A memória RAM é um dos componentes de hardware mais importantes em qualquer computador. Isso pois ela trabalha junto ao processador para transportar dados e informações dos programas instalados no PC. Todavia, esse tipo de tecnologia não armazena arquivos permanentemente.

O grande diferencial da memória RAM para o HD, por exemplo, é que ela é responsável pela leitura de dados apenas quando requeridos. Confuso? Não se preocupe! Logo abaixo nós vamos te contar tudo sobre as funcionalidades da RAM, como classificá-la e explicar quanto de memória é ideal para você!

Se você estiver com algum problema relacionado a esse componente, relaxa! Nós te explicamos passo a passo como testar o desempenho da memória RAM!

As memórias RAM são um dos componentes mais importantes em um computador. (Foto: Reprodução/Shutterstock/Ruslan Lytvyn)

O que é memória RAM?

A sigla RAM vem do inglês “random access memory”, que pode ser traduzindo para “memória de acesso aleatório”. Esse componente é responsável por dar mais agilidade e velocidade no funcionamento geral do sistema. Sem a memória RAM, tarefas como abrir programas e editar arquivos demorariam muito para serem realizadas.

Basicamente, a RAM guarda temporariamente toda a informação que o computador precisa, seja para aquele momento ou para um futuro próximo. Isso é um fator que a diferencia de um HD, por exemplo. Como o disco rígido foi feito para um armazenamento de longo prazo, ele demora mais para disponibilizar os dados que o usuário deseja acessar.

Todavia, os dados armazenados em uma memória RAM são apagados quando você desliga o computador. Basicamente a memória RAM funciona como uma espaço de trabalho, mas temporário. Após lidar com todos os dados e informações, estes voltam a ser armazenados no disco rígido ou SSD.

Num exemplo mais prático, quando você abre um jogo ou uma página em seu navegador, é a RAM que está trabalhando. Pode-se afirmar que essa memória funciona a curto prazo, ou seja, consegue escrever e reescrever rapidamente dados para o uso rápido. Já o HD ou SSD funcionam por armazenamento a longo prazo.

Existem três critérios fundamentais a observar quando se está querendo saber o que é memória RAM e como ela irá te servir. São eles:

  • Capacidade: medida em gigabytes (GB), indica quantos arquivos temporários ele pode armazenar simultaneamente;
  • Clock de memória ou frequência: medido em megahertz (MHz), indica a velocidade na qual a memória RAM trabalha nos arquivos temporários;
  • DDR: acompanhado de um número, indica a geração da placa de memória RAM. Quanto maior, mais moderna é a peça.

Agora que você já entendeu o que é memória RAM e porque ela é um dos componentes mais importantes em um computador, que tal descobrirmos qual a quantidade ideal de RAM para você?

Aproveite e descubra como cuidar melhor do seu componente. Para que você não tenha problemas com a sua peça, nós te ensinamos como limpar a memória RAM!

Quanto de memória RAM você precisa?

Basicamente, quanto maior a RAM, maior o espaço livre para lidarmos com os arquivos. Ou seja, se for necessário acessar muito conteúdo do HD de uma vez, é preciso que a RAM seja espaçosa o suficiente para lidar com tudo.

Memória RAM de 4GB

A memória RAM de 4GB é hoje a opção mais básica. Para ter uma noção, em um computador 4GB até mesmo manter muitas abas abertas no navegador pode gerar lentidão. É possível jogar e usar programas leves. Porém, recomendamos que analise todos os requisitos dos aplicativos para ter certeza de que sua máquina consegue suportá-los.

Essa quantidade é ideal para qualquer um que não lide com programas pesados e deseje economizar nesse componente. Aproveite e confira nossas sugestões de notebooks com memória RAM de 4GB!

Uma vantagem dessa quantidade de armazenamento é o preço. Confira também nossa lista das melhores opções de memória RAM com 4GB!

Memória RAM de 8GB

Considerada como a memória RAM intermediária, 8GB são suficientes para rodar bem jogos como Star Wars Jedi: Fallen Order ou Assassin's Creed: Valhalla. Quando acompanhados de um bom processador e placa de vídeo dedicada, poderá jogar tranquilamente títulos como os mostrados acima em alta qualidade.

O mesmo para programas de edição mais pesados, que também costumam ser exigentes. Com 8GB de memória RAM, você também conseguirá trabalhar com edições simples do cotidiano e, dependendo do restante da sua configuração, fazer alguns trabalhos mais pesados. Aproveite também e confira nossas sugestões dos melhores notebooks com memória RAM de 8GB!

