Você sabe como colocar o ar-condicionado no quente? Se a resposta é não, você chegou ao lugar certo! A seguir, vamos te ensinar o passo a passo para ativar essa função no eletrodoméstico, dicas para cuidar do condicionador de ar e traremos, ainda, alguns dos melhores aparelhos de ar-condicionado quente e frio do ano para você escolher um e chamar de seu.

É só continuar nessa matéria para aprender como colocar o ar-condicionado no quente e como cuidar do aparelho corretamente. Vamos lá, conferir?

Saiba mais sobre os melhores modelos de ar-condicionado para comprar em 2021.

Confira como colocar o ar-condicionado no quente com o passo a passo a seguir (Foto: Shutterstock)

Como colocar o ar-condicionado no quente

Antes de tudo, é importante lembrar que para acionar essa função é preciso ter um ar-condicionado quente e frio, caso contrário, não será possível. Se você já tem um modelo assim, com certeza já deve ter visto a função Heat no ar-condicionado, não é mesmo? A palavra significa “aquecer” na tradução do inglês para o português, e é responsável por ativar a função. A seguir, veja o passo a passo para ligar o aquecedor no aparelho:

Passo 1. Procure pelo botão “Mode” no controle remoto ou diretamente no seu aparelho.

Passo 2. Agora, aperte ele até a opção “Heat” aparecer. Ela pode aparecer com um símbolo de sol em alguns modelos.

Passo 3. Selecione e escolha a temperatura desejada nos botões de “mais” e “menos”, que você já está habituado a usar.

Pronto! Você acaba de aprender como colocar o ar-condicionado no quente. Agora, o seu aparelho começará a aquecer o ambiente. Na maioria dos aparelhos, a temperatura máxima costuma ser de até 32°C.

Entenda todas as funções do ar-condicionado neste artigo, como Cool, Dry e outras.

Recomendações antes de ligar o ar-condicionado no quente

Se você pensa que, para aquecer o cômodo, basta trocar a função do ar-condicionado sem ter um preparo, está engando. Para garantir o bom funcionamento do eletrodoméstico - seja no modo quente ou frio -, é preciso tomar alguns cuidados. Confira as dicas a seguir!

Não mude a temperatura do ar-condicionado de maneira brusca

Essa dica é importantíssima! Mudar a função de resfriar para aquecer no seu ar-condicionado de forma súbita pode acarretar problemas para o seu aparelho. Portanto, aprenda como ligar o ar-condicionado no quente da forma correta.

Passo 1. Se ele já estiver ligado, mas no modo frio, desligue-o e aguarde alguns minutos.

Passo 2. Após aguardar de 3 a 5 minutos, ligue novamente o seu aparelho e selecione a opção para aquecimento.

Caso essa mudança seja feita de maneira brusca, o ar-condicionado pode não funcionar corretamente e acabar sendo sobrecarregado. Além disso, mudanças muito bruscas de temperatura podem fazer mal à saúde e causar problemas respiratórios. Seja cauteloso!

Quer mais dicas? Confira 5 coisas para você nunca fazer com o seu ar-condicionado.

Garanta que a limpeza do ar-condicionado esteja em dia

Independentemente se você usará o eletrodoméstico na função resfriar ou aquecer, essa dica é preciosa. A limpeza frequente não só previne a proliferação de poeira e ácaros, evitando alergias e doenças, como também evita possíveis problemas no aparelho. O acúmulo de poeira, gordura, maresia e outros fatores externos pode interferir na eficiência do aparelho, causando aumento no consumo energético e, até mesmo, algum entupimento ou deterioração. Não deixe de fazer a limpeza periódica!

Melhores aparelhos de ar-condicionado quente e frio

Atualmente, existem diversos modelos de ar-condicionado quente e frio disponíveis no mercado. Por isso, trouxemos alguns modelos de marcas, capacidades e preços variados, para atender a todos os tipos de bolsos. Mas, antes de decidir, confira o nosso artigo para escolher a capacidade ideal para o seu ambiente e não errar na quantidade de BTUs.

Para mais opções, leia também: