Se você busca um smartphone intermediário e com bom custo benefício, então o Motorola Moto G30 pode ser o aparelho ideal! Lançado no Brasil em março de 2021, esse celular conta com conjunto de câmeras quádruplas de 64MP e taxa de atualização de 90Hz.

Outro destaque do Moto G30 é a sua bateria, que promete até 2 dias de uso sem ter que ser recarregada, e já adianto que essa promessa foi cumprida pela Motorola, me surpreendendo muito!

Se você quer saber mais dos recursos oferecidos nesse smartphone e seus prós e contras, continue lendo!

Confira quais são os melhores celulares da Motorola!

Design

Levando em consideração que o Moto G30 128GB é um modelo intermediário, eu diria que o design desse celular é bem bonito, apesar de já ter sido visto em algumas versões anteriores da marca, como por exemplo o Moto G10. Esse aparelho é resistente a poeira e a água, mas não deve suportar ficar submerso.

O Moto G30 tem acabamento em plástico e câmera quádrupla (Imagem: Mosaico)

Com acabamento traseiro liso e em plástico, esse celular pode ser encontrado nas cores White Lilac e Dark Prisma, ambos sendo furta-cor. Na parte de trás do aparelho também é onde se encontra o leitor de impressão digital, usado para desbloquear o smartphone, além do seu conjunto de quatro câmeras.

Moto G30 tem notch em forma de gota que abriga a câmera frontal (Imagem: Mosaico)

Já a câmera frontal fica em um notch em formato de gota, no superior da aparelho. Por ser de um tamanho pequeno e discreto, essa câmera de selfies não atrapalha o tamanho da tela, que é de 6,5 polegadas. Falando no tamanho dele, infelizmente o Moto G30 não cabe inteiro em um bolso de calça, por ser muito grande, deixando a parte superior do celular aparente.

Moto G30 comporta dois chips e um cartão microSD (Imagem: Mosaico)

Nas laterais do Moto G30 se encontram os botões de liga/desliga e volume, além do botão que ativa o Google Assistente e a gaveta de chip, que comporta um cartão microSD e dois chips de operadora.

Tela

Tela do Moto G30 não tem altíssima qualidade, tendo resolução apenas HD+ (Imagem: Mosaico)

Para quem não faz questão de uma tela com altíssima qualidade, o Moto G30 pode ser uma boa opção. Esse smartphone Motorola conta com um display de 6,5 polegadas, com resolução de 720 x 1600 pixels e HD+, que não garante uma qualidade de ponta.

O aparelho é equipado com a Tela Max Vision, usado frequentemente? pela marca e possui além de um painel de IPS LCD. Esse smartphone surpreende em sua taxa de atualização de 90Hz, mais avançado do que outros modelos intermediários do mercado. Essa taxa garante uma transição de imagens mais agradável e fluida, melhorando a qualidade da tela.

Comparado com o meu celular pessoal, um iPhone 11, o Moto G30 definitivamente ganha no tamanho, mas não com qualidade de imagem. O fato da tela ser apenas HD+ pode ser um problema para quem está acostumado com uma resolução mais alta. Ainda assim, esse aparelho agrada bastante quando se está jogando ou assistindo vídeos e filmes.

Não me entenda mal, ainda acho que para a média de valor e por ser um aparelho intermediário, a tela do Moto G30 faz jus ao que propõe. Mas é preciso considerar se alta qualidade de tela é um dos seus critérios indispensáveis na hora de escolher um smartphone para comprar.

Confira os melhores celulares com tela grande para se comprar em 2022!

Prós e contras

Prós

Na minha opinião, o maior pró do Moto G30 é a bateria que dura dois dias, além do seu carregador TurboPower™, que também impacta na performance. O seu conjunto quádruplo de câmeras também não fica para trás, sendo um dos principais destaques do aparelho.

Também considero como um grande pró, a capacidade de armazenamento interno desse celular da Motorola, que conta com 128GB, podendo alcançar até 512GB com um cartão microSD. Além disso, a possibilidade de usar dois chips de telefone nesse smartphone também é um bom atrativo.

Contras

Em comparação com os prós, considero que o Moto G30 possui poucos contras, mas que podem ser essenciais para você. Um deles é o fato de que a resolução da tela desse aparelho é apenas HD+, que em comparação a outros modelos intermediários, deixa a desejar na qualidade. Juntamente a esse ponto, também considerei prejudicial o fato do celular travar enquanto eu testava alguns jogos.

O último ponto negativo que encontrei nesse aparelho da Motorola é que ele não é equipado com NFC, a tecnologia que permite fazer pagamentos apenas aproximando o celular do meio de pagamento.

O que vem na caixa?

Moto G30 acompanha carregador TurboPower™, capinha de proteção, chave para abrir gaveta de chip e manual do usuário (Imagem: Mosaico)
  • Smartphone Moto G30
  • Capa protetora
  • Manual do usuário
  • Cabo USB-A / USB-C
  • Carregador TurboPower™ 20 W
  • Chave para abrir a gaveta do chip

Ficha técnica

Veja a análise de ficha técnica do Moto G30!

Câmera

O Moto G30 conta com quatro câmeras (Imagem: Mosaico)

Um dos principais destaques do Moto G30 é o seu conjunto de câmera quádrupla, que promete entregar imagens com resolução de 9238 x 6928 pixels. A câmera principal do aparelho tem 64 MP, com lente de 80° e abertura de f/1,7, além de uma câmera Ultra-wide de 8 MP, lente de 118° e abertura de f/2,2. O smartphone também conta com uma câmera macro de 2 MP, com lente de 85º e abertura de f/2,4, mais um sensor de profundidade de 2 MP, lente de 80°e abertura de f/2,4.

Foto com a câmera Ultra-wide do Moto G30, feita durante o dia (Imagem: Ana Clara Macri/Mosaico)
Foto tirada durante o dia na câmera principal (Imagem: Ana Clara Macri/Mosaico)

A noite, recomendo usar a câmera principal no modo noturno, que melhora significativamente a qualidade e exposição da imagem. Para tirar uma foto nesse formato, o aparelho exige que você o mantenha imóvel por alguns segundos, mas que valem a pena.

Foto tirada na câmera principal, durante a noite (Imagem: Ana Clara Macri/Mosaico)
Foto feita com a câmera principal no modo noturno (Imagem: Ana Clara Macri/Mosaico)

Já a lente Ultra-wide no período da noite foi extremamente decepcionante. Acima, podemos perceber que mesmo com a câmera principal, é possível enxergar os elementos da paisagem e até mesmo ver alguns detalhes na distância. Enquanto isso, na câmera Ultra-wide, não é possível distinguir quase nada na foto, já que ela tem baixíssima exposição.

Foto tirada na lente Ultra-wide durante a noite (Imagem: Ana Clara Macri/Mosaico)
Notch da câmera frontal do Moto G30 (Imagem: Ana Clara Macri/Mosaico)

A câmera frontal conta com 13 MP, com lente de 74° e abertura de f/2,2, e particularmente não me impressionou. Comparado com o iPhone 11, considerei a do Moto G30 extremamente básica e de baixa qualidade, tanto na câmera do aparelho, quanto nas câmeras usadas nas redes sociais.

Selfie na câmera frontal normal e selfie na câmera frontal com filtro de beleza disponibilizado no Moto G30 (Imagem: Ana Clara Macri/Mosaico)

A câmera frontal do Moto G30 conta com alguns recursos extras, como por exemplo, o "filtro de beleza" que pode ser ajustado antes da foto ser tirada e o modo retrato.

Foto na câmera frontal no Modo Retrato (Imagem: Ana Clara Macri/Mosaico)

Uma boa câmera é essencial para você? Então confira os celulares com melhores câmeras do momento!

Bateria

Prometendo duração de 2 dias, a bateria do Moto G30 conta com uma capacidade de 5000mAh, e sustenta a promessa feita. O aparelho acompanha um carregador TurboPower™, que eu testei, e carregou a bateria, de 0 a 100%, em 2h25, sem eu ter mexido no celular nesse período.

Ao longo dos sete dias de teste, eu assisti séries, vídeos no Youtube, usei as redes sociais e joguei alguns jogos pesados, mas me esforcei para testar especificamente os aplicativos que costumam drenar a bateria do meu telefone pessoal, o iPhone 11. Entre eles, usei principalmente o Tiktok, que para a minha surpresa, não teve um impacto tão grande na porcentagem de bateria do Moto G30. Mesmo depois de usar o app por algumas horas seguidas, ainda não foi necessário recarregar o telefone, coisa que para qualquer usuário de IOS viciado em Tiktok, parece o paraíso.

Então, se você sente falta e deseja um aparelho com bateria muito duradoura, pode confiar no Moto G30, que ele não vai te decepcionar.

Veja quais são os celulares com melhor bateria do mercado!

Desempenho

O Moto G30 é equipado com o processador Qualcomm Snapdragon 662, comum em outros modelos da marca, e conta com 4GB de memória RAM, além de 128GB de memória interna. Além dessa capacidade, existe a possibilidade de usar um cartão de memória e aumentá-la para 512GB. Esse celular também te dá a opção de usar dois chips de telefone ao mesmo tempo, sendo Dual Chip.

Falando ainda sobre a memória RAM do aparelho, os 4GB que ele oferece, são característicos de smartphones mais básicos, de entrada. Vale dizer que, se o Moto G30 tivesse maior capacidade, o desempenho e o processamento desse celular seriam muito superiores, evitando travamentos e facilitando a usabilidade.

Percebi que esse Motorola travou enquanto eu testava um jogo, o "Hogwarts Mystery", e enquanto eu usava o Instagram, dois aplicativos que requerem bastante do aparelho. Não foram grandes problemas, já que os travamentos foram breves, não demorando muito para o celular voltar ao normal. A falta de uma memória RAM maior também foi sentida quando eu estava com muitas páginas abertas no navegador, coisa que o aparelho não suportou muito bem.

Moto G30: preço e custo benefício

O Moto G30 que oferece 128GB de armazenamento interno, podendo alcançar até 512GB com cartão de memória, tem um bom desempenho e funciona sem muitos travamentos. Com boa fluidez de imagem, apesar de ser apenas HD+, esse celular possui câmera quádrupla, que entrega boa qualidade.

No momento em que esse review foi escrito (29/06/2022), o valor do Moto G30 é R$1.349, estando na faixa de preço para smartphones intermediários do mercado. Na minha opinião, é um celular com bom custo benefício, considerando os recursos oferecidos e cumpridos por esse aparelho da Motorola.

Está buscando outras opções de celular com bom custo benefício? Confira a nossa lista com os melhores modelos!

Acessórios compatíveis

Apesar de acompanhar uma capinha de celular, o Moto G30 não vem com película de proteção, um acessório que é indispensável para o dia a dia. Por isso, veja as melhores opções de película para esse smartphone!

Caso esteja na dúvida, confira as diferenças e entenda qual é a melhor película para celular!

O aparelho também não vem com fone de ouvido, que é um acessório essencial no nosso dia a dia. Então, caso você, assim como eu, considere uma necessidade ter um fone, confira as opções abaixo, tanto com ou sem fio:

Quer conhecer outras opções? Veja quais são as melhores opções de fone de ouvido para celular do momento!

Aparelhos similares

Se você gostou do Moto G30, mas ainda quer conhecer outros modelos antes de tomar a sua decisão final, confira os modelos abaixo! Separei smartphones que também são intermediários e que se encontram na mesma faixa de preço, para que você possa conhecer mais do mercado.

Confira o nosso guia completo, com dicas de como comprar um celular!

Conclusão

Com base em todos os recursos analisados anteriormente, e mantendo em mente o que se pode esperar do Moto G30, considerei a experiência com esse aparelho bem satisfatória! Descontei uma parte da nota principalmente pela qualidade da tela e das imagens, além de alguns pequenos travamentos.

Ainda assim, recomendo o esse smartphone Motorola para quem está buscando por um aparelho intermediário e com bom custo benefício, cujo destaque é a bateria impressionante e múltiplas câmeras traseiras. Por isso, minha nota final dada para o Moto G30 é 8,5.

Ferramentas do Buscapé

Se você quer comprar o Motorola Moto G30 com o melhor preço, o Buscapé tem as melhores ferramentas para te ajudar a economizar na hora da sua compra! Com o Histórico e o Alerta de Preços, você consegue ver qual foi o valor mais baixo desse smartphone nos últimos 40 dias ou 6 meses, além de receber um aviso quando o celular atingir a faixa de preço desejada por você.

O Buscapé também te ajuda a receber uma parte do seu dinheiro de volta, oferecendo um cashback em cima do valor da sua compra! Para saber como explorar esse benefício do Busca, confira o vídeo abaixo e saiba como funciona essa ferramenta.

Quer conferir as outras ferramentas que podem te ajudar? Veja como o Buscapé te ajuda a comprar!