Um notebook até 3.000 reais é sim uma possibilidade. O mercado oferece algumas oportunidades por esse valor, bastante adequadas para quem precisa de uma máquina para o trabalho do dia a dia, os estudos e até para assistir a vídeos, filmes e séries. No entanto, são opções mais básicas, já que o aumento dos preços dos notebooks fez com que modelos intermediários superassem essa faixa de preço.

Portanto, é importante saber que em notebooks até 3.000 reais existem limitações tecnológicas. Se você trabalha com programas gráficos ou de edição de vídeo ou quer um notebook que rode os jogos mais recentes, vai ter que investir um pouco mais.

Já se você quer algo mais básico, usa bastante os programas do pacote Office, como o Word, Excel, Power Point e outros; faz pesquisas na internet, chamadas de vídeo, curte redes sociais e assistir ao seu serviço de streaming favorito, dá para economizar bastante.

Nós estamos com você na missão de economizar, e por isso selecionamos sete notebooks até 3.000 reais. Quando você conferir esse artigo, é capaz que um ou mais deles superem os 3.000 no preço, já que eles estão sempre mudando. Se quiser esperar até a máquina baixar para um preço que você prefira, aprenda como criar um alerta de preços.

E caso você queira preços ainda menores, confira também as nossas listas de melhores notebooks entre 1500 e 2000 reais e melhores notebooks de até 2000 reais em 2021. Vamos começar?

Um notebook de até 3.000 reais é adequado para os estudos e trabalho com programas mais usados no dia a dia (Fonte: Jacob Lund / Shutterstock)

Positivo Motion Plus Q464B

O Positivo Motion Plus Q464B é um notebook básico da Positivo, com uma configuração que, mesmo deixando a desejar, é uma opção bastante acessível para quem precisa de um computador e não pode gastar muito. Esse é um dos melhores notebooks Positivo como já mostramos aqui, mesmo contando com processador Intel Atom, 4GB de memória RAM, armazenamento em cartão eMMC de 64GB e monitor de 14 polegadas, com resolução HD (1366x720 pixels).

Esse é um notebook de até 3.000 reais bem básico, sem grandes destaques, mas é um dos mais fáceis de usar, especialmente por aqueles que não são tão íntimos com computadores. Quer saber mais sobre ele? Então veja o nosso review completo do Positivo Motion Plus Q464B!

Samsung Flash F30

Quer muita portabilidade no seu notebook de até 3.000 reais? O modelo certo para você então é Samsung Flash F30. Leve e compacto, pesando apenas 1,3kg, o dispositivo é ideal para levar aonde quiser em bolsas e mochilas.

A configuração é bastante básica, com um processador Intel Celeron N4000 e 4GB de RAM. Seu diferencial é o armazenamento de 64GB do tipo eMMC, que funciona como um SSD, agilizando o funcionamento do aparelho. No entanto, o espaço é pequeno, então pode valer usar armazenamento em nuvem ou HD externo para guardar arquivos.

Além disso, mesmo sua tela sendo de 13” polegadas, a resolução em Full HD é ótima para acompanhar filmes e séries. Para atividades mais pesadas, no entanto, ele não é recomendado.

Dica: quer conhecer mais sobre a marca? Então veja os prós e contras dela e confira se o notebook Samsung é bom!

Lenovo Ideapad 3i

Assim como a maioria dos notebooks até 3.000 reais, o Lenovo Ideapad 3i vem com processador Intel Core i3, mas de 10ª geração. Um dos destaques é a tela grande de 15,6 polegadas, mas com resolução HD.

O modelo conta com 4GB de memória RAM e HD de 1TB, o necessário para navegar e armazenar arquivos sem problemas. Por outro lado, jogos ou programas mais pesados terão problemas para rodar nesse modelo, a não ser que façam parte desta lista de jogos para PC fraco.

Samsung NP550XDA-KT1BR

Um dos mais recentes notebooks básicos da Samsung, esse modelo conta com Intel Core i3 de 11ª geração, o que garante boa performance, mesmo que conte com apenas 4GB de memória RAM e HD de 1TB.

Ainda assim, vale mencionar que sua tela de 15,6 polegadas tem resolução Full HD, o tornando ideal para assistir filmes, séries e videoaulas. Mesmo com placa de vídeo integrada, o fato de ser um processador mais recente pode fazer com que ele consiga rodar alguns jogos, mas em baixa qualidade gráfica.

Samsung Book E30 com i3 de 10ª geração

Trabalhar e estudar com uma tela Full HD é bem mais bacana. Essa é justamente a resolução do monitor do Samsung Book E30, com 1920×1080 pixels, muito melhor do que a de um monitor HD, que tem 1366x720 pixels. Saiba mais sobre essa diferença na qualidade de imagem no nosso artigo “O que é resolução?” e conheça mais modelos de notebooks com tela Full HD.

É claro, maior qualidade de imagem também é bem mais legal para quem quer um notebook para as horas de lazer. A experiência com vídeos, filmes e séries é facilmente notada.

O processador desse notebook é Intel Core i3 10110U (de 10ª geração) e ele tem também armazenamento HD de 1TB e 4GB de RAM. Isso o torna um dos melhores laptops da marca na categoria básica, como mostramos na nossa lista de notebooks Samsung.

Apesar da configuração ser bem básica, ele apresenta mais uma grande vantagem, a função Flow, que facilita a conexão entre o computador e o smartphone. Saiba tudo sobre o modelo conferindo nosso review completo do Samsung Book E30!

Acer Aspire 3 com Ryzen 3

Quem prefere um chip AMD em vez de um Intel pode optar pelo Aspire 3 com o chip Ryzen 3250, que tem velocidade de clock de 2,6GHz. O que isso significa? Que se trata de um processador bem rápido e moderno, apesar de não ser um top de linha.

Esse notebook Acer tem também 8GB de RAM, uma vantagem considerável na faixa de preço de notebook até 3.000 reais (em geral são máquinas com RAM de 4GB). O armazenamento é HD de 1TB.

Caso o usuário queira uma melhoria, pode apostar na instalação de um SSD no slot M.2 livre, tornando o armazenamento híbrido e aumentando o desempenho da máquina. O lado negativo é a tela HD, mas isso ajuda a tornar o produto mais barato. Antes de prosseguir, conheça mais alguns modelos de Acer Aspire 3!

Notebook Lenovo IdeaPad S145 81XM0002BR

O Lenovo IdeaPad S145 81XM0002BR é um dos notebooks mais vendidos no Brasil atualmente. Foi, inclusive, o primeiro colocado no nosso ranking de vendas em janeiro de 2021.

Com uma configuração bem básica, normal para a categoria de notebook até 3.000 reais, ele é uma ótima opção para quem quer um dispositivo com o preço em conta para tarefas do dia a dia, como navegação na internet e programas mais usados no trabalho e nos estudos.

O IdeaPad S145 81XM0002BR tem o processador Intel Core i3 8130U de oitava geração, 4GB de RAM e 1TB de armazenamento HD. A dica aqui é aproveitar o ótimo custo-benefício e depois instalar um SSD para melhorar o desempenho e deixar o computador mais rápido.

Dica: Quer saber mais sobre os computadores da marca? Então confere os artigos a seguir!

  • Notebook Lenovo é bom? Prós e contras da marca chinesa
  • Melhor notebook Lenovo: 8 modelos para comprar em 2021
  • Melhores notebooks Lenovo i5 2021
  • Melhor notebook Ryzen em 2021: 7 modelos para comprar