Ter um notebook para estudar é de grande ajuda no dia a dia. Você pode acessar videoaulas, fazer pesquisas na internet, editar documentos, participar de aulas EAD, entre outras tarefas. No entanto, escolher o melhor notebook para estudo em meio a tantas opções no mercado não é uma tarefa fácil.

Por esse motivo, nós montamos uma seleção com alguns dos melhores modelos vendidos no Brasil. Entre os modelos escolhidos para a nossa lista, há opções de todas as marcas e com diferentes configurações. Assim, conseguimos ajudar tanto o consumidor que busca algo mais “básico” até aqueles mais exigentes, que precisam de uma configuração mais potente.

Como escolher qual o melhor notebook para estudar?

Veja como escolher o melhor notebook para estudar (Foto: Shutterstock)

Nós selecionamos apenas modelos que custam acima dos R$ 2.500, pois é a partir daí que começam surgir as boas opções, que não devem apresentar travamentos no dia a dia. Mas você deve estar se perguntando: qual o melhor notebook para estudar?

A escolha aqui vai depender do seu perfil de usuário e de quais aplicativos você precisa usar na hora de estudar. Os modelos um pouco mais baratos possuem uma ficha técnica simples, e são indicados para navegação na internet, uso de editores de texto, entre outras ferramentas leves.

Já as opções com i5 ou superior são consideradas intermediárias ou top de linha e trazem mais potência. Elas são boas para aqueles que pretendem rodar programas pesados, sejam eles editores, modeladores 3D, e outros usados em sala de aula.

Obviamente, o preço caminha lado a lado com o “poder de fogo” do hardware do aparelho. Então, quanto melhor o hardware, mais caro será o notebook para estudar. Veja abaixo as indicações de notebooks que preparamos.

Asus X515EA-BR1275W

Estreamos nossa lista com esse modelo da Asus. O X515EA-BR1275W é uma escolha ideal para quem busca um notebook para estudar que seja mais atualizado. Ele possui processador i3, simples, mas de 11ª geração. Além disso, o notebook já chega com Windows 11 instalado, que traz novas ferramentas e maior fluidez no sistema.

No entanto, em prol de um hardware mais atualizado, será necessário abrir mão de alguns destaques, como por exemplo, a tela Full HD. O notebook para estudo da Asus tem uma tela de 15,6 polegadas, mas ao menos traz a resolução HD. Ele possui 4GB de memória RAM e 256GB de armazenamento interno em formato de SSD, mas com a possibilidade de expansão.

Por que o Asus X515EA-BR1275W é um bom notebook para estudar?

  • Sistema Operacional Windows 11 atualizado
  • Processador Intel Core i3 de 11ª geração
  • Tela 15,6” com resolução HD
  • SSD de 256GB e RAM de 4GB

IdeaPad 3 82MFS00100

O IdeaPad 3 82MFS00100 é um modelo da Lenovo equipado com processador AMD. Esse notebook para estudar usa o chip Ryzen 5500u, um modelo que se encaixa na categoria intermediária e dá um show em desempenho no multitarefas. Se você usa algum software um pouco mais pesado nos seus estudos, é provável que esse notebook dê conta do recado.

A memória RAM é de 8GB, o que é o suficiente para o dia a dia. O armazenamento interno é SDD de 256GB, o que torna o notebook rápido, mas pode ser pouco para alguns usuários. Neste caso seria necessário o upgrade. Além disso é equipado com tela Full HD de 15,6”.

Importantíssimo ressaltar que o sistema operacional de fábrica desse notebook é o Linux. Para usuários muito habituados com Windows, pode ser necessária uma adaptação. Se você quiser instalar o Windows, precisará comprar uma licença e fazer a instalação por conta própria.

Por que o IdeaPad 3 82MFS00100 é um dos melhores notebooks para estudar?

  • Processador AMD Ryzen 5500u traz ótimo desempenho
  • Tela 15,6” com resolução Full HD
  • SSD de 256GB e RAM de 8GB

Asus X515EA-EJ1320T

Retornando para a Asus, outro notebook bom para estudos de alta qualidade é o X515EA-EJ1320T. O modelo é equipado com um Intel Core i3 de 11ª geração e possui placa de vídeo integrada. Sobre seu sistema operacional, o Asus X515EA-EJ1320T possui o Windows 11 instalado já de fábrica.

Seu armazenamento SSD não é diferente dos citados anteriormente, pois atinge até 256GB. Já sua memória RAM se difere do modelo acima de maneira negativa, pois tem espaço de apenas 4GB, o que pode incomodar algumas pessoas. Sua tela tem 15,6” e resolução Full HD. Num geral, é um ótimo modelo quando falamos sobre notebook para estudar.

Por que o Asus X515EA-EJ1320T é um dos melhores notebooks para estudar?

  • Sistema Operacional Windows 11 atualizado
  • Processador Intel Core i3 de 11ª geração
  • Tela 15,6” com resolução Full HD
  • SSD de 256GB e RAM de 4GB

Dell Inspiron 5000 i14-5406

Agora partiremos para a Dell. Seu modelo Dell Inspiron 5000 i14-5406 é um notebook para estudos com processador Intel Core i3 de 11ª geração. Um chip não tão adequado para jogos, mas perfeito para qualquer um que use o notebook para estudar. Sua placa de vídeo é integrada e o modelo apresenta Windows 10 instalado de fábrica.

Seu espaço não é muito extenso, mas é suficiente para tarefas como estudar ou trabalhar. Seu armazenamento SSD atinge 128GB, enquanto sua RAM, 4GB. O Dell Inspiron 5000 i14-5406 traz uma tela mais modesta, com tamanho de 14” e resolução HD. Porém compensa em alguns recursos a mais, como a tecnologia touchscreen e seu teclado retroiluminado.

Por que o Dell Inspiron 5000 i14-5406 é um dos melhores notebooks para estudar?

  • Processador Intel Core i3 de 11ª geração
  • Tela 14” com resolução HD e tecnologia touchscreen
  • SSD de 128GB
  • Teclado retroiluminado facilita a vida de quem trabalha no escuro

Acer Aspire 5 A514-54-384J

Outra ótima opção de notebook para estudar é o modelo Aspire 5 A514-54-384J, da Acer. Assim como alguns produtos citados acima, esse laptop conta com um processador Intel Core i3 de 11ª geração. A grande vantagem desse componente é que ele tem ótimo desempenho para qualquer tarefa cotidiana e não gera custos gigantescos no produto final.

O armazenamento desse modelo é SSD e conta com 256GB de espaço, enquanto sua memória RAM é de 8GB. Isso torna a máquina mais rápida e fluída. O tamanho de sua tela antirreflexiva é de 14”, o que significa que é um notebook menor e mais compacto, e traz resolução Full HD.

Por que o Acer Aspire 5 A514-54-384J é um dos melhores notebooks para estudar?

  • Processador Intel Core i3 de 11ª geração
  • Tela antirreflexiva de 14” com resolução Full HD
  • SSD de 256GB e RAM de 8GB

Samsung Book X30 NP550XDA-KF2BR

Esse é o modelo atualizado do Samsung Book X30. Além da adição do i5 de 11ª geração, também trouxe o SSD já de fábrica, que era um dos pontos negativos da versão com i5 de 10ª geração. O processador foi feito para rodar tarefas do dia a dia com ótimo desempenho e também alguns softwares mais pesados. Então, se o seu uso é acima do casual, mas não “hardcore”, o X30 deve dar conta do recado.

Além do processador i5 de 11ª geração, esse notebook para estudar também traz 8GB de memória RAM e 256GB de armazenamento interno, e em ambos os casos é fácil de fazer o upgrade, já que o acesso aos componentes é facilitado. O sistema operacional aqui é o Windows 10, mas o notebook já tem a atualização para o Windows 11 garantido pela Samsung!

Por que o Samsung Book X30 NP550XDA-KF2BR é um bom notebook para estudo?

  • Processador Intel Core i5 de 11ª geração
  • Tela antirreflexiva de 15,6” com resolução Full HD
  • SSD de 256GB e RAM de 8GB

Acer Aspire 5 A514-54-54LT

Esse notebook para estudar usa o mesmo processador do modelo anterior, o i5 1135G7, e também traz a mesma quantidade de memória RAM (8GB) e SSD de 256GB. Com um hardware igual, é esperado que o desempenho também seja semelhante, então essa será uma alternativa para o modelo da Samsung, caso você não tenha preferência de marcas na hora de comprar.

A tela também tem 14 polegadas e resolução Full HD, excelente na hora de assistir videoaulas, ou mesmo curtir aquela série no momento de descanso. O Acer Aspire 5 é um pouco mais compacto, mas aceita upgrade tanto de memória RAM quanto de armazenamento interno, já que possui uma entrada SATA adicional, que pode ser usada para a instalação de um HD.

Por que o Acer Aspire 5 A514-54-54LT é um bom notebook para estudo?

  • Processador Intel Core i5 de 11ª geração
  • Tela antirreflexiva de 14” com resolução Full HD
  • SSD de 256GB e RAM de 8GB

IdeaPad 3 82MF0004BR

Retornando para a Lenovo, sugerimos outro notebook para estudo da linha IdeaPad 3. A versão 82MF0004BR inova ao apresentar um processador diferenciado dos citados acima. Seu AMD Ryzen 7 5700U traz grande desempenho não apenas para a vida cotidiana, com também para games. É um modelo ótimo para quem quer estudar, mas curte jogar de vez em quando.

Sua tela de 15,6” é de ótima qualidade, apresentando resolução Full HD e tecnologia antirreflexiva. Sobre sua memória, o notebook tem 8GB de RAM e 256GB de armazenamento SSD. Mais que suficiente para jogos simples e estudos, sem travamentos ou lentidão durante o uso. Lembrando que, pela ausência de uma placa de vídeo dedicada, não é possível rodar jogos pesados ou com gráficos complexos nesse laptop.

Por que o IdeaPad 3 82MF0004BR é um bom notebook para estudo?

  • Sistema Operacional Windows 11 atualizado
  • Processador AMD Ryzen 7 5700U
  • Tela antirreflexiva de 15,6” com resolução Full HD
  • SSD de 256GB e RAM de 8GB

Aspire 5 A515-54-58KB

Outro notebook bom para estudar é esse modelo do Aspire 5, que conta com processador i5 de 10ª geração. O desempenho é superior a modelos básicos, mas não chega a ser indicado para usuários “hardcore”, que precisam usar softwares muito pesados para estudar ou mesmo gostam de jogar no tempo livre.

Apesar de ter uma ficha técnica semelhante aos anteriores, aqui temos um diferencial importante: 512GB de armazenamento em SSD. Sabemos que algumas áreas de estudo demandam muito espaço para guardar arquivos... Por isso, esse computador para estudo deve suprir esse problema sem que o usuário precise comprá-lo já pensando em upgrade, apesar de ser possível.

Por que o Aspire 5 A515-54-58KB é um bom notebook para estudar?

  • Processador i5 de 10ª geração
  • Tela antirreflexiva de 15,6” com resolução Full HD
  • SSD de 512GB e RAM de 8GB

Samsung Book NP550XDA-KH3BR

Gostou da ideia de ter 512GB de armazenamento interno, mas deseja um notebook mais atualizado? Então a escolha ideal é esse modelo do Samsung Book, pois ele chega equipado com i5 de 11ª geração e com Windows 11 instalado de fábrica. O novo processador é mais potente que a geração anterior e trabalha melhor o gerenciamento de energia, o que resulta em uma melhor autonomia.

Outra vantagem desse notebook para estudar é a tela de 15,6 polegadas com resolução Full HD, o que é excelente para quem precisa assistir videoaulas e também pretende usar o aparelho para curtir aquele filme na Netflix ou qualquer outro streaming. Por ser um modelo intermediário, esse aparelho não possui placa de vídeo dedicada.

Por que o Samsung Book NP550XDA-KH3BR é um bom notebook para estudo?

  • Sistema Operacional Windows 11 atualizado
  • Processador i5 de 11ª geração
  • Tela antirreflexiva de 15,6” com resolução Full HD
  • SSD de 512GB e RAM de 8GB

Acer Aspire 5 A514-54G-71QA

O Acer Aspire 5 A514-54G-71QA é um ótimo notebook para estudos e conta com os incríveis 512GB de SSD. Porém seu armazenamento não é a única inovação. Diferentemente dos modelos acima, esse laptop conta com um processador Intel Core i7 de 11ª geração, sendo o chip mais moderno citado na lista até então.

Sua RAM é de  8GB, como esperado, e sua tela também é um pouco modesta. Com tamanho de 14” e resolução Full HD, sua tela antirreflexiva se mostra simples, mas suficientemente boa para estudar ou jogar games simples sem muitos problemas. Vale ressaltar que seu sistema operacional de fábrica não é o mais atual, sendo ele o Windows 10.

Ele se destaca também pela presença de uma placa de vídeo dedicada, a MX350. Não é uma GPU potente e não rodará jogos modernos, mas ajudará no processamento gráfico e permitirá um uso mais suave e com menos travamentos de softwares de edição de foto, ilustração e vídeo.

Por que o Acer Aspire 5 A514-54G-71QA é um bom notebook para estudo?

  • Processador i7 de 11ª geração
  • Tela antirreflexiva de 14” com resolução Full HD
  • SSD de 512GB e RAM de 8GB
  • Placa de vídeo dedicada MX350

Asus VivoBook 15 X513EA-EJ1314T

Retornando para a Asus, outro notebook para estudar com ótimo desempenho é o VivoBook 15 X513EA-EJ1314T. Esse modelo também é equipado com um  Intel Core i7 de 11ª geração e traz sistema operacional Windows 10 de fábrica.

É um laptop muito parecido com os anteriores, mas é equipado com uma tela antirreflexiva de alta qualidade, com tamanho de 15,6” e resolução Full HD. Seu armazenamento SSD atinge 512GB, o que já é muito espaço. Porém, sua RAM de 16GB é um grande destaque, tornando as atividades no computador bem mais rápidas e evitando travamentos mesmo com muitas atividades simultâneas.

