O notebook Ultra é um modelo de computador vendido pela Multilaser. Sua proposta é ser mais barato do que os outros notebooks no mercado, sendo aparelhos de entrada com processadores mais antigos como Intel Pentium.

As telas do Ultra são sempre Full HD, mas em compensação os modelos variam entre armazenamento HD e SSD e memória RAM de 4GB ou 8GB e as placas de vídeo são integradas. Sendo assim, são notebooks para tarefas mais simples no dia a dia.

O custo-benefício não é tão bom assim. Há notebooks não muito mais caros com configurações melhores que podem ser encontrados na nossa lista de notebooks até 3.000 reais. Também temos uma lista de notebooks bons e baratos. Mas caso queira saber mais antes de tomar uma decisão, vamos falar sobre algumas características do notebook Ultra e deixar algumas vitrines com ofertas de dispositivos da linha.

Desempenho

Os modelos de notebook Ultra não são muito potentes, tendo chips não muito recentes e armazenamento e memória RAM mais baixos. O processador mais potente dentre os modelos é o Intel Core i5, um chip intermediário que não faz milagres, ainda mais associado com armazenamento HD e memória RAM de apenas 4GB, por exemplo. Normalmente, são notebooks básicos para estudar.

O modelo com as melhores configurações tem processador Intel i5, 8GB de RAM e armazenamento SSD de 240GB, especificações razoáveis para usuários não muito exigentes com desempenho.

Todos os modelos têm placa de vídeo integrada, o que, unido com o processador não muito recente, faz com que mesmo o melhor modelo de notebook Ultra seja mais indicado para quem deseja um dispositivo para tarefas cotidianas, como navegar na internet, usar programas básicos, estudar e assistir a vídeos online.

O notebook Ultra não oferece uma performance muito impressionante e há outros aparelhos que oferecem um melhor custo-benefício. De modo parecido ao que aconteceu com os netbooks, esses modelos já não valem muito e pena, como poderá ver nos parágrafos a seguir.

Design

O notebook Ultra foi pensado para maior mobilidade (Foto: Divulgação/Multilaser)

Com acabamento em plástico e um design mais simples, o notebook Ultra busca favorecer quem quer maior mobilidade. No que diz respeito à conectividade, a maioria dos modelos oferece uma entrada USB 2.0 e uma USB 3.0, além de entrada para cartões microSD e HDMI. O UB423 ainda tem conexão Ethernet.

Disponíveis nas cores preto e prata, os notebooks Ultra têm bordas arredondadas, mais um fator que ajuda na hora de levar o dispositivo para o trabalho, por exemplo. Além disso, alguns modelos contam com uma tecla de atalho para a Netflix.

Tela

As telas dos notebooks Ultra não são muito grandes, mas todas são Full HD (Foto: Divulgação/Multilaser)

Todas as telas dos notebooks Ultra são Full HD, então, mesmo não tendo bordas tão finas e não terem tecnologia IPS nos painéis, ainda devem oferecer uma boa qualidade de imagem para quem quer apenas um aparelho para o dia a dia.

As telas no geral têm 14 polegadas, com um outro ou outro modelo de 15,6 polegadas. Válido lembrar que isso encarece um pouco mais o aparelho e que há outros notebooks na mesma faixa de preço que são mais potentes. Inclusive, conheça mais modelos nessa lista com os melhores notebooks com 14 polegadas de tela!

Bateria

A capacidade média das baterias desses computadores é de 4.700mAh, não fugindo do padrão de outros notebooks de entrada. Além disso, as placas de vídeo integradas também devem contribuir para um consumo de bateria não muito alto mesmo com telas Full HD.

Os processadores Intel i3 e i5 são da linha U, com maior foco em eficiência energética, o que também deve ajudar na autonomia de um notebook Ultra. Em geral, a bateria não é um fator que se destaque nesses modelos.

Preço

O UB322 é o modelo mais barato, estando na faixa do 1.750 reais, e é o que tem as configurações mais limitadas, como armazenamento HD de 500GB, memória de 4GB e processador Intel Pentium.

Os modelos mais caros ficam na faixa dos 3.000 reais, mas também não têm um desempenho muito superior, já que o processador mais recente, como já mencionado, é o i5. O notebook Ultra é indicado apenas se você quiser economizar muito e não se importar com uma performance abaixo da média.

Alternativas ao notebook Ultra

Como mencionado anteriormente, há notebooks com preço em conta e que valem mais a pena do que o notebook Ultra. Sendo assim, vamos deixar aqui algumas das nossas sugestões de alternativas ao Ultra.

Confira: Melhores notebooks escolhidos pela equipe Buscapé em 2022!

Acer Chromebook C733-C607

O Acer Chromebook tem configurações bem básicas, com processador Intel Celeron N4020, 32GB de armazenamento eMMC e 4GB de memória RAM. Porém, por seu sistema operacional ser o ChromeOS, o notebook não precisa de tanto espaço, diferente do Windows, que é um sistema que pesa mais no computador. Além disso, o ChromeOS também é um sistema operacional mais leve, que deve exigir menos do processador.

Com tela HD de 11,6'', ele pesa apenas 1,26Kg, ótimo para quem precisa de um notebook pequeno, fino e leve. Ele também costuma estar em faixas de preço menores que a maioria dos notebooks, justamente por ser bem básico. Outra coisa que vale notar é que este modelo já esteve abaixo da faixa de notebooks até 2.000 reais, então colocar um Alerta de Preço nele pode ser uma boa jogada para conseguir a melhor oferta!

Samsung Book NP550XDA-KV3BR

O processador Intel i3 de 11ª geração oferece um bom desempenho e a memória RAM de 4GB é o mínimo necessário. O que dá uma turbinada nessas configurações é o armazenamento SSD de 256GB. Além de um bom espaço para arquivos locais, o SSD ainda aumenta a velocidade do notebook.

A tela desse modelo também se destaca, pois é antirreflexo e Full HD, tendo 15,6 polegadas. Mesmo com esse tamanho de tela, o aparelho pesa apenas 1,8Kg, graças às bordas ultrafinas dela. Com média de preço de 2.650 reais, esse Samsung Book também é uma boa alternativa aos notebooks Ultra e uma boa opção de notebook para trabalhar.

Para opções um pouco mais potentes, dê uma conferida nesses modelos de notebooks i5!

Lenovo IdeaPad 3 82MFS00100

Com processador AMD Ryzen 5 5500U e 8GB de memória RAM, esse modelo deve funcionar bem mesmo com várias abas abertas ao mesmo tempo. O armazenamento SSD de 256GB, além de oferecer um ótimo espaço para arquivos locais, também aumenta a velocidade do dispositivo.

É importante atentar para o fato de que o sistema operacional desse modelo é o Linux, que pode gerar estranheza em quem não está acostumado a usá-lo.

A tela Full HD de 15,6'' tem bordas finas que proporcionam uma maior imersão.  Na faixa de preço de 2.681,99 reais, esse dispositivo é mais um que apresenta melhor custo-benefício se comparado com o notebook Ultra, embora exija um investimento maior. Esse notebook também é um bom candidato a ficar na faixa de notebooks até 2.500 reais, então é bom se atentar à flutuação de preços dele.

Para mais alternativas parecidas a este notebook, dê uma olhada nas nossa melhores opções dentro da categoria de custo-benefício!

Quer ter acesso a todas as ferramentas do Buscapé em um só lugar? Então dá uma olhada em nossa extensão para Google Chrome!