SSD: tudo sobre o hardware de armazenamento do seu PC
O SSD é o componente responsável por armazenar os dados do seu computador ou notebook; saiba mais detalhes
O SDD é um tipo de armazenamento interno para PCs e notebooks do tipo não volátil, pois não depende de uma fonte de energia para funcionar. Este componente possui também uma velocidade de acesso e gravação mais rápida, faz menos barulho, dissipa menos calor, é resistente a danos e também, consequentemente, é mais durável.
Porém, ele não é a única forma de armazenamento para desktops e notebooks. Há também os HDD, que são discos magnéticos que possibilitam guardar e acessar dados, porém se diferencia bastante do SSD. Por isso, preparamos este guia para você entender mais sobre o SDD, as diferenças para o HDD e descobrir qual é o melhor.
- Como saber o modelo do meu notebook? Conheça 6 formas fáceis!
- O que é sistema operacional? Entenda sua função!
Diferenças entre um SSD Sata para um SSD M.2
O SSD Sata e o SSD M.2 são bem diferentes entre si. Enquanto o SSD Sata é quadrado com 2,5 polegadas de tamanho, semelhante ao formato do HDD, e tem compatibilidade com desktops e notebooks mais antigos.
O SSD M.2, por outro lado, é mais recente e tem um formato retangular que lembra uma memória RAM e por isso pode não ser compatível com dispositivos mais antigos. Outra distinção entre eles é na velocidade de transmissão. Enquanto o Sata possui velocidade máxima de 600 MB/a, o M.2 chega a 3.500 MB/s.
Para definir qual é o melhor, primeiro é preciso entender a construção e diferenças de cada disco rígido. Apesar de ambos cumprirem a mesma função: armazenar dados e hospedar o sistema operacional, o funcionamento e construção dos dois são completamente diferentes. Além disso, eles também se diferenciam na velocidade, barulho, consumo de energia e durabilidade. Abaixo confira as diferenças entre eles em detalhes e, com isso, tire suas conclusões sobre qual é o melhor.
- Como limpar teclado de notebook? Formas fáceis para o dia a dia.
Construção e conexão
O SSD é uma memória flash, da mesma maneira que o pendrive, cartão de memória e outros. Isso significa que ele não precisa estar conectado a uma fonte de energia para salvar ou ler os dados. A conexão do SDD é feita de diferentes maneiras, tem o Sata e o M.2, como dito acima, mas há outras também, como PCIe e o NVMe.
Já o HDD é feito com discos magnéticos que fazem o trabalho de armazenamento dos dados. Assim como SSD, o HDD também é uma memória não volátil, porém, possui uma construção menos resistente. A conexão é feita através dos tipos SATA ou ATA IDE, que se diferenciam apenas no número de pinos.
- Quanto custa um notebook? Entenda os preços!
- Conheça as melhores marcas de notebook, de acordo com nossos especialistas!
Velocidade
O SSD é bem mais veloz que o HDD. Enquanto ele grava e faz a leitura em uma velocidade de 500 MB/s, o HDD, por outro lado, copia os arquivos a uma velocidade variável de 30 a 150 MB/s. Ou seja, o SSD pode ser até 16x mais eficiente e veloz que o HDD. Isso faz bastante diferença, por exemplo, na incialização do sistema operacional.
Por ser mais veloz, as máquinas com SSD reiniciam mais rápido do que as com HDD tradicional. Por isso que quando alguém troca o HDD por SSD no computador perceber uma diferença substancial na rapidez da inicialização.
Vida útil
O SSD também é mais resistente que o HDD. Isso porque a construção do HDD é feita com discos magnéticos e cabeça de leitura que podem sofrer danos por queda, por exemplo, e parar de funcionar corrompendo todos os arquivos ali presentes. Por outro lado, o SSD não possui partes móveis, isso então garante mais segurança e faz com que acidentes não possibilitem a perda dos dados. Portanto, pelo SSD ser mais resistente, em média, consequentemente ele terá uma vida útil mais prolongada que o HDD.
Consumo de energia e barulho
Por conta da construção entre eles, o SDD também consome menos energia e emite menos barulho, isso se comparado ao HDD. Pois, como o HDD é feito com componentes mecânicos, eles resultam em mais trabalho, consumo de energia e também barulho, visto que é uma cabeça fazendo a leitura diretamente no disco.
Preço entre eles
No preço o SSD perde para o HDD por custar mais caro para a mesma quantidade de armazenamento. Os motivos que encarecem o SSD são: tecnologia mais recente, matéria-prima mais cara e construção mais complexa. Entretanto, o preço do SSD vem diminuindo ao longo do tempo e a tendência é continuar baixando.
O que é SSD e para que serve?
O SDD é um componente responsável por armazenar os dados, arquivos e programas dentro do computador ou notebook.
Qual a diferença entre SSD e HDD?
Há várias diferenças entre o SSD e o HDD. Entre elas estão a fabricação e construção do equipamento, a velocidade de acesso e armanamento, a resistência entre os dispositivos, o barulho, a diferença de preço e mais.
Qual é o melhor HD ou SSD?
Para definir isto primeiro é importante ter claros seus objetivos. Se você quer usá-lo como um HD externo para salvar dados apenas, então o HDD é a melhor opção por ter versões com mais memória e um bom custo-benefício. Agora se você deseja equipar seu computador ou notebook é preferivel escolher o SDD por ter um desempenho melhor que o HDD em todos os aspectos: velocidade, durabilidade e eficiência energética.
O que é SSD no notebook?
É o armazenamento do notebook onde fica salvos os programas e arquivos, inclusive o sistema operacional.