O Dia das Mães já está chegando, mas, devido à quarentena do COVID-19 que ainda não acabou, nem todos terão a chance de passar a data com elas. No entanto, isso não significa que você não possa enviar um cartão especial com todo o carinho. Neste tutorial, o Buscapé vai ensinar você como criar um cartão virtual com mensagem de dia das mães, assim você não deixa a data passar em branco.

No passo a passo, vamos usar o Canva, uma ferramenta de design que pode ser usada diretamente do navegador e fornece vários modelos de cartão de dia das mães já prontos para a data comemorativa. Você também pode personalizá-los como preferir, ou até criar o seu próprio. É uma ferramenta fácil de ser usada, como você poderá notar em nosso tutorial abaixo.

Leia também no Buscapé:

Como um cartão usando um modelo pronto

Passo 1. Acesse o site do Canva e faça o seu registro. Você pode usar sua conta do Gmail, Facebook ou se registrar com algum outro e-mail;

Passo 2. Já na tela inicial, você verá vários modelos de cartões, posts para redes sociais, banners, entre outros. Para encontrar cartões para o Dia das Mães já prontos, basta digitar “dia das mães” na barra de buscas.

Ao buscar por mensagem de dia das mães, você verá diversas opções de modelos para cartão, seja físico ou digital (Foto: Reprodução/Filipe Salles)

Passo 3. Vários cartões irão aparecer relacionados ao que você buscou. Basta escolher a mensagem de dia das mães que você sabe que vai derreter o coração da sua mãe. Alternativamente, é possível clicar na primeira opção para começar o cartão do zero, sem usar nenhum modelo.

Escolha o modelo que você acha que irá agradar mais à sua mãe ou a pessoa que te criou (Foto: Reprodução/Filipe Salles)

Dica: não se intimide pelos modelos em inglês! Como os textos são personalizáveis, basta apagar o que está escrito e reescrever a mensagem de Dia das Mães em português!

Passo 4. Após escolher um cartão, você será direcionado para a tela de edição. Nele, poderá fazer quaisquer alterações nas imagens, elementos ou textos que estavam no modelo original do seu cartão de Dia das Mães.

Tudo que está nesse modelo de cartão de Dia das Mães é personalizável (Foto: Reprodução/Filipe Salles)

Passo 5: Você terá uma barra na lateral esquerda com todas as opções de edição que você pode realizar. É possível alterar o texto, fazer sua formatação, adicionar imagens, música, vídeo, mudar o fundo, alterar o template entre várias outras opções. Clicando nos elementos do cartão, você também terá a opção de alterá-los como preferir.

Passo 6. Com o cartão já pronto, você pode escolher entre baixar o cartão ou compartilhá-lo por vários meios, entre eles e-mail, Facebook, serviços de nuvem, LinkedIn, Twitter e outros. Para isso, basta clicar no ícone com forma de seta para baixo, como vamos mostrar a seguir.

Faça download do seu cartão de Dia das Mães clicando na seta (Foto: Reprodução/Filipe Salles)

Passo 7. Alternativamente, você pode imprimir o cartão direto do Canva, escolhendo a opção "Imprimir cartões" como na tela acima. Essa é uma opção bastante válida, especialmente se você usa impressora fotográfica, que costuma trazer impressões mais realistas e bonitas, ideal para fotos e cartões de Dia das Mães, por exemplo.

Para saber mais sobre esse tipo de impressora, confira nosso guia com as melhores impressoras fotográficas e conheça também um de seus melhores modelos logo abaixo.

Como criar o seu próprio cartão no Canva

Se nenhum dos cartões disponíveis te agradou, ou você quer algo mais com a sua cara, pode criar o seu próprio cartão de Dia das Mães.

Passo 1. Voltando à página de modelos de mensagem de Dia das Mães, dessa vez escolha a primeira opção, que diz "Criar um design de cartão de Dia das Mães em branco".

Dessa vez, criaremos uma mensagem de Dia das Mães do zero (Foto: Reprodução/Filipe Salles)

Passo 2. A tela de edição será a mesma mostrada anteriormente, mas agora com um modelo totalmente limpo para você usar a sua criatividade. Você pode selecionar imagens do banco de dados do próprio Canva ou clicar em “Upload” e enviar uma foto ou vídeo do seu computador.

Você pode enviar fotos da sua mãe para criar um cartão de Dia das Mães no Canva (Foto: Reprodução/Filipe Salles)

É importante destacar que, caso você escolha uma imagem do próprio Canva, ao colocar o mouse em cima da foto vai aparecer se ela é uma versão gratuita ou Pro, que é paga. Se você optar pela versão paga, mas não queira pagar o plano Pro, a imagem ficará com uma marca d’água da ferramenta.

Passo 3. Com o cartão finalizado, basta salvá-lo ou enviar pelo próprio Canva para algumas redes sociais, e-mail ou outros aplicativos. Por padrão a opção estará como “Imprimir cartão”, mas basta clicar na seta do lado que a opção de baixar irá aparecer, da mesma forma que fizemos no guia com modelo pronto.

Viu como é fácil e rápido criar um cartão de Dia das Mães no Canva? Você também pode fazer isso pelo celular baixando o aplicativo da ferramenta. Nós também preparamos um tutorial mostrando o passo a passo de como criar um cartão de dia das mães pelo celular.

Leia também: