Você sabe qual melhor iPhone? Com o cronograma de lançamentos anuais da Apple, é difícil saber quais modelos valem mais a pena em 2022. Para te ajudar a encontrar qual o melhor iPhone para você, nós istamos os principais aparelhos da marca. As opções vão desde a linha mais nova, cujos preços são mais altos, até as gerações anteriores, que já estão mais em conta.

Selecionamos todas as opções de iPhone que ainda valem a pena neste ano. Para isso, usamos como critério a compatibilidade com o iOS 15, sistema mais recente da fabricante. Se essa atualização for compatível com o aparelho, até mesmo os modelos antigos continuam com bom desempenho.

Além disso, nossa lista de melhor iPhone também inclui o iPhone SE 3, lançado em março de 2022. Também incluímos os modelos da 13ª geração, que foram anunciados em setembro de 2021 e chegaram ao Brasil em outubro.

Abaixo, confira qual melhor Iphone para seu tipo de uso e orçamento.

Qual melhor iPhone e os diferenciais da Apple?

Modelo da 11ª geração está na seleção de melhor iPhone custo-benefício (Foto: Shutterstock)

Dá para dizer que iPhone é melhor que Android? Depende. O grande diferencial dos celulares Apple perante seus concorrentes é o iOS, seu sistema operacional. Ele entrega uma experiência fluida e intuitiva ao usuário, sendo bem seguro e recheado de ferramentas para o uso no dia a dia. A empresa também tem muitos elogios no pós-venda, pois resolve os problemas de seus clientes com rapidez.

Os iPhones possuem acabamento premium em todos os modelos e são muito elogiados pela qualidade de suas câmeras, que entrega ótimos resultados. Em desempenho, os smartphones da Apple não decepcionam e sempre aparecem nas listas de modelos mais potentes do mundo.

Um ponto negativo dos iPhones é que eles não oferecem slot para cartão de memória, então não é possível aumentar o espaço de armazenamento. Outro fator que "espanta" os consumidores é o preço. Até os modelos antigos da Apple continuam mais caros do que celulares Android de última geração. Ainda assim, é possível encontrar um melhor iPhone custo-benefício, dependendo do seu tipo de orçamento. A própria marca sabe dessa necessidade e tem opções como iPhone SE 2020 e iPhone SE 2022 para atrair o público que busca um celular mais barato.

Qual iPhone tem a melhor câmera?

Iphone com melhor câmera: 13 Pro e 13 Pro Max são os destaques na linha Apple (Foto: Shutterstock)(Foto: Shutterstock)

Na hora da compra, a primeira pergunta que muitos fazem é: "qual iPhone tem a melhor câmera?". Não tenha dúvidas nessa questão. Em 2022, os melhores iPhones no quesito câmera são o iPhone 13 Pro e o iPhone 13 Pro Max.

Eles têm o mesmo conjunto triplo e mantém os sensores de 12 MP do outros modelos. Contudo, por conta das melhorias no sensor, as câmeras captam até 20% mais luz, o que melhora fotos em ambientes de baixa iluminação.

Além disso, o novo processador A15 Bionic possibilitou que a Apple implementasse novas tecnologias. É o caso do Modo Estilos, que deixa as cores das fotos mais suaves ou vibrantes. Essa configuração não altera elementos importantes da foto, como o céu ou mesmo a pele da pessoa. Os smartphones também contam com mais opções para gravação de vídeo.

Onde comprar iPhone Barato?

Apesar de ser um celular mais caro, é possível encontrar iPhone barato no Brasil (Foto: Shutterstock)

Muitos se perguntam onde comprar iPhone barato, mas a verdade é que, mesmo com preços reduzidos, os celulares Apple ainda têm valores salgados quando comparados a aparelhos Android. Isso porque os smartphones desvalorizam pouco após o lançamento.

Se você busca onde comprar iPhone barato, recomendamos que você use nossas ferramentas para comparar o preço do modelo em diversas lojas. Fique de olho no nosso Histórico de Preços para o modelo que deseja e acompanhe a variação que ele sofreu nos últimos meses. Isso pode te ajudar a não cair em ciladas de preços mais altos que o normal.

Você também pode criar um Alerta de Preço e ajustar para o valor que pretende pagar. Assim, quando tiver uma promoção em que o celular cai para o preço escolhido, você receberá um aviso.

