O melhor notebook para edição de vídeo tem especificações bem parecidas com os modelos mais adequados para os jogos. Um processador potente (de 10ª ou 11ª geração da Intel, por exemplo), bastante memória RAM e uma boa placa de vídeo dedicada são altamente recomendáveis.

Outro fator é entender que as unidades de armazenamento SSD hoje são o padrão em computadores de alto rendimento. Além de armazenar os arquivos, a tecnologia contribui para elevar a velocidade de inicialização não só do sistema como de programas e apps, principalmente em comparação aos tradicionais HDs.

Vídeos também exigem monitores de boa qualidade para que o usuário possa ter a real ideia do conteúdo que está sendo editado. Por isso, a escolha de telas com resolução Full HD ou 4K, além de uma taxa de atualização superior a 60Hz, é recomendável.

Se liga nos modelos e escolha o notebook para edição de vídeo perfeito para você e para o seu bolso.

Opa! Antes de seguir adiante, volta aqui! Se você vai usar um bom dispositivo para editar vídeos, certamente vai gostar dessas outras dicas:

Como escolher um notebook para edição de vídeo?

O notebook para edição de vídeo deve ser escolhido de acordo com o tipo de conteúdo que você produz (Foto: Shutterstock)

A gente já adiantou no começo deste conteúdo alguns aspectos relevantes que você deve considerar na hora de escolher o notebook para edição. Mas, antes de pensar sobre o hardware do seu futuro novo dispositivo, vale fazer uma pergunta: que tipo de vídeo você pretende ou precisa editar?

Essa definição irá lhe guiar em uma decisão de compra mais assertiva, ou seja, quanto menos complexos forem as suas produções, menor será a necessidade de priorizar um dispositivo tão robusto. Ou seja, isso impactará diretamente no valor a ser investido.

Agora, se você costuma editar clipes musicais, vídeos institucionais, comerciais e relacionados, aí sim pode ser preciso ter um pouco mais de cuidado na hora de selecionar a configuração ideal. Portanto, pense o seguinte: quanto mais efeitos, plug-ins e outros elementos você usar, maior deverá ser a capacidade do notebook para editar vídeos!

E se você gosta do que é bom e também de economizar, saiba que esse é um desejo bastante justo, viu! Aliás, levando em conta que tudo do nicho de tecnologia vem sofrendo bastante com os preços elevados, isso é mais do que apenas justo: é necessário! Portanto, não há nada de errado em usar o preço como um critério para sua decisão de compra!

Inclusive, vale conhecer mais detalhes sobre como usar os cupons de desconto aqui no Busca – e, a gente te ensina como fazer isso!

Acer Nitro 5 AN515-55-51D3

Um modelo com a boa placa de vídeo GeForce GTX 1650, que garante um  processamento tranquilo de imagens, o Acer Nitro 5 AN515-55-51D3 tem também um processador Inter Core de 10ª geração, o i5 10300H. A memória RAM é de 8GB.

Outro destaque desse notebook para editar vídeos é a unidade SSD com capacidade superior a dos modelos anteriores, com 512GB. A tela Full HD de 15,6 polegadas é ótima para ver filmes e séries e o teclado tem retroiluminação, ótimo para quem quer encarar alguns jogos nas horas de folga.

Vantagens desse notebook para edição de vídeo

  • Processador i5 de 10ª geração garante excelente desempenho
  • Placa de vídeo GeForce GTX 1650 é promessa de bom processamento de imagens
  • SSD com capacidade de 512GB tem bastante de armazenamento
  • Excelente para edição de vídeos, ver filmes e séries e até para jogos de nível médio

Lenovo IdeaPad 3i 82MJ0002BR

Esse também é um bom notebook para editar vídeos, uma vez que possui um conjunto de hardware que não decepciona. Ele vem equipado com processador AMD Ryzen 5 5600H, além de placa de vídeo dedicada Nvidia GeForce GTX 1650. Soma-se a isso, uma boa memória RAM de 8GB e SSD de 256GB.

A tela também atende às especificações para esse tipo de trabalho, com resolução Full HD e painel IPS que não distorce a cor independente do seu ângulo de visão. Caso você precise de mais espaço de armazenamento, é possível instalar um SSD adicional, já que ele dispõe de slot M.2 vázio. O mesmo vale para a RAM, que pode ser expandida até 16GB.

Vantagens desse notebook para edição de vídeo

  • A placa de vídeo GeForce GTX 1650 permite bom desempenho para o processamento de imagens
  • É possível expandir a capacidade de armazenamento e memória RAM para elevar a experiência de uso
  • Tela com excelente qualidade, inclusive para assistir filmes, séries e até mesmo rodar jogos com gráficos e taxa de quadro satisfatórias

Macbook Apple Air M1 256GB SSD

MacBook Apple Air M1 é uma opção com um valor mais alto, mas que entrega recursos diferenciados, começando pelo seu processador M1. Ele dá conta de diferentes tarefas pesadas como, por exemplo, edição de vídeos. Aliás, esse processador dispensa a necessidade de uma placa de vídeo dedicada.

Soma-se a isso a tela, que sempre mantém avaliações excelentes entre os consumidores, principalmente por ser em Retina. Caso você não saiba, é uma resolução que fica no meio termo entre o Full HD e o 4K – tudo isso em uma tela compacta, de 13,3 polegadas. Vale ainda destacar o SSD 256GB e a RAM de 8GB!

Vantagens desse notebook para edição de vídeo

  • Processador Apple M1 é um dos mais poderosos do mercado
  • Entrega SSD de fábrica, com 256GB
  • Tela de 13 polegadas com excelente resolução
  • Modelo une potência e portabilidade

Lenovo Legion 5

Outro computador para edição de vídeo da Lenovo! Aqui a proposta é um dispositivo de alto desempenho, principalmente pelo processador AMD Ryzen 7 5800H que garante ótima performance para tarefas pesadas. Isso é ainda potencializado pela sua RAM de 16GB e SSD de 512GB, portanto, bastante espaço e memória!

Além disso, seus gráficos ficam sob a responsabilidade da placa de vídeo dedicada NVIDIA GeForce RTX 3060, que possui bastante poder de fogo. Por fim, ele dispõe de tela de 15,6 polegadas Full HD com painel IPS e taxa de atualização de 120Hz.

Vantagens desse notebook para edição de vídeo

  • Processador com alto desempenho para tarefas pesadas
  • Memória RAM de 16GB que eleva o desempenho do sistema
  • SSD de 512GB garante bastante armazenamento interno
  • A NVIDIA GeForce RTX 3060 é uma placa com ótimo desempenho
  • Tela com alta resolução e taxa de atualização de 120Hz

Asus VivoBook Pro 15 K3500PC-KJ391W

Outro boa pedida de notebook para edição de vídeo, justamente por apresentar um hardware refinado, que pode atender também o público gamer! O modelo vem equipado com o processador Intel Core i5 de 11ª geração, além de RAM com 16GB e SSD de 512GB. Os gráficos ficam por conta da placa dedicada NVIDIA GeForce RTX 3050, que assim como no modelo anterior, também entrega um desempenho de ótimo nível.

A tela também não desaponta, com resolução Full HD e painel IPS-level, que garante uma cobertura de 100% do espectro sRGB. Embora potente, esse notebook atende muito bem quem gosta de mobilidade, já que pesa apenas 1,99kg, portanto, um padrão baixo em comparação a outros dispositivos da mesma categoria.

Vantagens desse notebook para edição de vídeo

  • Possui painel IPS-level, que garante uma cobertura de 100% do espectro sRGB
  • A placa de vídeo dedicada NVIDIA GeForce RTX 3050 entrega boa performance
  • É um dispositivo relativamente leve para a sua categoria
  • Memória RAM de 16GB que eleva o desempenho do sistema
  • SSD de 512GB garante bastante armazenamento interno

Macbook Apple Air A2337 M1 13,3" 512GB SSD

Uma curiosidade do MacBook Apple Air A2337 é que ele não conta com uma placa de vídeo dedicada. Isso porque ele vem com o processador M1 da Apple, que consegue renderizar imagens em alta velocidade e tem tudo para agradar qualquer editor de imagens.

Outra característica dos notebooks da Apple é o sistema operacional macOS, que garante desempenho de ótimo nível. A memória RAM é de 8GB e o armazenamento é SSD de 512GB. O monitor de 13 polegadas pode desagradar quem curte uma tela grande, mas favorece a portabilidade.

Vantagens desse notebook para edição de vídeo

  • Processador Apple M1 é moderno e poderoso
  • Sistema operacional macOs garante desempenho de ótimo nível
  • SSD com capacidade de 512GB tem bastante de armazenamento
  • Monitor de 13 polegadas favorece a portabilidade
  • Ideal para quem está mais acostumado aos produtos Apple

Dell G15 G15-a0700-MM20P

O Dell G15 G15-a0700-MM20P tem a placa de vídeo RTX 3060, uma das melhores da atualidade. Aliás, as configurações dele são bem pesadas, já que se trata de um modelo gamer que também que tem tudo para estar na nossa lista de melhor notebook para edição de vídeo.

Ele tem o processador AMD Ryzen 7 (clock de 3,2GHz), 16GB de RAM, SSD de 512GB e monitor Full HD de 15,6 polegadas com taxa de atualização de 165Hz. Tanta potência gera muito calor, então esse notebook Dell também tem um sistema de refrigeração que conta com entradas e saídas de ar para propiciar uma melhor troca de calor com o ambiente.

Vantagens desse notebook para edição de vídeo

  • Processador AMD Ryzen 7 tem altas velocidades
  • GeForce RTX 3060 é uma das melhores do mercado
  • Configuração poderosa, mas que não deixa o preço muito elevado
  • SSD com capacidade de 512GB tem bastante de armazenamento
  • Memória RAM de 16GB melhora o desempenho geral do sistema
  • Design que permite uma melhor refrigeração natural
  • Ideal para quem quer alto desempenho a um preço mais em conta

Notebook Gamer Avell A52 MOB

O Avell também é um ótimo notebook para editar vídeos, embora muitas pessoas não conheçam muito sobre a marca e sua qualidade no geral. Isso fica evidente pela sua ficha técnica, começando pelos gráficos, com a placa dedicada NVIDIA GeForce RTX 3050, a mesma de outros modelos mencionados anteriormente.

Soma-se a isso, o processador Intel Core i5 de 11ª geração, RAM de 8GB e SSD de 256GB. Além disso, ele vem com tela de 15,6 polegadas Full HD e painel WVA (similar ao IPS) com frequência de 120Hz. Portanto, ele não apenas vai atender editores como também jogadores competitivos.

Vantagens desse notebook para edição de vídeo

  • Memória RAM de 8GB expansível até 64GB
  • O SSD de 256GB permite uma capacidade de armazenamento satisfatória
  • Frequência da tela é de 120Hz, ideal para jogadores competitivos
  • A placa de vídeo dedicada NVIDIA GeForce RTX 3050 garante excelente desempenho

Dell Alienware M15 R6 SSD 1TB RTX 3070

O Alienware M15 R6 foi uma presença constante nas nossas listas de melhores notebooks em 2021 e vai continuar por aqui em 2022. Isso porque ele tem o processador Intel Core i7 11800H de 11ª geração, GPU GeForce RTX 3070, um SSD de 1TB e memória de 16GB, expansível até 32GB.

A tela Full HD de 15,6 polegadas conta com uma alta taxa de atualização de 165Hz. A Dell também se preocupou com a refrigeração e criou para esse modelo a tecnologia Alienware Cryo-Tech, um sistema em liga de cobre com ventoinhas de alta performance e que mantém processador e placa de vídeo nas temperaturas adequadas para que possam funcionar em alto nível.

Vantagens desse notebook para edição de vídeo

  • Processador i7 com clock de 4,6GHz (alta performance)
  • GeForce RTX 3070 é uma das melhores do mercado
  • Sistema de refrigeração moderno e eficiente
  • SSD de 1TB tem muito mais espaço de armazenamento
  • Memória RAM de 16GB melhora o desempenho geral do sistema
  • Ideal para quem busca um notebook projetado para alto desempenho

MacBook Apple Pro M1

Os produtos Apple são conhecidos pela alta qualidade (e por preços um pouco mais salgados), e o MacBook Apple Pro M1 é representante de peso dessas características, sendo um excelente notebook para edição de vídeos. Para começar, ele tem o processador M1, que dispensa a necessidade de uma placa de vídeo dedicada.

Outro ponto a ser destacado é o monitor de 13,3 polegadas. A tela de retina, embora pequena, conta com cores vivas e resolução melhor que Full HD. O SSD tem capacidade de 512GB, a RAM é de 16GB e o peso é de apenas 1,2kg. Ideal para quem busca uma máquina potente e de alta portabilidade.

Vantagens desse notebook para edição de vídeo

  • Processador Apple M1 é moderno e poderoso
  • Sistema operacional macOs garante desempenho de ótimo nível
  • SSD com capacidade de 512GB tem bastante de armazenamento
  • Memória RAM de 16GB melhora o desempenho geral do sistema
  • Monitor de 13 polegadas favorece a portabilidade
  • Ideal para quem quer muita potência e alta portabilidade

Asus Zephyrus G14

Por um valor realmente bem mais elevado em comparação aos demais modelos selecionados anteriormente, o Asus Zephyrus G14 também merece (e muito!) ser indicado como um excelente notebook para edição de vídeo. Para começar, seu processador é um dos mais poderosos: O AMD Ryzen 9 5900HS.

Os gráficos também não deixam por menos, já que é possível contar com a poderosa placa de vídeo dedicada GeForce RTX 3060. Vale ainda destacar a RAM de 16GB (que pode ser expandida para 48GB) e SSD com impressionantes 1TB – nem tem como reclamar da capacidade de armazenamento desse dispositivo! Por fim, embora a tela seja um pouco menor, com 14 polegadas, ela possui excelente resolução, além de frequência de 120Hz.

Vantagens desse notebook para edição de vídeo

  • Processador AMD Ryzen 9 5900HS garante excelente desempenho para tarefas pesadas e jogos competitivos
  • SSD com capacidade de 1TB, sem superior a muitos modelos
  • Memória RAM de 16GB e que pode ser expandida para até 48GB
  • Monitor de 14 polegadas favorece a portabilidade, além da frequência de 120Hz

Dell Alienware X17 R2

O modelo mais caro da nossa lista tem uma ficha técnica de fato muito impressionante! Por isso, ele irá atender editores que trabalhem com projetos bem mais complexos, sem chances de engasgos ou travamentos. Tudo começa pela tela, que é grande – são 17,3 polegadas com resolução Full HD.

O processador Intel Core i9 12900HK é o mais atual em comparação a todos os modelos que citamos até aqui, já que é de 12ª geração, ou seja, praticamente acabou de sair do forno! Isso sem contar a poderosíssima placa de vídeo dedicada GeForce RTX 3080 Ti. Além disso, são 16GB de RAM e SSD de 1TB.

Todo essa potência precisou de um projeto inteligente por parte da Dell, que é bem conhecida por possuir dispositivos que aquecem demais. Por isso, a marca optou por usar quatro ventoinhas com ativação independente conforme a necessidade do usuário.

Há outros recursos aqui, como um robusto heatsink e também a pasta Element 31 – isso permite a junção entre o metal líquido (gálio) e o silicone. O objetivo foi dar uma boa turbinada na transferência de calor dos chips para os dissipadores.

Vantagens desse notebook para edição de vídeo

  • Tela excelente e grande, com 17,3 polegadas
  • Processador i9 de 12ª geração, o mais atual do mercado
  • A placa de vídeo dedicada GeForce RTX 3080 TI entrega máximo desempenho
  • RAM de 16GB DDR5
  • Armazenamento SSD M.2 NVMe expansível até 4TB
  • Sistema de ventilação com ventoinhas de ativação independente que otimizam a dissipação de calor

Arregalou os olhos com o preço desse modelo? Tá de olho em outros mas, acha que dá pra encontrar melhores ofertas? Aprenda a usar o Alerta e o Histórico de preços do Busca!