iPhone 13, 13 Mini, 13 Pro e 13 Pro Max são os novos celulares da Apple, anunciados pela empresa em setembro de 2021. Os smartphones trouxeram melhorias significativas em relação à geração anterior, como o novo processador A15 Bionic, bateria com maior capacidade e recursos de câmera inéditos. Além disso, tiveram design renovado e estão mais resistentes.

Apesar de compartilharem algumas semelhanças, as versões Pro do novo iPhone trazem algumas funções exclusivas e oferecem desempenho mais potente. Neste artigo, você vai conhecer todos os detalhes do último iPhone e suas quatro variantes, além de seus respectivos preços e o lançamento no Brasil.

Os modelos já estão à venda na loja oficial da Apple no Brasil e no e-commerce. Os preços começam em R$ 6.599 para o 13 Mini de 128 GB e podem chegar a R$ 15.499 para o Pro Max de 1 TB.

Além do iPhone 13 e suas variações, a Apple também anunciou outros dispositivos durante o tradicional evento de setembro, como iPads e Apple Watch Series 7. Para saber os detalhes desses lançamentos, veja tudo que a Apple anunciou na apresentação.

iPhone 13 e 13 Mini ganharam uma versão na cor rosa (Foto: Divulgação/Apple)

iPhone 13 e iPhone 13 Mini

O iPhone 13 e o 13 Mini são os modelos mais simples da linha, mas se diferenciam apenas no tamanho de tela e na capacidade de bateria. De resto, eles trazem as mesmas especificações, incluindo o poderoso processador Apple A15 Bionic.

Design e tela

O iPhone novo teve design renovado por fora e por dentro. Na parte externa, além de mais bonitos e elegantes, os aparelhos ficaram mais resistentes. A fabricante utiliza a exclusiva proteção Ceramic Shield, que promete torná-los os celulares de vidro mais resistentes. Outro detalhe que contribui para maior durabilidade são as bordas planas dos telefones. Além disso, os novos iPhones 13 e 13 Mini são resistentes à água, com certificação IP68.

Na parte frontal, a câmera TrueDepth, que também é utilizada para reconhecimento facial do Face ID, está menor, deixando o notch mais discreto. Internamente, a Apple também fez algumas mudanças na organização dos componentes do novo iPhone 2021 para colocar uma bateria maior. O smartphones estão disponíveis em cinco novas cores: preto, branco, vermelho, azul e rosa.

Como dissemos, os tamanhos de tela são diferentes, o que também interfere no tamanho final do aparelho. O iPhone 13 tem 6,1 polegadas, enquanto o iPhone 13 Mini tem 5,4 polegadas, ideal para quem prefere aparelhos menores. Ambos os displays são Super Retina XDR OLED, que oferece ótimo contraste, deixando os pretos mais profundos, e maior brilho.

Segundo a fabricante, a tela OLED desta geração está 28% mais brilhante e conta com ampla tonalidade de cores, para maior realismos. A empresa também promete imagens supernítidas graças à alta densidade de pixels do display. Além disso, as telas são compatíveis com conteúdos HDR e prometem maior eficiência energética.

iPhone 13 e 13 Mini estão mais resistentes e chegam em cinco opções de cores (Foto: Divulgação/Apple)

Câmera

Os iPhones 13 e 13 Mini mantiveram a câmera dupla da geração anterior. Entretanto, a Apple trouxe diversas mudanças no conjunto e nos recursos que ele oferece. Segundo a fabricante, esse é o conjunto de câmera dupla mais avançado em um iPhone.

A câmera principal tem lente wide, sensor de 12 MP, que captura 47% mais luz do que a geração anterior, e tecnologia de estabilização óptica de imagem por deslocamento de sensor, que ajuda a obter imagens mais estáveis. Já a segunda câmera tem lente ultra-wide, também com sensor de 12 MP.

Entre os principais destaques está a variedade de recursos do novo iPhone 2021. O aparelho traz o novo Cinematic Mode, para gravações de vídeo profissionais, que realiza transições de foco automáticas e em tempo real, ajudando a guiar a atenção do espectador. Além disso, o Modo Noite está mais eficiente, sendo capaz de se ajustar automaticamente para tirar fotos claras e nítidas em ambientes com pouca luz.

O aparelho ainda traz o tradicional Modo Retrato, para desfocar o fundo da imagem, HDR Inteligente 4, que reconhece até quatro pessoas e otimiza a foto para que todos saiam bem, a nova função Estilos Fotográficos, para personalizar as imagens, entre outros recursos. Assim, o usuário terá uma experiência bem completa e fotos com qualidade profissional.