Outra opção para comprar iPhone barato é optar pelos iPhones usados, mas aqui é necessário ter atenção na hora de comprar. Para saber o que precisa fazer, confira as nossas dicas de como comprar iPhone usado.

iPhone XR

Lançado no fim de 2018, o iPhone XR é o melhor iPhone para quem procura um modelo mais acessível da empresa com tela grande. O painel tem 6,1 polegadas e resolução HD+, com uma qualidade de imagem bem superior aos concorrentes que também possuem display de resolução HD+.

O iPhone XR e possui apenas uma câmera traseira, que tem 12 MP, foco automático e estabilização óptica. Ele é bom para criadores de conteúdo, já que consegue realizar gravações até em 4K. Seu processador é o Apple A12 Bionic, que ainda entrega um ótimo desempenho na maior parte dos apps da App Store.

É possível encontrar esse modelo de iPhone em versões com 64 GB, 128 GB ou 256 GB de armazenamento. É válido ressaltar que o XR foi um dos que recebeu atualizações para o iOS 15, o sistema operacional mais recente da Apple.

No caso do iPhone XR, recomendamos a compra se ele estiver consideravelmente mais barato do que o iPhone 11. Este modelo é mais avançado e está na seleção de melhor custo-benefício da Apple.

Por que o iPhone XR está na lista de melhores iPhones?

  • Tela grande (6,1 polegadas) com tecnologia Retina
  • Grava em 4K com câmera de 12 MP
  • Processador Apple A12 Bionic é potente
  • Tem atualização para o iOS 15
  • Tem reconhecimento facial 3D
  • Possui proteção contra água

iPhone SE 2020

O iPhone SE 2020 é uma das opções para para quem deseja investir na linha de "baixo custo" da Apple. Esse celular usa o processador Apple A13 Bionic, o mesmo dos iPhones 11. O aparelho está disponível com 64 GB, 128 GB ou 256 GB de armazenamento e já chega com o novo iOS 15.

A tela do Iphone SE 2020 é de 4,7 polegadas, ótima para quem ainda não se acostumou com os displays "grandes". A tela também possui tecnologia IPS Retina e função True Tone, que ajusta a tonalidade de acordo com a luminosidade do ambiente. A Apple promete até 13 horas de autonomia em uso contínuo para reprodução de vídeos.

Apesar de só ter uma câmera traseira com 12 MP, ele não decepciona quando o assunto é foto e vídeo de boa qualidade. A empresa destaca o recurso de HDR inteligente, que ajusta a iluminação da cena automaticamente. Na parte frontal, o iPhone SE 2020 possui uma câmera de 7 MP com HDR.

Por que o iPhone SE 2020 aparece na lista de melhor iPhone?

  • Bom para usuários que gostam de tela pequena (4,7 polegadas)
  • Mesmo processador dos iPhone 11 (Apple A13 Bionic)
  • Muitas opções de armazenamento (64 GB, 128 GB e 256 GB)
  • Câmera de 12 MP com boa qualidade e filma em 4K
  • É um iPhone mais barato

Quer saber mais sobre esse modelo? Confira o que mudou do iPhone SE 2 para o iPhone SE 3.

iPhone 11

O iPhone 11 está incluído na seleção de melhor iPhone custo-benefício. Esse modelo usa o Apple A13 Bionic, mesmo chip usado nas versões Pro da 11ª geração. Por isso, entrega o mesmo desempenho dos modelos mais caros. Esse aparelho pode ser encontrado em versões com 64 GB, 128 GB e 256 GB de armazenamento interno.

A tela do iPhone 11 tem 6,1 polegadas, resolução HD+, tecnologia IPS Retina. Além disso, possui o recurso True Tone, que adapta a tonalidade do painel conforme o ambiente. O reconhecimento facial dos modelos antecessores ao 11 foi mantido e melhorado, para ficar mais rápido e seguro.

Ao todo, são duas câmeras traseiras, ambas de 12 MP, sendo a secundária com lente ultra-wide para fotos com enquadramento maior. A Apple destaca as fotos no modo noturno, que foi aprimorado desde a geração anterior. A câmera frontal também tem 12 MP e consegue gravar vídeos em até 4K, excelente para criadores de conteúdo.

