12

Prós:

  • Tela com tecnologia XDR OLED Retina tem cores vívidas e brilho alto
  • Processador Apple A14 Bionic é um dos mais potentes do mundo
  • Construção em alumínio e proteção contra água
  • Conjunto duplo de câmeras com modo noturno aprimorado
  • Filma em 4K com Dolby Vision
  • Câmera frontal também filma em 4K
  • Tem carregamento sem fio
  • Suporta a rede 5G

Contras:

  • Sem entrada para fone de ouvido
  • Não vem com carregador na caixa

iPhone 12 Mini

O iPhone 12 Mini mantém as principais especificações do 12. A maior diferença entre esse modelo e o convencional é no tamanho da tela. Ela tem somente 5,4 polegadas contra 6,1 polegadas. Portanto, se você não curte modelos com displays menores, opte pelo anterior, ok?

Como o próprio nome já diz, o aparelho pode ser muito pequeno para a maioria dos usuários. Isto não é exatamente um ponto negativo, mas vale destacar que, para jogar ou ver vídeos, o anterior vale mais a pena, pois trará uma experiência de maior conforto.

Ele não chega a ser um iPhone barato também, mas está na lista para o usuário que busca investir em um aparelho com maior longevidade.

Prós e Contras do iPhone 12 Mini

Prós:

  • Acesso à tecnologia 5G
  • Resistente à água
  • Câmera dupla de ótima qualidade
  • Processor potente

Contras:

  • Não vem adaptador de energia na caixa, apenas cabo de USB-C
  • Pode ser muito pequeno para alguns usuários

iPhone 13 Mini (128 GB)

Digamos que, visualmente, este modelo é bem parecido com o iPhone 12 Mini. A principal diferença é no design das câmeras, que são alinhadas diagonalmente. Ele usa o processador A15 Bionic. Em termos de desempenho, oferece uma experiência melhor. A versão de 128 GB de armazenamento é a mais em conta.

Sua tela tem 5,4 polegadas e usa a tecnologia Super Retina XDR. Ela possui resolução de 1080x 2340 pixels, além da proteção Gorilla Glass contra quedas e impactos. Tem um bom tamanho para quem buscam um iPhone barato com uma tela relativamente grande, mas sem exagerar.

Quanto à câmera, o iPhone 13 Mini tem sensores de 12 MP. Além disso, filma em 4K tanto traseira como na frontal, o que é ótimo para ter qualidade máxima nos vídeos. Outros destaques são o time-lapse no modo noturno e a estabilização cinemática, que garante vídeos quase profissionais, sem o efeito "tremido".

Prós e Contras do iPhone 13 Mini

Prós:

  • Câmeras de ótima qualidade
  • Tecnologia Super Retina XDR que oferece melhor visualização
  • Bom custo-benefício na linha mais nova
  • Proteção IP68 contra água

Contras:

  • Sem entrada para fone
  • Sem carregador na caixa

iPhone 13 (128 GB)

É o modelo mais caro da lista. Somente pusemos o aparelho aqui porque ele é excelente e porque já teve uma boa queda desde que foi lançado em setembro de 2021. Mas, é claro, não se trata de um iPhone barato. A expectativa é que, ao longo de 2022, ele reduza ainda mais, sobretudo com o lançamento da nova geração. A propósito, fizemos um artigo sobre os rumores e vazamentos do iPhone 14 e também do iPhone 15.

Para quem tem a opção de investir em uma experiência de alta qualidade, o iPhone 13 é uma alternativa completa. Ele tem três opções de armazenamento - 128, 256 e 512 GB - mas destacamos aqui a de 128GB por ser mais em conta. Além disso, tem suporte à rede 5G.

Sua tela OLED Super Retina XDR conta com 6,1 polegadas e garante uma boa experiência para filmes, séries e para games. O iPhone 13, sem dúvidas, é um dos melhores celulares do mercado. Não listamos nenhum modelo da linha Pro porque os valores são muito mais elevados.

Um diferencial é o imbatível processador A15 Bionic, ainda melhor que a versão anterior. O processador é capaz de garantir uma experiência sem travamentos. A qualidade das fotos é inquestionável com o conjunto duplo de câmeras de 12MP que possui um foco automático bastante potente. Além disso, a frontal, para selfies, também tem 12MP e ótimo resultado.

Prós e Contras do iPhone 13

Prós:

  • Tela com tecnologia Super Retina OLED XDR com cores mais realistas
  • Processador A15 Bionic, o mais atual da fabricante
  • Ceramic Shield mais resistente que qualquer vidro de smartphone
  • O modo Cinema grava em HDR Dolby Vision

Contras:

  • Não há entrada para fones de ouvido
  • Não vem com carregador na caixa

Ferramentas do Buscapé

A nossa conclusão é que iPhone barato é realmente difícil de encontrar. Contudo, vale ter atenção aos lançamentos da marca, porque isso diminui consideravelmente os valores dos modelos mais antigos. Há outras dicas que merecem destaques. São as ferramentas do Buscapé, que vão te ajudar a fazer uma compra inteligente.

O iPhone não chegou no preço que você espera? Crie um Alerta de Preço e seja notificado quando chegar! Se você quiser otimizar sua pesquisa, temos o Histórico de Preços, que mostra um gráfico trazendo os valores desse produto em diferentes recortes de tempo.

https://www.youtube.com/watch?v=N-TGaKJWllQ&list=PLYuSGQC6DFw9X-nZ0k15LMVMegfB-PBBS&index=2&t=8s

Caso queira comprar e receber dinheiro de volta, veja como funciona o cashback do Buscapé. Temos também uma página inteira de cupons válidos para você para aplicar descontos em suas compras ou mesmo frete grátis. E, por fim, a extensão do navegador Google Chrome, que traz todas as ferramentas num só lugar.

Caso queira, temos listas para te ajudar a encontrar o que busca. Por exemplo, qual é o melhor iPhone? Achou a Apple cara demais? Será que a boa para você não é investir em outra fabricante? Temos um artigo que fala sobre marcas de celulares para te auxiliar!

Leia mais sobreCelular+