Treino ABC: o que é? Veja o que você precisa para fazer um em casa
Entenda os benefícios do treino ABC e os produtos fundamentais para colocá-lo em prática

Muito se fala sobre o treino ABC, mas você realmente sabe como funciona na prática? Basicamente, o formato consiste em uma divisão de treino para trabalhar dois ou mais grupos musculares no mesmo dia.
Na prática, o treino ABC aumenta o tempo de descanso e recuperação muscular, o que favorece a hipertrofia e o ganho de massa muscular.
Para te deixar por dentro do assunto, preparamos um conteúdo completo sobre o treino ABC com ajuda do professor de Educação Física Lucas Moreira. Confira a seguir o que é, para que serve e como investir nesse tipo de treino!
Não é adepto à academias? Explore nosso artigo e saiba como praticar musculação em casa!

O que é um treino ABC?
O treino ABC é basicamente um programa de musculação dividido em três treinos, e cada um destes treinos tem estímulos para uma determinada musculatura.
Quais são os benefícios do treino ABC?
Quantos aos benefícios do treino ABC, é possível esperar melhora da hipertrofia, além de mais eficácia no emagrecimento. O motivo por trás disso é simples: esse programa intensifica o trabalho de apenas um grupo muscular por vez. O resultado é menos gasto de energia nos outros músculos, favorecendo o ganho de massa magra.
"Além de um bom estímulo para cada grupamento muscular, o treino ABC traz um intervalo maior entre um estímulo e outro para o mesmo músculo. Isso permite uma melhor recuperação e, com isso, melhores resultados em hipertrofia", reforça Lucas.
Mas, não se deixe enganar, viu? Apenas o treino ABC não é suficiente para garantir a hipertrofia, o emagrecimento e a resistência muscular. Na verdade, é preciso investir em um conjunto de cuidados que vão além dos exercícios, incluindo bons hábitos alimentares, consumo de proteínas e gorduras boas.
Já conhece o treino de core? Confira aqui as dicas para fazê-lo da maneira correta!

Qual é a melhor divisão de treino ABC?
Como já adiantamos, o treino ABC pode ser dividido de diferentes formas. Mas, de acordo com o personal Lucas Moreira, existe uma sequência específica que pode trazer resultados mais eficazes:
- Treino A: peitoral, ombro e tríceps;
- Treino B: dorsais e o bíceps;
- Treino C: membros inferiores, como posterior, quadríceps e glúteos.
Aqui, as musculaturas são estimuladas em sua maioria nos mesmos exercícios. Com isso, é possível trabalhar estes músculos em dias diferentes e garantir que a recuperação seja mais rápida.
"Por exemplo, em um exercício de supino serão estimulados músculos do peitoral, ombros e tríceps, além de outros músculos acessórios ao movimento", revela Lucas.
E por falar em exercícios de membros inferiores, já conhece o stiff? A gente te conta mais sobre!
Qual é melhor: treino ABC ou ABDCE?
A escolha entre o treino ABC ou ABCDE depende da rotina e objetivos específicos. No entanto, o especialista recomenda o treino ABC de maneira geral. Especialmente se você é iniciante e não tem tanto tempo disponível para ir à academia.
Só é importante que a divisão do programa siga uma coerência. Como é o caso do treino ABC com peito, ombro e tríceps; dorsais e bíceps; e membros inferiores.
"Isso porque em vários exercícios, diferentes grupamentos musculares são trabalhados ao mesmo tempo, caso do supino que citei antes", conta Lucas.
No entanto, é preciso ressaltar que cada caso deve ser analisado individualmente, já que um treino ABCDE pode ser mais indicado para um determinado grupo de pessoas. Por isso, é tão importante manter um acompanhamento profissional.

Que tal alternar o treino de musculação com aulas de yoga? Saiba mais sobre a prática específica da Kundalini Yoga e como ela pode te ajudar!
Como montar um treino ABC?
Antes de iniciar um treino ABC, é preciso ter em mente que as combinações de grupos musculares podem variar de acordo com o seu objetivo pessoal e, sobretudo, o nível de treinamento. No entanto, existem dicas gerais:
- Combinar os grupos musculares que se complementam no mesmo dia do treino (como peito, ombro e tríceps);
- Começar o treino pelos grupos maiores e, em seguida, passar para os menores (iniciar os exercícios com os dorsais e terminar com treino de bíceps, por exemplo, é uma boa opção);
- Não exagerar nas sequências.
"Mesmo que você treine mais grupos, como peito, ombro e tríceps, leve em consideração que em exercícios multiarticulares, como o supino, ombros e tríceps já são trabalhados ao mesmo tempo que o peitoral. Ou seja: não é preciso muitos exercícios isolados para a região", aconselha.
Não dá para falar de musculação sem alongamento, né? Aproveite e veja aqui a importância de se alongar e como fazer isso do jeito certo!
5 itens importantes para seguir o treino ABC em casa
Agora que você já sabe tudo sobre treino ABC, chegou o momento de descobrir os equipamentos fundamentais para treinar em casa. Para te ajudar, nós reunimos 5 itens coringas para manter os exercícios e garantir bons resultados. Confira:
Está começando a malhar? Veja nossa lista para montar o seu kit musculação ideal!
Economize nas compras com o Cashback do Buscapé!
Quer comprar seus itens para malhar em casa, mas a grana tá mais curta? Não tem problema: aproveite o Cashback do Buscapé e faça uma bela economia nas compras de cada item! E o melhor: o cashback aqui é dinheiro de volta mesmo, viu? Ele é transferido via PIX pra sua conta - potanto, nada de crédito para usar na loja! Veja só quais são as regras para ativar o Cashback e entenda mais sobre o passo a passo no vídeo a seguir:

