O Galaxy A32 é um smartphone da Samsung com características básicas, ideal para quem procura um aparelho simples para rodar apps do dia a dia. Ainda assim, o modelo se destaca por trazer bons recursos para essa faixa de preço. É o caso da tela com painel Super AMOLED, resolução Full HD+ e taxa de atualização de 90 Hz. Além disso, o celular conta com bateria de 5.000 mAh, que oferece duração de até dois dias, e um conjunto de câmeras versátil.

Mas será que o Samsung Galaxy A32 é bom? Nós testamos o smartphone e vamos contar nossas impressões neste review. Para a análise, levamos em consideração design, tela, câmera, desempenho, bateria e custo-benefício. Se quiser entender nossos critérios e notas para a avaliação de produtos, veja como avaliamos celulares.

Antes de começar, vale deixar claro que estamos falando de um celular intermediário, mas com características de entrada. Ou seja, ele é voltado para pessoas que fazem um uso mais básico e não exigem muito do smartphone. Sendo assim, o modelo será avaliado dentro desta categoria e, por isso, não podemos esperar o mesmo desempenho de aparelhos premium.

Também é válido destacar que estamos falando da versão tradicional do Galaxy A32. O smartphone pode ser encontrado em um modelo compatível com internet 5G, o Galaxy A32 5G. Entretanto, ele traz algumas diferenças significativas na ficha técnica e é importante ficar atento na hora da compra.

O celular foi testado e o artigo foi produzido pela nossa redatora Aline Batista em 17/11/2021, mas o texto foi atualizado pela nossa redação com informações atualizadas no dia 23/05/2022, sobre preço e alguns recursos que foram renovados.

Galaxy A32: preço e melhores ofertas

A seguir, confira as melhores ofertas e preços para o Galaxy A32:

Prós e contras

Prós

Um dos grandes destaques do Galaxy A32 é sua tela de alta qualidade. O smartphone tem características que não costumam estar presentes em aparelhos mais básicos e, por isso, chama atenção. Ele combina uma tela Super AMOLED, com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 90 Hz.

Outro ponto positivo é o posicionamento do leitor de impressões digitais, que fica sob o display, colaborando para um design mais limpo. Aliás, também destacamos o visual do celular Samsung A32 como uma das vantagens do aparelho. Ele é construído em peça única e tem um acabamento brilhoso que dá um aspecto de smartphone premium.

Entre os prós do Galaxy A32 também não podemos deixar de mencionar a bateria de 5.000 mAh. Essa capacidade garante autonomia para dois dias de uso moderado. O smartphone ainda apresenta um bom conjunto de câmeras para a categoria, com lentes variadas e diversos recursos.

Da mesma forma, seu desempenho também é satisfatório para um aparelho mais básico. Você consegue rodar aplicativos de redes sociais e jogos leves com eficiência e sem travamentos no dispositivo. Além disso, vale destacar o armazenamento interno de 128 GB. Com ele, é possível guardar diversos arquivos e aplicativos no A32. Se você precisar de espaço extra, ele ainda aceita cartão de memória de 1 TB.

Contras

O Galaxy A32 não é um celular com muitos pontos negativos e os poucos contras não chegam a impactar negativamente no uso do aparelho. Durante os nossos testes, uma característica que incomodou bastante foi o tempo de carregamento. Apesar de ter uma bateria de longa duração e carregamento rápido de 15 W, o smartphone leva cerca de 2 horas e 30 minutos para atingir 100% de carga. Esse é um tempo bem alto para os padrões atuais.

Além disso, o celular Samsung A32 vem com alto-falante mono e não acompanha fones de ouvido na caixa. De qualquer forma, vale ressaltar que é comum não encontrar áudio estéreo em celulares nessa faixa de preço.

O que vem na caixa?