Em relação à câmera frontal, a Apple promete diversas possibilidades de fotografia, incluindo os recursos Modo Cinema, Estilos Fotográficos, Gravação em HDR Dolby Vision, Modo Retrato, Selfies em modo Noite, HDR Inteligente 4, Deep Fusion, entre outros. A câmera de selfies do último iPhone também tem sensor de 12 MP.

iPhone 13 tem câmera frontal de 12 MP e oferece diversos recursos para selfies (Foto: Divulgação/Apple)

Desempenho

Os novos iPhones 13 e 13 Mini vêm com o processador A15 Bionic, produzido pela própria Apple. Ao todo, o chip tem seis núcleos, sendo dois deles de alta performance. Ele é o responsável por permitir todos os novos recursos de câmera, além de executar o iOS 15 com rapidez. Outro destaque do A15 Bionic está na eficiência energética, que ajuda a economizar bateria.

Segundo a fabricante, a nova CPU é até 50% mais rápida que os modelos compatíveis da concorrência. Além disso, tem gráficos 30% mais rápidos. A promessa é de alta performance ao executar qualquer tarefa.

Ao contrário de versões anteriores, o iPhone 13 e o 13 Mini já começam com armazenamento de 128 GB (a versão de 64 GB não existe mais). Assim, o usuário tem mais memória para guardar seus arquivos e aplicativos. Como já é padrão da marca, os aparelhos não aceitam cartão de memória.

Outra mudança está na conexão 5G. Assim como a versão anterior, o novo iPhone 2021 é compatível com a nova geração de internet móvel. A novidade, porém, é que ele funciona com mais bandas 5G, oferecendo maior velocidade.

Por fim, os novos iPhones 13 trouxeram baterias mais duradouras, que prometem aguentar um dia inteiro de uso. Isso é fruto de uma combinação de softwares e hardware, com tela e processadores mais eficientes. A Apple não costuma revelar a capacidade da bateria dos seus smartphones. Entretanto, promete duração de 1,5 hora a mais para o 13 Mini, em relação ao iPhone 12 Mini, e de até 2,5 horas a mais para o iPhone 13, em comparação com a geração anterior.

Os modelos são compatíveis com a tecnologia MagSafe, que foi anunciada ano passado e permite utilizar acessórios para carregamento sem fio. Entretanto, ao contrário do que apontavam os rumores, a Apple não retirou a entrada para carregador. Portanto, ainda é possível carregar o aparelho com o tradicional cabo.

Apple promete bateria com duração maior nos iPhones 13 (Foto: Divulgação/Apple)

iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max

As versões Pro do iPhone 13 se destacam dos modelos tradicionais, principalmente, em relação a câmeras, tela e desempenho. Os aparelhos prometem a melhor performance em um smartphone atual.

Assim como nos modelos acima, as diferenças entre o iPhone 13 Pro e o 13 Pro Max estão no tamanho da tela e na bateria. Conheça, a seguir, todos os detalhes da linha Pro de nova geração.

Design e tela

Os iPhones 13 Pro e Pro Max também trouxeram um acabamento elegante e resistente. Em relação ao design, os smartphones contam com as mesmas melhorias apresentadas nos modelos anteriores, incluindo a proteção Ceramic Shield e certificação IP68. Além disso, eles têm construção em aço inoxidável de qualidade cirúrgica.

O notch também está menor, e a Apple modificou a organização dos componentes internos para melhorar a bateria. Os novos celulares estão disponíveis nas cores grafite, dourado, prateado e azul.

A principal diferença entre os modelos 13 Pro e 13 Pro Max está no tamanho de tela. A versão Pro tem display de 6,1 polegadas, enquanto o Pro Max conta com 6,7 polegadas. Os smartphones utilizam um painel Super Retina XDR OLED, que promete maior eficiência energética.

Além de todos os benefícios com relação a brilho, contraste e cores, que já foram vistos nos iPhones 13 e 13 Mini, os modelos Pro trazem um diferencial: a tecnologia ProMotion. Como já era esperado, o iPhone 13 Pro e o iPhone 13 Pro max têm uma tela com taxa de atualização de 120 Hz, que deixa as transições de imagens mais fluidas.

A vantagem é que essa taxa é adaptável, ou seja, o celular pode variar de 10 Hz a 120 Hz. Ele também é capaz de reconhecer os melhores momentos para aplicar cada taxa de atualização, ajudando na economia de bateria. Segundo a Apple, essa é a melhor tela de smartphone que a companhia já usou em seus aparelhos.

