A primeira coisa que muitos perguntam sobre o iPhone 13 Pro Max é: vale a pena pagar esse preço? Isso porque o top de linha da Apple realmente é um dos mais caros do mercado. Para ajudar quem ainda está na dúvida sobre esse investimento, listei cinco motivos que fazem o iPhone 13 Pro Max valer a pena.

Vale dizer que as considerações foram feitas em cima de dois meses de teste com esse celular. Outra questão é que, antes de usar o 13 Pro Max, eu já tinha um iPhone XR. Esse aparelho foi lançado em 2018, três anos antes da 13ª geração de iPhones. Já adianto que o salto para o 13 Pro Max, modelo mais potente da nova geração, me surpreendeu bastante. Como já era de se esperar, quesitos como câmera, tela e desempenho são soberanos no celular da Apple mais novo.

Se você curte a Apple, não deixe de conferir as novidades do sistema iOS 16. Uma das mudanças mais legais é a nova tela de bloqueio do iPhone, super customizável.

Prós e contras do iPhone 13 Pro Max

Antes de falar sobre o teste, já deixo aqui um spoiler com prós e contras do iPhone 13 Pro Max. Ao longo do texto explico melhor esses pontos resumidos.

O que vem na caixa do iPhone 13 Pro Max?

No último modelo de iPhone comprado por mim, há três anos, a caixa da Apple vinha bem mais completa. O celular era acompanhado pelo fone de ouvido EarPods, cabo USB e adaptador do carregador. Hoje, no iPhone 13 Pro Max, a caixa só vem com o próprio smartphone, o cabo USB-C para Lightning e chavinha para abrir o slot do chip.

Isso quer dizer que os adaptadores de energia têm que ser comprados separadamente. Esse é um destaque negativo, já que o preço pago por um iPhone não é nem de longe barato. Segundo a fabricante, a decisão de tirar o carregador da caixa existe por conta de uma meta de sustentabilidade da empresa. Os fãs da marca, claro, não entenderam muito bem essa justificativa.

O que vem na caixa do iPhone 13 Pro Max? Celular vem com cabo Lightning para USB-C, mas sem carregador (Foto: Raíra Rondon/Mosaico)

A seguir, confira cinco motivos pelos quais eu acredito que o iPhone 13 Pro Max valha a pena.

1. iPhone 13 Pro Max vs câmera profissional?

Antes de falar sobre as características da câmera do iPhone 13 Pro Max, vale um relato. Como disse, atualmente possuo um iPhone XR, modelo mais antigo. Sempre gostei muito de fotografar, porém o meu celular não me entregava uma qualidade tão boa. Por isso, quando queria fazer alguns cliques em viagens, por exemplo, usava uma câmera mirrorless da Sony (modelo Sony Alpha a6000). Essa máquina me entregava qualidade profissional, mas precisei comprar lentes para isso.

Quando comecei a testar o iPhone 13 Pro Max, entendi que valia vender a minha câmera da Sony para investir no celular da Apple. A qualidade de fotos e vídeos que o smartphone entrega é de qualidade premium. Além disso, a opção de capturar imagens em formato ProRAW diz muito sobre o patamar de qualidade do iPhone.

Se quiser conhecer outros smartphones com qualidade premium nas fotos, veja nossa seleção de celulares com melhores câmeras.

Foto de paisagem tirada com a lente ultra-angular (f/1.8) do iPhone 13 Pro Max (Foto: Raíra Rondon/Mosaico)
Foto de paisagem tirada com a lente principal do iPhone 13 Pro Max (Foto: Raíra Rondon/Mosaico)
Clique capturado com o Zoom óptico de 3x do iPhone 13 Pro Max (Foto: Raíra Rondon/Mosaico)

Quem edita fotos sabe que um dos melhores formatos para trabalhar é o RAW. Isso porque a imagem não perde a qualidade de quando foi tirada, já que é mantida em seu estado mais "bruto", vamos dizer assim. O ProRaw que citei nada mais é que a combinação desse RAW profissional com o processamento de imagem do iPhone.