Por que o Asus VivoBook 15 X513EA-EJ1314T é um bom notebook para estudo?

  • Processador i7 de 11ª geração
  • Tela antirreflexiva de 15,6” com resolução Full HD
  • SSD de 512GB e RAM de 16GB

Acer Aspire 5 A515-45G

O notebook para estudos Acer Aspire 5 A515-45G conta com um sistema operacional atualizado, o Windows 11. Seu processador também é moderno, sendo o chip um potente AMD Ryzen 7 5700U. A linha Ryzen 7 rivaliza com a Intel Core i7, para você entender a potência.

Suas outras configurações são ótimas também e seguem alguns padrões citados antes na lista. Sua tela antirreflexiva é de 15,6” e traz uma resolução Full HD. Sobre seu armazenamento, é do tipo SSD, com 512GB. Enquanto sua RAM atinge um pouco menos que o modelo acima, tendo 8GB de espaço.

Por que o Acer Aspire 5 A515-45G é um bom notebook para estudo?

  • Sistema Operacional Windows 11 atualizado
  • Processador AMD Ryzen 7 5700U
  • Tela antirreflexiva de 15,6” com resolução Full HD
  • SSD de 512GB e RAM de 8GB

MacBook Air com M1

O MacBook Air é caro, mas, se você tem condições de comprar um, com certeza não irá se arrepender. Seu grande destaque é o processador M1, consideravelmente mais rápido que os concorrentes com processadores Intel.

Junto ao macOS, esse notebook para estudos oferece um ótimo desempenho, seja em tarefas básicas do dia a dia, ou mesmo em softwares pesados, editores, entre outros. Ele possui 256GB de armazenamento interno, mas aceita upgrades de até 2TB. Além disso, a vantagem do macOS é ter alguns softwares exclusivos, principalmente voltados para a área de edição.

Por que o Macbook Air com M1 é um bom notebook para estudo?

  • Sistema Operacional macOS de alto desempenho
  • Processador Apple M1
  • Tela de retina de 13,3” com leitor biométrico
  • SSD de 256GB e RAM de 8GB

Galaxy Book Pro

O Galaxy Book Pro é talvez um dos melhores notebooks para estudar vendidos aqui no Brasil. Ele possui um hardware potente e traz o processador i7 de 11ª geração, que junto aos 16GB de memória RAM, não deve apresentar travamento nem mesmo em softwares mais exigentes.

Armazenamento interno também não é um problema com esse aparelho, pois ele conta com 1TB de SSD do tipo NVMe, que é ainda mais rápido que o convencional. Além disso, o notebook da Samsung é fino e leve, pesando pouco mais de um quilo.

A Samsung caprichou na tela desse notebook bom para estudar, que usa tecnologia AMOLED para cores mais vívidas e um ótimo contraste de preto. A resolução é Full HD, e as bordas finas ajudam a dar mais imersão de conteúdo ao usuário. Para completar, ele oferece um pareamento rápido a dispositivos Bluetooth e conta com uma bateria que dura até longa duração, com carregamento rápido.

Por que o Galaxy Book Pro é um bom notebook para estudo?

  • Sistema Operacional Windows 10 já é suficiente
  • Processador i7 de 11ª geração
  • Tela de 15,6” com resolução Full HD
  • SSD de 1TB e RAM de 16GB

Galaxy Book Pro 360

Outro modelo que figura entre os melhores notebooks para estudar é o Galaxy Book Pro 360. Assim como o citado anteriormente, este possui um formato compacto e é muito leve, pesando pouco mais de 1kg.

O processador i7 de 11ª geração também foi mantido, bem como a memória RAM de 16GB, o que significa que o desempenho será o mesmo do Galaxy Book Pro. O armazenamento interno foi reduzido pela metade e aqui tem 512GB no padrão NVMe, mais rápido que os SSDs convencionais.

A maior diferença fica para a tela. Ela mantém a resolução Full HD e tecnologia AMOLED, mas traz o destaque de ser touch, ou seja, você pode usar o Galaxy Book Pro em modo tablet. O novo recurso deixa a interação com o notebook ainda mais prática, e o usuário pode inclusive fazer desenhos com a caneta S Pen, que acompanha o aparelho. Uma boa para estudantes de Design, por exemplo.

Por que o Galaxy Book Pro 360 é um bom notebook para estudar?

  • Sistema Operacional Windows 10 já é suficiente
  • Processador i7 de 11ª geração
  • Tela antirreflexiva de 13,3” com leitor biométrico
  • SSD de 512GB e RAM de 16GB
Leia mais sobreInfo+