Galaxy A32 acompanha apenas o carregador (Foto: Mosaico)

Assim como outros intermediários da Samsung, o Galaxy A32 vem acompanhado apenas do carregador, sem fone, capinha ou outros acessórios. A caixa do smartphone traz:

  • Cabo USB-C para USB-A;
  • Adaptador de tomada de 15 W;
  • Chave para abrir a gaveta do chip;
  • Manual do usuário

Ficha técnica do A32 Samsung

Design

À primeira vista, o Galaxy A32 já chama atenção por seu design minimalista. O smartphone é construído em uma peça traseira única, sem módulos para o conjunto de câmeras, que ficam "soltas". Além disso, tem um acabamento brilhante que dá um aspecto premium, mesmo sendo de plástico, algo já esperado em um aparelho nessa faixa de preço. Sua lateral ainda tem uma bela pintura com efeito cromado.

Um ponto negativo é que as três lentes maiores do conjunto de câmeras ficam levemente saltadas. Isso acaba deixando as câmeras mais expostas, podendo danificar com facilidade, principalmente, se o aparelho ficar muito tempo apoiado em outra superfície, como uma mesa. Nesse caso, uma capinha ajuda a proteger o Galaxy A32.

Na parte frontal, a tela de 6,4 polegadas tem bordas mínimas, e a câmera de selfies fica alocada em um notch em formato de gota. Na lateral direita do Samsung A32, estão os botões power e de volume, enquanto na esquerda fica a gaveta para chip. Aliás, o smartphone permite usar simultaneamente dois cartões SIM e um microSD de até 1 TB.

Por fim, na parte inferior, estão o microfone, a porta USB-C para carregador, o alto-falante mono e a entrada P2 para fone de ouvido. Vale ressaltar que, apesar de ter a entrada para fone com fio, o celular não vem com o acessório na caixa. Essa tem sido uma prática comum da Samsung nos aparelhos mais recentes.

Durante o dia a dia, a experiência com o Samsung Galaxy A32 foi bastante positiva. O smartphone não é muito grande e oferece uma pegada confortável. Suas dimensões são de 158,9 x 73,6 x 8,4 mm, com peso de 184 gramas.

Até por ser um aparelho de plástico, ele é bem resistente. A traseira fica com algumas marcas de mão, mas nada muito grave. Entretanto, vale ressaltar que o Galaxy A32 não conta com certificação IP de proteção contra água. O celular Samsung A32 está disponível em quatro cores: preto, branco, azul e violeta.

Tela

A tela de 6,4 polegadas com alta qualidade é um dos grandes destaques do Galaxy A32. Apesar de ser um intermediário de entrada, com características mais básicas, ele traz um display com alta resolução, incomum nessa faixa de preço. Para começar, o celular vem com painel Super AMOLED, que tem maior nitidez e apresenta cores mais vivas do que o tradicional LCD.

Além disso, o modelo traz resolução Full HD+ (1080 x 2400 pixels) e taxa de atualização de 90 Hz. Dessa forma, as imagens atualizam com uma frequência maior e proporcionam transições mais fluidas, com movimentos mais suaves. Esse recurso é interessante, principalmente, para assistir a filmes e jogar no aparelho.

O ponto negativo é que o Samsung Galaxy A32 não oferece uma taxa de atualização adaptável, que muda conforme o aplicativo em execução. Nesse caso, o usuário deve escolher entre usar o padrão de 60 Hz ou a frequência mais alta de 90 Hz, que tende a consumir mais bateria.

De qualquer forma, todas essas características, como o painel Super AMOLED, a resolução Full HD+ e a taxa de atualização de 90 Hz, são incomuns em modelos mais básicos. A Samsung mandou muito bem em investir em um display de qualidade em um celular mais barato. Certamente, esse é um dos diferenciais do A32 Samsung em relação aos concorrentes.

Na prática, a tela do Galaxy A32 proporciona uma ótima experiência, seja para navegar na internet, assistir a filmes ou jogar. O smartphone tem nível de brilho satisfatório, permitindo enxergar bem até sob a luz do sol. As cores são vivas e com ótimo contraste. Além disso, o aparelho oferece uma proteção para conforto ocular, que ajusta automaticamente as cores da tela com base na hora do dia. Assim, à noite o celular exibe cores mais quentes.

Outro ponto positivo que vale destacar é o leitor de impressões digitais, que fica sob o display. Essa também é uma característica de celulares mais premium, mas que está presente no Galaxy A32. Às vezes, ele demora um pouco para responder, mas, de forma geral, é bastante eficiente para desbloquear a tela.

Leia também: Samsung M62 vs A72: qual celular vale mais a pena?

Câmera

Assim como a maioria dos intermediários, o Samsung Galaxy A32 tem um conjunto de câmera quádrupla, com lentes variadas. Dessa forma, é um aparelho bastante versátil para fotografia.

Entretanto, aqui, é uma questão de alinhar expectativas. Não podemos esperar uma câmera de celular premium, com fotos noturnas perfeitas e variedade de recursos, em um modelo básico. É natural que isso não vai acontecer. Um aparelho top de linha utiliza sensores mais potentes e alcança melhores resultados. Sabendo disso, podemos dizer que a câmera do Galaxy A32 é satisfatória para o que se propõe, dentro da categoria.

O smartphone tem uma câmera principal de 64 MP, com lente de abertura f/1.8. Ela produz ótimas fotos, principalmente, durante o dia, com cores vivas e bem definidas. Como já é de costume em celulares Samsung, as imagens tendem a sair levemente saturadas. Contudo, isso não chega a ser um problema e vai muito do gosto do usuário.

Foto tirada de dia com a câmera principal do Galaxy A32 (Foto: Aline Batista)

A câmera secundária é uma ultra-wide de 8 MP, ideal para fotografar paisagens, pois oferece um ângulo mais aberto. As fotos produzidas com essa lente também são bastante satisfatórias e têm boa qualidade. Entretanto, é preciso ficar atento a possíveis distorções nas imagens.

Já a câmera macro tem 5 MP e é utilizada para fotografar detalhes de objetos próximos. Seu principal problema é a falta do autofoco. Por isso, o smartphone demora para focar e conseguir uma imagem com boa definição. O Galaxy A32 também conta com um sensor de profundidade de 5 MP, que é usado para fotos com modo retrato. No geral, ele consegue desfocar o fundo com eficiência, principalmente, se não tiver muitos detalhes para cortar.

Foto macro tirada de dia com o Galaxy A32 (Foto: Aline Batista)

O cenário muda quando falamos das fotos feitas à noite. O Galaxy A32 tem dificuldade para equilibrar luzes e sombras e tende a apresentar alguns ruídos. Por outro lado, o smartphone conta com modo noturno, que ajuda a melhorar as imagens, utilizando inteligência artificial. O resultado não chega a ser maravilhoso, mas é possível conseguir boas fotos. O nível de detalhes é mais baixo, mas está dentro do esperado para um celular básico.

Foto tirada à noite com o Galaxy A32 (Foto: Aline Batista)

O Samsung A32 não oferece zoom óptico. Ele tem apenas zoom digital de até 10x. Dependendo da quantidade de zoom que você aplicar, não terá prejuízos à imagem, principalmente, durante o dia. Entretanto, acima de 4x já é possível notar uma perda de definição.

Além disso, o Galaxy A32 grava em qualidade Full HD a 30 frames por segundo, mas não tem estabilizador óptico de imagem. Na prática, os vídeos têm boa qualidade, especialmente, em condições adequadas de iluminação. Entretanto, ficam tremidos com facilidade.

Falando da câmera frontal, a situação é semelhante. O smartphone tem um sensor de 20 MP que proporciona selfies de alta qualidade em ambientes bem iluminados. À noite ou em locais mais escuros, é possível perceber alguns ruídos nas imagens.

Selfies tiradas de dia e à noite com o Galaxy A32 (Foto: Aline Batista)

Um ponto que vale destacar é a variedade de recursos e modos de fotografia do Samsung A32. O smartphone conta com modo Pro, panorâmica, câmera lenta, timelapse, entre outros. Ele também oferece filtros e efeitos de embelezamento para as imagens.

