O notebook gamer é uma excelente opção para quem gosta de jogar e não abre mão da praticidade. Apesar de alguns modelos permitirem upgrades, um notebook para jogos já vem com todos os componentes necessários de fábrica, ou seja, você não terá o trabalho de montá-los como num PC gamer.  

Falando em componentes, os notebooks para jogos podem ser usados também no dia a dia. Porém, como os games exigem um pouco mais de desempenho, o ideal é que os laptops contem com processadores Intel Core i5, i7 ou i9 de alta performance. Se você preferir, também vale ficar de olho em CPUs AMD Ryzen 7 ou 9.

Além dos processadores, fique de olho nas placas de vídeo dedicadas, como as GeForce RTX, da Nvidia ou Big Navi, da AMD. Para saber mais sobre elas, confira o nosso artigo com todos os detalhes sobre placas de vídeo.

Os notebooks gamer contam com uma configuração mais parruda (Foto: Shutterstock)

Vale ressaltar também que, como notebooks gamer contam com fichas técnicas avançadas, também são boas opções para quem trabalha com editores de imagem e vídeo e programas de arquitetura. Isso porque aplicativos para essas tarefas exigem mais do hardware.

E, para te ajudar a escolher o melhor notebook gamer, a nossa equipe de especialistas da redação escolheu os 15 melhores laptops para jogar em 2022. Confira a seguir modelos que não vão fazer feio no seu gameplay.

Veja também a nossa lista com os melhores notebooks gamer custo-benefício. Se você quiser investir em um bom mouse para melhorar o gameplay, dê uma olhada na nossa lista com os melhores mouses gamer sem fio.

Seleção de notebook gamer 2022 por Guilherme Toscano

O Dell Alienware M15 R6 RTX 3070 é uma das principais escolhas de notebook gamer do Guilherme (Foto: Divulgação)

Esses são os modelos escolhidos pelo nosso editor de Informática e Games, Guilherme Toscano. Apesar de jogar mais no console, ele entende bastante sobre hardware e notebooks gamer e divide as opiniões com vocês nas linhas a seguir.

Dell G15 G15-a0700-MM20P

“Com processador Ryzen 7 de última geração, esse é um baita notebook gamer para os fãs da AMD. Com a poderosa placa de vídeo RTX 3060 e sua memória RAM de 16GB, ele vale cada centavo investido.”

Acer Aspire Nitro 5 AN515-54-528V

“Esse é um notebook gamer com processador de nona geração, possivelmente o único da lista com chip mais antigo. No entanto, eu conheço o Nitro 5 em primeira mão, já que o testei em um review. É um excelente notebook gamer de entrada.”

Ficou interessado e quer saber com detalhes o que o Guilherme achou do notebook gamer? Então confira o review do Acer Aspire Nitro 5 aqui!

Lenovo IdeaPad 3i Gaming 82CG0005BR

“Uma opção de entrada um pouco mais cara que o Nitro 5, mas com configuração superior. A principal vantagem é o processador, um i7 de 10ª geração. Ele tem menos espaço em geral porque não é híbrido, mas o SSD é maior, com 512GB.”

Nós testamos Lenovo IdeaPad 3i Gaming 82CG0005BR na redação. Se quiser ficar por dentro de todos os detalhes sobre o modelo, é só conferir o review do notebook gamer Lenovo.

Acer Predator Helios 300 PH315-53-75N8

“Uma excelente placa de vídeo, a RTX 2060, soma-se a um processador i7 de 10ª geração e 16GB de memória RAM. Além disso, o Predator é um notebook feito para gamers desde o seu design até a possibilidade de personalização e overclock. Não tem erro.”

Dell Alienware M15 R6 RTX 3070

“Tem gamer que sonha com esse notebook, viu? É a versão mais avançada do Dell Alienware M15 R6, que vem com 1TB de SSD e a melhor placa de vídeo entre os modelos da linha, a RTX 3070.”

Os melhores notebooks gamer 2022 por Filipe Salles

O Dell G15-i1100-M50P conta com uma configuração potente e é uma das principais escolhas do Filipe (Foto: Divulgação)

O analista da nossa editoria, Filipe Salles, também é player de PC e especialista. Por isso, ele selecionou modelos de notebooks gamer tops de linha para te ajudar a escolher a melhor opção em 2022. Confira abaixo.

Acer Aspire Nitro 5 AN515-44-R11B

“Uma das melhores opções quando falamos em notebooks gamers de bom custo-benefício, o único defeito desse modelo é vir com sistema Linux. De resto, seu processador potente e boa placa de vídeo garantem jogar qualquer coisa.”

Acer Aspire Nitro 5 AN515-55-51D3 (Windows)

“Tem configurações semelhantes ao anterior, mas a licença do Windows torna esse modelo um pouco mais caro, além de contar com processador inferior. Ainda assim, também é garantia de rodar bem os principais games atualmente.”

Dell G15-i1100-M50P

“Embora o Alienware seja o computador ideal para uma estética gamer, o Dell G15-i1100-M50P não deve em nada a ele. Ele vem com o melhor Intel Core i7 de 11ª geração para notebooks para jogos e vídeo RTX 3060, da linha atual da Nvidia com Ray Tracing e DLSS 2.0.”

Gigabyte G5 KC-5BR2130SH

“Esse notebook da Gigabyte, mais conhecido por fabricar componentes, também vale a pena, considerando que ele também vem com placa RTX 3060 Max-P. O restante das configurações também são o suficiente para garantir excelente performance por bastante tempo.”

MSI GL66

“Se você vai usar o notebook além de jogos e precisa de potência no processador e muita memória RAM, o MSI GL66 é o investimento a ser feito. Ainda mais que ele vai te requisitar bastante investimento. O SSD de 1TB também é excelente para ter uma boa quantidade de jogos instalada.”

Top 5 notebook para jogos por Thayna Cruz

O notebook gamer MSI GP66 tem uma configuração que me deixou de boca aberta (Foto: Divulgação)

E, por último, as minhas escolhas de melhores notebooks gamer 2022. Confesso que jogo mais no console, mas ultimamente estou optando pelos games no PC e estudo bastante sobre hardware. Cada notebook gamer foi escolhido a dedo e eu explico o porquê nas linhas a seguir.

Dell Alienware M15 R6 RTX 3060

O Dell Alienware foi um grande destaque. Lançado no final de 2021, essa belezinha conta com Intel Core de 11ª geração, SSD de 1TB e uma das placas de vídeo mais potentes da Nvidia. Ou seja, o notebook gamer garante uma experiência incrível e roda todos os jogos com qualidade máxima.

Asus Zephyrus G14 AMD Ryzen 9 5900HS

O Asus Zephyrus G14 é um notebook gamer compacto com processador AMD. Ele conta com uma tela de 14 polegadas e um processador Ryzen 9, conhecido por ser bem potente. Para completar a ficha técnica, ele conta com memória RAM de 16GB, armazenamento em SSD de 512GB, placa de vídeo dedicada GeForce RTX 3060. O resultado disso tudo? Um notebook gamer poderoso, apesar do alto investimento necessário.

Lenovo Legion 5i

Apesar de não ter feito um review no nosso site, eu pude experimentar esse notebook para jogos por um curto período e fiquei encantada. Apesar de, em 2022, já termos componentes mais avançados, o Legion 5i é rápido, conta com um bom espaço de armazenamento e ainda pode render umas boas horas de gameplay de boa qualidade com títulos mais exigentes.

Dell G15 G15-a0500-MM10P

A linha de notebooks gamer Dell G15 é uma unanimidade aqui na redação. Atualmente, ela pode ser considerada um dos melhores custo-benefício do segmento. O preço pode ser bem salgado, mas a configuração atual e potente com processador i7 de 11ª geração e placa de vídeo RTX 3050 com suporte a Ray Tracing e DLSS compensa. Esse notebook gamer com certeza não vai te deixar na mão.

MSI GP66

O notebook para jogos MSI GP66 é um monstro! Processador de última geração, um ótimo espaço de armazenamento e uma das placas de vídeo mais potentes do mercado. Duvido que exista algum jogo que esse modelo não roda. O lado negativo fica por conta do preço, um pouco mais salgado que os modelos anteriores.

Leia mais sobreInfo+