Logo Buscapé
Logo Buscapé

Será que dá para calcular BTUs por metro quadrado de uma forma fácil e descomplicada? A resposta é sim e com toda a certeza. Ao pesquisar sobre o tema, muitas pessoas acham que esse é um cálculo complexo. Mas, esse conteúdo vai revelar boas dicas e informações para desmistificar essa primeira impressão.

Saber fazer esse cálculo é fundamental na hora de escolher o ar-condicionado. Isso ajudará a entender a potência do aparelho e se ela atenderá realmente as necessidades do ambiente que ele será instalado.

Quer ficar por dentro do assunto e saber calcular BTUs por m2? Então, acompanhe todos os tópicos deste conteúdo!

Após aprender a fazer essa conta, volte aqui e consulte a nossa seleção com as melhores opções de ar-condicionado para comprarainda esse ano!

Saber calcular BTUs por metro quadrado é fundamental para escolher o ar-condicionado (Foto: Shutterstock)

BTUs por metro quadrado: entenda o que é a sigla!

Antes de ensinar sobre como calcular BTUs por metro quadrado, vamos dar alguns passos atrás, ou seja, explicar o que essa sigla quer dizer. Quando você começa a pesquisar sobre ar-condicionado, é comum encontrar essa informação nas especificações.

De maneira direta, a sigla BTU significa British Thermal Unit – traduzindo, é Unidade Térmica Britânica. Na prática, ela representa uma unidade de medida acerca da potência do aparelho.

Tome nota: a potência de um ar-condicionado tende a ser maior em relação ao número de BTUs. Portanto, um aparelho com 12.000 BTUs tem potência superior se comparado a um ar-condicionado com 9.000 BTUs.

Além disso, saber como calcular BTUs por m2 permite facilitar a decisão de compra de um ar-condicionado.

BTU como calcular: Por que é tão importante saber esse dado?

Além de calcular BTUs por metro quadrado, outros fatores podem influenciar na potência ideal para o ambiente (Foto: Shutterstock)

Quando o tema é BTU como calcular, já é preciso deixar claro que entender essa questão irá alinhar a necessidade de climatização do ambiente. Isso acontece porque ao calcular BTUs por metro quadrado você entende qual é o aparelho adequado para o local em questão.

Em outras palavras, essa informação evitará, por exemplo, que você escolha um ar-condicionado com uma potência maior do que o local demanda. Além de proporcionar maior conforto de climatização, uma escolha assertiva também inibirá gastos desnecessários.

Já que tocamos nesse ponto dos “gastos desnecessário”, aproveite para saber quais aparelhos de ar-condicionado são mais econômicos!

O que pode influenciar na potência de um ar-condicionado

Mais do que calcular BTUs por m2, leve em conta outros pontos, como a região do país, iluminação e mais (Foto: Shutterstock)

Aqui, podemos considerar alguns pontos bem importantes, começando pela metragem do ambiente. Mas, não é apenas isso! Há outros quesitos determinantes que devem ser levados em consideração.

Para facilitar, destacamos os mais importantes abaixo:

  • Região do país: Sim! Esse dado influência bastante na hora de atestar o desempenho de um ar-condicionado. Não é novidade que o Brasil é um país de proporções continentais. Assim, cada região possui suas próprias características de clima. Portanto, quanto mais quente for a sua cidade, maior deverá ser a potência do aparelho.
  • Iluminação ambiente: não apenas o tipo como a quantidade de lâmpadas em um ambiente poderá influenciar na potência de um ar-condicionado. Só para contextualizar, lâmpadas incandescentes costumam ser mais “quentes” se comparadas às fluorescentes. Na hora de calcular os BTUs por metro quadrado, leve em conta também a iluminação natural, uma vez que a incidência da luz solar também afeta a temperatura do ambiente.
  • Janelas e cortinas: Você não leu errado! Para entende sobre BTU como calcular, leve em conta esses dois pontos também. As janelas permitem a maior entrada de calor (complementando o item anterior), enquanto as cortinas ajudam a diminuir a temperatura ambiente.
  • Itens eletrônicos: Se você possui muitos aparelhos eletrônicos em um ambiente, eles podem acabar influenciando na temperatura. Caso esse seja o seu caso, pode ser interessante optar por um ar-condicionado mais potente.

Descubra qual é a potência ideal de um ar-condicionado para o quarto, e tenha sempre a melhor noite de sono!

Afinal, quantos BTUs por m2?

Claro que você quer uma resposta, não é mesmo? E, certamente ficará mais fácil chegar a uma conclusão agora que você já sabe o que é BTU, a sua importância e o que pode influenciar na melhor potência.

Aqui, vamos usar um exemplo simples para entender o cálculo de BTUs por metro quadrado. Imagine que o ambiente quer receberá a instalação do aparelho possua 20m². Para cada metro quadrado, consideramos uma média entre 600 e 800 BTUs.

Mas, de onde tiramos esse valor? No caso, você poderá usar 600 BTUs se o ambiente em questão não tiver muita influência da luz solar. Já o valor de 800 é mais indicado em locais que recebem a luz solar diariamente ou que tenham maior circulação de pessoas. Inclusive, você pode somar esse valor em BTUs para cada equipamento eletrônico.

Você sabia que existem diferentes tecnologias que ajudam a tornar o ar-condicionado mais eficiente e econômico? Conheça tudo sobre o Dual Inverter e entenda porque ele é uma excelente escolha!

Exemplo prático de calculadora de BTUs

Em nosso exemplo, além de um ambiente com 20m², vamos imaginar que ele é ocupado por duas pessoas e que dispõe de 3 equipamentos eletrônicos, além de uma janela.

Agora, você poderá fazer a seguinte calculadora de BTUs mental:

(20 x 600) + (2 x 600) + (3 x 600) + (1 x 600)

12.000 + 1.200 + 1.800 + 600 = 15.600

Como resultado, o nosso ar-condicionado ideal deverá ter uma potência igual ou superior a 15.600 BTUs.

Tome nota: se o ambiente é exposto à luz solar de forma direta e constante, considere somas mais 800 ao valor final. Isso vai garantir melhor eficiência do aparelho na climatização.

Tabela de referência:

Você pode usar a tabela abaixo como uma referência após calcular BTUs por m2. Assim, você terá maior segurança para encontrar o ar-condicionado ideal para o ambiente que ele será instalado:

Ambiente

Luz solar(amanhã)

Luz solar(tarde)

9m²

7.000BTUs

7.500BTUs

12m²

7.500BTUs

9.000BTUs

15m²

9.000BTUs

12.000BTUs

20m²

12.000BTUs

18.000BTUs

25m²

18.000BTUs

22.000BTUs

30m²

22.000BTUs

24.000BTUs

40m²

24.000BTUs

30.000BTUs

50m²

30.000BTUs

36.000BTUs

60m²

36.000BTUs

48.000BTUs

70m²

42.000BTUs

58.000BTUs

Bateu aquela dúvida? Explicamos detalhadamente o que diferencia o climatizador de um ar-condicionado. Entenda qual é mais indicado para o seu caso!

Tipos de ar-condicionado indicados pelo Busca!

Já podemos dizer que somos todos experts em calcular BTUs por metro quadrado, né? E, como a gente não brinca em serviços, selecionamos 5 opções de ar-condicionado com potências diferentes que possuem o maior volume de buscas por aqui:

Ar condicionado de 7.500 BTUs

Ar condicionado de 9.000 BTUs

Essa potência era tudo que o você precisava? Então, que tal ficar por dentro de mais modelos? Confira a nossa lista com as melhores opções de ar-condicionado 9.000 BTUs!

Ar condicionado de 12.000 BTUs

Um é pouco, né? Então segura esse conteúdo que reúne só as melhores opções de ar-condicionado 12.000 BTUs.

Ar condicionado de 18.000 BTUs

Um ambiente geladinho em um ambiente maior tá garantindo com esse aparelho. Conheça outros que entrega a mesma potência: opções de ar-condicionado 18.000 BTUs.

Ar condicionado de 24.000 BTUs

Quer comparar antes de decidir? Boa decisão! Veja a nossa lista com as melhores opções de ar-condicionado com 24.000 BTUs.

Ar condicionado de 30.000 BTUs

Você pode conferir mais modelos! Confira a nossa lista recheada de opções de ar condicionado com 30.000 BTUs.

As ferramentas do Buscapé estão sempre disponíveis para você!

Você não vai querer pagar mais caro no seu futuro ar-condicionado, né? Como a gente não quer que você tenha uma experiência de compra ruim depois que aprendeu a calcular BTUs por metro quadrado, temos mais uma dica: use as ferramentas do Busca sempre!

Com o Alerta e Histórico de Preços você consulta o gráfico dos valores do seu produto almejado e ainda pode ser notificado quando o preço chegar perto do orçamento que você indicou. Não sabe ainda como usar essa facilidade? O vídeo abaixo explica tudo e é bem rapidinho:

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!