Enfim, é o que falamos mais acima. O Galaxy A32 tem uma câmera satisfatória para um aparelho básico. O conjunto é versátil, com diferentes tipos de lentes, e produz boas fotos, principalmente, durante o dia. À noite, o modo noturno ajuda a melhorar as imagens, mas obviamente não dá para exigir perfeição.

Bateria

O Galaxy A32 tem uma bateria de 5.000 mAh. Essa é uma capacidade boa para um intermediário e está de acordo com os modelos atuais. A Samsung promete dois dias de uso, ou até 19 horas de navegação na internet.

Em nossos testes, a duração ficou nessa média de dois dias, em uso moderado, alternando entre acesso a redes sociais, aplicativos de streaming e jogos leves, com momentos de inatividade. Normalmente, o aparelho ainda chegava à manhã do terceiro dia de uso com alguma carga entre 10% e 20%, mas ela não era suficiente para aguentar todo o dia.

Parte inferior do Galaxy A32 com entrada USB-C para o carregador (Foto: Mosaico)

Para que você tenha uma noção do consumo, 30 minutos de reprodução de um filme na Netflix, com a tela no brilho máximo, gasta cerca de 4% da bateria.

O ponto negativo em relação à bateria do Galaxy A32 é o tempo de carregamento. Apesar de ter carregamento rápido de 15W, o aparelho demora muito para atingir os 100% de carga. Em nossos testes, foram quase 2 horas e 30 minutos para completar o carregamento, um tempo relativamente alto para os padrões atuais. Vale ressaltar que usamos o carregador que acompanha o smartphone na caixa.

Desempenho

Mais uma vez, é importante lembrar que o Galaxy A32 é um celular com características básicas. Portanto, não podemos esperar um desempenho muito veloz. O modelo vem com processador MediaTek Helios G80, um intermediário com oito núcleos e velocidade máxima de 2 GHz. O chipset trabalha com 4 GB de memória RAM, valor considerado satisfatório para executar os principais aplicativos de redes sociais e até alguns jogos mais leves.

Na prática, o aparelho roda aplicativos leves com eficiência. Você consegue acessar redes sociais, navegar na internet, ver vídeos por streaming e até jogar alguns games mais leves sem problemas de bugs ou travamentos.

Entretanto, quando falamos de jogos pesados ou multitarefas, o cenário é diferente. O Galaxy A32 até executa essas tarefas, mas é possível perceber alguns engasgos. Além disso, ele esquenta com facilidade. Por exemplo, durante os testes com o jogo Asphalt 9, que é mais pesado, ele ficou bem quente e foi possível perceber uma queda nos gráficos, apesar de ter rodado o jogo sem travamentos.

Galaxy A32 tem bom desempenho para tarefas básicas (Foto: Mosaico)

Por isso, é importante reforçar que estamos falando de um celular básico, voltado para tarefas simples do dia a dia. Usuários que utilizam o smartphone para jogos, aplicativos pesados ou multitarefas devem procurar aparelhos com mais potência.

Um ponto positivo do Galaxy A32 é a quantidade de armazenamento. O smartphone tem memória interna de 128 GB, valor suficiente para guardar diversos aplicativos, fotos e outros arquivos. Além disso, você pode ainda pode usar um cartão de memória de até 1 TB para expandir essa capacidade.

Em relação ao sistema operacional, o Galaxy A32 sai de fábrica com o Android 11. Mas já tem atualização liberada para o Android 12 e mais duas atualizações futuras garantidas. Ele poderá ser atualizado no futuro para o Android 13, que foi anunciado recentemente e para a próxima geração prevista para 2023. Veja as novidades do Android 13, e conheça tudo sobre a versão mais atualizada do sistema operacional.

O aparelho vem com a interface One UI 4.1, personalizada pela própria Samsung. Com ela, o usuário tem acesso a aplicativos e recursos extras da marca, como o Game Booster, que permite monitorar a temperatura e o consumo de memória, enquanto você está jogando. Apesar de vir com diversos apps desnecessários já instalados, o sistema tem uma interface bastante amigável e que facilita a experiência de mexer no smartphone.

O sistema de áudio decepciona por ser mono, mas está compatível com a categoria. A maioria dos modelos nessa faixa de preço não conta com áudio estéreo. De qualquer forma, o aparelho não apresenta distorções no áudio e é uma boa opção para ouvir músicas, apesar do volume mais baixo.

Botões laterais do Galaxy A32 (Foto: Mosaico)

De resto, o Samsung Galaxy A32 vem NFC, que permite usar o Samsung Pay para fazer pagamentos e transações. Além disso, tem Bluetooth 5.0, para transferência de arquivos.

Como dissemos anteriormente, essa versão do celular A32 Samsung não tem conectividade 5G. Ele é compatível apenas com 4G, mas isso não deve ser um problema para a maioria dos usuários, visto que a internet 5G deve começar a funcionar no Brasil somente em 2022. De qualquer forma, se você quiser entender melhor sobre a tecnologia e seu funcionamento no país, vale conferir nossa reportagem especial sobre a chegada do 5G no Brasil.

Galaxy A32: preço e custo-benefício

O Galaxy A32 chegou ao Brasil em abril deste ano pelo preço de R$ 2.399. O modelo com 5G já havia sido anunciado algumas semanas antes por um valor um pouco mais alto. Como já é de costume no mercado de celulares, o preço de lançamento do celular A32 era alto e a compra não compensava na ocasião.

Entretanto, o modelo já teve uma queda de preço de mais de R$ 1.000. Atualmente, ele já pode ser encontrado no e-commerce por cerca de R$ 1.389*. Esse valor está compatível com a categoria de celulares básicos e com os recursos que o Samsung A32 entrega. Por isso, consideramos que o aparelho tem um bom custo-benefício.

Galaxy A32 já teve boa queda de preço e tem bom custo-benefício para um modelo básico (Foto: Mosaico)

Entre seus pontos positivos, podemos destacar a tela de alta qualidade, a bateria de longa duração e o conjunto versátil de câmeras, que produz fotos satisfatórias. O desempenho também é bom para um modelo de entrada, executando as principais tarefas do dia a dia com eficiência. Os contras do Galaxy A32 são poucos, como o carregamento lento e o áudio mono, mas não chegam a causar impactos negativos no uso.

Mais uma vez, reforçamos o que já foi dito acima: estamos falando de um smartphone de uma categoria mais básica, voltado para quem quer um aparelho para o dia a dia, mas não exige muito do dispositivo. É importante lembrar disso na hora da compra para que você tenha certeza de que está levando um aparelho que atende às suas necessidades.

*Alerta de flutução de preços. Valores coletados no dia 23/05/2022 e sujeitos à variação.

Acessórios compatíveis

O principal acessório que você vai precisar comprar para usar com o Galaxy A32 é um fone de ouvido, visto que o smartphone vem sem. Se estiver disposto a investir um pouco mais, vale apostar no Galaxy Buds 2, modelo da Samsung que oferece bom custo-benefício e recursos avançados, como cancelamento de ruídos. Aproveite para conferir o review do Galaxy Buds 2 e conhecer outros detalhes do dispositivo.

Entretanto, se preferir economizar, é possível encontrar bons produtos com preços mais baixos. O Redmi AirDots 2 é uma opção para quem quer um fone TWS barato. Já o JBL Tune 110 é um modelo de boa qualidade para quem procura o tradicional fone com fio. Se você prefere um headphone Bluetooth, o JBL Tune 510BT oferece até 40 horas de bateria.

Outros acessórios que você pode comprar para o Galaxy A32 são capinha e película, que ajudam a proteger o smartphone. Aliás, as cases também são uma opção interessante para quem deseja personalizar o dispositivo.