Selfie tirada com a câmera frontal do iPhone 13 Pro Max e Modo Live ligado (Foto: Raíra Rondon/Mosaico)
Foto tirada com Modo Retrato da lente principal do iPhone 13 Pro Max (Foto: Raíra Rondon/Mosaico)

Ainda não realizei o sonho do iPhone 13 Pro Max próprio, mas já executei a primeira parte do plano: vendi a câmera da Sony para futuramente comprá-lo. Assim que acabar o período de review, uma coisa é certa: com certeza sentirei falta das fotos desse celular da Apple.

É claro que, se você for um profissional da área de fotografia, o 13 Pro Max não substituirá o nível de detalhes do seu trabalho. Mas, se assim como eu, você também fotografa por hobby ou pra registrar momentos, com certeza é uma boa opção!

Foto de bolo de chocolate com câmera macro do iPhone (uau!) (Foto: Raíra Rondon/Mosaico)
Câmera macro do iPhone 13 Pro Max é um dos pontos altos do conjunto de lentes (Foto: Raíra Rondon/Mosaico)

Configurações de câmera do iPhone 13 Pro Max

  • Conjunto triplo de lentes triplo
  • Teleobjetiva (f/2.8)
  • Grande-angular (f/1.5)
  • Ultra-angular (f/1.8)
  • Zoom óptico de 3x e alcance de 6x
  • Zoom digital até 15x
  • Modo Retrato
  • Efeitos do Modo Retrato (Luz Natural, Luz de Estúdio, Luz de Contorno, Luz de Palco, Luz de Palco Mono, Luz Brilhante Mono)
  • Estabilização automática de imagem
  • Modo Noite
  • HDR Inteligente 4
  • Live Photos
  • Estilos Fotográficos
  • Fotografia macro
  • Captura em formato Apple ProRAW

Gravação de vídeo no iPhone 13 Pro Max

  • Modo Cinema (alterna o foco durante o vídeo, coisa de cinema mesmo!)
  • Gravação de vídeo HDR com Dolby Vision até 4K a 60 qps
  • Gravação de vídeo 4K a 24 qps, 25 qps, 30 qps ou 60 qps
  • Vídeo em câmera lenta de 1080p a 120 qps ou 240 qps
  • Vídeo em time-lapse com estabilização (você filma andando, mas parece que está gravando com a ajuda de um tripé! Esse estabilizador é bem legal)
  • Time-lapse com modo Noite
  • Vídeo com foco automático contínuo
  • Tira fotos em 8 MP enquanto grava vídeos 4K
  • Formatos de gravação de vídeo: HEVC, H.264 e ProRes
  • Captura em formato ProRes (equivalente ao ProRAW, mas em vídeo)

2. Bateria é a mais potentes de todos os iPhones

Se você é usuário de iPhone, provavelmente já escutou alguma piada sobre ser refém da tomada e do carregador. É verdade, eu sei. Os celulares da Apple realmente não têm a fama muito boa se tratando de duração de bateria. Contudo, posso dizer que o iPhone 13 Pro Max chegou para virar essa chave.

iPhone 13 Pro Max tem maior autonomia entre todos os celulares da Apple já lançados (Foto: Raíra Rondon/Mosaico)

Sem dúvidas, um dos meus destaques desse modelo vai para a autonomia de bateria. Durante o teste, tiveram alguns dias que não carreguei o celular à noite, enquanto dormia. Esse é um hábito que tenho com o iPhone XR, inclusive, porque essa é a única maneira dele resistir até o fim do dia. Com o celular da 13ª geração, mesmo quando saía de casa com bateria em torno de 60%, não me preocupava. Sabia que o celular iria dar conta, mesmo que eu usasse a rede móvel de dados (que costuma consumir mais bateria que o Wi-Fi de casa).

Em números, a autonomia de 4.352 Hz pode até não chamar a atenção. Contudo, o combo processador A15 Bionic e o sistema adaptável ajudam (e muito!). Durante o teste, tiveram dias em que o celular demorou cerca de 12h para ir de 100% até esgotar totalmente a carga. Isso - para um celular superpotente como o 13 Pro Max - é mais do que satisfatório.

E não sou só eu que estou dizendo que a bateria do iPhone 13 Pro Max é resistente, viu? A carga do celular da Apple consegue superar até a do S22 Ultra, concorrente direto da Samsung. Isso foi comprovado em testes de benchmark que comparam modelos de celular, como o site gringo especialista em celulares .

Ps.: no final do texto falo sobre a diferença de bateria do Pro Max para o modelo Pro.

3. Tela do iPhone 13 Pro Max de 6,7": grande demais?

Eu não sabia que precisava de uma tela de celular grande até usar uma. Também não sabia que precisava de um smartphone com display OLED e tecnologia Super Retina XDR com ProMotion até testar um. Brincadeiras à parte, a experiência do iPhone 13 Pro Max me fez realmente questionar se o meu iPhone XR estava com algum problema no display. Isso porque o brilho e a nitidez de cores de uma tela para outra é totalmente diferente.

Telo do iPhone 13 Pro Max tem display OLED e tecnologia Super Retina XDR (Foto: Mosaico)

As configurações desse celular acompanham tecnologia ProMotion com taxas de atualização adaptativas de até 120 Hz. Isso quer dizer que a fluidez das imagens é ótima. Além disso, o brilho do qual falei chega a 1000 nits ou até 1200 nits quando o HDR está ativado.

Celular é grande, mas design refinado o deixa mais "leve"

Além da bateria mais robusta, outro diferencial do iPhone 13 Pro Max está no tamanho. Em termos de comparação, confira o tamanho dos displays dos celulares da 13ª geração:

  • iPhone 13 Pro Max: 6,7 polegadas
  • iPhone 13 Pro: 6,1 polegadas
  • iPhone 13: 6,1 polegadas.
  • iPhone 13 Mini: 5,4 polegadas

No celular que testei, são 16 cm de altura e 7,7 cm de espessura. O peso dele é de 238 gramas, 35 gramas mais pesado que o 13 Pro. Na prática, essa diferença de peso não é grandes coisas. Porém, ao usar o smartphone por um tempo prolongado (cerca de meia hora rolando um feed de rede social, por exemplo), senti um incômodo. Acredito que seja porque não estava acostumada com aquele tamanho de celular no início, mas logo nos dias seguintes acostumei.

Design do iPhone 13 Pro Max conta com acabamento impecável (Foto: Mosaico)

Agora, se você se preocupa com o fato de o 13 Pro Max caber no bolso, não tenho uma boa notícia. Não cabe. Ao menos que seja um bolso de tamanho "Max" também. Em um bolso convencional realmente não encaixa. Algumas das minhas bolsas transversais menores também não comportaram o celular direito. Fica sempre falando um pouquinho a mais para fechar o zíper por completo.

Mesmo sendo um pouco mais robusto e grandão, o iPhone consegue entregar um design refinado. Isso porque o acabamento é visivelmente de boa qualidade. Testei um aparelho na cor branca e as bordas dele são em tom prateado. Além disso, a parte de trás é revestida com uma espécie de aço escovado fosco, padrão dos celulares da Apple.

4. Celular travando? Nunca mais

Um dos motivos que levam os usuários a optarem pelo iPhone é o fato dele (quase) nunca travar. Se a fama da Apple em relação à bateria é ruim, no quesito desempenho a história é outra. Com o iPhone 13 Pro Max testei diferentes aplicativos de edição (inclusive de vídeos, que costumam ser mais pesados). Aplicações como CapCut, Tezza e TikTok não apresentaram nenhuma falha quando trabalhei em cima de vídeos.

iPhone 13 Pro Max não trava nem esquenta com apps de edição de vídeos ou fotos (Foto: Raíra Rondon/Mosaico)

Toda essa agilidade do celular que testei se deve muito ao A15 Bionic. O processador também é o responsável pela boa perfomance em tela e câmera. Muitos recursos de inteligência artificial e processamento de imagens só existem por conta desse chip.

Além disso, vale ressaltar aqui que a Apple descreve o A15 Bionic como até 50% mais ágil que os processadores das concorrentes. Bom, ainda não testei todas as concorrentes, mas posso dizer que é o mais rápido que já vi e usei. Em outro smartphone, dificilmente conseguiria editar vídeos sem o celular dar um apagão daqueles ou o aparelho esquentar horrores. Nenhuma dessas duas opções aconteceu comigo durante o teste do iPhone 13 Pro Max.

5. Integração do ecossistema Apple é sem igual

Por último e não menos importante, a troca de informações entre os dispositivos Apple dão um show de integração. O vai e vem de imagens, vídeos e arquivos variados é muito rápido. Essa não é uma exclusividade do iPhone 13 Pro Max, mas senti que com ele esse intercâmbio foi ainda mais rápido.

No meu dia a dia, utilizei bastante a função de copiar e colar informações do iPhone para o MacBook e vice-versa. O mesmo vale para troca de documentos em PDF. Outra comodidade é atender a chamadas de áudio ou de vídeo (FaceTime) pelo próprio computador. Não lembro mais como era a vida antes disso. Mentira, lembro sim: tinha que enviar e-mail para mim mesma para trocar arquivos entre o smartphone e o computador.

AirDrop do iPhone 13 Pro Max facilita muito o intercâmbio de arquivos entre dispositivos Apple (Foto: Raíra Rondon/Mosaico)

iPhone 13 Pro Max ou iPhone 13 Pro: eis a questão!

Agora que listei os cinco motivos pelos quais eu acredito que o celular que testei vale a pena, ainda cabe uma última reflexão. iPhone 13 Pro Max ou iPhone 13 Pro? Qual o melhor dos dois? Ou melhor: o que muda entre eles?

Basicamente, a diferença entre os dois está no tamanho e na duração da bateria. Como disse anteriormente, são 6 polegadas de um para o outro (Pro Max com 6,7" e Pro com 6,1"). Então, vai muito da sua preferência de tamanho de smartphone e apego pela autonomia de bateria.

Falando no quesito bateria, a própria Apple indica que o Pro aguenta 22 horas de reprodução de vídeo, enquanto o Pro Max sustenta até 28h. Outro exemplo é: 75h de reprodução de vídeo no Pro contra 95h do Pro Max. Deu pra sentir a diferença? É sutil, mas ela existe.

Quando comecei a testar achei o Pro Max um pouco pesado e a tela grande demais. Porém, com o tempo de uso percebi que a tela maior ajudava muito a não forçar a vista. Além disso, a experiência assistindo a vídeos e editando arquivos de multimídia foi muito melhor com uma tela Max. O único ponto contra o celular maior seria o peso e o fato dele não caber em todo lugar.

Ficha técnica: iPhone 13 Pro Max

Conclusão e nota: iPhone 13 Pro Max vale a pena?

É fato que o melhor celular do mercado é também um dos mais caros. Atualmente, é possível encontrar ofertas do modelo de 128 GB a partir de R$ 6.999. É um preço bem alto. Por isso, vale avaliar o que você precisa num smartphone. Listei aqui cinco motivos pelos quais eu pagaria esse preço, mas se nenhum deles fizer sentido pra você, fica difícil dizer que vale a compra.

Ainda assim, o iPhone 13 Pro Max tem uma boa vida útil pela frente. É o modelo de celular Apple mais novo até então. Isso quer dizer que o investimento feito nele ainda vai se prolongar por, no mínimo, quatro anos. Isso se você não for daqueles que vejam necessidade de trocar de aparelho sempre.

No fim das contas, se você tiver o orçamento disponível para fazer essa compra, não há dúvidas: eu recomendo. E muito! O iPhone 13 Pro Max é o celular mais completo que já tive contato e um dos melhores smartphones do mundo todo. A não ser o preço e a falta de carregador na caixa, não há nada que possa reclamar. Sua nota é 10!

Se quiser saber qual foram as 34 escolhas dos nossos redatores, veja a lista de melhores celulares! E se você realmente curte a Apple, vale também conferir a seleção de melhor iPhone.

Acompanhe o preço do iPhone 13 Pro Max com o Buscapé!

Se você quer garantir o melhor preço na hora de comprar o iPhone 13 Pro Max, vale a pena conferir as ferramentas do Buscapé. Além da possibilidade de ganhar dinheiro de volta com o cashback, você também pode acompanhar a variação de preço com o Histórico de Preços.

Por último e não menos importante, você pode ativar o Alerta de Preço e ser notificado quando a oferta do celular chegar no valor ideal para você.