O notebook ultrafino é um produto desejado por usuários que queriam levar seus computadores para qualquer lugar em vez de ter seus dados, arquivos e projetos presos ao desktop. É claro que, por muitos anos, os computadores portáteis convencionais ainda eram bem robustos, grossos e pesados, algo que mudou com o conceito do notebook ultrafino.

No início, esses modelos eram realmente mais focados no intuito de tornar o notebook mais leve, fino e fácil de carregar na mochila ou bolsa, mas não possuíam configurações tão boas para tarefas mais pesadas e podiam esquentar com bastante facilidade.

Felizmente, a grande demanda pelo notebook ultrafino nos últimos anos ajudou a avançar o tipo de tecnologia que temos nesses modelos e agora é possível encontrar opções para todos os tipos de uso. Para fazer a escolha certa na hora de comprar o seu ultrafino, basta conferir nossas principais recomendações!

Lenovo Yoga 7i 82LW0002BR

Uma sugestão que não poderia faltar para quem procura um notebook ultrafino é o Lenovo Yoga 7i. Esse modelo possui um processador Intel Core i7 1165G7 de 11ª geração, um SSD de 512GB de armazenamento, 8GB de RAM e uma tela Full HD de 14 polegadas.

Além dessas configurações, vale mencionar que esse notebook é conversível e que sua tela é sensível ao toque, o que possibilita seu uso como um tablet, por exemplo. Isso torna o Lenovo Yoga 7i bem versátil e interessante para quem procura um ultrafino para trabalhar, estudar ou para momentos de lazer.

Vantagens desse notebook ultrafino

  • O SSD de 512GB é ótimo para quem não quer se preocupar com falta de espaço
  • Por ser conversível, é possível usá-lo como tablet
  • A tela de toque pode ser usada no modo notebook ou tablet

Samsung Galaxy Book S

O Samsung Galaxy Book S é a opção perfeita para quem procura um notebook que seja o mais fino e leve possível, já que ele tem apenas 1,18cm de espessura e pesa 950 gramas.

É claro que isso faz com o modelo tenha suas limitações, como o fato dele só ter entradas para USB-C, cartão de memória e fone de ouvido. Felizmente, é possível aproveitar o Samsung Dex ou Samsung Flow para a conexão com outros aparelhos da empresa, sejam smartphones ou tablets.

Fora isso, o Galaxy Book S conta com um processador Intel Core i5 L16G7, 8GB de memória RAM, um SSD de 256GB e uma tela Full HD de 13,3 polegadas que é sensível ao toque. O modelo ainda conta com um leitor biométrico para que você tenha mais segurança na hora de desbloquear o notebook.

Vantagens desse notebook ultrafino

  • Tão leve e fino que se torna perfeito para o transporte e uso em qualquer lugar
  • Fácil conexão com tablets e smartphones da Samsung
  • Tela de toque torna seu uso ainda mais fluído

Dell Inspiron 15

Ter um notebook ultrafino não significa que você precisa abrir mão de configurações mais robustas, algo bem exemplificado com o Dell Inspiron 15. Este modelo tem o processador Intel Core i7 11390H de 11ª geração, a placa de vídeo dedicada GeForce MX450, um SSD de 512GB e 16GB de memória RAM (sendo que é possível expandi-la para 32GB).

Sua tela Full HD é de 15,6 polegadas, mas infelizmente não é sensível ao toque. Pelo menos, o teclado é retroiluminado e há um leitor biométrico para uma segurança melhor durante o uso do notebook. O bom é que mesmo sendo tão fino, o Inspiron 15 conta com entradas USB, Thunderbolt, HDMI e leitor de cartão SD.

Vantagens desse notebook ultrafino

  • Conta com uma placa de vídeo dedicada, facilitando o uso em tarefas pesadas ou com softwares exigentes
  • A possibilidade de expansão da memória RAM dá ainda mais versatilidade ao ultrafino
  • Possui entradas para os cabos mais comuns, algo nem sempre presente em notebooks mais finos

Dell Inspiron 5000 i15-5502-M20S

O Dell Inspiron 5000 é uma opção interessante para quem procura um notebook ultrafino capaz de lidar com tarefas mais exigentes no dia a dia, mesmo sem oferecer as configurações mais poderosas. Esse modelo conta com o processador Intel Core i5 1135G7 de 11ª geração, a placa de vídeo dedicada GeForce MX350, 8GB de RAM e um SSD de 256GB de armazenamento.

A tela é Full HD e tem 15,6 polegadas, tornando esse um bom ultrafino para quem prefere um display maior que o padrão. Além disso, o Inspiron 5000 tem um teclado retroiluminado, leitor biométrico e múltiplas entradas para USB, USB-C HDMI e leitor de cartão. No geral, suas especificações são bem intermediárias, então dá para esperar um bom desempenho no trabalho ou nos estudos com tranquilidade.

Vantagens desse notebook ultrafino

  • Possui uma tela de 15,6 polegadas, o que é maior que o padrão de ultrafinos
  • Com uma placa de vídeo dedicada, fica mais fácil de usar softwares pesados ou até de jogar alguns games
  • Este modelo não economiza nas entradas disponíveis ao usuários

Asus Zenbook 14

O Asus Zenbook 14 é uma boa opção se você quer um notebook ultrafino mais em conta e que seja capaz de lidar com tarefas comuns de trabalho, estudo ou lazer. Ele não é muito poderoso, mas conta com um processador Intel Core i7 10510U de 10ª geração, 8GB de RAM e 256GB no SSD.

A tela Full HD é de 14 polegadas e o notebook conta com entradas para USB, USB-C, HDMI, áudio e leitor de cartão. Sua característica mais diferente é o fato do touchpad funcionar como uma secunda tela interativa, o que torna o uso do notebook bem mais fluído e produtivo.

Vantagens desse notebook ultrafino

  • É um modelo mais barato que muitos de seus concorrentes, mesmo tendo específicações medianas
  • Pode ser usado tranquilamente no trabalho, na escola ou nas horas de lazer
  • Seu touchpad funciona como uma tela interativa

MacBook Air M1

É claro que uma lista de notebooks ultrafinos não podia deixar de contar com um dos computadores da Apple, neste caso, o MacBook Air M1. Como o próprio nome já deixa bem claro, este modelo conta com o processador M1, que mudou e modernizou bastante a maneira que os notebooks da Apple funcionam. Além disso, ele oferece uma placa de vídeo integrada, 8GB de RAM e um SSD de 256GB de armazenamento.

A tão famosa tela Retina tem 13,3 polegadas e tem resolução nativa de 2560 x 1600, algo bem mais interessante para quem quer um upgrade do Full HD. O teclado é retroiluminado, há apenas duas entradas para Thunderbolt e o notebook pesa pouco mais de 1 quilo. Como se trata de um modelo lançado em 2020, é possível encontrá-lo por preços bem mais acessíveis que outros produtos da Apple.

Vantagens desse notebook ultrafino

  • Conta com o processador M1, usado nos dispositivos mais modernos da Apple
  • É a melhor escolha de custo-benefício para quem procura por um MacBook Air atualmente
  • A tela Retina é incrível, especialmente se você quer algo além do Full HD

Galaxy Book Pro NP950XDB-KS1BR

O Galaxy Book Pro é uma versão mais poderosa do conceito do Book S, que vimos anteriormente nesta lista. O modelo ainda é bem fino, com apenas 1,1 cm de espessura, mas vem equipado com um processador Intel Core i7 1165G7 de 11ª geração, 16GB de RAM e um SSD de 1TB de armazenamento.

Não bastasse isso, a tela AMOLED Full HD é de 15,6 polegadas e o teclado é retroiluminado. Também há mais entradas disponíveis, como HDMI, Thunderbolt, USB-C e leitor de cartão.

Vantagens desse notebook ultrafino

  • Possui uma configuração mais robusta sem abrir mão do design ultrafino
  • Os 16GB de RAM vão garantir uma experiência mais fluída para quem realiza múltiplas tarefas ao mesmo tempo
  • O SSD de 1TB não te deixará se precupar com armazenamento por um bom tempo

Galaxy Book Pro 360 NP930QDB-KS1BR

Se gostou do modelo apresentado acima, é bem possível que ache o Galaxy Book Pro 360 ainda mais interessante. Ele é meio similar com o notebook ultrafino anterior, oferecendo um processador Intel Core i7 1165G7 de 11ª geração, 16GB de RAM e as mesmas entradas para USB, USB-C, Thunderbolt e HDMI.

Já a tela e o SSD são levemente diferentes, com 13,3 polegadas e 512GB de capacidade de armazenamento, respectivamente. Ainda assim, a maior diferença está no fato do Galaxy Book Pro 360 ser conversível, podendo ser usado totalmente como um tablet na hora que você quiser.

Vantagens desse notebook ultrafino

  • Por ter uma tela menor, seu tamanho geral também é reduzido e torna esse modelo ainda melhor para o transporte
  • Tem uma tela de toque conversível, podendo ser usado como tablet a qualquer momento
  • Os 16GB de RAM são uma boa vantagem se não quiser lidar com travamentos ao fazer múltiplas tarefas

Asus Zenbook Duo UX482EA-KA214T

O Asus Zenbook Duo possui um conceito totalmente diferenciado dos outros notebooks ultrafinos que vimos nesta lista. Ele foi criado para usuários que buscam uma maneira mais produtiva de lidar com seus projetos criativos, já que conta com uma segunda tela sensível ao toque no lugar que o teclado costuma ficar. Abaixo desse display, encontramos o teclado compacto que ainda dá espaço para o touchpad à sua direita.

Com esse design em mente, vale a pena suas configurações: o Zenbook Duo conta com o processador Intel Core i7 1165G7 de 11ª geração, 16GB de RAM e um SSD de 512GB de armazenamento. A tela principal tem 14 polegadas e o segundo display tem 12,65 polegadas, sendo que as duas são Full HD. Além disso, há entradas para USB, USB-C, HDMI e leitor de cartões.

Vantagens desse notebook ultrafino

  • Possui duas telas, o que facilita o trabalho em projetos criativos
  • O ângulo da segunda tela quando o notebook está aberto permite uma ótima refrigeração e fluxo de ar durante seu uso
  • Faz um excelente uso de todo o corpo do notebook, tanto com a segunda tela como com o teclado e touchpad logo abaixo
Leia mais sobreInfo+