Um notebook até 1.500 reais pode até parecer um sonho, dados os preços que estamos vendo por aí em 2022. No entanto, encontrar boas máquinas por um custo reduzido é uma realidade, desde que o consumidor esteja atento às limitações que elas têm.

Quer gastar pouco e mesmo assim ter um notebook adequado para o estudo, trabalho e até se divertir com filmes e séries em streaming? Veio para o lugar certo. Mas antes de apresentarmos os cinco principais modelos de notebook até 1.500 reais, vamos saber um pouco mais sobre eles.

Ah, mais um toque. Os preços variam dia a dia. Nossas escolhas nessa lista foram de modelos que tiveram o preço até 1.500 reais em abril de 2022, quando esse artigo foi escrito. É possível que esses preços tenham subido um pouco quando você estiver fazendo essa leitura.

Vale a pena comprar um notebook até 1.500 reais?

Bom, só quem pode responder a essa pergunta é o próprio consumidor. Se você está com um orçamento mais apertado e tem a necessidade de um computador para realizar as suas tarefas, pode encontrar sim boas opções.

O notebook até 1.500 reais tem grandes limitações, mas são uma boa pedida para o uso mais básico (Divulgação/Shutterstock)

A chave para ficar satisfeito com essa compra é não ter grandes expectativas em relação ao desempenho. Com um investimento mais modesto, é claro que as configurações não serão tão potentes. Muitas vezes é bom juntar um pouco mais de dinheiro e investir em uma máquina mais robusta.

Note que as configurações dos modelos abaixo têm pouco espaço para armazenamento, uma memória RAM mais modesta e processadores que estão bem abaixo dos top de linha. Mesmo assim têm capacidade de processamento suficiente para encarar os programas mais usados, como os do Pacote Office e aqueles para navegação na internet.

Se você quer ir além do básico, o melhor é gastar um pouco mais. Se esse é o seu caso, conheça também as nossas listas com notebooks até 2.000 reais, até 2.500 reais, até 3.000 reais e até 4.000 reais. Quanto maior dor o preço, melhor será o desempenho.

Já se você topa uma performance mais modesta e quer economizar bastante, chegou a hora. Compare preços e recursos, e escolha o notebook até 1.500 reais perfeito para você e o seu bolso!

Samsung Chromebook 4 XE310XBA-KT1BR

Como já dissemos, uma das limitações do notebook de até 1.500 é uma memória RAM de pouca capacidade. De fato, tanto o Samsung Chromebook 4 XE310XBA-KT1BR quanto os demais produtos da lista têm apenas 4GB de RAM, o que indica possibilidades de uso mais básicas e pouco desempenho em multitarefas.

Por outro lado, esse é um modelo bem compacto e fino, que pode ser levado facilmente em qualquer mochila ou até em uma bolsa. A tela tem 11,6 polegadas e resolução HD, ou seja, um modelo menorzinho e de alta portabilidade.

O armazenamento é eMMC de 32GB, que é uma espécie de cartão de memória mais rápido do que um HD tradicional. O processador é o Intel Celeron N4000, um modelo simples, mas que com um clock que vai de 1,1GHz a até 2,6GHz quando é preciso de mais velocidade. O sistema operacional é o Chrome Os.

O que esse notebook até 1.500 reais tem de bom?

  • Sistema operacional ChromeOs é otimizado para notebooks menos potentes
  • Compacto, fino e leve
  • Armazenamento eMMC é mais rápido do que o HD tradicional
  • Ideal para quem busca bom preço, praticidade e portabilidade

Lenovo Chromebook E 81MA001TBR

Talvez você já tenha ouvido o termo “notebook do Google”. Ele é usado para os modelos que usam o sistema operacional Chrome Os, desenvolvido pela Google. A vantagem é que esse é um sistema mais leve e, por isso, bem adequado por computadores que não são tão potentes.

