O Galaxy A72 é o celular mais avançado da linha Galaxy A da Samsung. O intermediário foi lançado no Brasil em abril de 2021 com poucas novidades em relação ao seu antecessor, o Galaxy A71. Entretanto, trouxe algumas melhorias importantes e diversas características premium. É o caso do design elegante, conjunto de câmeras avançado e tela de alta qualidade.

Alguns meses após o lançamento, o smartphone já teve uma boa queda de preço. Por isso, é uma opção de compra interessante para quem procura um celular completo e com bom custo-benefício.

Para te ajudar a decidir se o A72 é o melhor aparelho para você, nós testamos o telefone e contamos nossas impressões no review a seguir. Nesta análise, levamos em consideração design, tela, câmera, desempenho, bateria e custo-benefício. Se quiser entender nossos critérios e notas para a avaliação de produtos, veja como avaliamos celulares.

Galaxy A72 é um celular intermediário da Samsung com bom custo-benefício para 2021 (Foto: Mosaico)

A72 Samsung: preço

A seguir, confira as melhores ofertas e preços para o Galaxy A72:

Prós e contras

Prós

O Galaxy A72 trouxe poucas mudanças em relação ao seu antecessor, o A71, mas elas foram  boas adições à ficha técnica do aparelho. Logo de cara, o smartphone já chama atenção pelo visual elegante e minimalista, que dá um aspecto de aparelho premium. Além disso, ele ganhou certificação IP67 e agora é resistente à água e à poeira.

A tela também recebeu melhorias e agora tem taxa de atualização de 90 Hz, que deixa as transições de imagens mais fluidas. O display ainda conta com painel Super AMOLED e resolução Full HD+, garantindo boa qualidade. Outra novidade em relação à versão anterior é o áudio estéreo, que tem boa qualidade e volume alto para ouvir músicas.

O Galaxy A72 também oferece ótimas câmeras. Além de produzir fotos de qualidade, o conjunto é bem versátil, com diferentes tipos de lentes, que funcionam bem tanto de dia como à noite. Outro ponto de destaque é a bateria. Com 5.000 mAh, o smartphone garante autonomia para até dois dias de uso moderado. Ele ainda tem carregamento rápido e atinge 100% de carga em cerca de 1h20min.

Em relação ao hardware, a Samsung mudou apenas o processador e manteve os 6 GB de memória RAM e os 128 GB de armazenamento. Ainda assim, o smartphone oferece bom desempenho para executar as principais tarefas. Em nossos testes, ele não apresentou travamentos e rodou bem até alguns jogos.

Por fim, outro ponto positivo atualmente é o custo-benefício do smartphone. Como veremos mais à frente, ele foi lançado por um valor bem alto, mas já teve uma queda de preço grande. Por isso, atualmente, é um dos melhores intermediários no quesito custo-benefício.

Galaxy A72 tem bom conjunto de especificações e design elegante, semelhante ao de modelos premium (Foto: Mosaico)

Contras

O Galaxy A72 tem um conjunto de especificações bem completo, sendo um bom telefone intermediário. Por isso, os pontos negativos do smartphone são detalhes pequenos, que não chegam a impactar no uso. Ainda assim, vale mencioná-los aqui.

Nós destacamos a tela com taxa de atualização de 90 Hz como um ponto positivo. Entretanto, essa taxa de atualização não é adaptativa, como vemos em outros smartphones. Nesse caso, você precisa escolher entre usar o padrão de 60 Hz ou usar os 90 Hz. Se ela fosse adaptativa, o smartphone conseguiria decidir qual o melhor momento para usá-la, de acordo com a tarefa que o usuário estiver executando.

Outro ponto que decepciona é a falta de compatibilidade do recurso de Superestabilização com a gravação em 4K. Como veremos mais à frente, o A72 tem uma lente teleobjetiva com estabilização óptica. Entretanto, o usuário precisa optar pelo Full HD para usar a ferramenta de Superestabilização.

Além disso, o Samsung Galaxy A72 vem com a interface One UI, da própria fabricante. Apesar de trazer diversos recursos extras e ter uma interface bem intuitiva, ela também vem com diversos aplicativos desnecessários já instalados, o que acaba consumindo a memória do aparelho.

