Em meio a tantas fabricantes e opções no mercado da informática, uma dúvida surge sobre uma marca específica: notebook Vaio é bom? Essa empresa, que originalmente pertencia à Sony, passou a trilhar seu caminho independente em 2014. Com sua sede no Japão, foi em 2015 que a marca começou a expandir seus negócios para as terras brasileiras.

Apesar da separação recente, a marca foi lançada pela Sony em 1996, então já possui muita experiência no mercado. A Vaio apresenta diversos modelos de notebooks, que vai desde o mais simples e econômico aos mais potentes. Com certeza, não é a empresa de maior destaque e nem mesmo apresenta os melhores produtos da atualidade, porém ainda é uma ótima marca e não deve ser tirada do jogo. Mas afinal, por que um notebook Vaio é bom?

Se você ainda é iniciante no assunto de notebooks, não se preocupe! Nós damos um passo atrás e te explicamos direitinho como escolher um notebook!

Como são os notebooks Vaio?

Notebook Vaio é bom? A marca não é tão destacada, mas com certeza deve ser considerada (Reprodução/Shutterstock)

Além de um design elegante, os notebooks da Vaio apresentam um ótimo desempenho. Essas máquinas costumam ser equipadas com processadores da Intel Core de 10ª geração e armazenamento SSD de fábrica. Suas configurações são mais que adequadas para uma ótima experiência em atividades do dia a dia.

Ressaltamos o dia a dia pois os produtos dessa fabricante são mais recomendados para tarefas corriqueiras, como trabalho e estudo. Por não apresentarem placa de vídeo dedicada, não é tão recomendado o uso de notebooks da Vaio para jogos pesados ou programas de edição. Seus modelos mais populares realmente costumam estar na faixa de notebooks básicos a intermediários.

Para games, um notebook Vaio é bom? A resposta é não! Mas não se desespere, pois nós separamos um artigo para você sobre os melhores notebooks gamers!

Todavia, isso não inviabiliza a marca de forma alguma. A sua linha mais conhecida, a FE, é composta por modelos com configurações de hardware que servem para diferentes tipos de utilização. Essa mesma linha tem como destaque o design mais compacto, leve e minimalista, mas ainda elegante.

A família FE se divide entre FE14 e FE15, sendo a única grande diferença a sua tela. Modelos do tipo FE14 possuem tela de 14 polegadas, enquanto o tipo FE15, 15 polegadas. Além disso o FE15 é um pouco mais pesado. Em geral, sua aparência costuma ser parecida, divergindo nas configurações.

Agora se você está se perguntando: Para estudos, notebook Vaio é bom? A resposta é sim! Mas não se prenda apenas a essa marca. Confira conosco quais são os melhores notebooks para estudar!

Você ainda está se perguntando se notebook Vaio é bom? Não se preocupe! Na lista abaixo separamos vários modelos ótimos da fabricante e explicamos por que cada um deles pode ser uma ótima aquisição.

Vaio FE15 (VJFE53F11X-B1111S)

Iniciando nossa lista, indicamos o notebook VAIO FE15 VJFE53F11X-B1111S. Ele chega com um processador Intel Core i7 de 10ª geração e armazenamento em SSD de 256GB. Junto de sua RAM de 8GB, mas expansível até 20GB, esse modelo promete memória de sobra. Em adição, sua tela de 15,6 polegadas possui resolução Full HD em painel TN (Twisted Nematic).

Além disso, esse produto possui uma placa de vídeo integrada: a Intel Iris Plus Graphics G7. Seu design compacto auxilia a movimentação do notebook e torna fácil de guardá-lo em qualquer lugar. É um modelo recomendado para tarefas rotineiras, mas também funciona bem para edição de imagens ou vídeos e jogos bem leves ou mais antigos.

Se você está interessado em edição de imagens, pode se interessar também por impressões de imagens e documentos. Se for o caso, confira também nossa lista de melhores impressoras em 2022!

Por que esse notebook Vaio é bom?

  • Tela fina de 15,6 polegadas com alta resolução
  • Equipado com processador i7 de 10ª geração
  • Placa de vídeo integrada Intel Iris Plus Graphics G7
  • Armazenamento SSD de 256GB e memória RAM expansível até 20GB

Vaio FE14 (VJFE43F11X-B1311W)

O modelo VJFE43F11X-B1311W também é equipado com um Intel Core i7, mas é da versão Vaio FE14. Isso significa que esse notebook possui tela de 14 polegadas, que também é Full HD com painel do tipo TN. Esse modelo remete muito ao citado acima, também trazendo memória RAM de 8GB (dessa vez expansível até 32GB), mas se diferenciando pelo SSD de 512GB.

Sobre seu gráfico, essa versão também traz uma placa de vídeo integrada Intel Iris Plus Graphics G7. O produto se destaca pelas suas várias entradas: USB 2.0, USB 3.1, USB-C, HDMI e leitor de cartões. Porém, ele peca em sua webcam VGA, que não possui muita qualidade.

Como esperado, esse notebook também é do tipo intermediário e recomendado para o uso rotineiro. Seu design é compacto e leve, o que facilita a mobilidade. Porém, não é muito indicado para jogos ou programas pesados.

Por que esse notebook Vaio é bom?

  • Compacto, facilitando a mobilidade
  • Equipado com processador i7 de 10ª geração
  • Placa de vídeo integrada Intel Iris Plus Graphics G7
  • Armazenamento SSD de 512GB e memória RAM expansível até 32GB, é memória de sobra.

Vaio FE15 (VJFE53F11X-B)

Retornando à linha FE15, sugerimos o modelo VJFE53F11X-B. Esse notebook Vaio segue a mesma ideia de seus antecessores na lista. Ele é destinado a atividades mais cotidianas, podendo travar na tentativa de rodar jogos ou programas pesados. Seu design também é feito para ser tanto leve, quanto compacto. Sua tela Full HD atinge 15,6 polegadas.

Sobre seu interior, esse produto possui processador i7 de 10ª geração e funciona com sistema operacional Linux. Sua memória RAM é de 8GB e seu armazenamento SSD consegue chegar até 512GB. É um modelo um tanto mais barato que os anteriores, pois não possui placa de vídeo integrada. Se você não é gamer e vai usar apenas no dia a dia, é uma ótima opção!

Por que esse notebook Vaio é bom?

  • Tela fina de 15,6 polegadas com alta resolução
  • Equipado com processador i7 de 10ª geração
  • Valor mais em conta
  • Armazenamento SSD de 512GB e memória RAM de 8GB

Vaio FE14 (VJFE42F11X-B04)

Ainda mais barato, o modelo Vaio FE14 VJFE42F11X-B04 é uma ótima opção para quem busca economizar. Por ser FE14, sua tela tem 14 polegadas e é Full HD. Esse modelo foge um pouco do padrão, pois apresenta um processador um tanto inferior. A máquina usa um i5-10210U, também de 10ª geração. Possui processamento de vídeo integrado Intel UHD Graphics.

Mas se esse modelo peca no processamento, ele acerta no armazenamento. O SSD dele é de 1T, muito mais que suficiente para guardar arquivos pesados. Além disso, possui memória RAM de 8GB, com expansão para até 32GB. Por fim, possui uma grande variedade de entradas, sendo: uma HDMI, uma USB 2.0, duas USB 3.0 e uma porta USB 3.1.

Por que esse notebook Vaio é bom?

  • Compacto e leve
  • Valor mais acessível
  • Muito armazenamento SSD, atingindo 1T, RAM expansível até 32GB.
  • Diversas entradas para todas as conexões que desejar

Vaio FE14 (VJFE42F11X-B0321H)

É possível notar que a cada seção, nós apresentamos uma sugestão mais barata. Mas tome cuidado, um produto barato nem sempre pode ser o mais adequado. O modelo Vaio FE14 VJFE42F11X-B0321H, por exemplo, possui esse valor pelas suas configurações mais simples. Que incluem um processador i5 de 10ª geração, SSD de 256GB e memória RAM de 8GB (expansível até 32GB).

Sua tela é de 14 polegadas e painel básico do tipo TN. Esse modelo é compacto e intermediário, perfeito para tarefas do dia a dia. Possui placa de vídeo Intel UHD Graphics 620 integrada, mas é um modelo simples. Infelizmente, ele não serve para jogos e programas pesados.

Por que esse notebook Vaio é bom?

  • SSD de 256GB e memória RAM de 8GB (expansível até 32GB)
  • Compacto, facilitando a mobilidade
  • Placa de vídeo Intel UHD Graphics 620
  • Valor acessível para o uso cotidiano

Vaio FE14 (VJFE42F11X-B0361H)

Ainda na linha Vaio FE14, temos a versão VJFE42F11X-B0361H. Seu código se parece muito com o anterior, isso pois não existem grandes diferenças entre essas versões. O modelo repete o tamanho da tela, de 14 polegadas e Full HD. Assim como a memória RAM de 8GB com expansão para 32GB e o SSD de 256GB.

Também é compacto e com design elegante, além de possuir um processador Intel Core i5 de 10ª geração e placa de vídeo integrada Intel UHD Graphics 620. Mas qual seria a diferença entre esses modelos? Seu sistema operacional é Linux e sua webcam é de 720p, uma qualidade razoável para quem grava vídeos ou faz videochamadas com frequência.

Por que esse notebook Vaio é bom?

  • Compacto e leve
  • Placa de vídeo Intel UHD Graphics 620
  • Webcam de 720p, uma boa qualidade
  • SSD de 256GB e memória RAM de 8GB (expansível até 32GB)

Vaio FE14 (VJFE42F11X-B0891W)

Já o modelo FE14 VJFE42F11X-B0891W possui algumas configurações mais avançadas. Ele se destaca por ser um dos poucos nessa lista equipado com sistema operacional Windows 11, enquanto a maioria usa Windows 10 ou Linux. Ele também tem como diferencial positivo seu SSD, que sai do padrão 256GB e chega a 512GB. Já sua RAM é de 8GB, sendo expansível até 32GB.

Sua tela de 14 polegadas supera o Full HD, com sua resolução Quad HD (2560 x 1440 px) e sua placa de vídeo integrada é uma Intel UHD Graphics 620. No resto, o modelo segue o padrão da linha. Compacto, elegante, com processador i5 e uma boa webcam, com resolução HD de 720p. Porém, ainda não recomendamos esse modelo para games ou programas pesados.

Por que esse notebook Vaio é bom?

  • Tela de 14 polegadas com resolução Quad Core (2560 x 1440 pixels)
  • SSD de 512GB e RAM de 8GB com expansão para 32GB
  • Compacto, facilitando a mobilidade
  • Boa webcam, com resolução HD de 720p

Vaio FE14 (VJFE42F11X-B0542H)

O próximo modelo é o FE14 VJFE42F11X-B0542H, um notebook também não recomendado para jogos. Ele é compacto, leve e possui tela de 14 polegadas Full HD. Seu processador é um Intel Core Core i7-10510U de 10ª geração, o que é um ótimo destaque.

É uma boa opção para o cotidiano, como trabalhar ou estudar. Também serve bem para programas mais simples de edição de fotos ou vídeos. Seu armazenamento SSD atinge 256GB e sua memória RAM 8GB, que pode ser expandida até 32GB. Vale ressaltar que o notebook possui diversos conectores e uma câmera adequada, sendo HD de 720p.

Por que esse notebook Vaio é bom?

  • Compacto e leve
  • Câmera adequada, sendo HD de 720p
  • Possui processador i7 de 10ª geração
  • SSD de 256GB e RAM de 8GB (com expansão para 32GB)

Vaio FE14 (VJFE43F11X-B0111H)

Por fim, se nenhum desses produtos couberam no seu bolso, nós sugerimos o Vaio FE14 VJFE43F11X-B0111H. Não se engane, esse produto é o que possui as configurações mais baratas da lista. Porém, ainda serve se o objetivo é a utilização no cotidiano. Sua tela é Full HD de 14 polegadas e seu design também é elegante e compacto.

Seu processador é um i3, mas ao menos é de 10ª geração. Já sua RAM também tem um diferencial negativo, possuindo apenas 4GB de memória. Todavia, o SSD segue o padrão, tendo 256GB de armazenamento. Seu sistema operacional é um Windows 10 Home e ele é um produto focado na economia.

Por que esse notebook Vaio é bom?

  • Compacto, facilitando a mobilidade
  • SSD com 256GB de armazenamento.

Caso a nossa sugestão mais barata não tenha servido, relaxe! Nós também temos um artigo onde destacamos os melhores notebooks por até 3000 reais!

Leia mais sobreInfo+