Qual o melhor processador para notebook em 2024?
O melhor processador para notebook depende do que você precisa
Saber qual é o melhor processador para notebook é o primeiro passo quando vamos comprar um novo laptop. Ele é uma espécie de cérebro do sistema e é parte decisiva tanto no preço do dispositivo quanto no desempenho que ele oferece.
O problema é que, como geralmente acontece no mundo da informática, saber qual é a melhor opção não é tão simples. O processador com o melhor desempenho certamente vai ter um custo muito elevado, já um chip muito baratinho dificilmente vai oferecer a performance esperada.
Assim, o melhor processador é aquele que se encaixa na necessidade do usuário. É uma questão de custo benefício, de equilíbrio na escolha.
Continua complicado? Calma, porque neste guia vamos falar sobre os principais processadores para notebook do mercado. Leia com calma, pensa na sua própria necessidade como usuário, compare preços e veja qual é o processador para notebook ideal para os eu próximo laptop!
- Se você quer saber mais sobre o assunto, acesse o nosso artigo que explica em detalhes o que é o processador e qual é a sua função no notebook.
Como é a sua relação com o notebook?
Entender como você usa o notebook é o primeiro passo para um “match” perfeito. Isso vai garantir que você não vai gastar além do que precisa em um processador para notebook muito poderoso, e nem cair na armadilha do barato que sai caro com um chip muito fraco.
Se seu uso do notebook é para programas leves como gerenciadores de planilhas, editores de texto, e navegadores de internet, você não precisa de um processador muito potente. Um chip básico dará conta do recado, desde que seja de qualidade.
Agora, se você trabalha com muitas abas abertas simultaneamente, com mais de um programa ao mesmo tempo ou algo assim, o melhor processador para notebook é um intermediário. Já vale a pena ir direto para ele!
Já quem usa aplicações pesadas, como edição de vídeo, games de última geração, programas de ilustração e afins, precisa de um processador mais poderoso.
- Bons processadores, desempenho na medida certo e custo-benefício em alta! Conheça as nossas indicações de melhores notebooks.
Como escolher a geração do processador para notebook?
Antes de explicar cada um dos chips detalhadamente, há mais um tema a ser abordado: a geração dos processadores.
As principais fabricantes do mercado atualmente, Intel e AMD, lançam anualmente novas linhas de processadores anualmente. A cada nova safra há novas tecnologias, novas formas de construção e novos recursos. É aí que mora o perigo!
Imagine um processador muito poderoso lançado em 2016. Ele, que já esteve entre os melhores do mercado, mas hoje tem um desempenho apenas razoável. Isso acontece porque a cada nova safra há tecnologias e recursos muito mais modernos. Assim, um processador intermediário de 2024 provavelmente é melhor do que aquele top de linha de 2016.
Seja qual for a sua opção, lembre-se de escolher um modelo mais recente, cujo lançamento não tenha sido feito há mais de três anos. Isso garante que o processador, e por consequência o notebook, não vai ficar obsoleto em alguns poucos anos.
Dentro de cada geração, há ainda outras classificações, que separam os processadores em mais básicos, intermediários, de alta performance e top de linha. Vamos explicar!
- Saiba como é formado o preço de um notebook e entenda qual é a melhor compra.
Os chips mais básicos: conheça o Intel Core i3 e o Ryzen 3
Tá vendo esse notebook aqui em cima? Ele é um Galaxy Book4, um dos mais modernos da Samsung. Mesmo assim, ele é bem básico, voltado para usuários que não demandam alto poder de processamento. Parece estranho, mas não é.
O modelo é equipado com um Core i3, a família mais básica da Intel. Contudo, ele é um modelo lançado em 2023. Ou seja, é um chip básico, mas com tecnologias modernas. Neste caso, para sermos mais específicos, o processador é o Intel Core i3-1315U. O “13” da nomenclatura mostra que ele é de 13ª geração.
Agora veja esse outro modelo, com chip AMD, a principal concorrente da Intel no mercado:
O chip desse Ideapad é o Ryzen 3 7320u, isso significa que ele é da linha 7000, lançada em 2022 pela AMD. Ou seja, ele ainda é uma boa aposta para quem vai comprar um notebook em 2025.
Tanto os Intel Core i3 e quanto os AMD Ryzen 3, como já dizemos, são modelos básicos. Eles atendem bem a usuários que usam o notebook para escrever textos, editar planilhas, e navegar na internet com tranquilidade.
Fique atento!!! O processador não trabalha sozinho, por isso fique atento à quantidade de memória RAM, a capacidade de armazenamento, a conectividade, a qualidade da tela, entre outros pontos. Cada ganho de especificação do notebook tende a oferecer melhor experiência ao usuário, mas também aumenta o custo total do dispositivo.
- Se você procura um modelo barato para tarefas mais básicas, confira os melhores notebooks de baixo custo para tarefas mais leves.
Os intermediários Intel Core i5 e AMD Ryzen 5
Pulando um nível acima dos i3 e dos Ryzen 3, chegamos aos processadores intermediários para notebook: os Intel Core i5 e os AMD Ryzen 5. A regra da geração é a mesma aqui, mas dessa vez os chips têm um rendimento que vai além do básico. Em alguns casos, podem até encarar games mais modernos.
Algo importante de destacar é que, em geral, notebooks com processador da AMD têm o preço um pouco mais baixo sem grande diferença de desempenho no chip. Isso não é uma regra, já que outros componentes e até mesmo o sistema operacional também influenciam no preço do produto.
Note como escolher processador para notebook pode ser difícil. O notebook acima é um Dell Inspiron voltado para usuários que querem um desempenho um poco acima do básico. O processador AMD Ryzen 5 7520U indica que ele vai além do uso de navegadores, editores de texto e planilhas.
Os 8GB de RAM mostram que o sistema abre muitos programas simultaneamente sem grandes riscos de travamento e o SSD de 1TB, oferece um bom espaço que aumenta a velocidade do aparelho. A falta de uma placa de vídeo dedicada indica que essa não é uma boa opção para gamers.
Esse Dell G15 também tem um processador para notebook intermediário, um Intel Core i5 de 13ª geração, mas dessa vez é uma máquina bem mais poderosa, capaz de rodar bons jogos e apresentar boa performance em programas que exigem renderizações.
Isso acontece porque ele conta com um a placa de vídeo dedicada, a RTX 3050. Essa placa cuida do processamento gráfico, deixando o processador “livre” para outras tarefas. Ou seja, a união dessas duas peças representa uma boa turbinada na performance do sistema.
Fique atento!!! Na nomenclatura de cada processador há um sufixo que também quer dizer muita coisa. No caso dos dois modelos acima, o “U” do AMD Ryzen 5 7520U indica que esse é um processador exclusivo para notebooks. Já o “HX” do i5-13450HX, mostra que esse é um chip otimizado para um desempenho mais alto.
- Mais uma dica: processadores intermediários estão em muitos dos melhores notebooks custo-benefício da atualidade. Confira a nossa seleção!
Para tarefas pesadas, Intel Core i7 ou AMD Ryzen 7
Esses processadores são indicados para quem busca alta produtividade, quem quer rodar games em alta qualidade, e também por quem usa programas profissionais que exigem muito do hardware, como arquitetos, engenheiros, editores de vídeo e designers, por exemplo.
Como sempre, o desempenho não depende apenas do processador, e sim do conjunto das especificações. Confira nos dois modelos abaixa que ao lado de processadores i7 recentes, as capacidades de RAM, armazenamento e as placas de vídeo também variam bastante, assim como o preço.
Esse Dell Inspiron com i7 de 13ª geração tem um excelente conjunto de memórias, com 16GB de RAM e 1TB para armazenamento SSD, mas não tem uma GPU dedicada. Isso significa que uma performance altíssima para o dia a dia, mas também que o modelo não é o mais adequado para games ou renderizações.
Já o Acer Predator Helios tem um i7 superior (um “HX” de 14ª geração), uma placa de vídeo de alto nível (RTX 4070), uma tela de alta resolução (WQXGA) e com alta taxa de atualização (240Hz).
Ambos os modelos acima são contam com i7 recentes e prometem alta performance, mas o primeiro está preparado para profissionais que buscam alta produtividade no dia a dia, enquanto o segundo é otimizado para gamers mais exigentes.
- Quer mais modelos de alto desempenho? Veja os melhores notebooks i7 para comprar ou descubra os melhores notebooks gamer.
No topo de linha, Intel Core i9 e AMD Ryzen 9
Não está satisfeito com esse patamar de desempenho? Dá para ir mais alto, mas a gente já avisa: isso sai mais caro. É nesse ponto em que chegamos aos processadores para notebook top de linha.
Esses são os notebooks com Intel Core i9 ou o Ryzen 9, modelos para quem quer o melhor da tecnologia e tem disposição para desembolsar um valor muito alto para isso. Claro, esse tipo de laptop não tem só um processador de alto nível. Todos os componentes acompanham esse nível de performance. Veja um exemplo:
Na prática, esse é um notebook para gamers profissionais ou para aqueles que não abrem mão da alta performance, inclusive nos jogos mais pesados em qualidade máxima.
Um destalhe interessante é que profissionais que trabalham com programas superpesados, até mesmo para mineração de bitcoins, buscam notebooks com esse nível de performance para manter uma boa produtividade.
Intel e os novos processadores para notebook 2024
A Intel inovou em 2024, buscando não só um salto de desempenho, mas também ganhos significativos na eficiência energética e nos recursos de IA. Assim nasceu uma linha que foge do tradicional quarteto i3, i5, i7 e i9.
Os chips mais básicos são os Intel Core i3 N, que prometem capacidade de multitarefa aprimorada, gráficos integrados mais potentes e suporte para as mais recentes tecnologias de conectividade, como Wi-Fi 6. Conheça um notebook com esse processador:
Há ainda os modelos mais sofisticados, os Intel Ultra 5, 7 e 9. Eles utilizando a tecnologia de fabricação de 7 nanômetros e prometem desempenho altíssimos, capaz de lidar com as tarefas mais intensas e complexas.
A ideia é oferecer performance para jogos de alta definição, edição de vídeos em 4K, aplicativos profissionais que requerem alto processamento. Para isso, os processadores contam com recursos de Inteligência Artificial integrada e gráficos integrados de última geração, que suportam as mais recentes tecnologias de renderização e realidade virtual.
Essa é uma linha de processadores para notebooks gamers, criadores de conteúdo e profissionais que necessitam de um desempenho robusto e confiável. Ou ainda para quem busca o máximo da tecnologia atual.
Veja exemplos:
E os processadores da Apple?
Até alguns anos atrás, a Apple usava em seus MacBooks processadores Intel. Isso mudou, e a marca da maçã passou a fabricar seus próprios chips. E a marca, chegou com força, apresentando processadores inovadores.
O primeiro foi o Apple M1, que chegou em 2020 oferecendo desempenho suficiente para encarar tarefas gráficas pesadas sem a necessidade de uma placa de vídeo dedicada. Em junho de 2022 chegou uma nova geração, a dos processadores para Apple M2. A vantagem estava em um desempenho ainda mais alto, com menor consumo de energia.
Os mais recentes são os processadores M3, uma nova geração, com ainda maior poder de processamento e que agrada usuários que não abrem mão de alta tecnologia e buscam produtividade aprimorada.
Confira exemplos de Macbooks com os processadores M1, M2 e M3:
Mas, afinal, qual o melhor processador para notebook?
Em termos de desempenho, dá para considerar o Apple M3 como o vencedor. No entanto, lembrando do que foi mencionado no início, talvez você não precise de tanto poder de fogo.
Se sua preferência for um notebook gamer, a melhor opção pode ser por notebooks com processadores AMD Ryzen 7 ou pelo Intel Core i7, i9, ou Ultra. Já se seu foco é conseguir um notebook de preço mais acessível, o ideal é procurar modelos com processadores intermediários, com o Intel Core i5 ou o Ryzen 5.
Para cada usuário, para cada demanda, e para cada bolso há um processador de notebook que representa uma melhor opção. Cabe a você entender o que precisa para fazer o melhor investimento.
Qual é o melhor processador para notebook?
Em termos de desempenho e versatilidade, o Apple M3 pode ser considerado o melhor processador.
Qual o melhor processador para notebook i5 ou i7?
O i5 é ideal para tarefas do dia a dia com ótimo custo-benefício, enquanto o i7 brilha em multitarefas pesadas e edição de vídeos. Escolha com base no seu uso e orçamento; ambos são ótimas opções!
Qual é o melhor Ryzen ou Intel?
Cada um tem suas vantagens. O AMD Ryzen oferece excelente custo-benefício e eficiência energética, enquanto Intel é conhecido por desempenho em jogos e alta compatibilidade. Avalie suas prioridades e escolha o que atende melhor suas necessidades e orçamento!