O que vem na caixa

O Galaxy A72 traz poucos acessórios na caixa, assim como se tornou padrão entre os aparelhos da Samsung. O principal item que acompanha o carregador de 25 W, que, aliás, garante um carregamento bastante rápido ao smartphone. O A72 vem com:

  • Cabo USB-C para USB-C
  • Adaptador de tomada de 25 W
  • Chave para abrir a gaveta do chip
  • Manual do usuário
Galaxy A72 vem acompanhado apenas de carregador (Foto: Mosaico)

A72: ficha técnica

Design

O Samsung Galaxy A72 traz um design simples, mas bastante elegante. Ao contrário de outros modelos que apostam em traseiras texturizadas ou coloridas, o smartphone tem um visual mais sóbrio. A parte traseira é feita em cor única e tem acabamento fosco. Já as laterais têm um efeito cromado, que lembra metal.

O módulo de câmeras traseira fica levemente saltado, mas está integrado ao corpo do aparelho, como se fosse uma peça única. Além disso, ele está um pouco maior do que no A71, o que dá uma aparência semelhante à de telefones premium. Vale ressaltar que o celular é de plástico, algo já esperado em um intermediário.

Na parte frontal, o Samsung Galaxy A72 tem uma tela 6,7 polegadas, com bordas finas. Assim, oferece um aproveitamento melhor da parte frontal. A câmera de selfies fica alocada em um furo no display.

Na lateral direita, estão os botões power e de volume. Já na parte inferior, fica a porta USB-C, o alto-falante e a entrada P2 para fone de ouvido, embora o acessório não acompanhe o smartphone. Por fim, na parte superior do A72, está a gaveta para chips. O usuário pode escolher entre usar dois chips ou usar um cartão SIM e um microSD de até 1 TB para expandir o armazenamento.

Uma novidade em relação ao design que foi muito bem-vinda é a certificação IP67. Graças a ela, o smartphone está resistente à água e à poeira. O A72 pode ser submerso em água doce em profundidade de até 1 metro por 30 minutos. Vale ressaltar que, apesar dessa característica, não é recomendável ficar mergulhando o dispositivo. Essa característica é útil, principalmente, em casos de acidentes com água.

Em relação às dimensões, o Galaxy A72 tem 16,5 cm de altura, 7,74 cm de largura e 0,84 cm de espessura. Por conta da tela de 6,7 polegadas, o smartphone é grande, mas oferece uma pegada confortável. De qualquer forma, pessoas com mãos pequenas possivelmente terão que usar as duas mãos para manusear o aparelho. Além disso, o telefone pesa 203 gramas, sendo um pouco pesado, mas compatível com outros modelos intermediários com bateria maior.

Por fim, o Samsung Galaxy A72 pode ser encontrado em quatro cores: preto, azul, violeta e branco. Todos os modelos mantém o acabamento fosco e o design minimalista, em corpo único. De fato, é um smartphone bonito, elegante e que se assemelha aos modelos top de linha visualmente.

Aliás, esse design também evita que o dispositivo fique com marcas de dedo ou de uso na traseira. Além disso, o celular se mostrou resistente e não apresentou problemas até mesmo após uma queda acidental.

Apesar de ser de plástico, Galaxy A72 tem design premium (Foto: Mosaico)

Tela

O Samsung Galaxy A72 tem uma tela de 6,7 polegadas, que é grande e confortável para mexer. O smartphone utiliza um painel Super AMOLED, que tem alta nitidez e apresenta cores vívidas, e resolução Full HD+ (1080 x 2400 pixels).

Na prática, o aparelho oferece uma experiência muito boa para assistir a vídeos e filmes, navegar nas redes sociais e jogar. As cores são vibrantes e as imagens têm ótima qualidade. O brilho do display também é satisfatório e você consegue exergar com facilidade, mesmo em lugares mais claros.

Uma das principais novidades do A72 em relação ao A71 é a taxa de atualização de 90 Hz. Essa característica é importante para deixar as transições de imagens mais fluidas, porque faz com que o smartphone atualize mais rápido os frames.

A parte ruim é que a tela de 90 Hz não é adaptativa. Ou seja, o celular não é capaz de identificar a melhor taxa de atualização para cada conteúdo. Nesse caso, o usuário deve escolhe entre usar o padrão de 60 Hz ou os 90 Hz. Vale ressaltar que, quanto maior a taxa de atualização, mais bateria o dispositivo tende a consumir.

Além disso, a tela do Galaxy A72 abriga o leitor de impressões digitais. É interessante a Samsung ter apostado no recurso, que normalmente está disponível apenas em aparelhos top de linha. De forma geral, o sensor é eficiente, mas pode ser considerado um pouco lento, se comparado com outros celulares premium.

Galaxy A72 tem tela com taxa de atualização de 90 Hz (Foto: Mosaico)

Câmera

O conjunto de câmeras é um dos pontos positivos do celular A72. O modelo tem diversas semelhanças com o A71, como a câmera quádrupla traseira, com sensor principal de 64 MP e as lentes ultra-wide e macro. Entretanto, trouxe algumas melhorias, como a lente teleobjetiva com estabilização óptica.

As fotos produzidas com a câmera principal de 64 MP são muito boas. O smartphone consegue equilibrar bem as cores e registrar imagens nítidas, com bom nível de detalhes e poucos ruídos. O Galaxy A72 ainda conta com diversos recursos para fotografia, incluindo, HDR, lentes exclusivas do Snapchat, modo de embelezamento e modo Pro, entre outros.

Já a câmera ultra-wide tem sensor de 12 MP e é ideal para tirar fotos com ângulos mais abertos. Os resultados são bem semelhantes às imagens feitas com a câmera principal, com imagens nítidas, bem detalhadas e sem distorções.

O Samsung Galaxy A72 ainda conta com uma lente macro de 5 MP. Esse tipo de câmera é utilizada para fotografar detalhes de objetos próximos. É comum ver intermediários com câmeras macro que apresentam dificuldade para focar e resultam em imagens pouco nítidas. Esse, porém, não é o caso do A72. O smartphone surpreende por produzir fotos com boa qualidade, desde que o objeto esteja a uma distância adequada do aparelho, de 3 a 5 cm.

Foto macro tirada com o Galaxy A72 (Foto: Aline Batista)

Uma das novidades do câmera do intermediário da Samsung é a lente teleobjetiva com estabilização óptica, que é responsável pelo zoom. Assim, o smartphone consegue aproximar objetos mais distantes, sem perder a qualidade da imagem. No caso do celular A72, o aparelho oferece um zoom óptico de até 3x, que é bastante eficiente e mantém a foto cheia de detalhes.

O telefone ainda tem zoom digital de até 30x, que utiliza a câmera teleobjetiva e o software do aparelho. Entretanto, o recurso é menos eficaz e as imagens ficam distorcidas quando o zoom está no máximo. A lente teleobjetiva ainda tem estabilização óptica, que ajuda a conseguir fotos e vídeos mais estáveis e nítidos.

Foto tirada com a lente ultra-wide do Galaxy A72 (Foto: Aline Batista)
Foto tirada com a câmera principal do Galaxy A72 (Foto: Aline Batista)
Foto tirada com zoom de 3x do Galaxy A72 (Foto: Aline Batista)

Em relação às fotos noturnas, o Galaxy A72 também apresenta um bons resultados. Naturalmente, o aparelho é capaz de fazer bons registros à noite e ainda conta com um modo noturno, que ajuda a equilibrar luzes e sombras. Obviamente, dependendo do local e da situação, a foto pode ter alguns ruídos. Entretanto, considerando que se trata de um intermediário, é um resultado muito bom.

Foto noturna tirada com o Galaxy A72 (Foto: Aline Batista)

Além disso, a câmera do Samsung A72 também é boa para gravação de vídeos. O smartphone filma em até 4K a 30 fps. De maneira geral, as imagens têm boa qualidade, áudio claro e são estáveis. Um ponto negativo, porém, é que o recurso Superestável para vídeos só funciona em Full HD. Ou seja, não é possível usá-lo com a resolução máxima, em 4K.

Em relação à câmera frontal, o A72 traz um sensor de 32 MP que garante ótimas selfies, tanto de dia como à noite. As imagens são nítidas e tem cores vivas e realistas. O aparelho ainda conta com um modo para fazer fotos em grupo e diversos outros recursos para selfies.

Selfies tiradas de dia e à noite com a câmera frontal do Galaxy A72 (Foto: Aline Batista)

Bateria

O Galaxy A72 trouxe um ganho importante em bateria em relação ao A71. O smartphone anterior tinha capacidade de 4.500 mAh, enquanto a nova versão vem com 5.000 mAh. A Samsung promete até dois dias de uso ou 23 horas de reprodução de vídeos. Além disso, o aparelho conta com inteligência artificial para fazer a gestão de bateria. Assim, oferece uma autonomia maior, de acordo com os hábitos de uso.

Em nossos testes, o modelos aguentou os dois dias prometidos pela fabricante. Em uso moderado, alternando acesso a redes sociais, jogos leves e apps de streaming com momentos de inatividade, foi possível usar o aparelho dois dias seguidos. O smartphone ainda costumava chegar ao final do segundo dia com alguma carga, cerca de 15%. Para que você tenha uma noção do consumo, assistir a vídeos do YouTube por 40 minutos gasta cerca de 6% da bateria do A72.

De forma geral, o Galaxy A72 tem uma autonomia de bateria muito boa. No caso de pessoas que fazem um uso mais intenso do aparelho, pode ser que ele não aguente os dois dias. Ainda assim, os 5.000 mAh de capacidade garantem pelo menos um dia de uso com tranquilidade. Vale ressaltar que a tela com taxa de atualização de 90 Hz tende a consumir mais bateria.

Outro ponto positivo em relação à bateria do Samsung Galaxy A72 é o carregamento rápido. O smartphone vem com um carregador de 25W que leva cerca de 1 hora e 20 minutos para atingir os 100% de carga. Esse é um tempo muito bom, se compararmos com outros intermediários que chegam a levar duas horas para carregar.

Vale ressaltar que o cabo que acompanha o A72 tem as duas extremidades do tipo USB-C, bem como o adaptador de tomada. Embora tenha uma velocidade maior, a parte negativa é que o cabo acaba dificultando o carregamento em uma porta USB-A, aquela tradicional, presente nos computadores.

Galaxy A72 tem entrada USB-C para carregador (Foto: Mosaico)

Desempenho

A ficha técnica do Galaxy A72 inclui um processador Snapdragon 720G, um octa-core da Qualcomm com velocidade máxima de 2,3 GHz. O chipset oferece desempenho semelhante ao Snapdragon 730, que estava presente na versão anterior. Da mesma forma, a Samsung manteve os 6 GB de memória RAM do A71.

Embora o processador não seja dos mais potentes, ele é suficiente para executar as principais tarefas, junto com os 6 GB de RAM. O smartphone oferece bom desempenho em diversos aplicativos e jogos. Em nossos testes, o aparelho não apresentou travamentos ou bugs até mesmo para rodar games mais pesados, como Asphalt 9. O único problema percebido foi uma pequena lentidão ao lidar com multitarefas, mas nada que chegasse a impactar o uso.

Para jogos, os usuários podem contar com o Modo Game Booster, que permite monitorar a temperatura do smartphone e o consumo de memória. Além disso, o usuário pode ativar o Modo Prioridade para se concentrar na experiência do game. A ferramenta ainda deixa capturar a tela ou fazer gravações em vídeo.

Em relação ao armazenamento, a Samsung também manteve os 128 GB que já estavam presentes no A71. A quantidade é suficiente para guardar diversos aplicativos e arquivos, como fotos e músicas. Ainda assim, se você precisar expandir a memória, o A72 aceita cartões microSD de até 1 TB.

Outro ponto positivo está no áudio estéreo. O smartphone utiliza os alto-falantes inferior e superior para produzir um som alto e nítido. A experiência é muito boa, seja para ouvir músicas, assistir a vídeos ou jogar. O aparelho também manda bem em conectividade. Ele conta com Wi-Fi, 4G Bluetooth 5.0, NFC, GPS, entre outros. O modelo, porém, ainda não é compatível com a conexão 5G.

Além disso, o Samsung Galaxy A72 roda Android 11, versão mais recente do sistema operacional que está disponível até então. A fabricante prometeu atualização da plataforma por até três anos, o que é um bom período de tempo para um intermediário.

Um ponto de atenção, porém, é a interface One UI, utilizada pela Samsung. Apesar de trazer alguns recursos extras, como o Game Booster e o painel lateral com atalhos para aplicativos, ela vem com muitos aplicativos desnecessários. Essa já é uma reclamação antiga dos usuários de celulares da fabricante sul-coreana. O Galaxy A72 vem com diversos aplicativos da própria Samsung, que não podem ser desinstalados, além de apps do Google e da Microsoft.

Detalhe do conjunto de câmeras do Galaxy A72, que é construído em peça única (Foto: Mosaico)

Galaxy A72: preço e custo-benefício

Com base em tudo que foi dito, é possível perceber que o Galaxy A72 é um ótimo celular intermediário. O aparelho não trouxe mudanças tão grandes em relação ao antecessor, mas mas as poucas melhorias que teve foram importantes. É o caso da câmera teleobjetiva, da certificação IP, da taxa de atualização de 90 Hz, da bateria maior e do áudio estéreo, por exemplo.

