Um pouco de conhecimento não faz mal para ninguém e é fundamental para saber como escolher notebook gamer. Existem centenas de possibilidades de configurações, mas com algumas dicas essa tarefa fica bem mais fácil.

A primeira delas é entender o conjunto principal das especificações de um notebook gamer. Conhecer o que são processadores, placas de vídeo, memórias e tipos de monitor vai ajudar bastante na escolha.

Outro ponto importante é saber o que o usuário espera do sistema. Você pode escolher um modelo mais barato, que entrega menos desempenho e qualidade gráfica, partir para um top de linha, que tem o máximo que a tecnologia tem a oferecer (ou pelo menos chega perto), ou ainda ficar em um meio termo.

Desde já, fique avisado. Quanto mais moderna e poderosa é a configuração, maior é o preço. Assim, saber como escolher notebook gamer também passa pela avaliação do custo-benefício do dispositivo.

Parece complicado? Calma, a gente vai te ajudar passo a passo. Vamos lá?

Como escolher um notebook gamer: por dentro das especificações

É muito bacana encarar os jogos na telinha do notebook. Mas o que a máquina tem por dentro para permitir que o jogo rode limpo, sem engasgos e com boa qualidade?

Entender as principais especificações é fundamental para uma escolha consciente do notebook, seja ele para estudos, trabalhos simples, aplicações mais pesadas e, é claro, games.

Veja abaixo uma breve explicação sobre o que são e para que servem os processadores, as placas de vídeo, as memórias e quais são os monitores mais adequados

Processador

Processador de notebook gamer em destaque
O processador tem um peso decisivo no desempenho do notebook gamer e, assim, quanto mais poderoso ele for, melhor! (Foto: Shutterstock)

Pode até parecer um chavão, mas o redator não resiste: o processador é o cérebro de um computador. Ele é o principal responsável pelo processamento, ou seja, tem um impacto direto no desempenho do sistema.

Você já deve saber que os jogos, principalmente os mais modernos, exigem bastante poder de processamento. Assim, um notebook gamer precisa de um processador rápido e moderno, que dê conta do recado.

Se você for escolher um notebook gamer com processador Intel, evite os chips i3, que são os mais básicos desse fabricante. Um processador i5 pode aparecer em notebooks gamer de entrada, mas o ideal mesmo é partir para opções das famílias i7 ou i9, as linhas mais poderosas.

Procure sempre uma geração mais recente, que tem dispositivos mais modernos. As melhores hoje são a 12ª e a 13ª geração.

Você também pode escolher as linhas Ryzen 5 (intermediária) ou Ryzen 7 ou Ryzen 9 (mais poderosas) dos chips fabricados pela AMD. E lembre-se: chips lançados mais recentemente sempre têm vantagens em relação aos mais antigos.

Notebook gamer i5

Notebook gamer i7

Notebook gamer i9

Notebook gamer Ryzen 5

Notebook gamer Ryzen 7

Placa de vídeo

Muitos processadores têm GPU integrada, ou seja, eles mesmo fazem o processamento gráfico das imagens. No entanto, games mais pesados precisam de mais do que os processadores oferecem. Assim, um notebook gamer precisa de uma placa de vídeo dedicada.

A GPU (Graphics Processing Unit, ou Unidade de Processamento Gráfico, em bom português) eleva o nível de processamento gráfico, traz recursos que não estão presentes no processador e melhoram o desempenho do sistema como um todo.

Um modelo mais simples, como a GTX 1650 até aparece em alguns notebooks gamer mais básicos. Mas como a nossa missão aqui é mostrar como escolher um notebook gamer, as melhores opções no momento estão nas séries Geforce RTX 30 e 40 da Nvidia.

Identificar essas GPUs é bem fácil. A nomenclatura da série 30 sempre começa “RTX 30”. Na série 40, obviamente, o início do nome é “RTX 40”. Veja alguns modelos de notebooks com GPUs dessas duas séries.

Notebook gamer RTX 3060

Notebook gamer RTX 4050

Memórias

As memórias do notebook são de dois tipos: para uso aleatório e para o armazenamento de dados. E os jogos pedem bastante delas.

O armazenamento é mais fácil de entender: é um espaço de memória onde guardamos pastas, arquivos e programas. Em um passado recente usávamos Hard Disks, os HDs, para essa função. Mas hoje esse tipo de componente já ficou no passado.

As unidades de armazenamento SSD são mais rápidas e modernas.  Em geral, um notebook gamer tem pelo menos 256GB, mas o ideal é escolher SSDs de 512GB ou 1TB.