Tela do iPhone 13 Pro se destaca pela tecnologia ProMotion, com taxa de atualização de 120 Hz (Foto: Divulgação/Apple)

Câmera

Outra mudança relevante das versões Pro do iPhone novo está na câmera. Os smartphones mantém o conjunto de câmera tripla de 12 MP da geração Pro anterior, mas trouxe diversas melhorias.

A câmera principal tem uma lente grande-angular, com tecnologia de estabilização óptica de imagem por deslocamento de sensor. O smartphone ainda tem uma câmera ultra-wide, para fotografias com ângulos mais abertos, e um teleobjetiva, que oferece estabilização óptica de imagem e zoom óptico de 3x.

Em relação à variedade de recursos, o aparelho traz algumas funções exclusivas, além de todas os recursos apresentados no iPhone 13. É o caso do ProRes, que oferece um fluxo profissional completo de gravação e edição de vídeos. Assim, é possível fazer todas as etapas de uma filmagem no próprio iPhone. Outra novidade é a possibilidade de fotografar ou filmar no modo macro. O smartphone consegue focar a apenas 2 cm, permitindo capturar detalhes de objetos bem próximos.

O modo Noite também ganhou melhorias e está presente em todas as três lentes. A Apple promete fotos e vídeos nítidos e com alto nível de detalhes em diversas condições de iluminação. Você ainda pode contar com os recursos de câmera do iPhone 13, que foram citados acima, como Cinematic Mode, Estilos Fotográficos, HDR Inteligente 4, Deep Fusion, entre outros.

A câmera frontal não fica para trás com seus 12 MP. Ela também oferece diversos recursos para as selfies, como TrueDepth também faz bonito: Modo Cinema, Estilos Fotográficos, Gravação de vídeo, ProRes, HDR Dolby Vision, Modo Retrato Selfies em modo Noite e Deep Fusion. Enfim, os modelos Pro são opções versáteis para fotografia e oferecem diferentes possibilidades de uso.

Cinematic Mode é um dos destaques da câmera do iPhone 13 (Foto: Divulgação/Apple)

Desempenho

Os iPhones 13 Pro e 13 Pro Max oferecem potência para realizar qualquer atividade com eficiência no celular. Os modelos vêm com processador A15 Bionic, que, segundo a Apple, é o chip de smartphone mais rápido do mundo.

A GPU tem 5 núcleos e oferece desempenho gráfico até 50% mais rápido do que qualquer outro chip de smartphone, de acordo com a Apple. Além disso, a tecnologia Neural Engine agora é capaz de realizar até 15,8 trilhões de operações por segundo, deixando o aparelho ainda mais rápido para rodar apps mais pesados ou diversas tarefas simultaneamente.

Outro ponto positivo está na eficiência energética, ajudando a economizar bateria. Por falar nela, o novo iPhone Pro Max tem a maior duração de bateria em um smartphone Apple. Ele aguenta até 2,5 horas a mais do que o iPhone 12 Pro Max, enquanto o 13 Pro oferece 1,5 hora a mais em relação ao seu antecessor. Os modelos também são compatíveis com carregamento sem fio utilizando os acessórios MagSafe.

As opções de armazenamento da versão Pro também são diferentes. Os modelos podem ser encontrados com 128 GB, 256 GB, 512 GB e 1 TB de memória interna. Essa é a primeira vez que a Apple lança um smartphone com armazenamento de 1 TB.

Por fim, vale ressaltar que os iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max também são compatíveis com bandas maiores de 5G. Assim, vão oferecer mais velocidade para navegação na internet. Esse tipo de conexão ainda não está disponível aqui no Brasil, mas os donos de aparelhos da Apple já terão essa vantagem quando a tecnologia chegar.

iPhones 13 e 13 Pro têm versão com 1 TB de memória interna (Foto: Divulgação/Apple)

iOS 15

Os novos iPhones vão rodar sistema operacional iOS 15. Essa é a versão mais recente da plataforma da Apple e trouxe novos recursos.

O novo sistema torna mais fácil o compartilhamento de conteúdos pelo FaceTime com outras pessoas. Você pode, por exemplo, assistir a um filme ou ouvir uma música junto com seus amigos. Outra possibilidade é compartilhar a tela do seu smartphone também pelo FaceTime.

Além disso, agora é possível escolher as roupas do seu Memoji e utilizar novos adesivos para se expressar com os bonequinhos. O iOS 15 também trouxe mudanças visuais e agora exibe as notificações de uma nova maneira. O sistema ainda oferece ferramentas de produtividade, para te ajudar a manter o foco durante a execução de tarefas, e está mais inteligente, com recursos de tradução de texto ao vivo.

