Carregando ofertas com cashback...

Imagine um smartphone com design minimalista, tela vibrante, câmera tripla, conectividade multitelas, processador surpreendente e, de quebra, bateria com quase 30 horas de duração – e tudo isso por menos de R$ 3 mil. Não acredita? Pois, é. Nem eu acreditei quando peguei o Motorola Edge 20 Pro em mãos para testar neste review. Inclusive, já adianto: o top de linha da marca é interessantíssimo, mas a câmera (sim, logo ela!) poderia ser melhor, bem como a qualidade do som.

Com uma ficha técnica para lá de poderosa, o Motorola Edge 20 Pro traz como diferencial a câmera híbrida – ultra-wide e macro –, que grava vídeos em até 8K, a plataforma Ready For (vamos falar dela mais à frente, ok?) e o processador Snapdragon 870. Em 2021, a marca apresentou, junto a ele, o Motorola Edge 20 e o Motorola Edge 20 Lite para renovar a linha premium. No entanto, quem chamou mesmo a atenção dos usuários foi o aparelho que irei apresentar a seguir.

Neste review, eu conto a minha experiência completa com o Motorola Edge 20 Pro, levando em consideração o design, tela, câmera, bateria, desempenho e custo-benefício. Quer saber o que faz dele um dos celulares "queridinhos" da marca – e, é claro, se ele vale a pena para você? Confira!

Está se perguntando como nós avaliamos um celular? Entenda melhor os critérios que utilizamos em nossos reviews!

• Confira a seleção de melhores celulares de 2022
• Veja a lista com os melhores smartphones da Motorola

Prós e contras do Motorola Edge 20 Pro

Imagem de prós e contras do smartphone Motorola Edge 20 Pro

Prós

Em um mercado polarizado entre Apple e Samsung, a Motorola oferece uma ótima "terceira via". A tela com painel OLED e taxa de atualização de 144 Hz garante imagens vibrantes, claras e descomplicadas. Seu desempenho é ágil, sem travamentos ou engasgos com o uso simultâneo de redes sociais, streamings e jogos – que também podem sair do seu celular para a sua TV, monitor ou notebook, graças ao recurso Ready For. Com bateria feita para durar por mais de 1 dia, o Motorola Edge 20 Pro carrega em menos de 1 hora. Incrível, né?

Contras

De fato, o Motorola Edge 20 Pro bate de frente com a concorrência (mais cara, por sinal). No entanto, ambas as qualidades das câmeras traseiras e do som mono são pontos negativos desse smartphone. Mesmo com os 108MP, o aparelho não entrega fotos tão nítidas quanto um Galaxy ou um iPhone da mesma categoria, por exemplo. A câmera frontal é, sim, superior. Mas, eu esperava mais da câmera tripla. Além disso, a falta de certificação IP, que protege contra água e poeira, é decepcionante, principalmente quando pensamos em um top de linha. Lembrando: nada que não dê para conviver com, ok?

Publicidade

O que vem na caixa do Motorola Edge 20 Pro?

Smartphone Motorola Edge 20 Pro ao lado de acessórios
Motorola Edge 20 Pro vem com carregador, fone de ouvido e capa de proteção (Foto: Mosaico)
  • Smartphone Motorola Edge 20 Pro;
  • Carregador com 30W de potência;
  • Cabo USB no padrão C;
  • Fone de ouvido;
  • Capinha transparente de silicone;
  • Extrator de chip;
  • Manual do usuário.

O Motorola Edge 20 Pro vem com fone de ouvido?

Sim, o Motorola Edge 20 acompanha não só um fone de ouvido, como também uma capinha de proteção de silicone e um carregador com potência de 30W. Ponto para a Motorola! Afinal, a maioria das fabricantes não envia mais esses acessórios junto aos smartphones. Sobre a qualidade sonora do fone de ouvido, o acessório é razoável e entrega conforto aos ouvidos. O conector, entretanto, é USB-C, já que o Motorola Edge 20 não possui entrada P2.

Design do Motorola Edge 20 Pro

Smartphone Motorola Edge 20 Pro visto de trás
Motorola Edge 20 Pro traz design elegante, com acabamento degradê (Foto: Mosaico)

Elegante. Essa é a palavra que eu usaria para classificar o design do Motorola Edge 20 Pro. Leve, prático e, é claro, bonito, o visual do smartphone não impacta, mas a traseira com acabamento fosco e efeito degradê entrega um ar de "requinte" ao celular. Um dos destaques do aparelho é a espessura – com apenas 8mm, ele é fino, sendo uma mão na roda para colocá-lo em bolsas, pochetes ou até mesmo no bolso.

Apesar da espessura fina, o Motorola Edge 20 Pro é um pouco maior que o meu celular pessoal, um iPhone XR. Suas dimensões são de 16,33cm de altura e 7,6cm de largura, pesando 190g (mais leve que o meu iPhone). Disponível apenas em duas cores, azul e branco, ele traz uma textura lisa na parte de trás que pode ser escorregadia. No entanto, o problema é solucionado com o uso da capinha protetora de silicone.

Smartphone Motorola Edge 20 Pro visto de lado
Motorola Edge 20 Pro tem apenas uma saída de som (Imagem: Mosaico)

Seguindo para as extremidades, é possível encontrar a caixa para chip, a saída de som mono (somente uma, infelizmente) e a mesma entrada USB-C para o carregamento e o fone de ouvido do Edge 20 Pro na parte inferior do smartphone. Na lateral direita estão os botões para aumentar diminuir o som e o botão de energia, que também funciona como leitor de impressões digitais. Com dois toques, ele abre uma janela de atalho para acessar os seus aplicativos preferidos da Play Store.

Já na lateral esquerda, por sua vez, está o botão dedicado única e exclusivamente à Google Assistente. Na frente, o Edge 20 Pro apresenta uma tela longa, com pouco espaço para as bordas e difícil de manusear com uma mão só, e a câmera frontal na parte de cima, quase que dentro do display. Assim como os outros modelos da mesma linha, esse celular não conta com o botão de início na tela, funcionando 100% como touchscreen. Por fim, logo atrás, as três câmeras de 108MP aparecem localizadas no canto superior esquerdo do aparelho envoltas por uma caixa.

Smartphone Motorola Edge 20 Pro visto de cima
Motorola Edge 20 Pro traz design elegante (Foto: Mosaico)

Ah, e um ponto importante: sim, ele fica com marcas de dedo facilmente. Por isso, o uso da capa de proteção que acompanha o telefone é praticamente indispensável.

E vale ressaltar que não há certificação IP no Motorla Edge 20 Pro, que protege contra água e poeira.

Tela do Motorola Edge 20 Pro

Close em smartphone Motorola Edge 20 Pro
Motorola Edge 20 Pro entrega cores vivas e nítida (Imagem: Mosaico)

A tela do Motorola Edge 20 Pro é 10/10: cores vivas, com brilho, contraste, definição e fluidez. Esse é o primeiro smartphone da fabricante com taxa de atualização de 144Hz, que é a mais alta disponível no mercado hoje. Isso significa que o aparelho oferece uma transição de imagem fluida, com 144 quadros por segundo – excelente para quem, assim como eu, assiste séries e joga o básico do básico (alô, Candy Crush!) no celular. De acordo com a Motorola, essa transição é 140% mais rápida do que os smartphones de 60Hz, valor que costuma ser o padrão.

Falando em séries e jogos, o Motorola Edge 20 traz uma tela Max Visin de 6,7 polegadas, com painel OLED, tecnologia HDR10 e resolução Full HD+ (1800 x 2400 pixels). Na prática,  o que você precisa saber é que a tela desse aparelho possui tamanho confortável para assistir o seu streaming ou jogar o seu game favorito. Além disso, em dias de sol, ou em ambientes bem iluminados, o brilho do celular consegue chegar a um nível alto o bastante para enxergar absolutamente tudo o que estiver na tela.

A câmera do Motorola Edge 20 Pro é boa?

Close na parte de trás do smartphone Motorola Edge 20 Pro
Motorola Edge 20 Pro acompanha câmera tripla traseira (Imagem: Mosaico)

Um dos principais destaques do Motorola Edge 20 Pro é o seu conjunto de câmeras. A fabricante promete uma ótima experiência, com fotos de qualidade e variedade de recursos. O smartphone traz uma câmera traseira tripla, com sensor principal de 108MP e tecnologia Ultra Pixel, que combina 9 pixels para imagens mais nítidas. Além disso, há uma lente híbrida ultra-wide e macro, com sensor de 16MP, para fotografar objetos próximos com detalhes impressionantes. Para finalizar, a câmera teleobjetiva de 9MP, com estabilização óptica e estilo periscópio, chega para proporcionar fotos mais claras, mesmo mais distantes.

No entanto, é preciso dizer: a câmera traseira do Motorola Edge 20 Pro não é tão boa quanto parece. A principal registra cores e detalhes perfeitamente, mas peca no contraste e saturação. Já a ultra-wide, que possui foco automático para fotografar de perto, exagera no contraste e saturação, com cores vibrantes, mas poucos detalhes.

Na luz natural, o Motorola Edge 20 Pro capta bem as cores e os detalhes (Foto: Letícia Lamarca)
A ultra-wide é uma lente que pega ângulos maiores, mas exagera no contraste (Foto: Letícia Lamarca)
Já a lente macro o que falta é justamente o contraste (Foto: Letícia Lamarca)

Além de não desfocar os cenários (somente no Modo Retrato que, por sinal, é ótimo), a câmera traseira também não se comporta bem em fotos noturnas, que têm perda considerável de nitidez. O Modo Noturno prolonga a exposição para capturar imagens claras, mas, ainda assim, os retratos não saem como o esperado. O zoom óptico de 5x, porém, é satisfatório, permitindo capturar o detalhe sem comprometer (tanto) a qualidade.

O Modo Retrato da câmera traseira foi um dos únicos recursos que me impressionou (Foto: Letícia Lamarca)
Agora, o Modo Retrato usado à noite não capta tão bem o foco (Foto: Letícia Lamarca)
Utilizando o Modo Noturno, a foto fica mais clara, mas sem tanto contraste também (Foto: Letícia Lamarca)

Para selfies, o Motorola Edge 20 Pro traz uma câmera frontal de 32MP. Um dos destaques é o Low Light AI Selfie, que tira uma segunda foto melhorada com inteligência artificial. Assim, você não precisa ficar alternando para o modo com IA. A câmera frontal registra ótimas selfies em locais com luz ideal, e o Modo Retrato funciona super bem aqui. À noite, já não posso dizer o mesmo.

A câmera de selfie do Motorola Edge 20 Pro é boa e traz nitidez, saturação e contraste na medida (Foto: Letícia Lamarca)
À esquerda, selfie tirada sem recurso de câmera; à direita, com o Modo Noturno (Foto: Letícia Lamarca)

Sobre vídeos, o Motorola Edge 20 Pro consegue filmar em 8K na câmera traseira e em 4K na câmera frontal. Durante o dia, o smartphone capta boas imagens. Novamente, à noite, ele sofre com a granulação – ou perda de nitidez. A estabilização é frágil, assim como o foco. Ou seja, se a sua intenção for produzir vídeos, Reels ou TikToks com ele, esqueça! Esse não é o modelo para isso.

P.S.: Preferi tirar fotos do/com o meu cachorro, o Tiê, para exemplificar melhor os recursos da câmera.

Bateria do Motorola Edge 20 Pro

Smartphone Motorola Edge 20 Pro visto de lado
Motorola Edge 20 Pro tem bateria duradoura (Imagem: Mosaico)

Em relação à bateria, o Motorola Edge 20 Pro traz uma autonomia de um pouco mais de 1 dia. A fabricante, porém, promete uma autonomia de mais de 30h – o que não se concretiza no uso diário (e moderado). Com 4.500 mAh de capacidade e carregamento rápido de 30W (pasmem: dá para ter a bateria recarregada em apenas 1 hora), ela consegue durar por mais de 24h, mas, caso você manuseie o smartphone durante o dia com redes sociais e jogos pesados, será preciso recarregá-lo à noite (não toda!) para usá-lo pela manhã.

Nos testes que fiz, eu coloquei o brilho da tela no nível máximo e fiquei mexendo no celular por cerca de uma hora – alternando entre Netflix, Instagram, TikTok, Netflix e Spotify. Durante o período, o Motorola Edge 20 Pro foi de 80% a 77%. Surreal, né? Principalmente para alguém que precisa carregar o iPhone 2 vezes por dia. Isso sem falar que o carregador que acompanha o aparelho é de 30W, o que quer dizer que você nem precisa recarregar o smartphone durante a noite toda, como eu já havia mencionado acima.

Aliás, o momento de carregá-lo foi o único em que o Edge 20 Pro esquentou durante o uso, mas a Motorola já adianta que isso é normal por conta do carregamento rápido.

Resumindo: o Edge 20 Pro não irá te deixar na mão ao longo do dia, e nem irá te prender na tomada por tanto tempo ao recarregar. Ponto para ele!

Desempenho do Motorola Edge 20 Pro

Smartphone Motorola Edge 20 Pro deitado de lado
Motorola Edge 20 Pro conta com processador potente (Imagem: Mosaico)

Com processador Snapdragon 870, o Motorola Edge 20 Pro oferece desempenho de ponta. Suas especificações garantem uma performance para lá de excelente em todas as tarefas que eu excutei no smartphone: desde as redes sociais (Instagram, TikTok, YouTube e Spotify), passando pelos streamings (Netflix e Prime Video), até jogos como o Asphalt 9. Eu achei o celular bastante eficiente, principalmente porque ele foi capaz de rodar esses aplicativos ao mesmo tempo sem qualquer tipo de travamento ou engasgos.

O Motorola Edge 20 Pro roda o sistema Android 11, mas já pode ser atualizado para o Android 12, que é a versão mais recente. Por incrível que pareça, mesmo sendo usuária de iOS, não senti dificuldade em navegar pelo aparelho. Apesar de não fazer modificações na plataforma, a fabricante também oferece a interface My UX. Com ela, você pode ter acesso às Experiências Moto, aplicativos específicos e customizações, entre outras funções. A Morotola ainda promete duas atualizações do sistema e updates de segurança por 2 anos.

Sobre a saída de som, o Motorola Edge 20 Pro não reproduz som estéreo. Ele reproduz áudio equilibrado entre graves, médios e agudos, o que também não compromete a qualidade sonora – na minha opinião –, principalmente utilizando o fone de ouvido. O volume ainda é alto, eficiente e satistafório, tanto em ligações e chamadas de vídeo quanto em filmes ou músicas.

O que é o recurso Ready For no Motorola Edge 20?

Outro destaque do Motorola Edge 20 é o recurso Ready For. A tecnologia, que estreou no Moto G100, permite usar os recursos do smartphone, como aplicativos, jogos e videoconferências, em TVs, notebooks e monitores.

A ferramenta é utilizada sem a necessidade de cabos e até mesmo sem a compatibilidade com o PC. Você pode, por exemplo, acessar as suas fotos do celular e os arquivos do computador na mesma tela. Também dá para jogar pelo aparelho, mas visualizar em uma TV – igual no Nintendo Switch.

O Motorola Edge 20 tem espaço para eu salvar os meus arquivos?

Depende. O Motorola Edge 20 conta com armazenamento de 256 GB. Esse valor só é suficiente para guardar fotos, arquivos e aplicativos se você não for uma apaixonada da fotografia como eu, que guardo mais de 10 mil fotos no meu celular pessoal. Ah, e não há possibilidade de expansão via microSD no Edge 20 Pro.

O Motorola Edge 20 Pro tem conexão 5G?

Sim. O Motorola Edge 20 Pro tem conexão 5G e Wi-Fi 6, que é mais rápido.

O Motorola Edge 20 Pro tem NFC?

Sim. O Motorola Edge 20 Pro tem NFC e, portanto, pode ser usado para realizar pagamentos por aproximação. Essa funcionalidade é uma super mão na roda, já que o smartphone pode substituir o cartão de crédito e/ou débito na hora de fazer compras físicas. Ótimo para os esquecidos de plantão! Quer saber mais? A gente te explica tudo sobre a tecnologia NFC aqui!

Preço e custo-benefício do Motorola Edge 20 Pro

Caixa do smartphone Motorola Edge 20 Pro
Motorola Edge 20 Pro apresenta bom custo-benefício (Imagem: Mosaico)

O Motorola Edge 20 Pro é um smartphone que compensa no custo-benefício – isso se você pensar em todos os recursos que esse top de linha entrega por uma faixa de preço interessantíssima, que varia entre R$ 3.000 e R$ 3.499 (valores coletados em 02/08/2022). O aparelho compete com outros celulares premium, como o Galaxy S21 Plus, o iPhone 12 Pro e o Xiaomi Mi 11. Ele é o modelo mais caro da linha Edge, que também conta com o Motorola Edge 20 e o Motorola Edge 20 Lite.

Considerando a ficha técnica, que inclui bateria de 4.500 mAh, câmera tripla de 108 MP e tela com taxa de atualização de 144 Hz, o Motorola Edge 20 Pro possui um preço justo.

Conheça os demais aparelhos da linha Motorola Edge 20:

Acessórios para usar com o Motorola Edge 20 Pro

A essa altura do review você já sabe que o Motorola Edge 20 Pro vem com alguns acessórios na caixa. Apesar do smartphone vir com fone de ouvido com fio, um modelo Bluetooth pode ser interessante para quem procura por praticidade (e mobilidade). Algumas opções de fones de ouvido sem fio são Redmi Airdots 2, o Edifier TWS1 e o JBL Tune 500BT. E não se esqueça: um item que é indipensável para a proteção do celular é uma película para a tela.

Vale dar uma olhada na nossa lista com os melhores fones de ouvido Bluetooth em 2022!

Ficha técnica do Motorola Edge 20 Pro

Produtos similares ao Motorola Edge 20 Pro

Caso você esteja em busca de outros smartphones do mesmo nível do Motorola Edge 20 Pro, eu posso indicar o Galaxy S21 Plus, o iPhone 12 Pro e o Xiaomi Mi 11, mencionados acima.

O Galaxy S21 Plus se destaca pelo processador super potente, tela de qualidade e câmeras que filmam até em 8K. A faixa de preço, bem como as tecnologias desse aparelho, compete com a do Edge 20 Pro.

Já o iPhone 12 Pro é um celular premium da Apple que traz praticamente a mesma ficha técnica que a versão superior (iPhone 12 Pro Max), porém, é menor e mais barato – ainda mais caro, mas com mais recursos, que o Edge 20 Pro.

O Mi 11 Lite é um smartphone top de linha da Xiaomi que chegou ao Brasil em junho de 2021. O modelo oferece uma ficha técnica surpreendente, se sobressaindo pelo conjunto de câmeras, que promete uma experiência cinematográfica.

Aproveite para conferir também o Motorola Edge 20 e o Motorola Edge 20 Lite:

Conclusão e nota do Motorola Edge 20 Pro

Vamos ao veredito final? Pois, bem. Em uma escala de 0 a 10, a minha nota para o Motorola Edge 20 Pro é 8,5. A tela é impressionante, a bateria é satisfatória e o desempenho é excelente, mas o que me fez diminuir a nota foi o conjunto de câmeras. Sim, é 100% pessoal. Eu sou uma pessoa que gosta de tirar fotos de paisagem, dos meus amigos e dos meus familiares – e a verdade é que a qualidade da câmera desse smartphone não chega nem perto do meu iPhone XR, que hoje em dia é um dos "antiguinhos" da Apple.

Imagem de nota do smartphone Motorola Edge 20 Pro

No geral, ele não será o melhor celular para quem trabalha produzindo conteúdo audiovisual. Se esse não for o seu caso, entretanto, o Edge 20 Pro é um celular da Motorola que não irá te deixar na mão ao longo de um dia inteiro, e ainda irá rodar aplicativos usuais e jogos pesados). O resultado é um telefone top de linha com recursos premium, que faz (quase!) tudo muito bem, por um preço não tão absurdo, e com limitações com as quais é possível conviver.

O Motorola Edge 20 Pro ainda vale a pena em 2022?

Sim (na minha opinião). Com o lançamento do Motorola Edge 30 Pro no mercado brasileiro, o Edge 20 Pro pode ser uma opção mais "acessível" se você estiver buscando um top de linha da Motorola. Você irá levar para casa um aparelho com ótima tela, câmera de selfie boa, desempenho incrível e bateria satisfatória.

Vai comprar? O Buscapé te ajuda a encontrar o menor preço do Motorola Edge 20 Pro!

Quer economizar na compra do Motorla Edge 20 Pro? É fácil! Instale a extensão para navegador do Buscapé. Com essa ferramenta, você terá acesso ao Cashback do Buscapé para garantir o seu dinheiro de volta. Você também poderá conferir o Histórico de Preços e estudar a variação de preço do smartphone. Por fim, você ainda poderá criar um Alerta de Preço para ser notificado sempre que o modelo estiver em um valor acessível para você.

Isso tudo sem contar com as centenas de Cupons e Análises de Especialistas que o Buscapé oferece para te ajudar na hora da compra. Aqui, é economia de verdade!

Quer entender como aproveitar todas as vantagens do Buscapé? Preparamos um guia com tudo que você precisa saber!

Carregando comparador...
Leia mais sobreCelular+
especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Carregando artigos...
Publicidade