Usar um notebook para trabalho é mais prático do que usar um desktop. Não só você pode poupar espaço em uma mesa pequena no escritório como ainda pode carregá-lo para viagens ou para o home office. Felizmente, não faltam opções de vários preços e potências para escolher. Mas, ao mesmo tempo, pode ser difícil decidir qual o melhor notebook para trabalho para as suas necessidades profissionais.

Por isso, nós preparamos esta lista que inclui não apenas os melhores notebooks para trabalho como ajuda você a descobrir se eles servem para você. Assim, se está procurando um notebook profissional para 2022, confira as nossas dicas e indicações. Para melhorar, nós atualizaremos este artigo ao longo do ano para adicionar novas opções. Então se ainda estiver na dúvida, é só voltar depois. Confira os modelos abaixo.

Como escolher qual o melhor notebook para trabalho?

O melhor notebook para trabalho é algo que varia dependendo do profissional e da sua área. No entanto, algumas características em comum nos ajudam a selecionar modelos que combinam com várias atividades. Um ponto que todos podem concordar é que velocidade é essencial.

Por causa disso, ter um armazenamento em um SSD é indispensável para ligar o notebook e abrir o sistema operacional e os programas em poucos segundos. Uma boa memória RAM também entra como necessidade para poder manter vários softwares e abas de navegador abertos sem risco de travamento. Da mesma forma, o processador deve ter uma capacidade razoável para manter tudo funcionando. Não precisa ser de ponta, mas escolher um que seja no mínimo de categoria intermediária vai facilitar o seu trabalho.

Um notebook para trabalho é útil para usar tanto no escritório quanto no home office (Foto: Shutterstock)

Vale ainda ficar de olho na quantidade de entradas USB ou HDMI se você precisar conectar periféricos, monitores e pendrives, por exemplo. Ter entrada de cabo de rede permite usar internet por cabo em vez do Wi-Fi para menos problemas de conexão. A portabilidade também pode ser um critério para profissionais que precisam levar o notebook para trabalho para todo canto. São pontos extras que é importante considerar ao escolher qual o melhor notebook para trabalho.

Em contrapartida, a placa de vídeo dedicada é um exemplo de recurso que depende do profissional. Se você quer um notebook para trabalho apenas para usar planilhas e internet, não é algo de que precise. Mas, se você faz edição de vídeo ou usa softwares de arquitetura, por exemplo, vai precisar de uma placa de vídeo dedicada, além de mais RAM, um processador melhor e uma tela de qualidade.

Se você tem uma atividade que exige mais do notebook para trabalho, sugerimos ver outras listas mais específicas, como:

Bem, vamos aos modelos!

Lenovo Ideapad 3i 82BS0005BR

O Lenovo IdeaPad 3i é um notebook para trabalho simples e ideal para quem tem atividades básicas. Ele tem um processador Intel Core i5 10210U, de categoria intermediária, que dá conta do recado. A sua placa de vídeo é integrada e modesta e não serve muito para trabalhar com edição de imagem ou renderização.

Esse IdeaPad 3i vem com 8GB de RAM, o que serve bem para um notebook para trabalho. O modelo é dual-channel, sendo 4GB soldados e outros 4GBs em um slot removível, o que significa que o usuário pode expandir para ter no máximo 12GB. O armazenamento é de 256GB em um SSD, ou seja, boa velocidade, ainda que com espaço limitado. Você também pode expandir o armazenamento com o slot extra.

A tela tem 15,6 polegadas com resolução HD e feito em painel TN. A qualidade inferior é um ponto negativo, mas faz pouca diferença para quem não atua com imagens ou vídeos. Em compensação, o tamanho da tela é ótimo para lidar com muitas informações de uma vez. Esse notebook profissional tem teclado numérico dedicado e uma webcam de 720p. Ao todo são três entradas USB, sem USB-C ou cabo de rede, mas com leitor de cartão.

Destaques desse notebook para trabalho

  • Preço mais em conta
  • Tela de 15,6 polegadas tem mais espaço para visualizar as tarefas
  • Tem teclado numérico para quem usa o acesso rápido dessas teclas

Samsung Book X30 NP550XDA-KF2BR

O Notebook Samsung Book X30 é um bom notebook para trabalhar majoritariamente com programas leves, como pacote Office e navegadores. O processador Intel Core i5-1135G7 serve bem para essas finalidades. Além disso, por ser de uma geração mais nova, sua placa de vídeo integrada tem um pouco mais de potência e pode ajudar em edições de foto pontuais.

A memória RAM é de 8GB em um slot e tem como armazenamento 256GB em SSD. Ambos vêm com slot extra para aumentar a capacidade. Um ponto positivo é que a linha Samsung Book tem tampas de acesso rápido. Isso significa que você pode fazer estes upgrades sem abrir a traseira inteira do dispositivo, preservando a garantia.

A tela de 15,6 polegadas e resolução Full HD dão mais espaço e qualidade, ainda que use painel TN, que distorce cores. A webcam, no entanto, tem qualidade menor, sendo VGA de 640x480 pixels, o que afeta as videochamadas.

Para fechar, esse notebook profissional tem amplas formas de conexão. Tem entradas USB-A e também uma USB-C. Ele vem com leitor de cartão de memória e entrada de cabo de rede RJ-45. O Samsung Book X30 ainda se conecta com celulares da marca e tem teclado numérico.

Destaques desse notebook para trabalho

  • Notebook bom para trabalho com preço em conta
  • Tela de 15,6 polegadas tem mais espaço para visualizar as tarefas
  • Tem tampas de acesso rápido para expansão de RAM e armazenamento
  • Boa quantidade e variedade de conexões incluindo cabo de rede
  • Tem teclado numérico para quem usa o acesso rápido dos números

Acer Aspire 5 A514-54G-586R

O Notebook Acer Aspire 5 A514-54G-586R é um notebook para trabalho com um processador intermediário de uma geração atual, o Intel Core i5 1135G7. Mas ele tem a vantagem de ter uma placa de vídeo dedicada GeForce MX350. Essa placa vai ajudar em atividades com imagem e serve até para edições moderadas. No entanto, é um modelo básico, então tenha isso em mente.

A memória RAM é de 8GB dual-channel e o armazenamento de 256GB em um SSD. Ambos podem ser aumentados. A tela tem 14 polegadas, o que significa menos área de tela, mas também mais portabilidade. Um ponto positivo é a qualidade, já que tem resolução Full HD e usa painel IPS. O painel IPS exibe imagens sem distorção de cor, o que é ideal para edições.

A webcam é boa para reuniões com sua resolução de 720p. No entanto, por ser um notebook para trabalho menor, ele não vem com teclado numérico. Dentre as opções de conexão de destaque estão três USB-A, um USB-C e uma entrada RJ-45.

Destaques desse notebook para trabalho

  • Vem com placa de vídeo dedicada para ajudar a trabalhar com imagens
  • Tela tem painel IPS com mais fidelidade de cor
  • Tem quatro entradas USB e uma entrada de cabo de rede

Acer Aspire 5 A514-54-568A

O Acer Aspire 5 A514-54-568A segue por outro caminho dentre os tipos de notebook para trabalho. Em vez de mais potência, ele prioriza a capacidade de armazenamento. Por causa disso, ele usa um processador Intel Core i5-1135G7 com placa de vídeo integrada para tarefas rotineiras de trabalho.

Mas o destaque está no seu espaço. Ele já vem com 512GB de armazenamento em um SSD. Essa capacidade a mais é boa para instalar programas mais pesados ou manter mais arquivos de trabalho na máquina. E, se precisar de ainda mais, ele tem um slot para upgrades. A memória RAM não foge do esperado e tem 8GB no modelo dual-channel, sendo um dos slots expansível.

