O notebook 2 em 1 é recomendado para quem procura um aparelho versátil, com recursos inteligentes que aprimoram ainda mais a sua experiência. Nos últimos anos, esse tipo de modelo ganhou novas versões mais avançadas em relação, principalmente, a capacidade, peso e hardware. Um notebook 2 em 1 é, em resumo, um notebook com tela touch que se transforma num tablet.

Pontos importantes a serem considerados na hora de comprar um notebook que vira tablet são sua capacidade de memória, armazenamento SSD, peso, processador e seus outros recursos. Também devem ser consideradas a rotina e e as necessidades do usuário que deseja comprar um notebook com touch screen. Lenovo e Samsung estão entre as marcas que destacam na nossa lista.

Continue lendo para entender melhor sobre esse tipo de dispositivo e conferir nossas indicações com alguns dos modelos mais procurados em 2021!

O notebook 2 em 1 tem tela touch e pode ser dobrado e usado como um tablet (Foto: Shutterstock)

O que é um notebook 2 em 1?

Para quem está acostumado com tablets, mas ao mesmo tempo precisa de um teclado para agilizar na digitação, o notebook 2 em 1 é uma boa pedida. Ele é basicamente um notebook que vira tablet quando você quiser. Pode ser usado tanto na mesa para trabalhar quanto no sofá ou na cama para ler um livro.

Outro detalhe interessante sobre os notebooks desta lista é que todos eles são touchscreen, ou seja, sua tela pode ser usada com o toque dos dedos ou com uma caneta específica para isso. Esses notebooks também costumam ser mais leves e finos, úteis para quem precisa levar o dispositivo de um lugar para outro com frequência.

Caso você prefira notebooks num formato mais "tradicional" mas que ainda sejam bem eficientes para usar no cotidiano, dê também uma olhada nas nossas listas de melhor MacBook Pro e melhor MacBook Air. Se o que procura é realmente um notebook tablet, continue lendo abaixo os prós e contras de um notebook touch!

O notebook 2 em 1 é ideal para quem procura maior mobilidade e conforto no trabalho (Foto: Shutterstock)

Quais os prós e contras de investir em um notebook 2 em 1?

Ante de decidir por um notebook que vira tablet, é importante avaliar os prós e contras e se eles se encaixam com o que você precisa no dia a dia. Por isso, abaixo você pode ler uma lista de prós e contras do notebook touchscreen.

Prós

  • Versatilidade: unindo uma tela sensível ao toque com um teclado intuitivo, esse tipo de dispositivo pode ser usado como notebook ou como tablet.
  • Investimento: é claro que os valores variam de acordo com a marca e os recursos do aparelho, mas você não deixa de estar comprando dois produtos pelo preço de um.
  • Design: por seu perfil 2 em 1, esses modelos acabam sendo mais resistentes do que os notebooks convencionais. Com isso, ele acaba tendo um visual mais elegante e sendo mas fino e leve, algo útil para quem precisa levar o aparelho de um lugar para o outro.

Contras:

  • Resistência: ao mesmo tempo que esse é um dos pontos fortes desse tipo de dispositivo, há indícios de que suas dobradiças nem sempre correspondem a essa expectativa. É recomendado que se pesquise as avaliações anteriores dos usuários.
  • Hardware: a necessidade desses notebooks de serem mais finos acaba comprometendo a capacidade de controle da temperatura da máquina. Porém, os modelos mais recentes estão buscando alternativas para resolver esse problema, principalmente nos modelos com placa de vídeo.
  • Modo de uso como tablet: o tamanho da tela (de 13,5 ou 14 polegadas) nem sempre favorece o uso no modo tablet, pois esse tamanho acaba deixando o dispositivo mais pesado do que um tablet comum. Eles podem ser leves para notebooks tradicionais, mas não para um dispositivo mobile.

Lenovo IdeaPad Flex 5i

Com placa de vídeo integrada, o Lenovo IdeaPad Flex 5i não é recomendado para jogos, principalmente os mais pesados. Porém, seu processador Intel Core i5 de última geração pode permitir que jogos mais leves sejam jogados.

Esse notebook tem 8GB de memória RAM e 256GB de armazenamento SSD, fazendo com que seja muito eficiente na hora de fazer pesquisas na internet, estudar e trabalhar com programas leves. Ele tem 3 entradas USB e uma entrada HDMI.

Sua tela touch tem resolução Full HD e 14 polegadas, o que pode deixar ele um pouco pesado na hora de usar como tablet, mas ao mesmo tempo é uma vantagem na hora de assistir vídeos e filmes. Outro recurso interessante é seu teclado retroiluminado. Ele segue sendo um modelo bem leve, com 1,5kg, vantajoso para mobilidade.

Por que esse modelo é um dos melhores notebooks 2 em 1?

  • Processador Intel Core i5 de última geração é bem potente
  • A tela de 14 polegadas e ser mais potente não prejudicaram a leveza do dispositivo, que pesa 1,5kg
  • 8GB de memória RAM e 256GB de armazenamento SSD tornam esse um notebook que vira tablet eficiente para executar programas mais leves apesar da placa de vídeo integrada

Dell Inspiron 5000

Esse modelo de Dell Inspiron 5000 conta com processador Intel Core i7 de 11ª geração, assim como 8GB de memória RAM e 256GB de armazenamento SSD. Esses fatores somados a sua GPU integrada Iris Xe Graphics G7 tornam esse um produto diferenciado, sendo um aparelho muito eficiente que consegue executar até programas e jogos mais leves.

Sua tela touch é Full HD e de 14 polegadas. Esse notebook 2 em 1 possui um teclado retroiluminado na cor branca dentro do padrão ABNT2. Porém, ele não tem teclado numérico.

Por que esse modelo é um dos melhores notebooks 2 em 1?

  • Pesa apenas 1,6kg, um peso bom para quem precisa se locomover com o dispositivo
  • Processador Intel Core i7 de 11ª geração traz excelente performance
  • Armazenamento em SSD de 256GB oferece mais velocidade
  • Teclado retroiluminado ideal para quem prefere trabalhar à noite

Lenovo Yoga 7i

O Lenovo Yoga 7i une desempenho com leveza. Pesando apenas 1,4kg, esse notebook possui processador Intel Core i5 de 11ª geração, SSd de 256GB e 8GB de memória RAM. Isso garante que ele execute programas mais leves, o que, associado com o seu peso, pode ser um fator essencial caso você deseje usá-lo para trabalho ou estudo.

A tela dele tem 14 polegadas e é Full HD. Além disso, esse é um notebook 2 em 1 com caneta stylus para usar na touchscreen já inclusa. Ela facilita a experiência do uso da tela, já que é feita para a tela sensível desse notebook/tablet e evita marcas de dedos.

Por que esse modelo é um dos melhores notebooks 2 em 1?

  • Peso de apenas 1,4kg facilita o transporte do aparelho
  • Tela de 14 polegadas com resolução Full HD combina bom tamanho e imagem
  • Notebook touchscreen com caneta inclusa, ajudando a evitar manchas no uso da tela de toque
  • Armazenamento SSD de 256GB traz mais rapidez ao computador

Lenovo Yoga 7i com processador i7

Os diferenciais desse Yoga 7i em relação ao que apresentamos antes são seu processador mais potente, Intel Core i7 de última geração, e sua memória SSD de 512GB, garantindo uma maior velocidade de execução.

Sua memória RAM é de 8GB, assim como a do modelo anterior, e sua tela touch tem 14 polegadas e resoluçaõ Full HD. A abertura desse notebook com touch screen vai até 360º.

Por que esse notebook 2 em 1 é um dos melhores da categoria?

  • Tela touch com resolução Full HD traz mais qualidade de imagem
  • Processador i7 de última geração, tornando-o uma máquina potente
  • Abertura de até 360º traz mais versatilidade
  • Armazenamento em SSD de 512GB torna o computador muito rápido

Samsung Galaxy Book Pro 360

O Galaxy Pro 360 foi anunciado e lançado nesse ano. Um notebook 2 em 1 Samsung potente, ele tem processador Intel Core i7 de 11ª geração, 16GB de memória RAM e SSD de 512GB, combinando armazenamento e velocidade.

Além disso, ele é um notebook 2 em 1 com caneta stylus inclusa, ajudando a evitar marcas na sua tela Full HD de 13,3 polegadas. Pesando apenas 1,1kg, o Galaxy Pro 360 é um aparelho muito portátil, ideal para quem precisa levar para o trabalho. Para mais notebooks leves, confira nossa lista de notebooks pequenos e finos!

Por que esse notebook 2 em 1 é um dos melhores notebooks da categoria?

  • Processador Intel Core i7 de 11ª garante excelente performance
  • Bastante portátil, pode ser usado em qualquer lugar
  • SSD de 512GB garante boa agilidade e capacidade de guardar arquivos
  • Memória RAM de 16GB perfeita para executar várias tarefas ao mesmo tempo
  • Tela em Full HD garante boa qualidade de imagem

Samsung Galaxy Flex 2

O Samsung Galaxy Flex 2 tem processador Intel Core i7 de 11ª geração e placa de vídeo integrada Intel Iris Xe. Unidos à sua memória RAM de 16GB e SSD de 512GB, esses recursos tornam o Galaxy Flex 2 um dispositivo rápido, com espaço, eficiência, além de gráficos ideias para trabalhos de criação com imagens e vídeos.

Sua tela touch de 13 polegadas tem resolução QHD, um tipo de resolução ainda maior que a Full HD. Mesmo com todos esses recursos ele segue sendo um modelo leve, pesando apenas 1,1kg.

Por que esse notebook 2 em 1 é um dos melhores notebooks da categoria?

  • Processador Intel Core i7 de 11ª garante ótima performance
  • Peso de apenas 1,1kg garante maior mobilidade
  • SSD de 512GB garante agilidade e capacidade de guardar arquivos
  • Memória RAM de 16GB perfeita para executar várias tarefas ao mesmo tempo
  • Tela em QHD garante boa qualidade de imagem
  • Ideal para quem trabalha com criação de imagens e vídeos

Samsung Galaxy Flex 2 com SSD de 1TB

A principal diferença entre esse Galaxy Flex 2 em relação ao mostrado antes é seu armazenamento SSD de 1TB que, somado aos 16GB de RAM e ao processador i7 de última geração, garante um notebook 2 em 1 Samsung extremamente eficiente, com um ótimo desempenho e espaço.

Nas outras características ele é semelhante ao notebook anterior, mudando apenas na sua tela que, apesar de também ser QHD e ter 13 polegadas, tem o adicional de ser antirreflexo.

Por que esse notebook 2 em 1 é um dos melhores notebooks da categoria?

  • Processador Intel Core i7 de 11ª garante ótima performance
  • Peso de apenas 1,1kg garante maior mobilidade
  • SSD de 1TB garante incríveis agilidade e capacidade de guardar arquivos
  • Memória RAM de 16GB perfeita para executar várias tarefas ao mesmo tempo
  • Tela em QHD garante boa qualidade de imagem, além de ser antirreflexo
  • Ideal para quem trabalha com criação de imagens e vídeos

HP Spectre x360

O HP Spectre x360 é o notebook tablet mais caro da lista por uma boa margem. Ele tem um placa de vídeo integrada Intel Iris Xe, processador Intel Core i7, 1TB de SSD e 16GB de memória RAM. Isso faz com que o x360 seja um dos notebooks mais potentes dessa lista, talvez o mais eficiente.

Ele deve conseguir rodar programas de edição de vídeo e imagem bem. Além disso, sua tela de 15 polegadas tem resolução 4K e é antirreflexiva. O notebook também tem teclado biométrico. Ele só acaba pesando um pouco mais que os outros modelos devido ao tamanho da tela, chegando a 2kg.

Por que esse notebook 2 em 1 é um dos melhores notebooks da categoria?

  • Processador Intel Core i7 de 11ª garante ótima performance
  • Placa de vídeo integrada Intel Iris Xe favorece os gráficos de vídeos e imagens para quem trabalho com criação
  • SSD de 1TB garante incríveis agilidade e capacidade de guardar arquivos
  • Memória RAM de 16GB perfeita para executar várias tarefas ao mesmo tempo
  • Tela em 4K garante ótima qualidade de imagem, além de ser antirreflexo
  • Ideal para quem trabalha com criação de imagens e vídeos
Leia mais sobreInfo+