Memória RAM de 16GB

Para jogos pesados ou em qualidade máxima e edições complexas de vídeo ou modelagem em 3D é indicado ter, no mínimo, 16GB. Ele é o suficiente para rodar e trabalhar com esses programas sem medo de travamentos, pelo menos por conta da memória RAM.

Inclusive, uma memória RAM com capacidade de 16GB faz parte da maioria das listas de especificações recomendadas em jogos como Control e Cyberpunk 2077. Ou seja, um setup poderoso precisa de 16GB de memória RAM.

Aproveite e confira também nossas sugestões de notebooks com memória RAM de 16GB!

Se você não está buscando uma máquina completa, nós temos sugestões de componentes separados! Venha conosco descobrir quais são as melhores opções de memória RAM de 16GB!

Memória RAM de 64GB

Agora, uma memória RAM de 64GB é, definitivamente, destinada para os usuários mais hardcore. É um exagero para jogos leves ou aplicativos básicos. É um exagero para qualquer tarefa da vida cotidiana. E além disso, também torna o valor de qualquer máquina um tanto mais salgado.

Uma memória RAM de 64GB é destinada para usuários como designers ou Pro Gamers. Se você trabalha com modelagem 3D, por exemplo, você executará diversas tarefas de alta complexidade para cada pequena parte do seu trabalho. Para isso, você precisa de muita memória RAM!

Se esse é o seu caso, aproveite e confira nossa sugestão de notebooks com memória RAM de 64GB!

Se essa opção não foi ideal, descubra conosco as melhores ofertas de memória RAM com 64GB!

Como classificar a memória RAM?

DDR3, DDR4 e DDR5. Para que você esteja preparado para escolher, a sigla DDR significa em inglês “double data rate” ou em português “dupla taxa de transferência”. Isso quer dizer que ele transfere o dobro de informações por ciclo de clock. Para facilitar isso quer dizer que ele faz mais operações por ciclo.

Os número 3, 4 e 5 depois do DDR indicam a geração da tecnologia e a cada evolução aumentam a taxa de transferência e quantidade de bits por exemplo. Portanto, quanto maior o número, melhor. O padrão atualmente é DDR4, o mais comum entre os melhores notebooks.

Quer saber mais sobre esses componentes mais comuns? Dê uma olhada na nossa lista e encontre a melhor memória RAM DDR4 para você!

Como o padrão DDR5 é o mais recente, ainda é um pouco difícil encontrar placas do tipo ou notebooks nesse padrão de memória. Enquanto isso, memórias DDR3 já estão caindo em desuso e não são mais tão recomendadas.

Como funciona a velocidade da memória RAM?

Uma dúvida relevante ao escolher uma memória RAM é: Priorizar tamanho ou velocidade? Os GBs ajudam em multitarefas, mas a velocidade de clock da memória é importante para alguns jogos e para o PC rodar com mais agilidade. Essa velocidade da memória RAM é responsável por controlar quantos dados por segundo a memória vai operar.

Geralmente a unidade de velocidade é medida em megahertz (MHz). Ela é um fator importante para quem procura extrair o máximo da capacidade de memória e obter mais agilidade e diminuir a latência.

O clock da memória RAM representa a medida que informa a velocidade na qual as informações armazenada na peça são trabalhadas. Por isso que esse detalhe também é tão importante para jogos. Uma memória RAM de 2400MHz, por exemplo, opera bem menos que uma de 3000MHz.

Mas antes de comprar uma memória RAM de clock alto, observe o quanto de frequência sua placa-mãe suporta. Caso você compre uma memória mais rápida, ela irá operar no clock máximo da placa-mãe. Ou seja, uma memória RAM de 3200MHz encaixada na placa com um clock máximo de 3000MHz não irá aproveitar todo o seu potencial.

Para não haver dúvidas, descubra conosco como saber a frequência da memória RAM!

Agora, para usuários comuns, que usam o computador no cotidiano, a velocidade pode não ser tão importante. Logo, se você está procurando um notebook para trabalho simples ou para estudar, não precisa se preocupar muito com esse fator.

Conclusão

Agora que você já sabe tudo sobre memória RAM, deve ficar mais fácil de escolher, certo? Para usuários que realizam tarefas básicas, uma memória RAM de 4GB pode funcionar, mas recomendamos 8GB.

Para usuários intermediários, que usam a máquina com uma certa frequência, recomendamos a busca por uma memória RAM de 16GB. Porém, para os usuários que lidam com jogos e aplicativos muito pesados, uma RAM de 64GB é a mais indicada.

Não pare por aqui! Aproveite e descubra mais opções de memória