O iPhone 13 também tem recursos focados em privacidade. O objetivo da Apple é que o usuário tenha controle das suas informações pessoas e de como elas estão sendo utilizadas por cada aplicativo.

Novos iPhones 13 rodam sistema iOS 15 (Foto: Divulgação/Apple)

iPhone 13: lançamento e preços

O último iPhone chegou aos Estados Unidos no dia 24 de setembro. Aqui no Brasil, porém, a nova geração começou a ser vendida no dia 22 de outubro. Os valores dos celulares partem de R$ 6.599 para a versão mais barata do iPhone 13 Mini. A seguir, veja o preço de cada modelo do novo iPhone 2021 no Brasil e as melhores ofertas.

iPhone 13 Mini é o modelo mais barato da nova geração de celulares Apple (Foto: Divulgação/Apple)

iPhone 13 Mini: preços

  • 128 GB: R$ 6.599
  • 256 GB: R$ 7.599
  • 512 GB: R$ 9.599

iPhone 13: preços

  • 128 GB: R$ 7.599
  • 256 GB: R$ 8.599
  • 512 GB: R$ 10.599,00

iPhone 13 Pro: preços

  • 128 GB: R$ 9.499
  • 256 GB: R$ 10.499
  • 512 GB: R$ 12.499
  • 1 TB: R$ 14.499

iPhone 13 Pro Max: preços

  • 128 GB: R$ 10.499
  • 256 GB: R$ 11.499
  • 512 GB: R$ 13.499
  • 1 TB: R$ 15.499

Sempre que tivermos alguma novidade sobre os iPhones 13, vamos atualizar este artigo. Então, se quiser ficar por dentro, já coloque em sua barra de favoritos.

Se você achou o último iPhone caro, pode aproveitar para conhecer outros modelos da Apple, que devem ter uma queda de preço após o lançamento da nova geração. Confira algumas ofertas a seguir e veja também a lista de melhores iPhones de 2021.

Ficha técnica

iPhone 13 MiniiPhone 13iPhone 13 ProiPhone 13 Pro Max
Tela5,4", com painel Super Retina XDR, OLED e resolução de 2340 x 1080 pixels6,1", com painel Super Retina XDR, OLED e resolução de 2340 x 1080 pixels6,1" Super Retina XDR, OLED com ProMotion e resolução de 2532 x 1170 pixels6,7" Super Retina XDR, OLED com ProMotion e resolução de 2532 x 1170 pixels
ProcessadorApple A15 BionicApple A15 BionicApple A15 BionicApple A15 Bionic
Armazenamento128 GB, 256 GB e 512 GB128 GB, 256 GB e 512 GB128 GB, 256 GB, 512 GB e 1 TB128 GB, 256 GB, 512 GB e 1 TB
Câmeras traseirasGrande-angular de 12 MP + ultra-wide de 12 MPGrande-angular de 12 MP + ultra-wide de 12 MPGrande-angular de 12 MP + ultra-wide de 12 MP + teleobjetiva de 12 MPGrande-angular de 12 MP + ultra-wide de 12 MP + teleobjetiva de 12 MP
Câmera frontal12 MP (f/2.2)12 MP (f/2.2)12 MP (f/2.2)12 MP (f/2.2)
Gravação de vídeo4K a 60 fps4K a 60 fps4K a 60 fps4K a 60 fps
BateriaAté 17 horas de reprodução de vídeosAté 19 horas de reprodução de vídeosAté 22 horas de reprodução de vídeosAté 28 horas de reprodução de vídeos
ConectividadeWi‑Fi 6, 5G, 4G, Bluetooth 5.0, NFC e GPSWi‑Fi 6, 5G, 4G, Bluetooth 5.0, NFC e GPSWi‑Fi 6, 5G, 4G, Bluetooth 5.0, NFC e GPSWi‑Fi 6, 5G, 4G, Bluetooth 5.0, NFC e GPS
Sistema operacionaliOS 15iOS 15iOS 15iOS 15
Dimensões e peso131,5 x 64,2 x 7,65 e 140 gramas146,7 x 71,5 x 7,65 mm e 173 gramas146,7 x 71,5 x 7,65 mm e 203 gramas160,8 x 78,1 x 7,65 mm e 238 gramas
CoresPreto, branco, azul, vermelho e rosaPreto, branco, azul, vermelho e rosaGrafite, dourado, prateado e azulGrafite, dourado, prateado e azul
Leia mais sobreCelular