Seu conjunto de especificações é equilibrado, o que faz do A72 um intermediário bastante completo. Os pontos negativos são bem poucos e, por isso, acabamos nos apegando a pequenos detalhes, como a falta da taxa de atualização adaptativa e da estabilização em vídeos em 4K e a quantidade de aplicativos desnecessários instalados de fábrica.

Mas você deve estar se perguntando se o Galaxy A72 vale a pena. Essa questão está diretamente relacionada ao preço do dispositivo. Na época do lançamento, em abril deste ano, o smartphone chegou por R$ 3.799. O valor era extremamente alto para um celular intermediário, e as melhorias no dispositivo não justificavam a compra.

Entretanto, em setembro de 2021 (mês de publicação deste review), a situação já é outra. O aparelho pode ser encontrado pela metade do preço de lançamento e sai por cerca de R$ 1.700 no e-commerce. Esse valor está totalmente de acordo com a ficha técnica do A72. Aliás, nessa faixa de preço, ele se torna um dos intermediários com melhor custo-benefício para comprar em 2021. É uma opção bem completa para quem não quer gastar muito. Por isso, nós consideramos que vale a pena e recomendamos o smartphone.

Galaxy A72 teve boa queda de preço e é uma opção com custo-benefício interessante (Foto: Mosaico)

Acessórios disponíveis

Quem comprar o Galaxy A72, possivelmente, terá que apostar também em um fone de ouvido, visto que o smartphone não traz o acessório. Uma opção interessante para quem gosta dos aparelhos da Samsung é o Galaxy Buds 2, recém-lançado pela marca. O dispositivo tem áudio de qualidade, cancelamento de ruído, design confortável e preço amigável. Por isso, a compra vale a pena.

Entre os fones da Samsung, também é possível destacar o Galaxy Buds Pro, melhor modelo da fabricante, e o Galaxy Buds Live, que já está bem mais barato. Aproveite para conferir o review do Galaxy Buds 2 e os nossos testes com o Galaxy Buds Live.

Para quem busca um fone com o tradicional cabo P2, o JBL Tune 110 é uma opção barata e com boa qualidade. Confira o review do JBL Tune 110 e aproveite para conhecer também os melhores fones de ouvido para celular.

Se você quiser investir em outros acessórios para o Galaxy A72, vale apostar em uma película e capinha para proteger o smartphone. Além disso, a case ajuda a pesonalizar o aparelho e deixá-lo com a sua cara. Confira opções de película para o A72 e capinha para o A72.

Produtos similares

O Galaxy A72 se encaixa na categoria de intermediários com algumas características premium. Nessa faixa de preço, é possível encontrar alguns modelos da Motorola e da Xiaomi que batem de frente com o aparelho. O Moto G60, por exemplo, também tem 6 GB de memória RAM e armazenamento de 128 GB. Entretanto, o modelo se destaca pela câmera principal de 108 MP, bateria de 6.000 mAh e tela com taxa de atualização de 120 Hz.

Já o Redmi Note 10 Pro, da Xiaomi, chama atenção por ter uma versão com 8 GB de RAM, que garante ótimo desempenho, e pela câmera quádrupla de 108 MP. Se quiser conhecer outros detalhes dos celulares, confira o review do Moto G60 e a análise de ficha técnica do Redmi Note 10 Pro. A gente também recomenda dar uma olhada na lista de celulares com melhor custo-benefício.

Para quem quer economia e busca um intermediário mais em conta, é possível encontrar opções mais simples da própria Samsung. O Galaxy A32 e o Galaxy M12 são alguns exemplos. Você pode conferir outras opções na nossa seleção de celular bom e barato. Já para quem não tem limite de preço, a dica é conhecer os melhores smartphones 2021.

Conclusão

Em uma escala de 5 a 10 (onde 5 representa aparelhos medíocres, em que não vale a pena investir, e 10 significa um ótimo celular, sem pontos negativos), nossa nota final para o Galaxy A72 é 9,5. Nessa gradação, encontram-se os melhores modelos, com bom desempenho e poucos problemas. Dependendo das características que você procura em um smartphone e do quanto está disposto a pagar, consideramos que produto vale a pena.

O Samsung Galaxy A72 é um excelente intermediário, com ficha técnica bem completa. Além disso, tem algumas especificações dignas se smartphones premium, como a câmera com estabilização óptica e a certificação IP67. Atualmente, o modelo se destaca pelo bom custo-benefício dentro da categoria. Seus pontos negativos são poucos e não prejudicam a experiência com o aparelho.

Aproveite para conferir outros reviews de produtos da Samsung que nós testamos: