Só começar a pensar sobre as melhores marcas de notebook já nos leva a um universo bastante vasto. Uma breve pesquisa no mercado nacional nos permite atestar isso.

Se por um lado isso é excelente, por outro, pode gerar uma boa quantidade de dúvidas por parte dos consumidores. Principalmente para quem está querendo fazer um upgrade para um dispositivo mais potente.

Marcas como Samsung, Dell, Lenovo, Acer, Apple, LG, Asus e tantas outras possuem um catálogo realmente amplo. E isso não se refere apenas ao modelos, mas também aos valores – há opções para todos os gostos e (felizmente) bolsos.

Mas, qual a melhor marca de notebook no fim das contas?

De fato, essa pergunta não é fácil de responder! O nicho de tecnologia tem sempre uma máxima: depende. Por isso, este guia irá trazer não somente as principais marcas, como também dispositivos que merecem destaque – isso inclui desde a sua ficha técnica até o preço.

Como selecionamos as melhores marcas de notebook?

Para fazer essa seleção com as melhores marcas de notebooks, usamos como base uma série de aspectos, sendo eles as avaliações reais de outros usuários, prós e contras dos modelos em destaque, se a marca dispõe de garantia no mercado nacional, além de outros pontos relevantes. E, claro, sua popularidade.

Vale mencionar que nem todas as marcas que destacaremos a seguir são consideradas as mais conhecidas, de uma maneira geral, mas merecem um lugarzinho especial. Afinal, quanto mais opções você tiver, melhor será seu conhecimento e poder de escolha, concorda?

Samsung

A Samsung marca forte presença entre as marcas de notebook em destaque no Brasil (Foto: Shutterstock)

Nada mais justo do que começar pela Samsung quando o assunto é abordar as melhores marcas de notebooks no Brasil. Isso se dá por diferentes motivos: a elevada gama de produtos, variedade de programas exclusivos e, claro, preços.

Além disso, é sempre bom lembrar que a marca sul-corena é uma das dominantes em nosso mercado, oferecendo um bom suporte e garantia.

Samsung Book NP550XDA-KT1BR

Se a ideia é apostar em marcas boas de notebook com um valor mais em conta, o Samsung Book NP550XDA-KT1BR pode ser uma ótima pedida.

Embora seu valor seja bastante competitivo, ele entrega bons recursos, incluindo sua tela com resolução Full HD, além de processador Intel Core i3 de 11ª geração.

Seu armazenamento de fábrica não é SSD, que agrega mais velocidade, mas sua capacidade de 1TB é um diferencial.

Samsung Book X30 NP550XDA-KF2BR

Entre os modelos intermediários com ótimas avaliações, o destaque fica por conta do Samsung Book X30 NP550XDA-KF2BR. Ele vem com processador Intel Core i5 de 11ª geração, RAM de 8GB e ainda SSD de fábrica com 256GB de capacidade.

Soma-se a isso, sua tela Full HD, além de bateria com ótima autonomia, permitindo até 10 horas em uso padrão.

Samsung Galaxy Book Pro 360 NP930QDB-KS1BR

Já no quesito dispositivos avançados, temos o Samsung Galaxy Book Pro 360 NP930QDB-KS1BR. O modelo faz parte do catálogo premium de ultrafinos da marca e aposta em uma alta performance!

Além de ser 2 em 1, ele é equipado com processador Intel Core i7 de 11ª geração, RAM de 16GB e SSD de 512GB. Sua tela é Super AMOLED e extremamente fina e permite compatibilidade com a famosa e exclusiva S Pen.

Dell

A Dell também se destaca como uma das melhores marcas de notebook no mercado nacional (Foto: Shutterstock)

Outra entre as melhores marcas de notebook no Brasil é, sem a menor sombra de dúvida, a Dell. Isso porque ela possui um suporte também com boas avaliações, além de garantias que permitem deixar os consumidores mais seguros. Como resultado, ela concorre de frente com outras marcas como a Samsung, Lenovo, Acer e Asus.

Dell Inspiron 5000 i5402-M10S

Se a dúvida sobre qual é a melhor marca de notebook, principalmente entre os modelos intermediários, seguiu martelando em sua cabeça e você acabou chegando até a Dell, o modelo Inspiron 5000 i5402-M10S pode ser uma boa pedida.

Ele vem com processador Intel Core i5 de 11ª geração, além de RAM de 8GB (com slot para expansão) e SSD de 256GB. Sua tela de 14 polegadas também não decepciona, com resolução Full HD!

Dell G15 G15-a0700-MM20P

Dá para dizer com segurança que esse é um ‘baita’ notebook! O Dell G15 G15-a0700-MM20P apresenta uma ficha técnica atraente, começando pelo processador AMD Ryzen 7 de última geração e uma excelente placa de vídeo: a RTX 3060 que, somada à RAM de 16GB, dará conta do recado para rodar praticamente qualquer jogo! Destaque também para o SSD de 512GB e tela com ótima qualidade!

Lenovo

A Lenovo é uma das marcas de notebook com melhor custo-benefício (Foto: Shutterstock)

Por sua vez, outra entre as marcas de notebook que acumula boas avaliações e também um catálogo versátil de dispositivos é a Lenovo. Como curiosidade, a marca entrou no mercado nacional inicialmente com foco em modelos corporativos, mas isso mudou há alguns anos e hoje ela é uma das mais buscadas pelos consumidores finais. Além disso, seus notebooks possuem ótimo custo-benefício.

Tabela de avaliação da Lenovo, uma das marcas de notebook

Lenovo IdeaPad 3i 82BSS00200

Entre os modelos de entrada que permitem ótimo custo-benefício, temos o IdeaPad 3i 82BS0002BR. Ele vem com processador Intel Core i5 de 10ª geração, 8GB de RAM e SSD de 256GB. Sendo estas, portanto, espeficações interessantes para tarefas cotidianas. Entretanto, uma de suas fragilidades é a tela com resolução apenas em HD.

Lenovo IdeaPad 3 82MF0004BR

Entre os modelos intermediários, o Lenovo IdeaPad 3 82MF0004BR também pode ser considerado uma boa aposta, principalmente pelo seu processador AMD Ryzen 7 5700U, que entrega ótima performance no geral. Vale ainda mencionar a RAM de 8GB, SSD de 256GB e tela de 15,6 polegadas com resolução Full HD. Um excelente dispositivo para home office, estudo, entretenimento e até mesmo jogos leves (mas sem exageros!).

Lenovo IdeaPad 3i 82MG0002BR

Agora, se o seu foco é um modelo mais robusto e capaz de rodar jogos com qualidade satisfatória, o IdeaPad 3i 82MG0002BR merece sua atenção. Ele tem com processador Intel Core i5 de 11ª geração, portanto, fica evidente o seu foco em performance. Soma-se a isso a RAM de 8GB, SSD de 256GB e tela com ótima resolução. O destaque também fica por conta da placa de vídeo dedicada GeForce GTX 1650 que permite rodar games leves e intermediários.

Acer

Quem quer saber qual é a melhor marca de notebook, pode se surpreender com a Acer (Foto: Shutterstock)

Se você está querendo saber qual é a melhor marca de notebook, cedo ou tarde irá se deparar com a Acer! Aliás, ela é uma das mais que se destacou nos últimos anos e bateu de frente com grandes gigantes do mercado nacional. Seu catálogo de dispositivos é bastante amplo, incluindo também modelos voltados para o público gamer.

Acer Aspire 5 A514-54-384J

O Aspire 5 A514-54-384J é um dispositivo mais básico, portanto, ideal para estudos e atividades de trabalho. Ele tem ótimo custo-benefício, uma vez que vem equipado com processador Intel Core i3 de 11ª geração, 8GB de RAM e ainda SSD de 256GB. Já a sua tela é de 14 polegadas, com painel IPS e resolução Full HD.

Acer Aspire 5 A514-54G-71QA

Uma opção mais robusta é o Aspire 5 A514-54G-71QA, que vem equipado com processador Intel Core i7 de 11ª geração, RAM de 8GB e armazenamento com um SSD de 512GB. Ele vem com placa de vídeo dedicada GeForce MX350, o que lhe possibilita rodar alguns jogos, aplicativos de engenharia e arquitetura, por exemplo – mas, tudo de forma moderada!

Acer Predator Helios 300 PH315-54-7852

Com processador de i7 de 11ª geração, as avaliações desse dispositivo deixam claro seu excelente desempenho! Ele é um modelo gamer que entrega recursos avançados no geral. Ele tem ótima tela, RAM de 16GB e ainda SSD de 512GB, O ponto alto desse modelo também é o design.

Asus

Entre as marcas boas de notebook, a Asus vem se destacando no Brasil (Foto: Shutterstock)

Ainda sobre as melhores marcas de notebook, é importante também mencionar a Asus, justamente porque ela oferta desde dispositivos premium até opções que possam atender perfeitamente um público menos exigente.

Tag ALT: Avaliação da Asus, uma das melhores marcas de notebook

Asus X515EA-BR1275W

Um modelo mais básico, mas que recorre ao uso de tecnologias atuais, como é o caso do processador Intel Core i3 de 11ª geração. No mais, seus recursos atendem bem para quem busca um dispositivo com foco em estudos, por exemplo, uma vez que ele vem com RAM de 4GB e SSD de 256GB. Entretanto, é bom mencionar que sua tela é apenas HD.

Asus VivoBook 15 X513EA-EJ1314T

Dá para dizer que esse é um intermediário de respeito! O VivoBook 15 X513EA-EJ1314T oferece tudo que é preciso para grande parte dos usuários, ou seja, ele atende bem para tarefas de trabalho, estudos e até mesmo é capaz de rodar alguns jogos leves. Destaque para o processador Intel Core i7 de 11ª geração, SSD de 512GB e excelente RAM de 16GB.

Asus Zephyrus G14 AMD Ryzen 9 5900HS

Aqui o valor é bem mais salgado, mas o que não falta é potência para o Asus Zephyrus G14. Destaque para a memória RAM de 16GB, SSD de 512GB e placa de vídeo dedicada GeForce RTX 3060. Já o processador que ele possui é o Ryzen 9, que justifica sua potência. Por outro lado, sua tela é menor, com 14 polegadas.

Avell

A Avell é uma das melhores marcas de notebook para quem quer economizar (Foto: Divulgação/Avell)

A Avell é uma marca menos conhecida por boa parte das pessoas, mas vem conquistando seu espaço no mercado brasileiro. Por ser uma marca totalmente nacional, isso facilita a vida do usuário, principalmente para obter suporte técnico e outras linhas de atendimento.

Avell A52 LIV

O modelo tem ótimas especificações, sendo capaz de atender o público gamer que queira investir em um dispositivo intermediário. Como resultado, ele vem com processador Intel Core i5 de 11ª geração, além de 16GB de RAM e 256GB de SSD. O modelo ainda aposta na placa de vídeo dedicada GeForce GTX 1650, que tem poder de fogo para rodar uma boa gama de jogos, embora já seja uma versão considerada defasada.

Apple

A Apple é uma das melhores marcas de notebooks no quesito desempenho e velocidade do sistema (Foto: Shutterstock)

A Apple é facilmente uma das melhores marcas de notebook de longe! Aliás, há quem considere seus dispositivos um sonho de consumo, não é mesmo? Entretanto, para o público brasileiro, o acesso aos dispositivos da marca torna-se bem restrito, principalmente pelos elevados valores. Por outro lado, a Apple dispõe de um dos melhores suportes – mas, logicamente isso tem um preço realmente bem alto!

MacBook Air com M1

Com uma tela espetacular, o MacBook Air com M1 é um dispositivo veloz, além de ótimo desempenho e toda a praticidade do sistema macOS. Seu processador apresenta oito núcleos e reúne em um só local a CPU, a GPU, a Neural Engine, interfaces e muito mais. Tudo isso e mais o fato de que esse é um dispositivo realmente portátil, pesando apenas 1,2kg e espessura de 1,6cm.

Se a sua ideia é realizar tarefas realmente pesadas, ele dará conta do recado, principalmente para edição de fotos e vídeos. Mas, mesmo sendo tão poderoso, é importante destacar que ele não tem bom rendimento para jogos pesados.

MacBook Apple Pro M1

Com um valor tradicionalmente salgado, o MacBook Apple Pro M1 sempre arranca uma lista de elogios de seus usuários, sendo até mesmo considerado um dos melhores dispositivos da atualidade. Aqui, o usuário poderá contar com o processador M1, que tem desempenho acima da média e dá conta de tarefas pesadas sem dificuldades.

