Galaxy A52s: o intermediário potente da Samsung
Testei o Galaxy A52s, sucessor premium do meu celular com desempenho turbinado

O Galaxy A52s 5G é um intermediário premium da Samsung lançado em setembro de 2021. O modelo é uma espécie de variante do A52 5G e do A52 convencional. Isso faz com que sejam aparelhos bastante parecidos, seja em design ou ficha técnica. Ainda assim, o A52s 5G traz algumas diferenças chamativas em relação ao seu antecessor.
No desempenho, por exemplo, o aparelho vem com um processador consideravelmente melhor que o Snapdragon 720G, do A52 convencional. Outro ponto que chama bastante a atenção é a taxa de atualização de 120Hz. Esse recurso é muito interessante e também representa uma melhoria em relação ao seu antecessor, que possuía 90Hz.
Aliás, é importante dizer: eu sou um usuário do A52 convencional. Por isso, o review é uma espécie de resumo da experiência e, ao mesmo tempo, de comparativo entre os dois aparelhos. Com o mercado dos aparelhos intermediários cada vez mais concorrido, será que o A52s 5G ainda vale a pena? Essa é a pergunta que busco responder neste review.
Se você quiser ficar por dentro do que há de melhor no mercado, confira a nossa seleção de melhores celulares de 2022.

Prós
Os principais pontos positivos do A52s são as suas melhorias em relação aos modelos anteriores. A principal está no processador 778G, presente em celulares mais premium. Ele faz com que o aparelho seja turbinado. Com isso, ele roda sem problemas a maioria dos jogos e apps pesados da Play Store. Além de deixar o Galaxy A52s 5G bem mais rápido.
Em falar em desempenho, um super recurso do A52s 5G é o RAM Plus. Ele aumenta em até 4GB a memória RAM do celular, fazendo com que ele saia de 6 para 10GB. Esse é outro ponto que diferencia este aparelho dos demais intermediários e encoste nos modelos tops de linha. A maior quantidade de RAM melhora o funcionamento do dispositivo de forma geral e faz com ele suporte maiores quantidades de tarefas ao mesmo tempo.
Outro ponto para lá de relevante é a tela. São 120Hz de taxa de atualização, com resolução Full HD+ e painel Super AMOLED. Essas características fazem com que o aparelho tenha uma tela com bons brilhos, cores vibrantes e contrastes equilibrados. Essas especificações normalmente são encontradas em modelos tops de linha.
O último ponto, que não poderia deixar de ser citado, é o suporte as redes 5G. Tanto o aparelho, quanto o processador, estão equipados e preparados para receber a tecnologia. Essa característica também acaba por deixar o aparelho mais rápido.
Contras
O Galaxy A52s apresentou algumas melhorias significativas em relação ao seu antecessor, o A52. Mas, ao mesmo tempo, não inovou muito em alguns quesitos. Um fator que poderia ganhar mais atenção da Samsung, por exemplo, é a bateria do modelo. Isso porque o aparelho conta com um desempenho e uma taxa de atualização superiores à versão anterior, mas não melhorou o nível de bateria, que continuou nos 4.500mAh. Pela potência da ficha técnica da variante, esse definitivamente é um ponto que poderia entrar no “pacote de melhorias” do Galaxy A53s.
Existe, ainda, um tópico que poderia receber melhorias. Não é exatamente um “contra”, mas faria um grandessíssimo de um diferencial, que é a tela. Apesar da Super AMOLED ser uma excelente qualidade, o aparelho poderia dar mais um passo à frente, aderindo ao recurso de HDR10+, por exemplo.
O que vem na caixa do A52s
A caixa vem com um manual de instruções e o conjunto do cabo e caixinha de carregador. Além disso, veio com a chave para abrir a gaveta do chip.


Design moderno e elegante
O design do Galaxy A52s é idêntico ao do A52 convencional, o que me foi um alívio, já que pude colocar uma das minhas capinhas nele durante os testes. A parte traseira dele é lisa, com o módulo retangular de câmeras localizado no canto superior direito. No módulo, estão quatro câmeras e um flash.

Na parte frontal, o A52s tem um design bastante moderno, com tela infinita e um notch discreto em forma de pingo na parte superior e central do celular. Na parte lateral direita, estão localizados os botões de liga/desliga e de volume. Na parte lateral esquerda, a fabricante optou por não colocar nada.

Na parte de cima do A52s está localizado o slot para chip e cartão de memória. É sempre importante ressaltar que trata-se de um dual chip, com entrada para MicroSD de até 1TB. Já na parte de baixo, além de uma das saídas de som, estão duas entradas muitíssimo importantes, que mostram como a Samsung faz muito bem o trabalho de unir o top de linha ao útil e agradável. Uma das entradas é a USB-C 2.0, tecnologia mais atual e desenvolvida de carregamento. A outra entrada é a P2, que é a clássica entrada para fones de ouvido e foi retirada de alguns aparelhos.

É importante dizer que o A52s possui áudio estéreo Dolby Atmos, o que aumenta a sensação de imersividade ao assistir conteúdos online e ao jogar, promovendo uma excelente experiência sem os fones de ouvido. Além disso, o aparelho conta com proteção IP67, contra água, poeira e arranhões.
De forma geral, o A52s, assim como os demais aparelhos da linha A a partir de 2021, possuem um design moderno e minimalista. Essas características me agradam demais em qualquer dispositivo, principalmente pelo ar premium e tecnológico.
É importante dizer que apesar do aparelho ser construído em plástico, o acabamento do celular é bastante resistente, oferecendo uma pegada confortável e uma boa sensação de segurança. Ele foi fabricado em duas cores, preto e branco,
A52s tem tela de alta qualidade
No quesito tela, não há o que reclamar do Galaxy A52s. Mesmo sendo um modelo intermediário, a variante apresenta tela de resolução Full HD+ (1080 x 2400) e painel Super AMOLED. Essas especificações fazem com que o celular seja uma excelente opção para quem deseja usar o aparelho para jogar, ou mesmo para assistir filmes e séries. As cores são vibrantes e os contrastes bem equilibrados.

O A52s também conta com taxa de atualização de 120Hz, o que representa uma melhoria em relação ao seu antecessor, o A52, que tinha 90Hz. Na prática, a tecnologia faz com que os celular atualize os quadros com mais frequência, gerando imagens cada vez mais fluidas, rápidas e realistas.
Além disso, a Samsung também garantiu que o Galaxy A52s estivesse equipado com as tecnologias mais avançadas de proteção. A Corning Gorilla Glass 5 protege o celular contra quedas, riscos e arranhões.
Desempenho potente é destaque do A52s
O desempenho é com certeza o ponto alto do Samsung Galaxy A52s 5G. Ele vem com o processador Snapdragon 778 5G, um dos mais atuais e potentes do mercado de celulares intermediários. Além disso, o A52s conta com 6GB de memória RAM, mesma quantidade do A52 convencional, mas com um detalhe que faz toda a diferença: o celular veio com o recurso RAM Plus. Isso significa que, além dos 6GB de fábrica, o aparelho utiliza mais 4GB de memória RAM virtual.
Essas especificações fazem com que ele seja mais potente, por exemplo, que todos os outros aparelhos da linha A de 2021. Não só o processador é o melhor da linha, como o recurso RAM Plus aumenta o desempenho e a velocidade do celular de forma geral. Para se ter uma ideia, o A52s tem uma performance até 42% mais rápida que o A52 5G, modelo também superior ao A52 convencional.

O Samsung Galaxy A52s veio com 128GB de armazenamento interno, quantidade suficiente para salvar uma imensidão de aplicativos, fotos, vídeos e músicas. Mas, se ainda assim precisar de mais espaço, o modelo é expansível em até 1TB via MicroSD.
De forma geral, o Galaxy A52s respondeu muito bem às tarefas e jogos pesados que eu executei. No caso do A52 convencional, é possível ver um ou outro travamentos bem sutis em alguns jogos mais pesados. No caso do A52s, a imagem simplesmente não travou e nem congelou em momento algum. É de se esperar que o sucessor receba melhorias no desempenho, mas, no caso deste aparelho, a melhoria foi para lá de significativa.
Apesar de ser um celular pensado para o uso cotidiano, o Galaxy A52s 5G não enfrentou problemas ao rodar aplicativos mais pesados. Por isso, o seu uso pode variar de acordo com o gosto pessoal de cada usuário. Mas, ainda assim, não é recomendável executar muitos aplicativos pesados, ao mesmo tempo, e durante um longo período.
Câmeras surpreendem na qualidade
O Galaxy A52s traz um excelente conjunto de câmeras traseiras. São quatro lentes, sendo a principal de 64MP e recurso de estabilização óptica. Ele também conta com uma ultra-wide de 12MP e abertura de 123º. Essa lente é ideal para tirar fotos abertas, como de uma paisagem, ou com toda a família. Além disso, ele conta com duas lentes de 5MP. Uma é macro, para tirar fotos de objetos de perto. E a outra é um sensor de profundidade, que atua no processo de deixar as fotos desfocadas, como no caso do Modo Retrato.

Já a câmera frontal tem 32MP, garante fotos nítidas, bem iluminadas e oferece uma boa variedade de funções, como é o caso do Modo Noturno e do Time Lapse.
Apesar de ser usuário do modelo convencional do A52, confesso que o conjunto de câmeras do Galaxy A52s 5G foi a primeira coisa que me impressionou no aparelho. Por ser um sucessor, era esperado que a câmera passasse por algumas melhorias. Embora alguns usuários tenham se frustrado por conta da mesma quantidade de megapixels presente nos dois celulares, as fotos desses aparelhos são muitíssimo diferentes.
Para nível de comparação, a foto abaixo foi tirada por um Galaxy A52 convencional.

E a próxima foto foi tirada com o Galaxy A52s. A diferença de brilho, nitidez e saturação fica muito clara.

Quando falamos de câmeras e conjuntos fotográficos, existem pontos mais relevantes do que a quantidade de megapixels. É o caso do processador, por exemplo, e da memória RAM. Esses componentes fazem a diferença na hora de tirar a fotografia, pois auxiliam no processo de aperfeiçoamento da imagem via inteligência artificial.
Apesar do A52 convencional e do A52s 5G serem celulares bastante próximos, a Samsung colocou diferentes processadores em cada modelo. Isso faz uma diferença significativa tanto no uso geral quanto na hora de tirar fotos.
No caso do Galaxy A52s, a fabricante optou por oferecer o processador mais premium da linha, o Snapdragon 778 5G. Por conta dele, e dos 6~10GB de RAM que o aparelho oferece, a diferença na qualidade das fotos é bastante visível, especialmente quando falamos da câmera frontal e de ambientes com pouca iluminação.
Ao comparar A52s 5G com o A52 convencional, vimos uma clara diferença no contraste da imagem na câmera frontal. No caso do A52s, o desempenho é tão potente que o aparelho consegue dar conta de fazer um excelente trabalho em conjunto com a IA, gerando fotos nítidas, com brilhos equilibrados e contrastes no ponto certo.
Para podemos compararmos bem, a foto abaixo foi tirada com um Galaxy A52 convencional.

E a foto abaixo foi tirada com o Galaxy A52s 5G. A diferença fica bastante evidente, especialmente no brilho, no contraste e na nitidez da imagem.

É importante dizer que o celular faz vídeos em qualidade 4K a 30 quadros por segundo. Ele também faz gravações em slow motion, possui a função “Pro” e uma série de outros recursos audiovisuais. A câmera frontal dele também filma em 4K a 30fps, o que é um diferencial em relação aos demais intermediários.
Bateria do A52s precisa melhorar
A bateria é um ponto negativo no A52s. Isso porque, apesar do aparelho ser um sucessor potente, ele continua com o mesmo nível de bateria antecessores: 4.500mAh. Enquanto outros aparelhos da linha A de 2021, como o A72 e até mesmo o A32, já contavam com essa autonomia.
Além disso, o aparelho conta com carregamento rápido de 25W. Ele, inclusive, cumpre muito bem a tarefa de alcançar os 100% em menos tempo que os demais.
O Samsung Galaxy A52s 5G foi lançado para ser o sucessor da linha de celulares A52. Trata-se de um modelo com um desempenho potente, além de melhorias importantíssimas para o dispositivo de forma geral. Hoje, dia 07/07/2022, ele pode ser encontrado pelo valor de R$ 1.709,13 em nosso site.
Para acompanhar o Galaxy A52s, recomendo fortemente o uso de um fone de ouvido Bluetooth. Por isso, aqui vai uma seleção de alguns modelos da Samsung.
O primeiro que recomendo é o Buds Pro, o top de linha da fabricante. Ele é um fone de qualidade e com cancelamento de ruído ativo. Para saber mais sobre ele, sugiro conferir o review do Galaxy Buds Pro.
O segundo fone de ouvido da seleção é o Buds Live, conhecido pelo formato de feijão. Ele é um modelo auricular, ergonômico, com cancelamento de ruído ativo e um design premium. O fone foi testado por uma pessoa da nossa equipe, que deixou suas impressões em um artigo. Uma boa sugestão é conferir o review do Galaxy Buds Live, para conhecer um pouco mais.
O terceiro e último produto da seleção é o Buds 2, o último fone de ouvido Bluetooth lançado pela Samsung. Ele conta com uma boa variedade de recursos e tem integração com celulares Galaxy. Se quiser saber um pouco mais sobre ele, confira o review do Galaxy Buds 2.
Produtos similares
Caso você não tenha gostado do Galaxy A52s, ou queira dar uma olhada em outras opções, aqui vão alguns modelos de celulares parecidos em ficha técnica e faixa de preço.
O primeiro celular da seleção é um celular da Samsung. O Galaxy M52 5G vem com o mesmo processador do A52s, além de contar com mais bateria e um conjunto fotográfico bem parecido. A boa notícia é que além dos modelos serem bastante semelhantes, ele costuma ser mais barato que o A52s. Para saber mais sobre o aparelho, confira o review do Galaxy M52 5G.
Outra excelente sugestão é o Motorola Edge 20 5G. Ele é um celular moderno e ultrafino. Além disso, ele também usa o processador do Galaxy A52s. Os pontos de destaque dele são os 8GB de RAM e seus 108MP na câmera principal traseira.
O Galaxy A52s é um celular intermediário premium lançado em setembro de 2021. Seus principais destaques são o processador, o conjunto fotográfico e o recurso RAM Plus.
Em uma escala de 5 a 10 (onde 5 representa aparelhos péssimos, em que não vale a pena investir, e 10 significa um ótimo celular, sem pontos negativos), minha nota final para o Galaxy A52s é 9. Essa nota foi dada levando em consideração a ficha técnica do celular, o preço e os demais intermediários do mercado. Também é nela é onde se encontram os melhores celulares.
Enquanto escrevia o texto, apelidei o Galaxy A52s de “semitop”. Isso pela quantidade de bons recursos que ele apresenta. O único ponto de atenção é mesmo a bateria. Ainda é um número baixo e representa até mesmo um retrocesso.
Ainda assim, dependendo das características que você procura em um smartphone e do quanto está disposto a pagar, consideramos que o A52s vale a pena.

Curtiu o meu review do Galaxy A52s? Ficou com vontade de comprar ele, ou algum dos modelos recomendados? Aqui, nós temos ferramentas e listas para te ajudar a economizar de verdade. Abaixo, você conhece algumas delas!
Para te ajudar com algumas questões, como comprar um celular, temos o nosso guia com muitas informações, e um artigo especial sobre as marcas de celulares. Há também artigos específicos das principais fabricantes, como melhor Asus, melhor celular Samsung, melhor Xiaomi, melhor Motorola e melhor modelo de iPhone, caso você seja fã da marca da maçã.
Você sabia que tem como baixar e usar a nossa extensão para o navegador Google Chrome para aproveitar as ferramentas do Buscapé, como o Histórico de Preços, o Alerta de Preços, além de ter acesso ao nosso Cashback, que é dinheiro de volta para você?

Além dessas ferramentas citadas, o Histórico de preços serve para você acompanhar a flutuação dos valores de um celular ou de qualquer outro produto. Você pode selecionar períodos específicos de tempo - como nos últimos 40 dias ou seis meses. Com isso, terá a informação para saber se o valor está bom preço para comprar.
Já o Alerta de Preço serve para te avisar quando o produto que você deseja chegar na faixa de preço que você quer. Você mesmo escolhe esse valor, ok? E aí é só aguardar a nossa notificação! Abaixo, um vídeo que te mostra como eles funcionam:

Ah, temos também uma página com uma curadoria diária de cupons para você! Confira abaixo como usar:


