Um notebook para designer gráfico precisa ser uma máquina potente, com processamento suficiente para rodar os programas mais pesados utilizados pelo profissional responsável por criar projetos de comunicação visual, logotipos, páginas da internet, entre outros.

Para isso, o designer gráfico precisa de um notebook com placa de vídeo dedicada, processador Intel Core i5 de 10ª geração ou superior, memória RAM de 8GB ou superior e tela Full HD que tenha painel IPS para que não se perca a qualidade das cores e se evite distorções nas imagens.  

Sendo o monitor uma parte muito importante do trabalho de designer gráfico, separamos algumas listas com indicações de monitores:

Características de um notebook para designer gráfico

Por serem dispositivos com configurações mais pesadas, que fogem do computador "básico" usado para funções mais simples como edição de texto, planilhas e pesquisas na internet, esses notebooks para designer acabam tendo um custo mais alto. Isso, porém, não impede um bom custo-benefício.

Um notebook para designer gráfico precisa ir além das funções de um dispositivo mais básico (Foto: Shutterstock)

Além disso, é importante destacar que um notebook para designer gráfico não é a melhor opção para quem procura um computador com maior autonomia de bateria. O foco dele é a performance. Logo, é recomendado que seja usado conectado na tomada. Mas, se seu foco é um notebook para designer gráfico, confira agora as melhores opções para você!

Acer Aspire Nitro 5 AN515-55-51D3

O Acer Aspire Nitro 5 é um notebook gamer, como serão outros nessa lista, já que, assim como os designers gráficos, os gamers precisam de uma máquina potente que rode programas pesados com boa qualidade de imagem.

Esse notebook para designer possui tela de 15,6 polegadas, de resolução Full HD e painel IPS que oferece uma maior fidelidade de cores. Ele possui processador Intel Core i5 de 10ª geração e placa de vídeo dedicada GeForce GTX 1650 de 4GB. Com 8GB de memória RAM, expansível até 32GB, e 512GB de armazenamento SSD, favorecendo a execução de programas mais pesados, o Acer Aspire Nitro 5 é uma boa pedida.

Além disso, sua bateria tem duração de até 10 horas dependendo do uso, de acordo com o fabricante. Uma duração satisfatória.

Por que indicamos esse notebook para designer gráfico?

  • Processador Intel i5 de 10ª geração, que corresponde ao padrão mínimo para um notebook de designer
  • Placa de vídeo dedicada de 4GB, garantindo um bom desempenho na execução de programas
  • Bateria pode durar até 10 horas
  • SSD de 512GB, garantindo a velocidade do sistema
  • Tela Full HD com painel IPS, conferindo maior fidelidade de cores e definição de imagem

Para conferir mais placas de vídeo dedicadas potentes, dê uma olhada na nossa lista de melhores notebooks com placa dedicada!

Asus VivoBook 15 X513EP-EJ231T

Com processador Intel Core i7 de última geração e placa de vídeo dedicada GeForce MX330, o Asus VivoBook 15 deve rodar os programas mais pesados que o designer gráfico precisa utilizar. O fabricante garante uma tecnologia que permite a bateria durar o dia todo.

Ele tem 8GB de memória RAM e 512GB de armazenamento SSD. Sua tela Full HD é de 15,6 polegadas. A desvantagem é que o VivoBook não conta com painel IPS, assim, sua fidelidade de cores não é tão alta quanto a de um notebook que possua o painel. Mesmo com uma tela grande, o notebook consegue manter um peso leve de apenas 1,8kg.

Por que indicamos esse notebook para designer gráfico?

  • Processador Intel i7 de 11ª geração, bem acima dos requisitos mínimos para um computador para designer
  • Placa de vídeo dedicada de 2GB, que permite a execução de programas mais pesados
  • Bateria de longa duração
  • SSD de 512GB, garantindo a velocidade do sistema
  • Peso de apenas 1,8kg, conferindo maior mobilidade

Acer Aspire Nitro 5 AN515-44-R8HN

Mais um notebook gamer na lista, o Acer Aspire Nitro 5 com final R8HN tem processador AMD Ryzen 7 4800H, com foco em performance. Ele vem com 8GB de memória RAM e armazenamento SSD de 512GB, conferindo uma boa velocidade na execução de programas. Sua tela de 15,6 polegadas tem resolução Full HD e painel IPS.

Sua placa de vídeo é a NVIDIA GeForce GTX 1650 Ti, versão atualizada da GTX 1650. A alta performance deve causar um maior gasto de energia, mas, se a prioridade é o desempenho, esse notebook é uma boa pedida.

Por que indicamos esse notebook para designer gráfico?

  • Processador AMD Ryzen 7 focado em performance
  • SSD de 512GB, dando maior velocidade ao aparelho
  • Placa de vídeo GTX 1650 Ti garante bom desempenho nos programas de edição
  • Pode ser usado para jogar nas horas vagas
  • Painel IPS, dando maior fidelidade de cores às imagens

Dell G15 G15-a0500-MM10P

O Dell G15 é mais um notebook gamer com foco em desempenho, o que também favorece os designers. Com processador AMD Ryzen 5 5600H e placa de vídeo dedicada NVIDIA GeForce RTX 3050 de última geração com 4GB de memória, ele garante a execução dos programas pesados.

Ele tem memória RAM de 8GB e um bom armazenamento SSD de 512GB. Sua tela tem 15,6 polegadas e é Full HD, proporcionando uma boa qualidade de imagem.

Por que indicamos esse notebook para designer gráfico?

  • Focado em performance
  • 512GB de SSD que favorece a velocidade do dispositivo
  • Placa de vídeo dedicada de última geração que permite a execução de programas mais pesados
  • Tela Full HD de 15,6 polegadas com uma boa resolução de imagem
  • Pode ser usado para jogar nas horas vagas

Acer Predator Helios 300 PH315-53-75N8

Com um preço mais salgado, o Acer Predator Helios 300 justifica seu custo devido à sua placa gráfica RTX 2060, uma das mais avançadas no mercado. Ela é compatível com tecnologias gráficas recentes, como o Ray Tracing e o DLSS 2.0.

O notebook tem processador Intel Core i7 de 10ª geração, 16GB de memória RAM e SSD de 512GB. Essas características garantem unir performance e armazenamento. Ele tem tela de 15,6 polegadas e resolução Full HD.

Por que indicamos esse notebook para designer gráfico?

  • Processador Intel Core i7 focado em performance
  • Placa de vídeo oferece acesso às tecnologias de renderização mais recentes
  • SSD de 512GB permite um computador rápido e com boa capacidade de armazenamento
  • Memória RAM de 16GB permite rodar e manter vários trabalhos abertos simultaneamente

MacBook Apple Air M1 2020

O MacBook Apple Air A2337 é uma boa pedida de notebook para designer gráfico. Ele possui o poderoso chip M1 e é um modelo fino e leve, ideal para quem precisa de mobilidade no trabalho, e cuja placa de vídeo integrada oferece desempenho superior a algumas dedicadas.

O dispositivo tem tela de retina, resolução acima do Full HD, de 13,3 polegadas com qualidade de imagem garantida e sua bateria tem tempo de duração de até 18 horas de acordo com o fabricante. A CPU de 8 núcleos oferece o máximo de processamento e, assim, um trabalho mais rápido. Seu teclado é retroiluminado e possui um leitor biométrico integrado.

Completando o setup, o MacBook Apple Air tem armazenamento em SSD de 512GB e memória RAM de 8GB, oferecendo um bom desempenho.

Para mais notebooks Apple, confira nossa lista de melhores notebooks Apple 2021!

Por que indicamos esse notebook para designer gráfico?

  • Chip M1 oferece máximo desempenho
  • O macOs é um sistema otimizado, tornando o aparelho mais rápido
  • A Apple é conhecida por oferecer aplicativos voltados para designers
  • Tela de retina garante fidelidade das cores
  • SSD de 512GB que garante a velocidade do notebook

MacBook Pro M1 2020

Mais um notebook Apple para os fãs da marca! Apesar de não ter placa dedicada como os outros aparelhos na lista, o MacBook Pro é otimizado para trabalhos em design, contando com softwares exclusivos que ajudam quem trabalha com criação.

Ele conta com tela de retina de 13,3 polegadas, cuja resolução, melhor que a Full HD, garante maior fidelidade de cores. Seu processador é o M1 de 2020, que oferece maior processamento e otimização. Além disso, o MacBook Pro traz 8GB de RAM e SSD de 256GB.

Como é comum da marca, ele possui um preço elevado, mas o custo-benefício compensa. Outro ponto positivo desse notebook é ser um ultrafino, garantindo maior mobilidade.

Por que indicamos esse notebook para designer gráfico?

  • Sistema macOS oferece mais performance
  • Sistema operacional conta com softwares exclusivos para designers gráficos
  • Processador M1 otimizado para os programas e sistemas do Mac
  • Tela de retina tem maior fidelidade de cores e resolução maior que Full HD

Dell G15-i1100-M50

O Dell G15-i1100-M50 é um dos notebooks caros dessa lista, mas, para quem busca desempenho, como é o caso dos designers gráficos, o custo-benefício acaba compensando. Ele tem processador Intel Core i7 de última geração e 16GB de memória RAM, garantindo uma performance poderosa. Seu armazenamento SSD é de 512GB, o que confere uma boa velocidade e espaço.

Seu display é Full HD e tem 15,6 polegadas e a placa de vídeo é a GeForce RTX 3060, da NVidia, uma das mais avançadas no mercado.

Por que indicamos esse notebook para designer gráfico?

  • Processador Intel Core i7 11800H é focado em performance
  • Armazenamento SSD de 512GB, favorecendo o desempenho na execução de programas mais pesados
  • Placa de vídeo top de linha permite rodar programas e renderizar projetos com rapidez
  • Pode ser usado para jogar nas horas vagas com excelentes gráficos

Dell Alienware M15 R6

Com preço bem elevado, o Dell Alienware M15 R6 é para quem deseja fazer um verdadeiro investimento num dos melhores notebooks do mercado. Esse notebook tem processador Intel Core i7 de 11ª geração e 16GB de memória RAM, com armazenamento SSD de 512GB.

Essas características, mais a placa de vídeo dedicada GeForce RTX 3060, garantem um desempenho e armazenamento incríveis. Além disso, ele possui tela Full HD de 15,6 polegadas com a incrível taxa de atualização de 165Hz, garantindo uma alta qualidade de imagem.

Por que indicamos esse notebook para designer gráfico?

  • Processador Intel Core i7 de última geração, bem acima do mínimo necessário para um notebook para designer
  • Armazenamento SSD de 512GB
  • Placa de vídeo top de linha permitirá rodar programas e renderizar projetos com rapidez
  • Pode ser usado para jogar nas horas vagas, com excelente qualidade gráfica
  • Tela Full HD com taxa de atualização de 165Hz, que confere maior velocidade de resposta aos comandos na tela

MacBook Pro M1 2021

O MacBook Pro M1 2021 é um verdadeiro investimento se você deseja um notebook para designer potente (Foto: Divulgação/Apple)

O mais novo modelo MacBook Pro M1 2021 da Apple, assim como o 2020, é otimizado para trabalhos em design e vem com softwares exclusivos para os profissionais da área poderem trabalhar livremente com edição de vídeo e imagem.

Sua tela de retina é maior que anterior, com 14,3 polegadas, oferecendo uma resolução de imagem incrivelmente avançada. O MacBook Pro M1 2021 traz ainda 16GB de RAM e SSD de 1TB, o que oferece uma alta performance e um ótimo espaço de armazenamento. Segundo o fabricante, sua bateria pode durar até 17 horas.

Seus recursos unidos ao padrão de qualidade da Apple fazem com que esse aparelho tenha um preço extremamente alto. É de fato um investimento.

Por que indicamos esse notebook para designer gráfico?

  • Sistema MacOS oferece mais performance
  • Sistema operacional conta com softwares exclusivos para designers gráficos profissionais
  • Bateria com duração de até 17 horas
  • Tela Retina tem maior fidelidade de cores e resolução maior que Full HD
  • 16GB de RAM e 1TB de armazenamento SSD, garantindo alta performance e bastante espaço de armazenamento

Veja ofertas de Macbook Pro M1 2021 no catálogo!

Leia mais sobreInfo+