M62 vs A72: qual o melhor intermediário da Samsung para comprar em 2022? Os dois aparelhos são intermediários e possuem fichas técnicas potentes. Inclusive, há semelhança entre eles em vários pontos. No entanto, algumas diferenças são importantes para o consumidor escolher o modelo ideal de acordo com as suas necessidades.

Enquanto o M62 chega com uma bateria muito acima do seu concorrente e desempenho levemente melhor, o celular A72 dá um show em câmeras, tela e design. Abaixo, preparamos um comparativo completo entre os dois modelos para te mostrar suas similaridades, diferenças e, claro, qual compensa mais comprar.

Design do Galaxy A72 é mais sofisticado e atualizado que o do M62

Design do Galaxy A72 (Foto: Shutterstock)

Na batalha de design entre o M62 vs A72 temos uma “vitória” fácil para o Galaxy A72. Isso porque ele traz uma aparência mais moderna e sofisticada que o seu adversário. A pintura lisa e o conjunto de câmeras colocadas em formato 3x2 o deixam com um visual mais próximo dos aparelhos mais caros da linha.

Do outro lado, o celular Samsung M62 traz um visual de aparelhos básicos da marca. Por mais que seja consideravelmente potente, não tem aparência como ponto forte. Ambos possuem acabamento feito em plástico, entrada para fone de ouvido e cartão de memória.

Design do Galaxy M62 (Foto: Shutterstock)

Na parte frontal, os dois são parecidos, pois, possuem telas com bordas finas e apenas um furo para a câmera frontal.

Outra vantagem para o celular A72 é que ele traz proteção contra água IP67, recurso que anteriormente era exclusivo dos modelos premium da Samsung. Contudo, essa certificação não está presente na ficha técnica do M62. O A72 foi lançado nas cores preto, branco, violeta e azul, enquanto o M62 foi lançado em verde, cinza e azul.

Tela melhor para o A72 quando comparado ao M62

Na parte de tela temos um empate técnico no confronto entre M62 vs A72. Ambos contam com um painel de 6,7 polegadas, resolução Full HD e tecnologia Super AMOLED. Essa combinação de fatores proporciona imagens em alta resolução, com cores mais vívidas e brilho alto.

A diferença principal é que o celular A72 possui taxa de atualização de 90 Hz, recurso que faz as imagens atualizarem mais rápido do que os 60 Hz do M62. Consequentemente, o modelo da linha A passa uma sensação de animação mais fluida e natural. Oura vantagem é o leitor biométrico integrado à tela, algo que não tem no M62.

Desempenho tem disputa acirrada entre o M62 vs A72

O celular A72 tem um processador com otimização para jogos (Imagem: Divulgação/Samsung)

Na parte de desempenho, novamente temos uma disputa acirrada entre o M62 vs A72. A ficha técnica do M62 tem o processador Exynos 9825, de fabricação da própria Samsung. Além disso, também conta com 6 GB de memória RAM. Já o celular Galaxy A72 usa o processador Snapdragon 732G, e também tem 6 GB de memória RAM.

Na prática, ambos os celulares são potentes e devem rodar praticamente qualquer app ou jogo atualmente, mas testes de desempenho mostram uma performance um pouco melhor do chip Exynos. No entanto, isso pouco deve ser percebido na prática, principalmente no uso no dia a dia, já que ambos possuem a mesma quantidade de memória RAM.

Outra semelhança entre o M62 vs A72 é no armazenamento interno, pois ambos trazem 128 GB de espaço e slot para cartão de memória. Os celulares da Samsung também compartilham do mesmo sistema operacional, o Android 11, mas ambos devem receber o Android 12 e, posteriormente, o Android 13.

M62 vs A72: qual tem as melhores câmeras?

As câmeras do celular A72 são melhores (Foto Shutterstock)

O Galaxy A72 possui quatro câmeras traseiras. A principal tem 64 MP, foco automático e estabilização óptica. A secundária tem 8 MP e uma lente teleobjetiva, capaz de dar zoom de até 3 vezes sem atrapalhar a qualidade da foto. A terceira câmera tem 12 MP e lente ultra-wide, enquanto a quarta e última tem 5 MP e lente macro. A câmera frontal tem 32 MP.

O Galaxy M62 também tem quatro câmeras com o sensor principal de 64 MP, mas não traz estabilização óptica. A secundária tem 12 MP e lente ultra-wide, enquanto as outras duas são de 5 MP cada (macro e sensor de profundidade).

Se na disputa de desempenho entre o Galaxy M62 vs A72 o modelo da linha M levou a melhor, aqui é novamente vez do celular Samsung A72 brilhar. Ambos conseguem fotos excelentes mesmo em ambientes de baixa iluminação, mas o A72 tem a vantagem de ter estabilização óptica. Na prática, a função é evitar tremidos e preservar a qualidade da imagem quando utilizar o zoom. Veja fotos tiradas com o aparelho no nosso review do Galaxy A72.

Os dois celulares fazem filmagens em 4K, mas como o celular A72 tem estabilização óptica, a gravação ficará mais estável.  Na parte frontal as selfies devem ficar parecidas, já que a câmera dos dois é de 32 MP e filmam em 4K.

O M62 dá um show de bateria na disputa com o A72

O Galaxy M62 tem uma bateria de 7.000 mAh e vence de lavada a disputa entre M62 e A72 (Imagem: Divulgação/Samsung)

Na batalha de bateria não tem nem o que dizer entre o M62 vs A72. O celular da linha M se destaca no mercado por ter uma bateria de 7.000 mAh, uma das maiores disponíveis no Brasil. Por outro lado, o celular Galaxy A72 traz 5.000 mAh de capacidade, tamanho padrão no mercado.

Esses 2.000 mAh a mais devem render boas horas adicionais de autonomia. Então, se você precisa de um aparelho para ficar muito tempo longe da tomada, o celular Samsung M62 é a escolha certa.

Ambos possuem carregamento turbo de 25W, mas só o M62 tem tecnologia de carregamento reverso. Isso possibilita que ele “doe” bateria para outros dispositivos, funcionando como um power bank.

Galaxy A72: ficha técnica

  • Tela: 6,7 polegadas com resolução Full HD+, tecnologia Super AMOLED e 90 Hz de taxa de atualização;
  • Processador: Snapdragon 720G octa-core;
  • Memória RAM: 6 GB;
  • Armazenamento interno: 128 GB expansível;
  • Câmera traseira quádrupla: Principal de 64 MP (f/1.8) + Teleobjetiva de 8 MP com zoom óptico de 3x + Ultra-wide de 12 MP (f/2.2) + Macro de 5 MP (f/2.4)
  • Filma em 4K;
  • Câmera frontal: 32 MP (f/2.2);
  • Bateria: 5.000 mAh com carregamento turbo de 25W;
  • Sistema operacional: Android 11 com One UI 3.1;
  • Outras características: Certificação IP67, alto-falantes estéreos, leitor biométrico integrado à tela e Bluetooth 5.0.

Galaxy M62: ficha técnica

  • Tela: 6,7 polegadas com resolução Full HD+ e tecnologia Super AMOLED
  • Processador: Exynos 9825 octa-core;
  • Memória RAM: 6 GB;
  • Armazenamento interno: 128 GB expansível;
  • Câmera traseira quádrupla: Principal de 64 MP (f/1.8) + Ultra-wide de 12 MP (f/2.2) + Macro de 5 MP (f/2.4) + sensor de profundidade 5 MP (f/2.4);
  • Filma em 4K;
  • Câmera frontal: 32 MP (f/2.2);
  • Bateria: 7.000 mAh com carregamento turbo de 25W e carregamento reverso;
  • Sistema operacional: Android 11 com One UI 3.1;

Preço e custo-benefício: M62 vs A72

O Galaxy M62 custa em torno de R$ 2.424, enquanto o Galaxy A72 está um pouco mais barato, saindo na faixa de R$ 2.299. Os dois celulares são parecidos em alguns pontos, mas se diferenciam em aspectos importantes de suas fichas técnicas. Por isso, a escolha dependerá das necessidades de cada consumidor.

Se você preza por uma tela mais fluida e câmeras de melhor qualidade, o celular Galaxy A72 é a escolha ideal. Ele também traz a vantagem de ter um visual mais atualizado, bem como proteção contra água. Veja a nossa análise completa do Galaxy A72.

No entanto, se você busca uma bateria mais duradoura que a média de celulares do mercado, vale pagar um pouquinho a mais no M62. O desempenho é o mesmo do A72 e ainda traz tela e câmeras de boa qualidade, mesmo sendo um pouco inferiores. Veja a nossa análise completa do Galaxy M62.

Veja os melhores preços para os dois aparelhos:

Se você achou os dois muito caros, dê uma olhada em celulares baratos da Samsung vendidos no Brasil. Agora, se não gostou deles, mas ainda deseja um modelo da fabricante, acesse a nossa lista dos melhores celulares da Samsung para 2022.

Ferramentas do Buscapé

Se você quer um celular no melhor preço, instale a extensão para navegador do Buscapé. Com ela, você poderá ter acesso ao Cashback e ganhar uma graninha de volta ao comprar. Com o Histórico de Preços você fica por dentro da variação de ofertas dos produtos, e com isso pode criar um Alerta de Preço para que seja notificado quando o valor chegar no que você está disposto a pagar.

Além disso, o Buscapé ainda tem cupons de desconto para te ajudar a chegar em um preço legal, e com os nossos especialistas Buscapé você pode tirar dúvidas para fazer a melhor compra!