A tela é de 14 polegadas, Full HD e tipo IPS, que une o melhor da qualidade com a portabilidade. Similarmente, a webcam continua boa, com resolução 720p. Já o teclado desse notebook profissional deixa de fora o teclado numérico. Por fim são três USB-A, um USB-C e mais uma entrada RJ-45.

Destaques desse notebook para trabalho

  • Vem com mais armazenamento para quem tem muitos arquivos de trabalho para guardar
  • Tela tem painel IPS com mais fidelidade de cor
  • Tem quatro entradas USB e uma entrada de cabo de rede

Samsung Galaxy Book S NP767XCM-K01BR

O Samsung Galaxy Book S NP767XCM-K01BR é um notebook para trabalho que faz parte da linha Galaxy da Samsung. Isso implica não só em uma conectividade mais fácil com dispositivos da marca como na função touch da tela. Com esse recurso, você pode substituir os cliques do mouse com toques direto na tela.

Seu tamanho merece um destaque especial, já que ele é bem portátil e ótimo para carregar. De espessura mal chega a 1,2cm e de peso temos incríveis 0,95kg. A tela é pequena, de 13,3 polegadas, justamente para fazê-lo prático de carregar. Dito isso, a qualidade se mantém com resolução Full HD e painel IPS, além de acompanhar uma webcam de 720p. Por outro lado, ser um notebook profissional pequeno tem as suas limitações.

O processador Intel Lakefield Core i5 L16G7 não fica para trás dos outros da lista, mas não acompanha placa de vídeo dedicada. A memória RAM de 8GB e o SSD de 256GB são bons, mas são soldados e não permitem upgrades. Ele não tem entrada de rede e nem USB-A ou HDMI que costumam estar presentes sempre. São apenas dois USB-C (sendo um para carregamento), o combo de áudio e um leitor de cartão. Você pode usar Bluetooth para conectar periféricos ou hub USB.

Destaques desse notebook para trabalho

  • Notebook para trabalho ultrafino é incrivelmente leve e portátil
  • Tela tem função touch e painel IPS
  • Carregador usa entrada USB-C
  • Conectividade muito fácil com outros dispositivos Samsung

Asus Vivobook X513EP-EJ232T

O Asus Vivobook X513EP-EJ232T dá um salto em relação à potência de notebook bom para trabalho. O processador é um Intel Core i7 1165G7, parte de uma das linhas de topo da marca. Ainda por cima, ele tem uma placa de vídeo dedicada, a GeForce MX330. O modelo é ainda simples, mas, junto ao processador, tem mais capacidade de rodar programas que são um pouco mais pesados.

Como um notebook para trabalho, as demais configurações não saem do esperado. O Asus Vivobook vem com 8GB de RAM e 256GB de SSD e possibilidade de expansão de ambos. A tela maior de 15,6 polegadas tem resolução Full HD, bom para ter mais espaço de tela, mesmo que seja do tipo TN. Por causa do tamanho, ele tem teclado numérico dedicado.

A webcam para reuniões é boa com 720p de resolução. Em relação à conectividade, esse notebook profissional tem três entradas USB-A, uma USB-C e um leitor de cartão. Mas ele não vem com entrada para cabo de rede.

Destaques desse notebook para trabalho

  • Notebook para trabalho com processador i7 de ponta
  • Vem com placa de vídeo dedicada que facilita trabalhos com imagem
  • Tela de 15,6 polegadas tem mais espaço para visualizar as tarefas
  • Tem teclado numérico para quem usa o acesso rápido dos números
  • Boa conectividade com quatro entradas USB e leitor de cartão

Dell Inspiron 5000 i14-5406

O Dell Inspiron 5000 i14-5406 é um modelo com função 2 em 1. Ele funciona como um notebook para trabalho comum, mas também como um tablet graças à tela touch que vira 360º. Essa dupla função é interessante para quem quer fazer ajustes mais precisos em edição ou quer acessar uma tabela rapidamente em uma apresentação. Logo, é um recurso útil digno de um dos melhores notebooks para trabalho.

Para acompanhar, o processador é um de ponta, o Intel Core i7-1165G7. Ele não vem com placa de vídeo dedicada, então não serve para edições mais pesadas que envolvem vídeo ou renderização 3D. A memória RAM é de 8GB dual-channel e o SSD é de 256GB. Ele não tem slots vazios extras, mas as peças estão em slots removíveis então ainda permitem expansão através da troca deles.

Para ser mais portátil como tablet, a tela é menor, com 14 polegadas. Mas a qualidade se mantém com Full HD e painel WVA, que usa o mesmo tipo do IPS e não tem distorções de cor.

Entre os recursos, esse notebook bom para trabalho tem teclado retroiluminado, leitor de digital e webcam de 720p. Para as conexões, o Dell Inspiron 5000 tem entrada USB-A, USB-C e até leitor de cartão, mas não tem entrada RJ-45.

Destaques desse notebook para trabalho

  • Notebook para trabalho com processador i7 de ponta
  • Tela tem função touch, painel WVA e vira 360º para usar com um tablet
  • Tem teclado retroiluminado que é útil para usar em ambientes com pouca luz
  • Vem com leitor de impressão digital para ligar com facilidade e segurança

Lenovo V14 82NM0008BR

O Lenovo V14 82NM0008BR é um notebook voltado para o público corporativo. Em relação à potência, esse notebook profissional não desaponta com seu processador Intel Core i7 1165G7. Ele vem até com uma placa de vídeo dedicada, a GeForce MX350, para facilitar os trabalhos gráficos. A memória RAM é de 8GB soldada e com slot de expansão. Enquanto isso, o armazenamento é de 256GB SSD que pode ser aprimorado.

Além do bom desempenho, ele é tido como um notebook para trabalho por causa dos cuidados extras com segurança e privacidade. A sua câmera de 720p tem uma tampa na frente para você poder deixá-la fechada quando não estiver em reunião. Mais ainda, o Lenovo V14 tem recursos de segurança integrados com segurança na BIOS e firmware de criptografia de dados. Assim, você pode trabalhar com tranquilidade de manter os dados protegidos.

A tela de 14 polegadas tem resolução Full HD e painel TN. Um benefício a mais é a sua certificação TÜV Rheinland Low Blue Light. Esta tecnologia da tela reduz a exposição à luz azul, o que por sua vez reduz o cansaço nos olhos. Ao todo, são três entradas USB, sendo uma USB-C, além de ter estrada para cabo de rede.

Destaques desse notebook para trabalho

  • Notebook para trabalho com processador i7 de ponta
  • Tem placa de vídeo dedicada que serve para trabalhar com imagens e renderizações
  • Vem com recursos de segurança a mais
  • Tela vem com certificação de redução de luz azul
  • Tem entrada de cabo de rede

Asus Vivobook 15 K513EQ-EJ207T

O Asus Vivobook 15 K513EQ-EJ207T é um notebook para trabalho de ponta em vários aspectos. Tudo começa pelo processador, um Intel Core i7 1165G7. Acompanhando, ele tem uma placa de vídeo dedicada GeForce MX350. Isso significa que tem potência para trabalhar com softwares de edição de foto e vídeo e até de arquitetura.

Os 16GB de RAM dão velocidade para a máquina e permitem que deixe vários programas rodando simultaneamente sem travar. O armazenamento de 512GB em SSD se alinham ao resto já que deixam você instalar mais programas e guardar mais arquivos. É um ponto importante para quem trabalha com edição de vídeo, por exemplo, uma vez que os arquivos costumam ser mais pesados. Se precisar, ainda pode expandir mais.

A tela de 15,6 polegadas Full HD tem um tamanho ótimo para trabalhar em qualquer área. No entanto, o painel TN desaponta porque não é muito indicado para quem mexe com imagens – mesmo tendo a capacidade para tal. A webcam tem 720p e serve bem para reuniões. O teclado retroiluminado e o teclado numérico dedicado são pontos bônus. Tem entrada USB-A, USB-C e de cartão de memória, mas não tem de cabo de rede.

Destaques desse notebook para trabalho

  • Notebook para trabalho com processador i7 de ponta
  • Acompanha uma placa de vídeo dedicada para quem trabalha com imagens
  • Vem com mais armazenamento para guardar mais arquivos
  • Tem 16GB de RAM para não ter problema de sobrecarga de softwares
  • Tela de 15,6 polegadas tem um bom tamanho para trabalhar
  • O teclado é retroiluminado e tem teclado numérico

MacBook Apple Air A2337 M1

O MacBook Apple Air A2337 M1 é o primeiro representante da Apple na lista, com sistema operacional macOS, de melhor notebook para trabalho. O modelo usa um processador exclusivo, o Apple M1, desenvolvido recentemente pela marca. Este processador é pequeno, mas poderoso, e capaz de rodar até softwares pesados de trabalho mesmo sem placa de vídeo dedicada.

A memória RAM tem 8GB e o armazenamento em SSD tem 256GB. Enquanto isso não foge do padrão, ambos são soldados e não permitem expansão. A tela tem 13,3 polegadas, pequena mas ideal para carregar. A resolução é de 2560x1600 pixels, uma medida menos comum, mas com qualidade a cima do Full HD. É uma Tela Retina típica da Apple com painel IPS que garante boas imagens.

Em relação ao teclado, ele é iluminado, mas segue o padrão US em vez do ABNT2. Ou seja, você não terá a tecla do “ç” e alguns acentos e pontuações estão em posições diferentes. Por ser um notebook para trabalho pequeno, o MacBook Apple Air A2337 M1 é leve e pesa cerca de 1,2kg. Para conectar periféricos, existem apenas duas entradas USB-C e não há entrada de cabo de rede. Para reuniões você pode usar a webcam de 720p.

Se quiser ver mais opções da marca, confira os melhores MacBooks para comprar!

Destaques desse notebook para trabalho

  • Notebook para trabalho da Apple permite usar softwares exclusivos e conectar outors dispositivos da marca
  • Tem processador potente para abrir softwares de trabalho
  • Notebook leve e portátil para carregar
  • Tela de Retina da Apple com painel IPS e resolução a cima do fullHD
  • O teclado é retroiluminado e bom para lugares escuros

Samsung Galaxy Book Pro 360 NP930QDB-KS1BR

O Samsung Galaxy Book Pro 360 NP930QDB-KS1BR é um dos melhores notebooks para trabalho para profissionais mais exigentes. Esse notebook tem um processador Intel Core i7 1165G7 e não conta com placa de vídeo dedicada. Por isso ele até pode ser usado em edições leves, mas renderizações mais complexas podem engasgar.

O destaque do desempenho está na memória RAM de 16GB, perfeita para profissionais multitarefas. Já os 512GB de armazenamento em um SSD dão espaço para mais projetos e softwares. A memória RAM é soldada, então não tem como expandi-la. Já o SSD pode ser trocado, mas não tem slot extra. Felizmente, com o poder que ele tem de fábrica, esse upgrade se faz menos necessário.

A tela é um show a parte, mesmo com o tamanho de 13,3 polegadas. Para começar ela é touch e gira por completo para usar como tablet. O painel é IPS e Full HD. Seu maior destaque é a tecnologia Super AMOLED. Com um LED por pixel, as cores são mais exatas, os contrastes melhores e o preto mais intenso.

A webcam tem resolução 720p e o teclado tem iluminação. É um notebook para trabalho ultrafino que pesa 1kg e tem apenas três USB-C e leitor de cartão para conexão.

Destaques desse notebook para trabalho

  • Notebook para trabalho com processador i7 de ponta
  • Tela touch vira 360º e funciona como tablet, além de ser IPS e usar Super AMOLED
  • Vem com mais armazenamento para guardar mais arquivos
  • Tem 16GB de RAM para não ter problema de sobrecarga de softwares
  • Teclado é retroiluminado
  • Notebook ultrafino pesa 1kg
Leia mais sobreInfo+