Os modelos de ar-condicionado contam com diferentes funções. Entender o que significa os botões Cool, Heat e Dry, por exemplo, é importante para você fazer o melhor uso do seu aparelho e até econimizar na conta de luz. As funções também podem variar de nome de acordo com o modelo e fabricante.

Para te ajudar, elaboramos um guia explicando o papel dos modos mais comuns em ar-condicionados. Também indicar as diferenças deles em alguns dos melhores aparelhos split do mercado. Isso vai ajudar você a entender o papel de cada uma dessas tecnologias e qual é o melhor momento para usá-las.

1. Função Cool no ar-condicionado

Entre as funções do ar-condicionado, pode-se dizer que a Cool (termo que significa "legal" em tradução direta do inglês para o português) é a principal. Ela promove o resfriamento do ambiente, permitindo ajustar a temperatura ou a velocidade do ventilador conforme a preferência do usuário.

Nos modelos da Samsung, como o Ar-Condicionado Split Samsung 9000 BTUs Frio, para ativá-la, basta pressionar a tecla "Mode" até surgir a opção Cool no visor. Aliás, esse aparelho é ideal para regiões quentes, onde a temperatura externa fica bem mais alta que a do ambiente e, por isso, o resfriamento demora mais. Esse modelo tem também a função Turbo, que faz com que o compressor trabalhe em sua potência máxima por 30 minutos para atingir a temperatura mais rapidamente.

2. Modo Heat no ar-condicionado

O modo Heat (termo que significa "aquecer" em tradução direta do inglês para o português) no ar-condicionado, é o oposto do Cool. Ele está presente apenas em aparelhos frio/quente, que são mais adequados para residências ou comércio em regiões com temperaturas mais baixas.

Nele, o ar-condicionado esquenta o ambiente, sendo possível ajustar a temperatura de forma que o ambiente fique confortável. Os aparelhos LG oferecem uma variação entre 18º e 30º, como é o caso do Split LG Dual Inverter Voice 9000 BTUs . Ele tem gás refrigerante R-410A, que é menos nocivo à camada de ozônio.

3. Função Fan no ar-condicionado

O Fan (termo que significa "fã" em tradução direta do inglês para o português) é a função de ventilação e é uma das mais comuns em qualquer modelo. Ela apenas expele vento, sem climatizar. Esse é um recurso mais usado em dias com temperaturas amenas, indicado para arejar e fazer a renovação do ar no ambiente.

Em alguns aparelhos, como no Split Philco 9000 BTUs Frio PAC9000TFM9, há a tecla Fan Speed. No botão é possível selecionar a velocidade do ventilador interior em "Baixa", "Média", "Alta" e "Automática".

4. Modo Dry no ar-condicionado

A função Dry (termo que significa "seco" em tradução direta do inglês para o português)  transforma o aparelho em um desumidificador, removendo a umidade do ar em ambientes fechados. Para isso, o ar-condicionado pode funcionar a uma temperatura inferior ou superior à ajustada no controle para poder retirar de forma aficaz a umidade do ar.

No Split LG 12000 BTUs Quente/Frio, a função que mantém ambiente fresco e seco é denominada Jet dry, enquanto no Split Electrolux 18000 BTUs Frio é chamada Desumidificar.

5. Função Sleep no ar-condicionado

Um dos modos do ar-condicionado que ajudam a economizar energia é o Sleep (que significa "dormir"). Quando ele é acionado, o ar-condicionado diminui a potência gradualmente até que a temperatura fique favorável para o relaxamento. Depois, a mantém constante para que o ambiente fique devidamente climatizado.

No Split Gree 9000 BTUs Frio inverter o modo Sleep ainda reduz os ruídos do motor e o torna silencioso. Nos modelos da Samsung, a função é intitulada como Good Sleep (que significa "sono bom").

Já no ar-condicionado Split Consul Inverter, a função já tem o nome traduzido para Sono Bom. Ela regula automaticamente a temperatura de acordo com a faixa etária e apaga as luzes do painel quando acionada.

6. Modo Auto no ar-condicionado

A temperatura que é considerada agradável e confortável para a maioria das pessoas gira em torno dos 23º e 24º. É para chegar a esse ponto de “temperatura ambiente” que serve a função Auto do ar-condicionado, outra que é comum a todos os modelos.

7. Modo Swing no ar-condicionado

O botão Swing (termo que significa "balanço") também pode receber o nome de Oscilação em alguns aparelhos, como no Ar-Condicionado Portátil Philco 11000 BTUs Frio. O recurso faz com que as palhetas do aparelho se movimentem, direcionando o fluxo de ar. Esse é um recurso importante para fazer com que o ar seja distribuído por todo o cômodo e, assim, a climatização seja eficaz.

8. Função Timer no ar-condicionado

O Timer, ou temporizador, é mais uma das funções que tornam o ar-condicionado mais econômico. Com o controle remoto, o app ou comando de voz – no caso de aparelhos com inteligência artificial, é possível programar o horário para ligar ou desligar automaticamente. O split Springer Midea 9000 BTUs, além da tecnologia inverter que já economiza energia, tem o timer e o Siga-me, que concentra a temperatura ideal no local onde o controle remoto for posicionado.

Veja mais alguns bons modelos de ar-condicionado que selecionamos para você: