iPhone 12 vs iPhone 11: qual comprar na Black Friday?
Modelos de gerações passadas da Apple devem ficar mais baratos na Black Friday; veja os prós e contras do iPhone 12 e do iPhone 11

iPhone 12 vs iPhone 11: qual escolher? Se você está pensando em comprar um iPhone novo na Black Friday 2022, mas ainda não decidiu o modelo, nós podemos te ajudar. Com a chegada do iPhone 14 ao mercado, essa pode ser uma boa oportunidade para quem quer economizar na compra de uma geração mais antiga.
Tanto o iPhone 12 quanto o iPhone 11 ainda são excelentes opções, com muitos recursos de câmera, ótimo desempenho e bateria para o dia todo. Fizemos o comparativo iPhone 12 vs iPhone 11 pensando nos possíveis descontos da Black Friday 2022.
Veja os pontos positivos e negativos de cada um. Mas antes vale ressaltar, como já explicamos em outro artigo, que a Apple não costuma fazer promoções oficiais de Black Friday. De qualquer forma, o e-commerce e as lojas varejistas fazem diversas ofertas para produtos da marca.

- Gosta da Apple? Confira a lista de melhor iPhone para comprar em 2022
- Veja também 5 matches de produtos para quem é fã da Apple
- Nem bem o iPhone 14 saiu, veja os rumores sobre o lançamento do iPhone 15
iPhone 12 vs iPhone 11: vale a pena esperar a Black Friday para comprar?
A Black Friday é a data mais esperada para quem quer comprar produtos com desconto. E quem procura um iPhone novo, essa é a hora! Como a Apple já lançou o iPhone 13 e, recentemente, o iPhone 14, é uma boa oportunidade para comprar versões anteriores. Por isso, preparamos um comparativo iPhone 12 vs iPhone 11 com prós e contras.
Vamos começar falando sobre tela e design na comparação iPhone 12 vs iPhone 11. Os dois modelos têm tela de 6,1 polegadas, um tamanho confortável e compatível com celulares atuais. Porém, no display está uma das principais diferenças entre as gerações. O iPhone 12 utiliza um painel OLED e oferece resolução de 2532 x 1170 pixels, enquanto o iPhone 11 vem com painel LCD e resolução de 1792 x 828 pixels, que é inferior ao Full HD.
Na prática, ambos oferecem alta qualidade de imagem, para assistir a filmes, navegar nas redes sociais ou jogar. Quem valoriza a melhor resolução pode optar pelo iPhone 12. Isso porque o painel OLED tende a gerar imagens mais nítidas, vivas e ricas em detalhes. Além disso, ele é compatível com HDR, que amplia a faixa de áreas escuras e claras, resultando em cores mais fiéis.
á quem não faz questão disso tudo, vai se dar bem com o iPhone 11, que também tem ótima qualidade. Vale ressaltar que ambos contam com recurso True Tone, que adapta a temperatura da tela de acordo com o ambiente em que você está.
O design costuma ser uma questão mais pessoal e varia de acordo com o gosto de cada um. Os dois modelos da Apple são bonitos e muito bem acabados. Eles são construídos em vidro e têm as laterais em metal.
O iPhone 11 tem um visual com cantos arredondados e está disponível nas cores preto, verde, amarelo, roxo, vermelho e branco. Enquanto o iPhone 12 tem um visual mais reto, que lembra o iPhone 4 e deve agradar aos usuários mais nostálgicos. Ele pode ser encontrado nas cores preto, branco, vermelho, verde, azul e roxo.

