O Motorola Edge 20 Lite é um celular da Motorola que faz parte da linha Edge 20, composta por modelos premium. O smartphone tem a proposta de oferecer um preço mais acessível em relação aos Motorola Edge 20 Pro e Motorola Edge 20. Embora seja o mais barato, o smartphone traz boa ficha técnica, com destaque para a câmera de alta qualidade e para a bateria com 5.000 mAh.  

Além disso, ele é compatível com a tecnologia Ready For e com internet 5G. O Motorola Edge 20 Lite foi anunciado no dia 29 de julho e sua pré-venda no Brasil começou em 18 de agosto, pelo preço de R$ 2.999. A seguir, você conhece todos os detalhes deste smartphone e descobre se a compra vale a pena.

Design

O Motorola Edge 20 Lite mantém o design elegante e fino da linha Edge 20. O celular está disponível nas cores grafite e verde, com um efeito degradê, que dá um acabamento mais refinado. Seu acabamento é em polímero, uma espécie de plástico.

Motorola Edge Lite tem 165,9 cm de altura x 76 cm de largura e peso de 185 gramas (Foto: Divulgação)

Ele tem dimensões de 165,9 cm de altura x 76 cm de largura e peso de 185 gramas. O modelo também se destaca pela espessura fina, com apenas 8,3 mm. Na caixa do Edge 20 Lite, ainda vem um carregador Turbo Power, fone de ouvido e capa protetora.

Em relação ao design, um dos destaques é o botão lateral, que é interativo e ainda funciona como leitor de impressões digitais. Com dois toques, o usuário consegue abrir uma janela de atalho para acessar os aplicativos preferidos. Além disso, o Motorola Edge 20 Lite também tem um botão dedicado à Google Assistente.

Tela

Por ser o modelo mais barato da linha, o Motorola Edge 20 Lite sofreu alguns downgrades em relação ao demais aparelhos. É natural que isso aconteça para que o preço seja reduzido. Ainda assim, o smartphone tem ótima ficha técnica.

Em relação à tela, ela é praticamente a mesma. O celular tem 6,7 polegadas, com resolução Full HD+ (1080 x 2400 pixels), painel OLED e tecnologia HDR10+. Essas especificações são suficientes para proporcionar ótimas imagens e uma boa experiência em vídeos ou jogos.

Tela do Motorola Edge Lite é Full HD+ e possui painel OLED (Foto: Divulgação)

A diferença, no entanto, fica para a taxa de atualização. Enquanto as versões Edge 20 e Edge 20 Pro têm 144 Hz, o modelo Lite traz 90 Hz. Apesar da frequência ser inferior, ela é maior do que a maioria dos celulares atuais, já que o padrão costuma ser 60 Hz. De qualquer forma, os 90 Hz vão garantir transições de imagens fluidas e naturais.

Câmera

A linha Edge 20 trouxe diversos recursos de fotografia e com a versão Lite não seria diferente. Apesar de ser mais barato, o aparelho mantém o sensor principal de 108 MP e conta com tecnologia Ultra Pixel, que gera fotos mais nítidas ao combinar nove pixels em um.

A principal diferença em relação aos outros modelos fica nas demais lentes. A câmera tripla ainda conta com uma lente ultra-wide e macro de 8 MP e um sensor de profundidade de 2 MP. Nesse caso, não há estabilização óptica de imagem, nem zoom óptico.

Motorola Edge Lite faz gravações em 4K na câmera traseira (Foto: Divulgação)

De qualquer forma, a Motorola promete uma excelente experiência para quem gosta de fotografia. Os usuários podem soltar a criatividade e aproveitar os diferentes modos de fotos para capturar ótimas imagens em diferentes condições de iluminação. Além disso, a ficha técnica do Motorola Edge 20 Lite tem uma câmera frontal de 32 MP, que garante ótimas selfies.

Em relação aos vídeos, o smartphone faz gravações em 4K, na câmera traseira, e em Full HD, na frontal. Outro ponto de destaque é que, segundo a Motorola, o aplicativo é intuitivo e bem fácil de mexer.

Desempenho e bateria

Em vez do Snapdragon da Qualcomm, o Motorola Edge 20 Lite vem com o processador Dimensity 800U, da MediaTek. O chip é um octa-core, com velocidade de 2,4 Ghz, voltado para celulares mais acessíveis com 5G. O aparelho trabalha com 6 GB de memória RAM, que deve ser suficiente para as principais tarefas. Você conseguirá rodar apps e jogos com facilidade.

O processador também é eficiente na economia de energia, ajudando a aumentar a duração da bateria. Aliás, o modelo tem a maior capacidade de bateria da família Edge 20, com 5.000 mAh proporciona. Segundo a Motorola, uma carga garante até dois dias de uso. O smartphone ainda conta com carregamento rápido, que oferece 12 horas de uso com apenas 10 minutos na tomada.

Motorola Edge Lite tem processador processador Dimensity 800U (Foto: Divulgação)

Outro ponto de destaque é o armazenamento de 128 GB, que permite guardar diversos apps e arquivos. Além disso, o aparelho aceita cartões de memória de até 1 TB, uma característica positiva que não está presente nos demais modelos da linha.

O Motorola Edge 20 Lite roda Android 11, que é a versão mais recente até o momento. A Motorola opta por um sitema mais puro e sem modificações. Ainda assim, traz a interface My UX, que oferece alguns recursos exclusivos, como gestos únicos, customizações e as Experiências Moto. Por fim, o smartphone também é compatível com internet 5G, que deve começar a funcionar este ano no Brasil.

Ready For

Outro recurso presente no Motorola Edge 20 Lite que vale destacar é o Ready For. A tecnologia estreou no Moto G100 e permite compartilhar conteúdos do celular em telas maiores, como monitores e TVs. Uma das novidades para a linha Edge 20 é o Ready For PC, que possibilita acessar os aplicativos do celular e os arquivos do computador na mesma tela do Windows.

Motorola Edge Lite é compatível com recurso Ready For (Foto: Divulgação)

Por outro lado, o Motorola Edge 20 Lite não é compatível com o Ready For Wireless. Assim, o usuário precisa do cabo para utilizar todos os recursos da tecnologia.

Lançamento e preço

O Motorola Edge 20 Lite chegou ao Brasil pelo preço de R$ 2.999. Esse é o modelo mais barato da família, que também conta com o Motorola Edge 20 e o Motorola Edge 20 Pro. Ele vai competir com outros intermediários premium, como Galaxy A72 e Redmi Note 10 Pro.

Se você gosta dos aparelhos da marca estadunidense e quer conhecer outros modelos antes de comprar, aproveite para conferir nossas listas de melhores celulares da Motorola e de aparelhos baratos da Motorola. Outra dica é dar uma olhada na seleção com os melhores smartphones de 2021, que tem opções de diferentes marcas.

Também temos ofertas dos modelos Motorola Edge e Edge Plus. A tendência é de queda de preço com os novos lançamentos:

Conheça também os demais aparelhos da linha Motorola Edge 20:

Ficha técnica do Motorola Edge 20 Lite

  • Tela: 6,7 polegadas, com resolução Full HD+ (1080 x 2400 pixels), painel OLED, taxa de atualização de 90 Hz e tecnologia HDR10+
  • Processador: Snapdragon 778G octa-core de até 2,4 GHz, com GPU ARM G57 MC3
  • Memória RAM: 6 GB
  • Armazenamento: 128 GB, expansível via microSD de até 1 TB
  • Câmera traseira: 108 MP + lente híbrida ultra-wide e macro de 8 MP + sensor de profundidade de 2 MP
  • Câmera frontal: 32 MP (f/2.2)
  • Sistema operacional: Android 11
  • Bateria: 5.000 mAh, com carregamento rápido de 30 W
  • Conectividade: Wi-Fi, 5G, 4G, 3G, Bluetooth 5.0, GPS e NFC
  • Dimensões e peso: 165,9 mm x 76 mm x 8,3 mm e 185 gramas
  • Cores: grafite e verde
Leia mais sobreCelular