Não é impossível, embora pareça, encontrar um notebook até 2.500 reais. A alta de preços no mercado vem assustando muita gente e isso, infelizmente, é um reflexo da pandemia e instabilidade econômica causada por esse fenômeno mundial. Mesmo assim, alguns modelos podem garantir um bom custo-benefício.

É importante mencionar que os modelos selecionados para essa lista são mais simples e voltados para atividades realmente básicas. Por isso, destacamos dispositivos chamados Chromebooks da Samsung e também da Acer, que possuem um valor mais acessível e funções simples.

Já que a ideia é economizar na hora de investir em um dispositivo novo, por aqui já fizemos diversas seleções de modelos indicados para os mais variados bolsos e, claro, necessidades.

Confira a nossa lista com os melhores notebooks até 2.500 reais (Foto: Shutterstock)

Um notebook até 2.500 reais é bom?

Antes de iniciar as nossas sugestões, sabemos que você ainda pode ter dúvidas sobre notebooks de até 2.500 reais e se eles realmente são bons.

Vale frisar que máquinas nessa faixa de preço realmente não são muito potentes, mas que podem quebrar um galho para pessoas que só necessitam de um computador para um uso bem básico e que estão com um orçamento mais apertado no momento.

É claro que se puder gastar uma quantia levemente maior, é possível encontrar modelos de excelente custo-benefício e em faixas de preços bem variadas. Caso ainda esteja interessado mesmo naqueles abaixo dos 2.500 reais, é só conferir nossas dicas a seguir!

Acer Chromebook C733-C607

Esse é um bom exemplo de notebook até 2.500 reais bastante funcional e ideal para quem precisa de um dispositivo simples. Ele é muito indicado para quem não se importa com o fato de precisar ficar sempre conectado, já que a internet é vital para uso de armazenamento em nuvem. O modelo acompanha processador Celeron N4020 de quatro núcleos e velocidade de 1,1 até 2,8GHz.

Soma-se a isso 4GB de memória RAM e 32GB de armazenamento interno. Esse armazenamento mais compacto justifica a necessidade de usar aplicativos online e também manter arquivos em nuvem. Entretanto, é compensado pelo perfil mais econômico proporcionado pelo Chrome Os, um sistema operacional otimizado para ocupar menos espaço e exigir menos processamento do hardware. O ponto negativo disso é que você ficará limitado aos aplicativos suportados pelo sistema e não poderá usar software do Windows ou Mac, por exemplo.

Outro ponto positivo é que ele conta com duas entradas USB-C, duas outras para USB convencional, uma entrada para cartões de memória e uma saída para fones de ouvido. Para finalizar, ele conta com tela de 11,6 polegadas HD, teclado e touch à prova d’água, e leitor de cartão de memória.

Por que esse notebook até 2.500 reais vale a pena?

  • Sistema operacional ChromeOs é otimizado para notebooks menos potentes
  • Modelo compacto, fácil de levar em uma mochila ou bolsa
  • Teclado e touch à prova d’água

Samsung Chromebook 4 XE310XBA-KT1BR

Outra opção interessante de notebook até 2.500 reais com recursos simples e sistema operacional Chrome OS. Ele é ideal para estudos e atividades básicas voltadas para escritório. Esse laptop dispõe de processador Celeron N4000 e também 4GB de RAM. Já o armazenamento interno é de 32GB, do tipo eMMC, que é parecido com o SSD e confere uma boa velocidade.

Sua tela é de 11,6 polegadas e, assim como o modelo da Acer, conta com resolução HD. Por ser um painel do tipo TN, as cores vão distorcer dependendo do ângulo em que você olhar para a tela. Com painéis desse tipo, o recomendado é sempre olhar de frente.

Nesse modelo, temos apenas uma entrada USB-C e outra para um USB convencional, então é bom ter isso em mente se precisar conectar muitos periféricos ao notebook. Por fim, sua placa de vídeo integrada é uma UHD Graphics, ou seja, bem simples.

Por que esse notebook até 2.500 reais vale a pena?

  • Sistema operacional ChromeOs é otimizado para notebooks menos potentes
  • Modelo compacto, fácil de levar em uma mochila ou bolsa
  • Armazenamento eMMC, parecido com o SSD, garante boa velocidade.

Netbook Lenovo Chromebook E 81MA001TBR

Já esse notebook até 2.500 reais é considerado bastante versátil, principalmente por ser popularmente chamado de “notebook do Google”. Isso se dá, basicamente, por conta de seu sistema operacional, o ChromeOs. Assim como os demais, ele também é indicado para tarefas simples, como para escritório ou estudos.

Ele também é leve, o que lhe confere facilidade na hora do transporte – pesa pouco mais de 1kg, apenas, além de ter uma espessura de 2cm. Suas configurações são modestas, com processador Celeron N4020, placa de vídeo integrada, memória RAM de 4GB e armazenamento interno de 32GB do tipo eMMC, que garante uma melhor velocidade.

Por que esse notebook até 2.500 reais vale a pena?

  • Sistema operacional ChromeOs é otimizado para notebooks menos potentes
  • Modelo compacto, fácil de levar em uma mochila ou bolsa
  • Armazenamento eMMC, parecido com o SSD, garante boa velocidade.
  • Indicado para tarefas mais simples no escritório ou sala de aula

Samsung Galaxy Book GO NP340XLA-K02BR

O Samsung Galaxy Book GO NP340XLA-K02BR traz uma vantagem marcante em relação aos modelos que já apresentamos: a presença de uma unidade SSD para o armazenamento. Ela garante muita velocidade e mais espaço para guardar os arquivos na memória (128GB nesse caso).

O conjunto de memórias tem ainda 4GB de RAM, parâmetro bem usual para os computadores mais simples. A tela tem 14 polegadas, garantindo um tamanho compacto, com resolução Full HD, o que torna a experiência visual bem mais bacana.

Outro destaque é o processador Snapdragon 7c Gen 2 para computares. Com ele, o notebook Samsung apresenta experiências bem próximas às que estamos acostumados no smartphone. Ótimo para quem quer facilidades de uso.

Por que esse notebook até 2.500 reais vale a pena?

  • Unidade SSD de 128GB para armazenamento
  • Tela com resolução Full HD torna a experiência visual mais rica
  • Processador Snapdragon 7c Gen 2 traz experiências próximas às do smartphone

Asus E510MA-BR295R

Não é porque estamos falando de uma faixa de preços mais baixa que vamos deixar o estilo de lado. Ao contrário, o Asus E510MA tem um visual fino, leve e elegante que agrada bastante. A carcaça em rosa e a tecla “enter” em amarelo brilhante dão um toque extra de charme para quem gosta de dispositivos mais coloridos.

A tela NanoEdge de 15,6 polegadas tem de molduras ultrafinas e oferece resolução HD. O processador é o Intel Celeron N4020. O conjunto de memórias tem 4GB de RAM e armazenamento eMMC de 128GB.

A bateria oferece longa duração, com autonomia para até um dia de trabalho ou diversão. Entra e as portas, são uma USB 2.0, uma USB 3.2, além de leitor de cartão e saída HDMI.

Por que esse notebook até 2.500 reais vale a pena?

  • Visual divertido, leve e elegante
  • Bateria com autonomia de até um dia de uso
  • Tela grande, de 15,6 polegadas, com tecnologia NanoEdge

Samsung Flash F30 NP530XBB-AD1BR

Além de possuir um design compacto e bonito, o Samsung Flash F30 dispõe de recursos interessantes como, por exemplo, leitor de impressões digitais e tela de 13,3 polegadas Full HD. Esse é um com painel semelhante a IPS, que garante cores mais vivas e vibrantes e evita distorções independentemente do ângulo em que você olha pra tela.

Seu hardware é básico e conta com processador Intel Celeron N4000, 4GB de RAM, 64GB de armazenamento interno e memória Flash eMMC. Além disso, ele conta com slot M.2 Sata, que permite upgrade com inclusão de um SSD e também sistema operacional Windows Home 10.

  • Se você busca por melhorias para a memória do seu computador, pode ver boas opções de SSD por aqui.

Por que esse notebook até 2.500 reais vale a pena?

  • Slot M.2 Sata para fazer melhorias futuras na configuração
  • Leitor de impressão digital traz mais segurança para as informações
  • Tela de 13,3 polegadas Full HD garante ótima experiência visual

Lenovo IdeaPad 3i 82BS0002BR

O IdeaPad 3i 82BS0002BR pode até estar com o preço um pouco acima dos 2.500 reais dependendo da promoção que você encontrar, mas vale a pena mencioná-lo nessa lista. Isso porque ele tem configurações que embora sejam de entrada, traz vantagens sobre os concorrentes já mostrados por aqui.

A começar pelo processador, o Intel Core i3 10110 de 10ª geração, que apresenta um clock de 2,1GHz e 4MB de cache. A memória RAM tem 4GB e há muito espaço de armazenamento no HD, 1TB. Há ainda uma câmera de 720p bem bacana para quem faz videochamadas com frequência.

O ponto negativo é o monitor com resolução HD (1280 x 220 pixels) que embora não atrapalhe para trabalhar e estudar, pode desapontar um pouco a quem curte assistir vídeos, filmes e séries por streaming no computador.

Por que esse notebook até 2.500 reais vale a pena?

  • Processador i3 de 10ª geração garante bom desempenho nessa faixa de preço
  • HD de 1TB tem alta capacidade de armazenamento
  • Câmera integrada de 720p é ótima para reuniões online
Leia mais sobreInfo+