Por que ter um notebook com SSD? Se você quer ter um laptop rápido mesmo para o uso básico no dia a dia, é recomendável que o seu aparelho tenha SSD instalado. Você sabe o que é um SSD? Para o que ele serve? Quais suas vantagens e desvantagens no notebook?

Preparamos um artigo completo para responder todas essas dúvidas e te mostrar o quão importante é ter um notebook com SSD atualmente.

Veja os motivos para comprar um notebook com SSD (Daniel Krason/Shutterstock)

O que é SSD?

Veja o que é SSD (Maxx-Studio/Shutterstock)

SSD é uma forma de armazenamento cujo propósito é o mesmo do HD: guardar os mais diferentes tipos de arquivos. No entanto, ele usa uma tecnologia diferente, que deixa o acesso aos blocos de dados praticamente instantâneo, tornando o computador mais rápido para qualquer tarefa que envolva leitura ou escrita de dados, ou seja, praticamente tudo que o PC faz no dia a dia.

Saiba mais sobre o que é um SSD e veja suas diferenças para o HD aqui no Buscapé.

Quais as vantagens de um notebook com SSD?

Veja as vantagens do notebook com SSD (JIPEN/Shutterstock)

Um notebook com SSD é até 10 vezes mais rápido que um modelo que usa o HD convencional. Com a taxa de transmissão de dados mais rápida, você já nota uma diferença gigantesca ao iniciar o notebook, tarefa que vai levar poucos segundos. Abrir programas, fazer transferências de arquivos de uma pasta para a outra e até mesmo carregar fases de jogos são outras tarefas que ficam mais rápidas.

Há quem diga que, depois que uma pessoa usa um notebook com SSD, ela nunca mais quer usar um aparelho sem essa forma de armazenamento (e é verdade!). Outra vantagem do SSD é que, por não usar partes mecânicas para fazer o acesso aos blocos, ele está menos propenso a estragar.

Um SSD é menor que um HD convencional, então graças a eles é possível fabricar notebooks cada vez mais leves e compactos. Você também não terá problemas com temperatura, e de bônus eles gastam menos energia que o HD, então a bateria do seu notebook agradece!

Quais são as desvantagens de um notebook com SSD?

Veja as desvantagens de ter um notebook com SSD

Notebooks com SSD ainda não são muito populares no Brasil, por isso é difícil achar modelos básicos ou intermediários já tenham essa forma de armazenamento. Sendo assim, boa parte dos aparelhos que já chegam com SSD de fábrica possuem um preço salgado para o mercado brasileiro. Uma alternativa para os notebooks de entrada é usar o armazenamento eMMC, conheça mais sobre eles aqui.

Outra possibilidade é fazer a instalação do SSD por conta própria, mas eles são relativamente mais caros que HDs. Por isso, é normal que com o preço de um HD de 1TB você compre um SSD de apenas 240GB, por exemplo.

A nossa recomendação é você usar o armazenamento híbrido, instalando um SSD junto ao HD. Veja as nossas dicas de como comprar o melhor SSD para o seu notebook e aprenda a fazer instalação por conta própria.

Conclusão: notebook com SSD realmente vale a pena?

Sem sombra de dúvidas, os notebooks com SSD valem a pena, afinal os próprios sistemas operacionais, como o Windows 10, já chegam com performance otimizada para computadores com SSD. Além de você ter um aparelho moderno, ainda garantirá que ele será rápido independentemente do que esteja fazendo.

Muitos notebooks lançados nos últimos anos nem possuem espaço para HD. As fabricantes entendem que, mesmo que o espaço de armazenamento seja menor, é mais vantajoso ter um dispositivo mais rápido e compensar essa falta de espaço com armazenamento na nuvem, por exemplo.

Se você busca um bom notebook e não quer ter dor de cabeça com lentidão ou travamentos, não hesite em comprar modelos com SSD, ou mesmo fazer a instalação por conta própria.

Leia também:

Leia mais sobreNotebook