Aproveite para conferir o review do iPhone 11 e veja o que um dos nossos redatores achou ao usar o iPhone 11 depois de ter Android a vida toda.

Por que o iPhone 11 é o melhor iPhone custo-benefício?

  • Tela com tecnologia XDR Retina oferece boa qualidade
  • Processador Apple A13 Bionic ainda tem ótimo desempenho
  • Construção em alumínio e proteção contra água
  • Conjunto duplo de câmeras
  • Filma em 4K com a câmera traseira e frontal
  • Tem carregamento sem fio

iPhone 11 Pro

O iPhone 11 Pro recebeu upgrades em suas câmeras quando comparado à versão anterior. Trata-se do segundo melhor iPhone da linha 11. São três sensores de 12 MP cada, sendo o principal e o secundário igual ao convencional. A novidade é a terceira câmera, que também tem 12 MP e lente ultra-wide, para fotos com enquadramento maior. Esse celular faz filmagens em 4K e possui câmera frontal também de 12 MP.

O processador é o Apple A13 Bionic que, como já citado anteriormente, roda qualquer app ou jogo da App Store com excelente desempenho. Diferente do iPhone 11, o modelo Pro tem uma versão de 512 GB de armazenamento interno, além das outras opções (64 GB e 256 GB).

A tela é um pouco menor, de 5,8 polegadas, mas possui uma resolução melhor: 1125 x 2436 pixels. A tecnologia Super Retina XDR, HDR10 e Dolby Vision foram mantidas, bem como a proteção contra arranhões. O iPhone 11 Pro tem bateria para até 18 horas de autonomia em uso contínuo, além de contar com carregamento turbo e sem fio.

Por que o iPhone 11 Pro está entre os melhores iPhones?

  • Tela com tecnologia XDR Retina oferece ótima qualidade
  • Processador Apple A13 Bionic ainda tem um ótimo desempenho
  • Construção em alumínio inoxidável e proteção contra água
  • Conjunto triplo de câmeras com zoom óptico
  • Filma em 4K com a câmera traseira e frontal
  • Tem carregamento sem fio

iPhone 11 Pro Max

O iPhone 11 Pro Max é o melhor iPhone da 11° geração, ideal para quem gosta de telas maiores e busca mais bateria. Esse modelo possui um painel de 6,5 polegadas, resolução 1242 x 2688 e tecnologia Super Retina XDR. O smartphone ainda conta com HDR10 e Dolby Vision para melhorar a qualidade das imagens. Além disso, possui a tecnologia True Tone, que adapta a tonalidade do painel de acordo com a luminosidade do ambiente.

O iPhone 11 Pro Max usa o processador Apple A13 Bionic, potente o suficiente para rodar qualquer app ou jogo da App Store atualmente. Ao todo, são 64 GB, 256 GB ou 512 GB de armazenamento interno, dependendo de qual versão você escolher. A bateria deste modelo dura até 20 horas em reprodução de vídeo contínua.

O conjunto de câmeras é o mesmo do modelo anterior: três sensores de 12 MP cada. A principal tem foco dual-pixel e estabilização óptica; a secundária tem lente teleobjetiva e zoom óptico de duas vezes; a terceira tem lente ultra-wide para enquadramento maior que o convencional. A câmera frontal também tem 12 MP. Ambas as câmeras fazem filmagens em 4K.

Por que o iPhone 11 Pro Max é um bom iPhone com três câmeras?

  • Tela com tecnologia XDR Retina oferece ótima qualidade
  • Tem o maior display da geração de iPhones 11
  • Processador Apple A13 Bionic ainda tem um ótimo desempenho
  • Construção em alumínio inoxidável e proteção contra água
  • Conjunto triplo de câmeras com zoom óptico
  • Filma em 4K com a câmera traseira e frontal
  • Maior bateria da geração de iPhones 11
  • Tem carregamento sem fio

Se quiser conferir mais detalhes desse modelo, veja a comparação do iPhone 11 Pro Max com o iPhone 12 Pro Max.

iPhone 12 Mini

O iPhone 12 Mini faz parte da última geração de celulares lançados pela Apple e é indicado para aqueles que buscam o melhor iPhone pequeno da atualidade. Sua tela tem 5,4 polegadas, resolução maior que Full HD, tecnologia XDR OLED Retina, HDR10 e True Tone. Esse conjunto de funções e tecnologias deixam a imagem com uma qualidade impecável, com brilho alto e cores super vívidas.

Apesar de ser o "pequenino" da série, o iPhone 12 Mini é tão potente quanto os outros, já que usa o mesmo processador deles. O Apple A14 Bionic é um dos chips mais rápidos do mercado e roda qualquer jogo ou aplicativo com desempenho acima da média. O armazenamento interno é de 64 GB, 128 GB ou 256 GB, mas sem espaço para cartão de memória.

Esse celular possui duas câmeras de 12 MP. A primeira tem foco automático e estabilização óptica, enquanto a segunda possui lente ultra-wide, para fotos com enquadramento maior. A câmera frontal também tem 12 MP, HDR e faz vídeos em 4K.

Por que o iPhone 12 Mini está entre os melhores iPhones?

  • Tela XDR OLED tem tamanho compacto para quem gosta de celular pequeno
  • Processador Apple A14 Bionic ainda é um dos mais potentes do mercado
  • Construção em alumínio e proteção contra água
  • Conjunto duplo de câmeras com modo noturno aprimorado
  • Filma em 4K com Dolby Vision ativado
  • Câmera frontal também filma em 4K
  • Tem carregamento sem fio
  • Possui suporte ao 5G

iPhone 12

O iPhone 12 é o modelo convencional da nova geração da Apple. Ele usa o mesmo processador do modelo anterior, o Apple A14 Bionic, e também é vendido em versões com 64 GB, 128 GB e 256 GB de armazenamento interno. No entanto, sua bateria é maior. Por isso, entrega até 17 horas de autonomia, 2 horas a mais que a versão Mini. Ele não poderia ficar fora da lista de melhor iPhone.

Sua tela também é maior e tem 6,1 polegadas, mas possui as mesmas tecnologias do modelo Mini: XDR OLED Retina, HDR10, True Tone e Dolby Vision. Além disso, conta com proteção contra arranhões, resolução 1170 x 2532 pixels e True Tone. É válido destacar que esse celular tem suporte às redes 5G.

O conjunto de câmeras permanece inalterado. São dois sensores de 12 MP cada, sendo o principal com estabilização óptica e o secundário com lente ultra-wide. Para selfies também são 12 MP, sendo que tanto as câmeras traseiras quanto a frontal filmam em 4K.

Por que o iPhone 12 é o melhor iPhone custo-benefício da linha 12?

  • Tela com tecnologia XDR OLED Retina tem cores vívidas e brilho alto
  • Processador Apple A14 Bionic é um dos mais potentes do mundo
  • Construção em alumínio e proteção contra água
  • Conjunto duplo de câmeras com modo noturno aprimorado
  • Filma em 4K com Dolby Vision
  • Câmera frontal também filma em 4K
  • Tem carregamento sem fio
  • Possui suporte às redes 5G

Se quiser mais detalhes desse modelo, veja o review completo do iPhone 12.

iPhone 12 Pro

O iPhone 12 Pro é figurinha carimbada na lista de melhor iPhone e se destaca em relação ao modelo anterior pelo seu conjunto de câmeras. A diferença para os outros dois iPhones 12 é a terceira câmera teleobjetiva, que também tem 12 MP e um zoom óptico de três vezes. O sensor LIDAR também é novidade e serve para aplicações de realidade aumentada. A câmera frontal de 12 MP com Face ID foi mantida.

A tela é igual ao iPhone 12 convencional, de 6,1 polegadas com tecnologia XDR OLED Retina, resolução de 1170 x 2532 pixels, HDR10 e True Tone, além de proteção contra arranhões e oleosidade. A bateria com duração de 17 horas também foi mantida.

Outra semelhança é o processador, o Apple A14 Bionic. No entanto, esse celular não possui versão de 64 GB, mas em compensação pode ser encontrado em uma com 512 GB de armazenamento interno. Ele também tem suporte ao 5G e proteção contra água.

Por que o iPhone 12 Pro é um bom iPhone com três câmeras?

  • Tela com tecnologia XDR OLED Retina tem cores vívidas e brilho alto
  • Processador Apple A14 Bionic ainda é um dos mais potentes do mundo
  • Construção em alumínio inoxidável e proteção contra água
  • Conjunto Triplo de câmeras com zoom óptico e modo noturno aprimorado
  • Filma em 4K com Dolby Vision
  • Câmera frontal também filma em 4K
  • Tem carregamento sem fio
  • Tem suporte às redes 5G

iPhone 12 Pro Max

O iPhone 12 Pro Max era o melhor iPhone até a chegada da 13ª geração. Por isso, era também o mais caro. Ele possui uma tela de 6,7 polegadas, com resolução de 1284 x 2778 pixels e tecnologia Super Retina XDR OLED. Além da qualidade impressionante, esse painel ainda tem HDR10 para melhorar as cores e brilho. A função True Tone também ajuda ao ajustar a tonalidade de acordo com a iluminação do ambiente.

O processador é o mesmo dos outros modelos de iPhones 12 já citados aqui, o Apple A14 Bionic. Ao todo são 128 GB, 256 GB ou 512 GB de armazenamento interno, sem espaço para cartão de memória. A bateria ganhou um upgrade e dura até 20 horas em reprodução de vídeo contínua.

O iPhone 12 Pro Max tem três sensores de câmera com 12 MP cada, sendo o principal com estabilização óptica, o secundário com lente ultra-wide, e o terceiro com lente teleobjetiva e zoom óptico de 2,5 vezes. Na parte frontal, a câmera também é de 12 MP e, assim como as traseiras, grava em 4K. Esse aparelho também possui um sensor LIDAR que ajuda no foco em ambientes escuros, além de ser usado para aplicações de realidade aumentada.

Por que o iPhone 12 Pro Max é um bom iPhone com três câmeras?

  • Tela com tecnologia XDR OLED Retina tem cores vívidas e brilho alto
  • Tem a maior tela entre os iPhones 12
  • Processador Apple A14 Bionic ainda é um dos mais potentes do mundo
  • Construção em alumínio inoxidável e proteção contra água
  • Conjunto Triplo de câmeras com zoom óptico e modo noturno aprimorado
  • Tem sensor LIDAR para ajudar no foco
  • Filma em 4K com Dolby Vision
  • Câmera frontal também filma em 4K
  • Tem a maior duração de bateria entre os iPhones 12
  • Tem carregamento sem fio
  • Tem suporte às redes 5G

iPhone 13 e iPhone 13 Mini

O iPhone 13 Mini é o melhor iPhone para quem busca um celular pequeno e com ficha técnica atualizada. Mas, se você prefere uma opção com tamanho "tradicional", então o iPhone 13 é a escolha certa. Os dois smartphones possuem a mesma ficha técnica, sendo a única diferença a tela e bateria maior para o modelo iPhone 13.

Ambos usam o processador A15 Bionic, novo chip da Apple que roda qualquer app ou jogo e ainda viabiliza novas tecnologias, principalmente para as câmeras. Os dois modelos de iPhone podem ser encontrados em versões de 128 GB, 256 GB e 512 GB de armazenamento interno. Contudo, lembre-se que eles não contam com espaço para cartão de memória.

O iPhone 13 e iPhone 13 Mini ainda contam com acabamento lateral em alumínio e chassi com peças de vidro. Ambos possuem proteção contra água, suporte ao carregamento sem fio e NFC para pagamento por aproximação via Apple Pay. Além disso, eles trazem telas com tecnologia XDR OLED de excelente qualidade, com cores vibrantes e brilho alto.

Um dos destaques que os tornam alguns dos melhores iPhones atualmente é o conjunto de câmeras. As duas traseiras possuem 12 MP cada (sendo uma ultra-wide), enquanto a frontal também tem 12 MP. Os celulares da Apple tiram excelentes fotos, possuem recursos exclusivos para deixar as imagens ainda mais profissionais e filmam em 4K, seja com câmera traseira ou frontal.

Por que o iPhone 13 Mini e iPhone 13 são bons iPhones?