Produtos semelhantes

Se você ainda tem dúvidas sobre a compra do Galaxy A32, vamos indicar outros modelos. Para quem quer economizar, vale conferir a nossa lista de celular bom e barato em 2022, com opções de até R$ 1.200. Na mesma faixa de preço, é possível encontrar opções semelhantes da Motorola, da Xiaomi e até da própria Samsung. O Moto G30, por exemplo, também conta com memória RAM de 4 GB, armazenamento de 128 GB, câmera quádrupla e bateria de 5.000 mAh.

Já o Redmi Note 11 é um modelo interessante para quem busca um intermediário da Xiaomi. O celular tem algumas especificações parecidas, mas conta com uma versão com memória RAM de 6 GB, que deve oferecer melhor performance.

A Samsung tem o lançamento Galaxy A13, seu novo intermediário que se destaca pela bateria de longa duração e de rápido carregamento, além de suas ótimas câmeras. Para conhecer mais sobre ele, veja nossa análise completa da ficha técnica do A13.

Para quem está disposto a gastar um pouco mais e levar um intermediário mais potente, a própria Samsung tem ótimas opções. Dois modelos que nós testamos e aprovamos foram o Galaxy A72 e o Galaxy M62. Ambos têm ótimo desempenho e conjunto de câmeras. Além disso, se destacam pela boa relação custo-benefício. Confira alguns detalhes nos reviews do Galaxy A72 e do Galaxy M62.

Já se você estiver de olho na versão Galaxy A32 5G, vale ressaltar que os modelos apresentam algumas diferenças. O modelo com 5G traz algumas especificações inferiores, como tela LCD de 6,5 polegadas com resolução HD+, câmera principal de 48 MP e câmera frontal de 13 MP. Por isso, só recomendamos escolhê-lo se o 5G realmente for uma característica essencial para você. Conheça mais sobre o modelo vendo nossa análise da ficha técnica do A32 5G.

Por fim, outros modelos lançados recentemente como o A23, A33 5G e o A53 5G também valem a pena serem conhecidos. Para isso, confira tudo sobre o Galaxy A23, veja a nossa análise da ficha técnica do Galaxy A33 5G e descubra quem leva a melhor na disputa A23 x A33. Acompanhe ainda o comparativo entre o A53 e o A52 e veja o que mudou no intermediário da Samsung.

Se ainda assim não encontrar o seu modelo ideal, veja esta matéria, confira qual é o melhor celular Samsung do momento, divididos por faixa de preço, e escolha o seu.

Conclusão

Em uma escala de 5 a 10 (onde 5 representa aparelhos medíocres, em que não vale a pena investir, e 10 significa um ótimo celular, sem pontos negativos), nossa nota final para o Galaxy A32 é 9. Nessa gradação, encontram-se modelos com bom desempenho e poucos problemas.

O Samsung Galaxy A32 é uma ótima opção para quem procura um celular básico, para rodar aplicativos leves do dia a dia, mas faz questão de ter bons recursos. O smartphone oferece tela de 6,4 polegadas com excelente qualidade para a faixa de preço, bateria com boa duração e conjunto versátil de câmeras. Outro ponto de destaque é o design em peça única, que dá um acabamento mais premium. Por isso, dependendo das características que você procura em um celular e do quanto está disposto a pagar, consideramos que produto vale a pena.

Ferramentas do Buscapé

Agora que já sabe tudo sobre o Samsung Galaxy A32, que tal aprender a pagar o melhor preço por ele? Para isso você precisa conhecer as ferramentas do Buscapé.

Para acompanhar todas as variações do valor do produto, conheça o Histórico de Preço. Mas se o que quer é ser avisado quando o produto estiver com o preço que deseja pagar, você precisa conhecer o Alerta de Preços. Não deixe de saber como funciona o Cashback Buscapé e ver tudo sobre os Cupons de Desconto Buscapé, com eles você vai economizar e ainda ganhar dinheiro de volta para gastar como quiser.