O Lenovo Chromebook E 81MA001TBR é mais um modelo bem leve e, com pouco mais de 1kg. A sua espessura é de apenas 2cm. A tela é de 11,6 polegadas, com resolução HD. Bem fácil de ser transportado.

Sobre as configurações, ele conta com o processador Celeron N4020, memória RAM de 4GB e armazenamento interno de 32GB do tipo eMMC. Definitivamente são configurações básicas, mas que vão bem no dia a dia de estudantes e usuários menos exigentes.

O que esse notebook até 1.500 reais tem de bom?

  • Sistema operacional Chrome Os é otimizado para notebooks menos potentes
  • Compacto, fino e leve
  • Armazenamento eMMC é mais rápido do que o HD tradicional
  • Indicado para tarefas mais simples no escritório ou sala de aula

Lenovo 100e 81M8S01500

Tem opções de notebook até 1.500 reais também para quem não abre mão do Windows. O sistema operacional da Microsoft é mais pesado que o Chrome Os, o que acaba sendo uma desvantagem em máquinas mais modestas. Mas ele é o Windows, e todo mundo está acostumado com ele, né?

O Lenovo 100e 81M8S01500 tem o Windows 10 e uma proposta voltada à educação, com recursos como o Google Classroom e o G Suite for Education, entre outros. O teclado e o touch também tem resistência contra derramamento de líquido, ótimo para crianças e usuários mais desastrados.

Além disso, o Lenovo 100e conta com o processador Intel Celeron N4020, armazenamento eMMC de 64GB, 4GB de RAM e tela de 11,6 polegadas com resolução HD. O peso dele é de 1,1kg.

O que esse notebook até 1.500 reais tem de bom?

  • Sistema operacional Windows 10
  • Compacto, fino e leve
  • Armazenamento eMMC é mais rápido do que o HD tradicional
  • Projetado para facilitar a vida dos estudantes

Asus E510MA-BR295R

O Asus E510MA tem a proposta de ser fino, leve e elegante. De fato, há uma grande preocupação com o visual neste notebook até 1.500 reais. Por exemplo, há uma versão rosa, o que deve agradar bastante quem quer fugir do notebook preto tradicional.

A tela NanoEdge de 15,6 polegadas com molduras ultrafinas e oferece resolução HD é bem bacana e traz um diferencial importante nessa faixa de preço. Outro ponto alto é a bateria de longa duração, com autonomia para até um dia de uso.

O processador é o Intel Celeron N4020 e o conjunto de memórias tem 4GB de RAM e armazenamento eMMC de 128GB, o que oferece uma capacidade bastante interessante para o dia a dia.

O que esse notebook até 1.500 reais tem de bom?

  • Sistema operacional Chrome Os é otimizado para notebooks menos potentes
  • Visual divertido, leve e elegante
  • Tela grande, de 15,6 polegadas, com tecnologia NanoEdge
  • eMMC de 128GB une velocidade a uma boa capacidade de armazenamento
  • Ideal para quem busca economia, mas sem abrir mão de uma tela maior

Acer Chromebook C733-C607

O Acer Chromebook C733-C607 é mais um modelo voltado para estudantes e para o usuário que precisa apenas de programas mais básicos e navegação na internet. A configuração mostra isso: processador Intel Celeron N4020, 4GB de RAM, armazenamento eMMC de 32GB e sistema operacional Chrome Os.

A estrutura é reforçada para aguentar as viagens de casa para a sala de aula no dia a dia. O peso também sugere alta portabilidade, com 1,26kg. A tela pequena, de 11,6 polegadas (resolução HD), contribui para deixar o notebook menorzinho e fácil de carregar.

O que esse notebook até 1.500 reais tem de bom?

  • Sistema operacional Windows 10
  • Modelo compacto, fácil de ser levado para o trabalho ou sala de aula
  • Armazenamento eMMC é mais veloz do que um HD tradicional
  • Ideal para estudantes e usuários que buscam um notebook mais básico