  • Possuem tela XDR OLED de ótima qualidade
  • Processador Apple A15 Bionic é um dos mais rápidos do momento
  • São vendidos em versões com 128 GB, 256 GB e 512 GB de armazenamento interno
  • Câmeras são excelentes e filmam em 4K
  • Possuem desbloqueio facial
  • Possuem proteção contra água
  • Contam com carregamento sem fio
  • Têm suporte ao 5G

Quer saber se esse modelo é bom para você? Confira a ficha técnica completa do iPhone 13.

iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max

O melhor iPhone para comprar em 2022 é o iPhone 13 Pro, ou o iPhone 13 Pro Max, se você curte celulares maiores. Os dois aparelhos possuem ficha técnica idêntica. As principais diferenças são apenas a tela e a bateria maiores para a versão Pro Max.

Esses modelos de iPhone chegam com o processador Apple A15 Bionic, chip mais rápido, eficiente e inteligente que a geração anterior. Eles podem ser encontrados em versões com 128 GB, 256 GB, 512 GB e até 1 TB de armazenamento interno. Outros destaques incluem alto-falantes estéreo, acabamento premium, 5G integrado e ainda conta com proteção contra água.

Os melhores iPhones do ano também estrearam a tecnologia ProMotion na tela, que adiciona 120 Hz de taxa de atualização e deixa a transição de imagens ainda mais natural e suave. Além disso, a tela tem um painel Super Retina OLED, HDR10 e alta resolução, tudo para que o usuário tenha a melhor qualidade de imagem possível.

Se você busca um iPhone com três câmeras, qualquer um dos dois é uma ótima opção, já que eles possuem o mesmo conjunto fotográfico. As câmeras têm 12 MP, sendo uma com lente wide, outra com lente ultra-wide e a terceira com lente teleobjetiva e zoom óptico de três vezes. O celular é um dos melhores do mundo tanto para fotos quanto para vídeos, pois faz gravações em nível profissional e em resolução 4K.

Curtiu essa opção? Confira a nossa análise do iPhone 13 Pro e veja alguns motivos que tornam o iPhone 13 Pro Max o melhor celular de 2021.

Por que o iPhone 13 Pro é iPhone 13 Pro Max são bons iPhones com três câmeras?

  • Possuem uma das melhores telas do mundo
  • Processador é potente e roda qualquer app da App Store
  • Contam com variantes com diferentes quantidades de armazenamento interno
  • Câmeras tiram excelentes fotos e filmam em 4K
  • Possuem acabamento premium e proteção contra água
  • Contam com suporte às redes 5G
  • Têm carregamento sem fio
  • Têm suporte ao 5G

iPhone SE 3 (2022)

Por último e não menos importante temos o lançamento de celular da Apple em 2022. O iPhone SE 3 está entre os melhores iPhones porque consegue unir o padrão de qualidade Apple com o custo-benefício. Um dos destaques é o processador A15 Bionic, mesmo chip utilizado nos modelos de iPhone 13. Se você está de olho em um dos modelos mais novos, mas está com orçamento apertado, essa pode ser a sua melhor opção.

O iPhone SE 3 já conta com suporte ao 5G e, além do processador, também leva o mesmo acabamento do vidro traseiro do iPhone 13. O revestimento também tem certificação IP67 para proteção contra poeira e resistência à agua. A câmera conta com uma lente grande-angular única e sensor principal de 12 MP. Além disso, faz gravações de vídeo em até 4K.

Outro ponto positivo fica por conta das melhorias com o chip A15 Bionic. Graças ao novo chipset, a câmera consegue trabalhar com Smart HDR 4. Com ajuda de Inteligência Artificial, esta funcionalidade ainda ajusta automaticamente níveis de cor, contraste e ruído.

Esse iPhone foi lançado em março de 2022, mas ainda não chegou oficialmente ao mercado brasileiro. O preço inicial no Brasil será de R$ 4.199 com 64 GB de armazenamento interno. Já a versão de 128 GB começa em R$ 4.699, enquanto o de 256 GB fica em R$ 5.699.

Por que o iPhone SE 3 está na lista de melhores iPhones?

  • iPhone com bom custo-benefício
  • Processador A15 Bionic é o mesmo do iPhone 13
  • Acabamento em vidro na parte traseira e proteção IP67
  • Câmera de alta qualidade com sensor principal de 12 MP
  • IA e Chip A15 Bionis trazem novos recursos para a câmera

Quer saber tudo que rolou no último lançamento da Apple? Confira todas as novidades do iPhone SE 3.

Leia mais sobreCelular+