Logo Buscapé
Logo Buscapé

Não restam dúvidas de que um notebook da Apple é uma boa compra. Esse é um dispositivo que une bom desempenho, durabilidade e facilidade de uso. Mas qual escolher: MacBook Air ou Pro.

Essa não é uma resposta fácil e depende bastante do perfil de cada consumidor. Por isso, preparamos esse conteúdo, que aponta vantagens e desvantagens de cada uma das linhas. Com essas informações, vai ser mais fácil para você fazer a melhor escolha.

Vamos aos detalhes? Conheça os pontos altos e baixos do Macbook Air e do Macbook Pro, e tire você mesmo as suas conclusões. Para você, quem vence essa batalha? Air ou Pro?

MacBook Air ou Pro: portabilidade ou desempenho?

Aqui vai um grande spoiler das conclusões que vamos chegar ao fim desse conteúdo: não existe vencedor nessa disputa entre Macbook Air e Pro. O que existem são públicos alvos diferentes.

O Macbook Pro possui um sistema de resfriamento com ventoinhas que não há nos modelos Air. Isso significa que há uma preocupação de manter a refrigeração (e, consequentemente, o desempenho) por um tempo mais longo. O problema é que isso representa mais peso para o dispositivo.

Sendo ainda mais claro, o Macbook Pro aguenta por mais tempo tarefas pesadas, como edição de vídeo, sem superaquecimento. Por isso ele é o vencedor na competição de performance.

Por outro lado, o Macbook Air é mais leve e fácil de carregar em uma mochila no dia a dia. Assim, temos um vencedor na prova de portabilidade!

Macbook Pro ou Air: especificações

Enquanto o Macbook Pro é mais voltado para usuários profissionais, o Macbook Air favorece a portabilidade. (Foto: Shutterstock)

A história das duas linhas é longa. Ambas têm o DNA dos antigos Macintosh Portable, lançado no fim dos anos 1989. Ao longo dos anos 1990, a Apple lançou ainda as linhas Powerbook e iBook.

Em 2006, mais uma mudança nos notebooks da Maçã, que passaram a se chamar Macbooks. Desde então, podemos falar sobre as versões Pro e Air. Claro, desde então ambas passaram pelas mais diversas atualizações de configuração.

A mudança recente mais impactante foi a descontinuidade dos modelos com processadores Intel. Isso aconteceu com a chegada dos inovadores chips M1, baseados na arquitetura ARM, a partir de 2020.

O processador, da própria Apple, conta com uma GPU integrada poderosa o suficiente para eliminar a necessidade de uma placa de vídeo dedicada. O Apple M1 tem ainda a tecnologia Neural Engine, com 16 núcleos para isso.

Essa tecnologia proporciona aprendizado de máquina rápido e super eficaz, com até 11 trilhões de operações por segundo.

Na esteira do lançamento do primeiro M1, surgiram também o M1 Max, o M1 Pro, o M2 e, mais recentemente, o M1 Ultra. São essas as opções de chips para as linhas de Macbook Air e Pro.

Lembre-se: a linha Pro sempre busca um desempenho maior e que possa ser mantido por mais tempo. Assim, as especificações tendem a ser superiores do que as dos modelos Air. Assim, o ponto da competição de especificações entre as duas linhas fica com a Pro.

Macboook Pro ou Air: performance

A alta portabilidade é uma das características da linha Macbbok Air. (Foto: Shutterstock)

Mas o que afinal significam todas essas especificações em termos de performance. Bom, basta dizer que os Macbooks são conhecidos por serem queridinhos dos profissionais de criação, mas com cada linha dentro das suas próprias características.

Os Macbooks Air são excelentes para o trabalho e estudos do dia a dia, em especial para quem precisa se deslocar com mais frequência com o notebook dentro de uma mochila.

Os Macbooks Pro, mais parrudos, vão muito bem em tarefas mais pesadas, inclusive aquelas que requerem processos de renderização. Uma boa opção para editores de vídeo, arquitetos, engenheiros, entre outros.

Além disso, os Air e os Pro contam com monitores Retina, Super Retina e Liquid Retina. Elas são telas LCD de alta definição que equipam também os iPhones, iPads, Apple Watches. As imagens são de altíssima qualidade.

Mais um detalhe, o MacBook Pro (e muito menos o Air), embora poderoso, não costuma ser tão procurado para games. Esse tipo de aplicação pede uma placa de vídeo dedicada, focada realmente no desempenho gráfico. Mas se você quiser encarar alguns jogos mais simples, sem problemas!

Macbook Pro ou Air: recursos

Não é de hoje que a Apple aposta em um diferencial e tanto de mercado: a criação de um ecossistema que facilite a integração entre os diferentes dispositivos da marca. Assim, a comunicação é bastante prática entre iPhones, iPads, Apple Watches e, é claro, Macbooks Pro e Air.

As duas linhas de notebooks Apple apresentam a tecnologia Touch ID, que pode ser utilizada tanto para desbloquear a máquina quanto para acessar documentos sigilosos. Além disso, o sistema operacional é o elogiado MacOs.

No entanto, o MacBook Pro conta com um recurso extra, a presença da Touch Bar. Ela é uma espécie de barra de tarefas touch que serve para acessar atalhos de aplicativos. Uma solução inteligente, bem prática e que pode gerar um aumento de produtividade significativo no dia a dia.

Macbook Pro ou Air: conclusão

A praticidade de integração entre dispositivos do ecossistema Apple é mais um atrativo dos Macbooks . (Foto: Shutterstock)

Na comparação, não há dúvidas, o Macbook Pro é uma máquina mais poderosa. Mas veja bem: você realmente precisa de todo esse poder de fogo?

Um Macbook Air tende a ser mais barato, ou seja, o seu bolso vai sentir menos esse investimento. Outro fator importante é que essa linha tem dispositivos mais leves e compactos, o que é excelente para quem precisa transportar o notebook para o trabalho, sala de aula ou em viagens mais frequentes.

A escolha, então, depende do perfil do usuário. Profissionais que trabalham com programas pesados no Macbook devem preferir a versão Pro. Já a maioria de nós, que não precisa de tanto poder de fogo, pode escolher com tranquilidade os modelos Air.

  • Curtiu a comparação? Veja muito mais sobre centenas de outros produtos na nossa página especial de conteúdos e garanta sempre uma compra mais consciente. Mas antes de ir embora, confira modelos de MacBook Air e Macbook Pro. O seu próximo notebook pode estar por aqui!

Apple Macbook Air A2337

Sabe aquela história de que os Macbooks são supercaros? Bom, nem sempre isso é verdade. Esse modelo Air, por exemplo, tem o processador M1, tela de 13,3 polegadas Retina de alta qualidade, 8GB de RAM e SSD de 256GB – tudo isso sem um preço estratosférico.

Ah! E o peso dele é só de 1,2kg.

Apple Macbook Air MLY13BZ/A

Mesmo substituindo o chip M1 pelo M2, e mantendo as demais especificações, o preço ainda é relativamente controlado, considerando as características do modelo. Vale citar que todos os Macbooks que apresentamos aqui têm Wi-Fi de 6,0Ghz, uma versão mais nova e rápida de internet sem fio.

Apple Macbook Air MLY23BZ/A

Essa outra versão do Macbook Air é um pouco mais poderosa e conta com o processador M2, tela Retina ligeiramente maior (com 13,6 polegadas), 8GB de RAM e SSD de 512GB para o armazenamento. Detalhe: o peso é de apenas 1,24kg.

Apple Macbook Pro MK183BZ/A

Agora já temos um modelo mais pesado, do ponto de vista das especificações, do preço e do peso mesmo. O processador é uma versão mais nova do M1, o M1 Pro. As memórias são de 16GB (RAM) e 512GB (SSD). A tela é maior, com 16,2 polegadas. O equipamento tem um peso total de 2,15kg.

Apple Macbook Pro MKGR3BZ

Mais um modelo com o processador M1, mas dessa vez com 16GB de RAM e SSD de 512GB, tudo bem parecido com o Macbook Pro que você viu acima. A diferença é que dessa vez,  a tela é um pouco menor, de 14,2 polegadas.

Apple Macbook Pro MK1A3BZ/A

O processador M1 Max, que chegou ao mercado em 2021 junto com o M1 Pro, equipa essa versão do Macbook Pro. Junto a ele, o modelo tem muita memória: 32GB de RAM e SSD de 1TB.  A tela Retina é de 16,2 polegadas, o peso passa dos 2,2kg e o preço é elevado. Contudo, se o seu orçamento permitir, vale o investimento.

O melhor MacBook tem Cashback Buscapé

Não importa se a sua opção é pelo MacBook Pro ou Air, a compra fica muito melhor se parte do dinheiro volta para a sua conta, não é? É exatamente assim que funciona o nosso cashback!

Saiba mais na página do Cashback Buscapé e veja o vídeo abaixo para não deixar essa oportunidade passar.

Leia mais sobre
especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!