O Samsung Galaxy M52 é talvez um dos modelos intermediários mais interessantes da marca sul-coreana. Unindo uma gama de atributos consideráveis para um celular dessa categoria, o M52 consegue entregar uma boa experiência sem ser necessário gastar muito.

Dito isso, é necessário salientar que o Samsung Galaxy M52 só consegue entregar até um certo ponto. Afinal, ele pertence à família M da marca sul-coreana, focada em em um público exigente, mas que busca menos de um smartphone e procura modelos mais em conta que o da linha mais avançada da empresa, a S (S21, S22, S22 Ultra, entre outros).

Samsung Galaxy M52 é uma boa escolha em 2022? (Foto: Buscapé)

A propósito, a linha M é focada no comércio eletrônico. Ou seja, só é vendida online. Quer saber se o Samsung Galaxy M52 se encaixa nas suas necessidades? Então dá uma olhada no review!

Samsung Galaxy M52: prós e contras

Prós

Sem dúvidas o grande diferencial do Samsung Galaxy M52 é seu custo-benefício. Com o preço de R$ 1.519,11 no dia que esse review foi escrito (em junho de 2022), o modelo permite uma navegação por apps, games e streamings de forma extremamente satisfatórias.

Sua velocidade de resposta é um diferencial para um modelo intermediário como esse. O M52 roda de forma fluida sem travamentos durante todo seu uso. O design é moderno e encaixa na mão, além de caber sem problemas no bolso. Além disso, a bateria é potente e permite o uso intenso do M52 por muitas horas.

Contras

Um dos pontos negativos é a sua câmera. Eu sei que se trata de um celular intermediário. Ou seja, não dá para cobrar qualidade de top de linha. Porém, é necessário apontar o fato de que esse aspecto deixa muito a desejar. E há modelos da mesma faixa que são melhores.

Além disso, a falta de entrada de áudio é um grande incômodo. Eu sei que de uns tempos para cá está se tornando cada vez mais comum a retirada de entradas para fones de ouvido entre as marcas, mas isso não deixa de ser um problema.

Galaxy M52: ficha técnica

Design é um dos pontos altos do Samsung Galaxy M52

Como dito antes, o design do Galaxy M52 é um de seus pontos altos. Unindo um visual sutil e elegante com conforto e ótima portabilidade, o modelo garante uma usabilidade incrível. Ele está disponível nas cores azul,preto e branco e suas curvas são suaves, se encaixando perfeitamente em sua mão.

Outro destaque do design é a parte que abriga as três câmeras traseiras. É uma leve protuberância, um pouco mais delicada que o modelo anterior. O que deu uma aparência melhor ao celular.

M52 tem um design bonito, mas não tem entrada para fone (Foto: Buscapé)

Apesar disso, o celular não apresenta em seu design entradas destinadas para combo de aúdio (fone e microfone). Esse fato torna o Galaxy mais esteticamente bonito. Porém, faz com que ele perca pontos por ser necessário a compra de um fone Bluetooth para curtir suas músicas favoritas.

Se você não abre mão dos fones de ouvido, pode ficar de olho no Galaxy Buds Live 2, que conta com som e microfone de bastante qualidade:

Câmera do M52 não impressiona

O Samsung Galaxy M52 conta com um conjunto de três câmeras na parte traseira. A principal com 64 MP, outra ultra-wide com 12 MP, e a última, macro, com 5 MP. Como dito, a câmera do M52 não é exatamente algo impressionante. Porém, a quantidade de funções como foco manual, câmera lenta e panorâmica foi satisfatória em um celular intermediário.

Galaxy M52 peca um pouco nas câmeras, mas tem bons recursos (Foto: Buscapé)

A câmera principal não entrega uma foto muito nítida ou com muita resolução durante o dia, mas consegue apresentar uma fotografia de qualidade básica. Durante o teste com modo noturno, o resultado foi ainda pior. A câmera não funciona bem sem a ajuda da iluminação da luz do dia e a diferença para o modo normal é quase zero.

Resultado de uma selfie do Galaxy M52 (Foto: João Schmidt/Mosaico)

Sua câmera frontal já consegue resultados melhores. Ela conta com 32 MP e aliada com um bom modo retrato, é capaz de tirar fotos que excederam minha expectativa.

Qualidade em foto com boa iluminação é satisfatório (Foto: João Schmidt/Mosaico)

Quer conhecer outros ótimos modelos? Então dá uma olhada em nossa lista com os melhores celulares.

Imagem tirada pelo M52 à noite não tem qualidade tão alta (Foto: João Schmidt/Mosaico)

Bateria do Galaxy M52 dá conta do recado

Voltando para os pontos positivos do M52, chegou a vez de sua bateria. Minha experiência com ela foi ótima, os 5.000 mAh dão conta do recado durante o uso de apps como TikTok, Instagram, Twitter e até jogando alguns games mais leves como Subway Surfer, tendo uma vida útil de aproximadamente 24 horas fora das tomadas, o que para as minhas necessidades foi mais do que o suficiente.

Seu carregamento também cumpre bem seu papel. Com ajuda de um carregador de 25W, o Galaxy leva em torno de uma hora e quarenta e seis minutos para carga completa a partir da carga zerada. Em linhas gerais, podemos apontar que o desempenho da bateria do M52 é muito bom, ainda mais quando lembramos que se trata de um celular intermediário.

Desempenho do Samsung M52 é bem fluido

Outro bom ponto do M52 é seu desempenho. O celular traz como processador o Qualcomm Snapdragon 778G 5G que garante fluidez durante o uso de apps, fazendo com que travamentos sejam algo muito raro. Eu, por exemplo, só passei por uma travamento durante todo o teste, e mesmo assim foi quando usei o modelo para jogos mais pesados.

Para ajudar ainda mais em seu desempenho o Galaxy conta com 8GB de memória RAM, suficiente para manter um desempenho bom durante o uso.

Processador Snapdragon 778G 5G dá conta do recado no M52 (Foto: Buscapé)

Quanto ao armazenamento, o M52 traz 128 GB. Porém, o modelo permite espaço para expansão de até 1 TB com microSD. Essas quantidades são suficientes para a maioria dos usuários, podendo guardar fotos, vídeos e apps sem dores de cabeça.

Já seu sistema operacional, o celular da Samsung conta com Android 11 de fábrica. Por último, o celular conta com conectividades de Bluetooth, GPS, NFC, USB, Wi-Fi.

Está precisando economizar na compra? Aqui estão os melhores celulares até R$ 1.500.

Acessórios disponíveis

Para melhorar ainda mais sua experiência, ficam aqui alguns ótimos acessórios que combinam muito bem com o M52.

Entre eles está o Galaxy Buds Pro, um dos melhores modelos de fones sem fio disponíveis no mercado que garantem alta qualidade de som e cancelamento de ruído.

Além do fone, é imprescindível comprar uma capa e uma película para garantir mais segurança ao celular. Para saber mais, confira o nosso artigo que explica qual é a melhor película para celular.

Produtos concorrentes

Abaixo, separamos alguns modelos que podem ser interessantes se você busca um intermediário, mas não tem certeza sobre o M52.

Galaxy A52s

O Galaxy A52 em questão é da linha A da Samsung, que também agrega modelos intermediários com um preço e custo-benefício excelentes. A próposito, nós testamos o A52 e fizemos um review para te auxiliar.

Redmi Note 11 Pro

Mudando agora de marca, o Redmi Note 11 Pro apresenta configurações muito parecidas com o M52, porém com destaque a câmera principal de 108 MP, além do custo menor.

Conheça mais sobre o Redmi Note 11 Pro e sua ficha técnica.

Vale a pena comprar o Galaxy M52?

Posto todos esses pontos citados acima e, considerando seu preço, eu acredito que o Galaxy M52 vale sim a pena. Mesmo se tratando de um celular intermediário, o Galaxy M52 consegue entregar bastante para aqueles que optarem por sua comprar. Sempre com um bom desempenho em apps como WhatsApp, Instagram, Twitter e até em alguns games leves e medianos.

Porém, sua câmera deixa um pouco a desejar, mesmo que o M52 não tenha exatamente a intenção de ser um modelo onde a câmera é o diferencial. Além disso, a falta de entrada para combo de aúdio é algo que me incomodou muito.

Se está na dúvida e busca outro modelo da mesma marca, confira nossa lista de melhor celular Samsung de 2022.

Ferramentas do Buscapé, que te ajudam a comprar

Com o Histórico de Preços, você consegue acompanhar a flutuação dos valores nos últimos 40 dias ou seis meses. Já com o Alerta de Preço, você pode indicar o precinho que cabe dentro do seu orçamento, e aí o Buscapé te avisa por e-mail e WhatsApp quando ele chegar no valor estipulado.

Aqui no Busca, você conta com uma curadoria especial de cupons para conseguir o melhor desconto. Outro recurso interessante é o cashback, onde parte do dinheiro investido no produto volta para o seu bolso. Incrível, não? Com o Buscapé, é economia de verdade!