Um diferencial desse modelo é que ele traz a proteção Ceramic Shield na parte da frente, deixando a tela mais resistente a quedas e arranhões. Falando em resistência, os dois modelos são classificados como IP68, sendo resistentes à água.
Por conta do display OLED, que deixa as bordas mais finas, é possível perceber uma diferença nos tamanhos dos aparelhos, apesar de as telas medirem 6,1 polegadas. O iPhone 12 é menor e mais leve, com dimensões de 146,7 mm x 71,5 mm x 7,4 mm e 162 gramas. Já o iPhone 11 tem 150,9 mm x 75,7 mm x 8,3 mm e 194 gramas. Mas, na prática, isso não interfere tanto no manuseio.
- Tá com o bolso apertado? Veja lista de opções de iPhone barato
- Confira também se vale a pena comprar um iPhone usado
- Se você prefere um iPhone grande, veja a seleção que fizemos pra você
Na teoria, as câmeras do iPhone 11 e do iPhone 12 são as mesmas. Isso porque não houve mudanças nas lentes dos celulares. Ambos têm câmera dupla, com uma lente wide com sensor de 12MP e outra ultra-wide de 12MP. Na câmera frontal, os aparelhos têm um sensor de 12MP para selfies. Na prática, são bem parecidas mesmo, embora a Apple prometa melhorias no iPhone 12.
As semelhanças nas câmeras são várias, como zoom óptico de 2x, zoom digital de até 5x, modo retrato com controles de profundidade, seis efeitos de iluminação de retrato, estabilização óptica na câmera principal, modo noite, panorama e HDR inteligente, entre outros. De qualquer forma, existem algumas diferenças em relação aos recursos e às otimizações de software e hardware em cada modelo.

Em nossos testes, os dois celulares se saíram muito bem em fotografia, em diferentes condições de iluminação, seja na câmera traseira dupla ou na câmera de selfies. Não percebemos uma melhoria relevante na câmera do iPhone 12 ou diferenças significativas nas fotos produzidas. Os dois conjuntos são muito bons e quem optar pelo iPhone 11 vai ter ótimas câmeras para fazer registros do dia a dia.
Aqui vale uma ressalva: usuários que utilizam o smartphone para produção de conteúdo em vídeo podem ter uma experiência melhor no iPhone 12, visto que o smartphone grava vídeos em 4K com HDR e Dolby Vision. Por isso, deve ter qualidade superior. De qualquer forma, o iPhone 11 também grava em 4K a até 60 frames por segundo.
- Saiba com a gente como rastrear seu iPhone
- Entenda também todos os recursos que seu iPhone tem
- Aprenda como restaurar o seu iPhone
- Tá com o iPhone travando? Veja o que pode ser e como resolver
Baterias para um dia de uso
Autonomia de bateria sempre foi um ponto crítico nos celulares da Apple, mas a fabricante vem tentando mudar essa imagem. Como de costume, a empresa não revela a capacidade de bateria dos seus aparelhos, mas testes de benchmark indicam que o iPhone 11 tem 3.110 mAh e o iPhone 12, 2.815 mAh.
Você deve estar estranhando o fato que a Apple reduziu a capacidade de bateria no modelo mais recente. Mas é importante dizer que a autonomia de um smartphone está relacionada a diversos fatores e não apenas à bateria em si. Por exemplo, o iPhone 12 tem processador com eficiência energética melhor, ou seja, que consome menos energia. Além disso, a tela OLED também é bem mais econômica do que a LCD.
Por isso, a Apple promete a mesma duração para os dois modelos: até 17 horas de reprodução de vídeo. Em nossos testes, ambos aguentaram tranquilamente um dia de uso moderado. É claro que essa autonomia vai depender muito do tipo de uso que você faz do smartphone, mas o iPhone 11 e o iPhone 12 são parecidos nesse sentido.

Um diferencial do iPhone 12 é a tecnologia MagSafe. Com ela, você pode usar diferentes acessórios magnéticos para carregar o celular sem fios. A Apple possui uma linha com diferentes capinhas, carteiras e carregadores compatíveis com o recurso.
Lembrando que os modelos não vêm com adaptador de tomada, apenas com cabo Lightning para USB-C. Então, se você não tiver o acessório em casa, terá que comprar um. Os dois celulares também são compatíveis com carregamento rápido de 20W e prometem até 50% com apenas 30 minutos na tomada. Entretanto, esse tempo depende muito da potência do carregador utilizado.
- Veja os melhores modelos de iPhone 5G para comprar em 2022
- Saiba mais sobre os principais lançamentos de celular para 2022
- Confira a evolução do iPhone até o modelo XS
Ótimo desempenho
Seguimos no comparativo iPhone 12 vs iPhone 11. E esse é mais um quesito em que os dois modelos são bem semelhantes. O iPhone 11 vem com processador Apple A13 Bionic, enquanto o iPhone 12 traz o A14 Bionic. Os dois chips foram apresentados pela Apple como os mais potentes do mercado em seus lançamentos (2019 e 2020). Atualmente, quem ocupa esse posto é o A15 Bionic, presente no iPhone 13.
Segundo a própria Apple, o A14 Bionic é 40% mais rápido do que o antecessor. Outro destaque é o sistema Neural Engine de 16 núcleos, capaz de realizar 11 trilhões de operações por segundo.
Vendo pelas especificações, o iPhone 12 deve oferecer desempenho muito mais rápido do que o iPhone 11. Entretanto, durante os testes com os aparelhos, não percebemos uma diferença tão grande de velocidade. Ambos apresentaram ótima performance, rodando diferentes tipos de apps e até jogos mais pesados, com facilidade e sem travamentos.

Naturalmente, quem faz uso mais intenso do smartphone deve ter experiência mais fluida no iPhone 12. O chip mais potente também proporciona melhorias no consumo energético e aumenta as possiblidades de recursos, como os de câmera. Porém, quem optar pelo iPhone 11 não terá uma experiência ruim. Ao contrário, o celular oferece ótimo desempenho e executa diferentes tarefas com facilidade.
Sobre armazenamento, sem mudanças. Os dois aparelhos podem ser encontrados nas versões 64GB, 128GB e 256GB, sem possibilidade de expansão via microSD. Por isso, recomendamos escolher pelo menos a variante intermediária. Pensando a longo prazo, o modelo de 64GB pode esgotar rápido, com vários aplicativos e arquivos.
Em relação ao sistema, ambos rodam iOS 15, que é a versão mais recente da plataforma. Aliás, esse é um ponto positivo da Apple, que costuma manter os aparelhos atualizados por bastante tempo. Dessa forma, mesmo que o iPhone 11 seja um modelo de 2019, ele ainda deve receber updates no sistema operacional.
Um diferencial do iPhone 12, porém, é a compatibilidade com redes 5G. Esse tipo de conexão acabou de chegar ao Brasil e promete velocidade e transmissão de dados muito maior. Assim, o modelo pode ser uma opção mais interessante.
iPhone 12 vs iPhone 11: qual comprar na Black Friday?
Como mostramos no decorrer deste texto, não há grandes diferenças em relação ao iPhone 12 e o iPhone 11. Aliás, esse foi um dos principais pontos negativos destacados no review do iPhone 12. Por isso, um dos fatores mais importantes na hora de decidir pelo iPhone 11 ou pelo iPhone 12 na Black Friday 2022 vai ser o preço mesmo.
O iPhone 11 é um celular de 2019. Na época do lançamento, ele chegou com preços a partir de R$ 4.999 (64GB). Já o iPhone 12, lançado em 2020, tinha preço inicial de R$ 7.999 (64GB), bem mais caro que o antecessor. Agora, ambos já estão mais baratos e devem ter uma queda de preço ainda maior, visto que o iPhone 13 e o iPhone 14 já foram lançados. Por isso, são boas opções para quem busca um celular novo na Black Friday 2022.

iPhone 11
Costumamos indicar o iPhone 11, aparelho lançado no fim de 2019, como o modelo com melhor custo-benefício da Apple atualmente. Afinal, ele combina um ótimo conjunto de especificações com um preço mais acessível (dentro do universo Apple, claro). Mas a variação de valores dele é bem grande. Em alguns dias, você vai encontrar ótimos descontos. Em outros, os preços ficam bem mais altos.
iPhone 12
O iPhone 12, por ser mais recente que o 11, lançado no fim de 2020, é também mais caro. Entretanto, o modelo deve começar a apresentar descontos por conta dos lançamentos das novas gerações, e a Black Friday pode ser uma boa oportunidade para uma queda de preço.
Vale ressaltar também que fizemos essa análise comparando apenas as versões tradicionais. Mas o iPhone 12 também pode ser encontrado na opção "Mini", que tem tela e bateria menores e é mais barato. Dependendo da sua necessidade, vale considerar o iPhone 12 Mini também.
Além disso, ambos estão disponíveis em versões Pro e Pro Max, que apresentam desempenho superior.
Vale ressaltar que nós fizemos essa análise comparando apenas as versões tradicionais. Entretanto, o iPhone 12 também pode ser encontrado em uma variante "Mini", que tem tela e bateria menores, mas também é mais barato. Dependendo das suas necessidades, vale considerar o iPhone 12 Mini também.
Além disso, ambos estão disponíveis em versões Pro e Pro Max, que apresentam desempenho superior.

Qual comprar na Black Friday?
Agora você deve estar se perguntando qual o melhor modelo para comprar na Black Friday 2022. Bom, isso vai depender do que você procura em um smartphone.
Se você busca economia e bom custo-benefício, o iPhone 11 é a melhor opção. Por um valor mais baixo, você vai ter um celular da Apple bem completo. O smartphone tem ótimo conjunto de câmeras, excelente desempenho, bateria para um dia de uso e tela de qualidade. Aproveite para conferir o review do iPhone 11 e conhecer todos os detalhes do aparelho.
Por outro lado, se você faz questão de uma tela de alta qualidade, conectividade 5G e um processador de ponta, o iPhone 12 pode ser mais interessante. Por ser mais recente, a tendência é que o celular seja melhor do que o antecessor, embora as diferenças sejam poucas. Você vai gastar um pouco mais por isso, claro. Então, veja o review do iPhone 12 e colocar esses pontos na balança.
Novamente, vale lembrar a questão da memória interna. Nem sempre o modelo de 64GB vai ser a melhor opção, pensando a longo prazo. Lembre-se que o iPhone não tem entrada para cartão de memória. Por isso, pode ser mais vantajoso pagar um pouco mais em um modelo de pelo menos 128GB do que ter problemas futuros com falta de armazenamento.
iPhone 13 e iPhone 14: os modelos mais recentes da Apple
Agora, se você pode gastar um pouco mais, os dois últimos modelos da Apple estão no mercado. O iPhone 13 foi lançado em setembro de 2021 e chegou em quatro modelos, com até quatro opções de armazenamento: iPhone 13 (128GB, 256GB e 512GB), iPhone 13 Mini (128GB, 256GB e 512GB), iPhone 13 Pro (128GB, 256GB, 512GB e 1T) e iPhone 13 Pro Max (128GB, 256GB, 512GB e 1T). Todos com o sistema operacional iOS 15, chip A15 Bionic e tecnologia de conexão 5G. Veja a ficha técnica e os preços do iPhone 13.
Já o iPhone 14 acabou de sair do forno. A Apple fez o lançamento em setembro de 2022, também com quatro variações: iPhone 14 (128GB, 256GB e 512GB), iPhone 14 Plus (128GB, 256GB e 512GB), iPhone 14 Pro (128GB, 256GB, 512GB e 1T) e iPhone 14 Pro Max (128GB, 256GB, 512GB e 1T). Todos com o sistema operacional iOS 16, chip A16 Bionic e tecnologia de conexão 5G.
- iPhone vs Android: veja análise e decida qual é o melhor
- Veja preços e detalhes do iPhone 13
- Confira as principais mudanças que chegaram com o iPhone 13
