Com muitas melhorias, o novo iOS 16 foi anunciado pela Apple no dia 6 de junho. O lançamento ocorreu durante o evento WWDC (Conferência Global para desenvolvedores da Apple). Entre os maiores destaques ficam a nova tela de bloqueio, otimizações do modo Foco, biblioteca compartilhada de fotos no iCloud e melhorias no Mensagens e no Mail.

E as novidades não param por aí, tivemos um upgrade nas ferramentas Texto ao Vivo e Pesquisa Visual. Além de outras novidades que infelizmente não estarão disponíveis no Brasil, como melhorias no Apple Pay, documentos na carteira do iPhone e recursos novos no repaginado Mapas.

Para conhecer todos as novidades e descobrir quando o seu celular vai receber a atualização para o iOS 16, confira nossa matéria logo abaixo.

Quer saber mais dicas sobre os aparelhos da Apple? Então confira o que é Apple ID e aprenda como criar. veja ainda tudo o que já sabemos sobre o iPhone 15, o modelo que será lançado em 2023 e também tudo sobre o iPhone 14, o modelo que vai ser lançado neste ano.

Quais iPhones vão receber o iOS 16?

Descubra os modelos que receberão a atualização para o iOS 16 (Foto: Shutterstock)

É previsto que todos os iPhones compatíveis serão atualizados até o final do ano de 2022. Inclusive, já no próximo mês será possível baixar a versão beta para conhecer as novas ferramentas.

Vale ressaltar que algumas modelos foram excluídos da lista de atualização. Durante o lançamento do novo iOS 16, foi anunciado que todos os modelos até o iPhone 7 (incluindo ele), não receberão a atualização.

Dessa forma, os modelos que receberão a atualização para o iOS 16 são:

  • iPhone 13 Pro Max
  • iPhone 13 Pro
  • iPhone 13
  • iPhone 13 mini
  • iPhone 12 Pro Max
  • iPhone 12 Pro
  • iPhone 12
  • iPhone 12 mini
  • iPhone SE (2020)
  • iPhone 11 Pro Max
  • iPhone 11 Pro
  • iPhone 11
  • iPhone XS Max
  • iPhone XS
  • iPhone XR
  • iPhone X
  • iPhone 8 Plus
  • iPhone 8

Tela de Bloqueio do iOS 16 foi repaginada

O novo iOS 16 tem como destaque a Tela de Bloqueio (Foto: Divulgação/Apple)

Maior destaque do novo iOS 16, a Tela de Bloqueio foi totalmente repaginada.  Ela está agora mais pessoal e customizável. Você pode personalizá-la totalmente, mudando os estilos e cores das fontes, formato da hora, além de usar muitos widgets.

Estes widgets exibirão informações em tempo real, como previsão do tempo, eventos do seu calendário, nível da bateria, alarmes, entre outros. Vai ser possível ainda usar emojis e as suas cores favoritas para criar variações da Tela de Bloqueio. Outro ponto é que as telas poderão ser alternadas, usando apenas o deslizar do dedo. Isso já acontece com o Apple Watch, que tem as interfaces facilmente alteradas entre si.

E não para por aí. O recurso Live Activities ainda vai te ajudar a acompanhar o resultado do jogo do seu time ou a localização do seu carro de aplicativo, sem precisar fazer o desbloqueio da tela.

E no iOS 16, as notificações surgem de baixo para cima, de modo que não atrapalhe a visão da Tela de Bloqueio.

iOS 16 trouxe melhorias no Mensagens e no Mail

No novo Apple iOS 16, o Mensagens e o Mail, receberam boas melhorias. Agora é possível cancelar o envio de uma mensagem que foi enviada por engano ou incorreta. Também é possível editar uma mensagem depois de enviada, ou até mesmo marcar uma mensagem como não lida, para visualizá-la depois.

Outra melhoria foi a chegada do SharePlay. Esse recurso permite que os usuários aproveitem conteúdos como filmes e músicas ao mesmo tempo que conversam com seus amigos. Com esta ferramenta, é possível controlar a reprodução enquanto usa o app.

O novo iOS 16 repaginou os aplicativos Mail e Mensagem (Foto: Divulgação/Apple)

Já na ferramenta de e-mails, agora é possível agendar um envio com antecedência. Você pode também desfazer o e-mail antes que a mensagem chegue ao destinatário.

O Mail agora tem funções Remind Later e Follow Up, para ser notificado sobre algum email que ainda não foi respondido. Por fim, o Mail está com a ferramenta de pesquisa ainda mais completa, além de avisar quando o usuário esquece alguma parte importante da mensagem.

No iOS 16 é possível compartilhar a biblioteca de fotos do iCloud

No novo iOS 16 você pode compartilhar a Biblioteca de Fotos do iCloud (Foto: Divulgação/Apple)

A biblioteca de fotos compartilhada do iCloud permite que você divida imagens com a sua família ou amigos. Nesta ferramenta, até seis usuários poderão acessar, excluir, editar ou adicionar fotos e vídeos.

A ferramenta ainda te dá sugestões de compartilhamento de fotos que incluem os participantes da biblioteca compartilhada. Outra possibilidade legal é o envio de fotos automaticamente por uma nova função do aplicativo Câmera. Já imaginou a facilidade que é ter as fotos de uma viagem compartilhadas automaticamente?

Texto ao Vivo e Pesquisa Visual foram atualizados no iOS 16

O iOS 16 atualizou as ferramentas Texto ao Vivo e Pesquisa Visual (Foto: Divulgação/Apple)

Com a ferramenta Texto ao Vivo, a inteligência do iPhone reconhece textos em imagens e agora também em vídeos. É possível pausar qualquer conteúdo para interagir com o texto.

Com a ferramenta, é possível ainda, com grande rapidez, converter moedas e traduzir textos. Já a Pesquisa Visual, pode ser usada para reconhecer imagens, como estátuas, plantas e animais.

iOS 16 ganhou novidades para pagamentos

O iOS 16 teve avanços importantes no Apple Pay (Foto: Divulgação/Apple)

O novo iOS 16 ganhou o recurso Apple Pay Later. Com este mecanismo, os usuários poderão parcelar os seus pagamentos diretamente pelo Apple Pay, sem taxas ou juros. A ferramenta ainda permite acompanhar os seus pagamentos e até reembolsar algum pagamento feito.

Outra boa novidade é a maior compatibilidade de documentos e chaves na Carteira. E não é só isso, ainda é possível compartilhar com segurança as suas chaves (casa, escritório e do carro) na Carteira pelos aplicativos de mensagens e email.

Mas o negativo é que estas funções não estarão disponíveis, pelo menos por enquanto, para o Brasil. Outro recurso que também não estará disponível em nosso país é o novo Mapas. O app que foi remodelado para passar informações sobre o trânsito estará disponível em dez países.

Outros recursos do novo iOS 16

A Apple preparou algumas outras novidades com menor destaque, mas que devem agradar bastante os usuários. São elas:

  • Modo Foco: no iOS 16, o modo Foco foi expandido, possibilitando a criação de perfis para trabalho, descanso, entre outros.
  • CarPlay: A nova geração do recurso vai mostrar os conteúdos em diferentes telas do carro, controlar o rádio, mudar a temperatura do ar-condicionado, mostrar a velocidade, o nível de combustível, a temperatura, exibir widgets no painel do carro e muito mais.
  • Compartilhamento Familiar: Com ele será simples configurar uma conta infantil com controles parentais. Controlando o tempo de uso pelos filhos e tendo sugestões de conteúdos próprios para crianças.
  • App Casa: Ficou ainda mais simples e seguro controlar os seus diversos acessórios inteligentes. Será possível uma integração perfeita entre os seus acessórios, entregando a experiência completa de uma casa inteligente.
  • App Fitness: Vai te ajudar a criar e atingir as suas metas de treino, até mesmo sem um Apple Watch. Os sensores de movimento do iPhone são capazes de calcular passos, distâncias e interagir com apps de treinos de terceiros para acompanhar as suas metas.
  • App Saúde: Maior novidade é o recurso Medicamentos. Com ele é possível gerenciar a sua lista de medicamentos, com lembretes para os seus horários.
  • Atualizações de Acessibilidade: Foi incluído a Detecção de Porta, para ajudar usuários com limitações visuais com os últimos passos até o destino. Foi adicionado ainda as Legendas ao Vivo, para ajudar pessoas com limitações auditivas em chamadas de voz, pelo FaceTime ou em conversas com alguém próximo.

Se o seu aparelho está fora da lista de atualizações e deseja comprar um novo, confira nossas dicas e descubra qual é o melhor iPhone do momento. Veja ainda esta nossa lista com as melhores opções de iPhones baratos para comprar em 2022. Conheça alguns modelos que vão receber a atualização do iOS 16. Veja nossa análise da ficha técnica do iPhone SE 3 e descubra se o iPhone 13 Pro Max é realmente bom.

Agora confira as melhores oferta de iPhone que receberão a atualização para o iOS 16:

Novidades no WatchOS 9

O novo WatchOS 9 trouxe muitas novidades (Foto: Divulgação/Apple)

Na mesma data ainda foram anunciadas as novidades sobre a nova versão do sistema operacional dos relógios inteligentes da Apple. O novo WatchOS 9 teve mudanças no design, com as suas faces redesenhadas. O usuário poderá escolher entre quatro opções bem variadas.

A ferramenta Medicamentos, também foi adicionada ao WatchOS 9, para ajudar as pessoas que tem problemas de lembrar de tomar os seus remédios na hora certa. As atividades físicas também sofreram upgrades, passando informações ainda mais precisas sobre o exercício realizado.

Mais um destaque do watchOS 9 é a possibilidade de detecção das diferentes fases do sono. Com ele será possível saber por quanto tempo o usuário passou em cada fase durante a noite. Além de alterações respiratórias e de batimentos durante o sono.

O WatchOS 9 estará disponível para os modelos:

  • Apple Watch Série 4
  • Apple Watch Série 5
  • Apple Watch SE
  • Apple Watch Série 6
  • Apple Watch Série 7

Ferramentas do Buscapé

Para comprar o seu iPhone com iOS 16 pelo melhor preço, você precisa conhecer a extensão para navegador do Buscapé. Com ela, você vai ter acesso ao Cashback, para ganhar parte do valor investido para gastar como quiser. Já com o Histórico de Preços você fica por dentro das mudanças de preço do produto, e com o Alerta de Preço você é avisado quando o produto chegar no valor que você está disposto a pagar.

E não é só isso, o Buscapé ainda tem cupons de desconto para te ajudar a economizar mais um pouco, e com os nossos especialistas Buscapé você pode tirar dúvidas para fazer a melhor compra!