A RAM (Random Access Memory, ou Memória de Acesso Aleatório) serve como uma base   de memória para que o processador e a placa de vídeo trabalhem.

Explicando melhor, esse conteúdo que você está lendo neste momento está ocupando um espaço de memória do sistema (seja ele um PC, notebook ou smartphone). Se você abrir dez conteúdos do Buscapé ao mesmo tempo vai ocupar muito mais espaço, certo?

Assim, quanto mais memória RAM, menor o risco de travamento por falta de memória. Outro detalhe: a memória RAM tem impacto sobre o desempenho. Em outras palavras, quanto mais memória RAM, melhor.

Para um notebook gamer, 8GB de RAM é o mínimo que recomendamos. Se for mais (16GB, 32GB ou até 64GB), melhor ainda!

Notebook gamer com conjunto básico de memórias

Notebook gamer com conjunto poderoso de memórias

Não se esqueça de verificar se o notebook gamer tem uma boa tela. Os painéis “normais” do mercado costumam ter 60hz. Modelos para jogos pedem pelo menos resolução Full HD e taxa de atualização de 120Hz. Essas já são especificações que oferecem uma boa experiência visual.

No entanto, se você quiser ainda mais qualidade de imagens, aposte em telas com resolução QHD e que chegam a 240Hz de frequência. Elas são mais caras, mas valem a pena.

Há ainda mais uma opção: escolher um monitor externo para conectar ao notebook. Claro, esse seria um gasto a mais, no entanto o usuário pode escolher uma tela sob medida para as suas necessidades nos jogos.

Notebook gamer Full HD

Notebook gamer QHD

Notebook gamer: Linux ou Windows?

Em relação ao sistema operacional, essa é uma escolha mais pessoal. Há usuários que gostam de trabalhar com o Linux. Se esse é o seu caso, vá em frente sem medo. A vantagem é que os notebooks gamer Linux costumam ter preços mais atrativos.

Contudo, se você é daqueles que fazem questão do Windows, também não vai ter problemas com o desempenho.

Notebook gamer com Linux

Notebook gamer com Windows

O leitor mais atento já viu que a resposta para a pergunta “como escolher notebook gamer” está diretamente ligada a entender o poder do processador, capacidade de placa de vídeo e boa capacidade de memória. Se tiver um monitor de boa qualidade, fica melhor ainda.

A má notícia é que cada vez que aprimoramos cada uma dessas especificações, o conjunto fica mais caro. Dessa forma, não dá para negar: um notebook gamer top de linha é, sim, bem dispendioso.

Já a boa notícia é que você não precisa ir até o limite em cada configuração. Dá, por exemplo, para apostar em um processador e uma placa de vídeo mais caros e segurar um pouco a mão nas memórias. Ou o contrário.

Assim, o usuário tem um notebook gamer sob medida, e com o preço mais controlado. Os fabricantes sabem bem disso e, entre as dezenas de opções no mercado, há opções de entrada (notebooks gamer mais simples), intermediários e avançados.

Ao escolher, saiba que enquanto os modelos mais simples apresentam limitações mais altas, os dispositivos mais avançados têm o preço bem salgado.

Pense bem nos seus objetivos enquanto usuário, cheque bem o orçamento, e escolha o seu!

Notebook gamer de entrada

Notebook gamer intermediário

Notebook gamer avançado

Como escolher notebook gamer, que é um dispositivo caro, e economizar? Bom... a gente tá nessa para te ajudar. O primeiro passo, que foi conhecer esse conteúdo, já foi dado. Você está de parabéns.

Mas não é só isso não. Você tem aqui no Buscapé uma série de ferramentas pra te ajudar nessa e em qualquer outra compra. Afinal, não somos líderes entre as plataformas de comparação de preços por acaso!

Aqui você tem:

  • Histórico de Preços – Saiba como o preço do produto que você deseja variou nos últimos 40 adias ou até nos últimos seis meses.
  • Alerta de Preços – Tá caro? Então escolha o quanto você quer pagar e, quando o produto atingir o preço desejado, nós te avisamos!
  • Cashback Buscapé – Parte do dinheiro que você paga em produtos escolhidos no Buscapé volta direto para a sua conta (isso mesmo, é dinheiro na conta!).
  • Extensão para o navegador- Com a extensão Buscapé, as nossas ferramentas estão sempre com você, com segurança e respeito à privacidade.
Carregando comparador...
Leia mais sobre
especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Carregando artigos...
Publicidade