Além disso, ele entrega SSD de 512GB e ainda uma RAM de 16GB. A tela mantém o padrão de excelência da marca, sendo em retina e compacta, com 13,3 polegadas.

Positivo

A Positivo é uma das marcas de notebook mais em conta do mercado nacional (Foto: Divulgação/Positivo)

Quem procura as melhores marcas de notebook com valor mais em conta poderá investir na Positivo! Seus modelos são todos voltados justamente para quem quer não quer dar um maior aporte financeiro em um notebook novo, mas é importante destacar que os recursos entregues justificam esse cenário também. Resumidamente: é barato, mas não é potente.

Positivo Motion Plus Q464C

O Motion Plus Q464C apresenta processador Intel Core Atom, 4GB de RAM e tela com resolução HD de 14 polegadas. Essa é uma opção barata e mantém recursos semelhantes a outros modelos, incluindo o armazenamento com cartão eMMC de 64GB.

Positivo Motion Plus Q464B

Um ótimo modelo para navegação e estudos é o Motion Plus Q464B. Ele vem com memória eMMc, que permite reduzir o custo do dispositivo em comparação àqueles que possuem SSD. Já seu processador, o Intel Atom, é comum em dispositivos menores, como tablets e smartphones, o que lhe confere um rendimento realmente básico.

Positivo Motion C4120F-S

O Motion C4120F-S possui uma ficha técnica mais atual e vem com Windows 11 de fábrica. Entre seus recursos, o que chama atenção é a tecla “call”, que permite abrir de forma automática programas de videoconferência e vídeo aulas, bem como acesso facilitado para diversos aplicativos de streaming. Ele ainda vem com SSD de 120GB e processador Intel Core Celeron N4020.

Multilaser

A Multilaser vem se consolidando com uma das marcas de notebook para quem quer pagar menos (Foto: Divulgação/Multilaser)

Aqui a ideia é bem semelhante ao cenário da Positivo, portanto, essa é uma das melhores marcas de notebooks para quem quer gastar pouco e contar com dispositivos mais simples e básicos. A marca possui um amplo catálogo para diferentes itens tecnológicos, mas no caso dos notebooks, não há tantos modelos disponíveis.

Multilaser Ultra UB220

Como esperado, o Ultra UB220 não tem a proposta de ser um notebook potente e nem mesmo no uso de chips recentes, como é o caso do Intel Celeron N4020. O mesmo vale para o armazenamento e memória, que são baixos: 120GB de SSD e 4GB de RAM. A tela é grande, com 15,6 polegadas e tem o diferencial da resolução Full HD.

Vaio

A Vaio tem desempenho digno para uma das melhores marcas de notebook (Foto: Shutterstock)

A Vaio teve seu auge anos atrás, mas após o rompimento com a Sony, assumiu o status de marca independente. Seu catálogo de dispositivos é um grande diferencial, atendendo desde os usuários menos exigentes e também os mais exigentes.

Entre seus maiores diferenciais está o design robusto e resistente, além de máquinas com boas avaliações no quesito desempenho. O suporte da marca também demonstra eficiência no Brasil.

Vaio FE15 (VJFE52F11X-B2291H)

O modelo Vaio FE15 (VJFE52F11X-B2291H)  aposta em bons recursos para quem busca um dispositivo eficiente para atividades cotidianas, incluindo até mesmo trabalho. Para isso, ele vem equipado com RAM de 8GB, SSD de 512GB, tela Full HD de 15,6 polegadas e processador Intel Core i5 de 10ª geração.

Vaio FE15 (VJFE53F11X-B1111S)

Por sua vez, o FE15 (VJFE53F11X-B1111S) apresenta recursos semelhantes ao modelo anterior, com a diferença que já vem com SSD de 256GB de fábrica, bem como processador Intel Core i7 de 10ª geração, portanto, uma especificação com desempenho superior.

HP

A HP também merece ser considerada uma das melhores marcas de notebook do mercado (Foto: Shutterstock)

A HP não acumula grande tradição entre as melhores marcas de notebook do mercado nacional, mas dispõe de alguns modelos com recursos interessantes. No geral, são modelos indicados para tarefas básicas, sem abrir mão de componentes com ótima qualidade.

HP 256 G8

Aqui é possível perceber uma boa gama de recursos. Como resultado, ele vem com RAM de 16GB, SSD de 256GB e processador Intel Core i5 de 10ª geração. Entretanto, ele não é dos mais baratos, ainda mais se levarmos em conta sua tela, que entrega resolução apenas HD.

MSI

A MSI é vista como uma das marcas de notebook mais aclamadas no universo gamer (Foto: Shutterstock)

Uma das marcas de notebook mais famosa dentro do segmento gamer, a MSI é líder de indicações! Embora não seja muito conhecida em relação aos seus dispositivos, mas sim pelas placas de vídeo com ótimo desempenho, a empresa vem ampliando seu portfólio com esses computadores.

MSI Pulse I7-11800

O MSI Pulse também é considerado o melhor notebook para quem prioriza máximo desempenho (Foto: Divulgação/MSI)

Embora o valor faça muita gente arregalar os olhos, não dá para negar o poder de fogo desse dispositivo em hipótese nenhuma. Aqui, o usuário irá elevar sua experiência de jogo a outro nível, já que poderá contar com o desempenho do Intel Core i7 de 11ª geração, RAM de 16GB e SSD de 512GB.

Além disso, a placa de vídeo dedicada GeForce RTX 3070 permite ótimo desempenho – algo que poderá ser apreciado pela tela de 15,6 polegadas com resolução Full HS, painel IPS e frequência de 144Hz.

Compaq

A Compaq ocupa posição de prestigio entre as melhores marcas de notebook barato (Foto: Divulgação/Compaq)

A Compaq é outra entre as marcas de notebook com valor em conta, portanto, uma escolha interessante para quem quer um dispositivo de entrada pagando menos. São modelos realmente básicos, que até mesmo possuem processadores de gerações antigas.

Compaq Presario 420

Se você busca um dispositivo realmente básico e simples, o Compaq Presario 420 poderá atender suas necessidades e por um excelente preço. Seu processador é o Intel Pentium N3700, além de uma RAM modesta de 4GB O destaque é de fato o SSD de fábrica, que vem com 120GB.

Compaq Presario 430

Aqui a proposta é semelhante ao modelo anterior, com a diferença que o processador entrega melhor desempenho: trata-se do Intel Core i3, mas de sexta geração – um modelo bem antigo já.

LG

A LG também é muito citada entre as marcas de notebook em destaque no Brasil (Foto: Shutterstock)

A LG também deixa seu legado entre as melhores marcas de notebook, principalmente por uma linha em especial: a Gram. Esses modelos priorizam a portabilidade e modernidade e também se aliam a outros trunfos de sua tradição no mercado!

LG Gram i5 14Z980

A linha Gram possui alguns dispositivos interessantes, como é o caso do Gram i5 14Z980, que vem com SSD de 256GB, RAM de 8GB e ainda processador Intel Core i5 de 10ª geração. Um dos pontos altos aqui, no entanto, é a tela de 14 polegadas, que entrega resolução Full HD. Segundo a LG, autonomia da bateria aqui pode chegar a impressionantes 20 horas de uso e o modelo ainda dispõe de teclado retroiluminado.

Xiaomi

Embora mais conhecida por seus smartphones, a Xiaomi vem buscando ingressar na lista das melhores marcas de notebook (Foto: Shutterstock)

A Xiaomi é bastante conhecida por uma série de produtos, como seus fones e também smartphones. Mas, aos poucos, vem também se revelando uma das melhores marcas de notebook, embora isso não seja tão evidente em nosso mercado ainda. São modelos, no geral, extremamente robustos, com desempenho acima da média – algo que também reflete um valor mais elevado.

Xiaomi Redmibook Air 13

Quem quer saber qual melhor marca de notebook, poderá se surpreender positivamente com o Redmibook Air 13 (Foto: Divulgação/Xiaomi)

O Redmibook Air 13 pode ser encontrado com duas versões de processadores: o i7-10510Y e o i5-10210Y. Qualquer um dos dois pode ser considerado uma ótima opção, entretanto, o i7 entrega maior desempenho – e, um valor mais elevado também. Sua tela é em retina, com 13,3 polegadas. Aliás, a resolução supera, inclusive, a Full HD e compete de perto com a da tela do Macbook. Por fim, o destaque fica por conta da RAM de 16GB e SSD de 512GB.