Logo Buscapé
Logo Buscapé

O Galaxy A52 é um celular intermediário da Samsung que chegou ao Brasil em abril de 2021. O modelo foi uma boa evolução em relação ao Galaxy A51, que havia feito grande sucesso ao longo de 2020. Entre as melhorias trazidas pelo A52 estão a tela com taxa de atualização de 90 Hz, a bateria de 4.500 mAh, a câmera de 64 MP e a memória RAM de 6 GB.

O aparelho sofreu uma queda de preço desde o lançamento, mas será que ainda vale a pena comprar o Samsung Galaxy A52 em 2022? Para te ajudar nessa decisão nós testamos o celular e contamos nossas impressões no review abaixo. Já podemos adiantar que se trata de um intermediário com bom desempenho. Descubra se ele é a melhor opção para você.

*Celular foi testado e o review foi criado pela nossa especialista Aline Batista em janeiro de 2022. Contéudo foi atualizado pela nossa redação com informações mais recentes, coletadas no dia 28/06/2022.

Galaxy A52 era um dos melhores intermediários da Samsung em 2021 (Foto: Mosaico)

Samsung A52 tem acabamento premium com resistência à água

O Galaxy A52, assim como toda a linha Galaxy A de 2021, teve um salto bem grande no quesito design em relação à geração anterior. O smartphone está bem diferente do A51, com uma aparência mais premium. Além disso, ganhou resistência contra água e poeira. Com certificação IP67, ele aguenta submersão em até 1 metro de água doce por até 30 minutos.

Uma característica que eu gosto bastante e que também elogiei no review do Galaxy A72 é a traseira construída em peça única. Particularmente, acho bonito quando o módulo de câmeras fica integrado ao corpo do aparelho e mantém a mesma cor, que é o caso do A52. Por falar em cores, o aparelho está disponível em preto, azul, violeta e branco.

O smartphone tem traseira de plástico, algo já esperado para a faixa de preços, com acabamento fosco. Já as laterais têm um efeito cromado, que se assemelha a metal. Do lado direito, ficam os botões power e de volume.

Galaxy A52 tem design fino e leve, oferecendo boa pegada (Foto: Mosaico)

Na parte inferior, está a porta USB-C, um dos alto-falantes e a entrada P2 para fone de ouvido, apesar de o smartphone vir sem o acessório. Por fim, na parte superior do A52, está a gaveta para chips, que é híbrida. Você pode usar dois cartões SIM, para ter números diferentes, ou usar um chip e um cartão de memória de até 1 TB, para expandir o armazenamento.

Em nossos testes, a experiência com o Samsung Galaxy A52 foi muito boa. Apesar de ser grande, o smartphone é confortável de manusear, por ser fino e leve. Ele tem dimensões de 159,9 x 75,1 x 8,4 mm e peso de 189 gramas.

Tela do Galaxy A52 é de qualidade com brilho alto

O Galaxy A52 tem uma tela de 6,5 polegadas, com resolução Full HD+. O painel é do tipo Super AMOLED, que oferece maior nitidez do que o LCD. A Samsung costuma ser reconhecida por utilizar displays de alta qualidade em seus smartphones e com o A52 não é diferente. O modelo oferece ótima definição, cores vivas e bom nível de contraste. O brilho também é alto e funciona bem até em locais muito iluminados.

Outro ponto positivo é que a tela tem bordas finas, o que contribui para maior sensação de imersão. A câmera frontal fica alocada em um pequeno furo centralizado. Além disso, o leitor de impressões digitais fica embutido no display, uma característica que costuma estar presente nos modelos mais caros da fabricante.

Galaxy A52 se destaca pela tela de qualidade com brilho alto (Foto: Mosaico)

Uma evolução em relação ao Galaxy A51 e um dos destaques do A52 é a taxa de atualização de 90 Hz. O valor é maior do que o padrão de 60 Hz e garante transições mais suaves e fluidas. É uma característica que faz diferença seja para rolar o feed de redes sociais, assistir a vídeos ou jogar.

Vale ressaltar que, ao contrário de aparelhos mais premium da marca, a taxa de atualização do Galaxy A52 não é adaptativa. Isso significa que o usuário deve escolher entre manter o padrão de 60 Hz ou deixá-la sempre no modo de 90 Hz. De qualquer forma, a experiência com o display do smartphone foi muito boa.

Câmeras versáteis do Galaxy A52 produzem boas fotos

Uma das principais diferenças entre o Galaxy A52 e o A72 está no conjunto de câmeras, que é levemente superior no segundo modelo. Ainda assim, o A52 não decepciona e faz ótimas fotos para um intermediário. O smartphone traz um conjunto traseiro quádruplo, com sensor principal de 64 MP com estabilização óptica.

Além disso, conta com uma lente ultra-wide de 12 MP, que captura imagens com ângulos mais abertos, e uma macro de 5 MP, usada para fotografar detalhes próximos. Completa o conjunto um sensor de profundidade de 5 MP, usado para produzir o recorte no modo retrato.

Galaxy A52 tem conjunto traseiro de câmera quádrupla bastante versátil (Foto: Mosaico)

Na prática, o Samsung A52 apresenta resultados muito bons para um intermediário. As imagens são nítidas e apresentam alta definição, com cores equilibradas e levemente saturadas. O foco automático é eficiente e permite fotografar de forma rápida.

Foto tirada durante o dia com a câmera principal do Galaxy A52 (Foto: Aline Batista)

A câmera ultra-wide mantém praticamente o mesmo resultado da principal, mas com ângulo de 123°. Ela consegue registrar imagens bem amplas e praticamente sem distorções.

Foto tirada durante o dia com a câmera ultra-wide do Galaxy A52 (Foto: Aline Batista)

Já a lente macro é uma grata surpresa. Às vezes, as fabricantes adicionam esse tipo de câmera só para fazer número, mas os aparelhos apresentam resultados bem ruins. Entretanto, essa não é o caso do Galaxy A52. O aparelho faz boas fotos macro bem bonitas, especialmente, em locais com boa iluminação.

Por fim, o sensor de profundidade de 5 MP também é bastante eficiente. As imagens feitas com modo retrato têm recortes precisos e sem os cantos borrados.

Foto tirada com a câmera macro do Galaxy A52 (Foto: Aline Batista)

As fotos tiradas à noite, de forma geral, também apresentam bons resultados, graças ao modo noturno. O recurso, aliado ao estabilizador óptico da câmera principal, ajuda a conseguir fotos iluminadas, mesmo em locais mais escuros. Dependendo da situação, ainda é possível perceber alguns ruídos, mas isso é algo já esperado para um intermediário e não chega a comprometer as imagens.

Foto tirada com o modo noturno do Galaxy A52 (Foto: Aline Batista)

Na câmera frontal, o Galaxy A52 tem um sensor de 32 MP para selfies. O smartphone produz fotos iluminadas e com bom nível de detalhes. À noite, a situação é semelhante à da câmera principal: o modo noturno ajuda a deixar as selfies mais claras e nítidas.

Em relação à gravação de vídeos, o smartphone filma em 4K a 30 frames por segundo em ambas as câmeras. Os vídeos são estáveis e têm boa qualidade. Por isso, o celular é uma boa opção para quem gosta de fazer gravações para as redes sociais.

Versatilidade é um ponto forte das câmeras do A52. Além de ter variedade de lentes e produzir boas fotos em diferentes situações, o smartphone também oferece diversos recursos. Alguns destaques são o Single Take, que captura uma variedade de fotos e vídeos para selecionar os melhores, e o modo Diversão, com lentes exclusivas do Snapchat. O aparelho ainda oferece modo pro, super slow-motion e timelapse, entre outros.

Leia também: S21 FE se destaca por bom custo-benefício na linha Galaxy S

Bateria do Galaxy A52 dura até dois dias

O Galaxy A52 tem bateria com capacidade de 4.500 mAh. A Samsung promete duração de até dois dias de uso moderado ou 18 horas de uso de internet via Wi-Fi. Isso é possível porque a gestão do consumo da bateria é feita por inteligência artificial e se adapta aos hábitos do usuário para oferecer maior duração. Além disso, o processador Snapdragon 720G tem boa eficiência energética e o painel Super AMOLED também é mais econômico.

Samsung Galaxy A52 vem acompanhado apenas de um carregador de 15 W (Foto: Mosaico)

Em nossos testes, o aparelho ficou bem próximo dos dois dias prometidos. Eu costumo fazer um uso moderado do celular, principalmente para acessar redes sociais e aplicativos de streaming de música e vídeos. Algumas vezes, o A52 conseguiu chegar ao final do segundo dia com alguma carga. Em outras situações, precisei recarregar no início da noite do segundo dia de uso.

Para você ter uma noção do consumo, em uma hora de reprodução de vídeos na Netflix o aparelho gasta cerca de 7% de bateria. De qualquer forma, se você faz um uso mais intenso do smartphone, vai conseguir autonomia suficiente para um dia de uso ou mais.

Em relação ao tempo de carregamento, o Galaxy A52 leva cerca de 1 hora e 45 minutos para atingir 100% de carga. O curioso é que o aparelho é compatível com carregamento rápido de até 25 W. No entanto, vem com carregador de apenas 15 W na caixa. Ou seja, o acessório mais potente deve ser adquirido separadamente.

Desempenho do A52 é eficiente em todos os apps

O Galaxy A52 vem com o processador Snapdragon 720G, um chip intermediário da Qualcomm que tem oito núcleos e velocidade máxima de 2,3 GHz. Esse "G" no nome indica que o processador é otimizado para games e tende a oferecer uma boa performance ao rodar diferentes aplicativos. O chipset trabalha com 6 GB de memória RAM, valor suficiente para um desempenho fluido.

Como já é esperado de um intermediário com esse conjunto, o A52 roda qualquer aplicativo ou jogo com eficiência. Nos testes, não tivemos problemas relacionados a travamentos ou engasgos ao usar o aparelho. O smartphone se saiu bem em aplicativos leves do dia a dia, como redes sociais, mas também em jogos como Asphalt 9 e em multitarefas, com vários apps abertos ao mesmo tempo.

Samsung A52 vem com processador intermediário capaz de rodar todos os apps com eficiência (Foto: Mosaico)

Em relação ao armazenamento, o Samsung Galaxy A52 conta com 128 GB. Esse valor é suficiente para baixar diversos apps e guardar vários arquivos. De qualquer forma, se você precisar de mais espaço, pode usar um cartão de memória de até 1 TB.

O A52 roda sistema operacional Android na versão 11, e a fabricante promete updates para as próximas três versões do SO do Google. É um tempo muito bom, que garante maior durabilidade para o aparelho, visto que ele vai estar atualizado por um longo período.

Além disso, o celular utiliza uma interface da própria Samsung, a One UI, que oferece recursos extras e outras possibilidades de personalização. Uma das ferramentas mais interessantes é o Modo Game Booster, que monitora a temperatura e o consumo de memória, além de oferecer outras funções voltadas para jogos.

Outro destaque do Samsung A52 é o conjunto de áudio estéreo. O smartphone tem um alto-falante na parte inferior e outro na parte superior. É uma ótima opção para ouvir músicas ou assistir a filmes, com áudio claro e com bom volume.

Falando de conectividade, o Galaxy A52 ainda oferece NFC, permitindo usar o Samsung Pay, Bluetooth 5.0, Wi-Fi e 4G. O modelo tradicional não é compatível com as redes 5G, que devem começar a funcionar no Brasil ainda este ano.

Vale ressaltar que o aparelho foi lançado em uma versão com 5G, o Galaxy A52 5G, que se diferencia apenas em três aspectos: processador (Snapdragon 750), tela com taxa de atualização de 120 Hz e compatibilidade com redes 5G. A Samsung ainda lançou o Galaxy A52s 5G, que também compartilha diversas semelhanças, mas trouxe melhorias no processador e no carregador que vem na caixa. Além disso, essa opção também conta com 5G.

Aproveite para conhecer outra opções de celular intermediário vendo esta lista com vários smartphones de destaque.

Galaxy A52 foi lançado por R$ 3.299, mas já está mais barato (Foto: Mosaico)

Galaxy A52: preço e custo-benefício

Por último, vamos avaliar o custo-benefício do Galaxy A52 para decidir se o smartphone vale a pena. O celular da Samsung chegou ao Brasil no início de abril de 2021 pelo preço de R$ 3.299. Na ocasião, o valor não fazia sentido para um aparelho intermediário. No entanto, logo ele apresentou uma boa queda, sendo encontrado pela metade do valor.

Atualmente (junho/2022), o Samsung A52, apesar de ter tido uma variação no início de 2022, é encontrado por pouco mais de R$ 1.500*.

Embora não seja um smartphone barato, tem um preço justo para os recursos que oferece. O Galaxy A52 é um intermediário bem completo, sendo ainda um dos melhores celulares da Samsung nessa faixa. O modelo traz tela de alta qualidade, conjunto de câmeras versátil, bateria com boa duração e desempenho eficiente. Sem dúvidas, é uma boa opção para quem quer um intermediário premium por um preço acessível. Então, podemos dizer que a compra vale a pena, sim.

Entretanto, antes de comprar o aparelho de fato, vale conferir outras opções da linha Galaxy A. Como é o caso do Galaxy A53, modelo que foi lançado em 2022 para substituir o A52. Ele conta com muitos avanços, como processador superior (Exynos 1280), 8 GB de RAM, tela com taxa de atualização de 120 Hz, bateria mais potente (5.000 mAh), além de suporte ao 5G. Para conhecer ainda mais sobre ele, veja nosso review do Galaxy A53.

Outro modelo que você pode considerar é o Galaxy A52s. O aparelho trouxe algumas melhorias em relação ao A52, principalmente, em desempenho. Entretanto, o grande destaque é a compatibilidade com a internet 5G. Seu preço está na faixa de R$ 1.800* atualmente, mas se você quer se preparar para a chegada da nova tecnologia, pode ser um investimento interessante. Saiba tudo sobre a chegada do 5G no Brasil.

Outra opção é o Galaxy A72, que era a melhor opção da família até o final de 2021 no quesito custo-benefício e foi muito recomendado em nossos artigos. O smartphone tem tela maior, bateria mais potente e melhor conjunto de câmeras do que o A52, e é encontrado na faixa de R$ 1.900*. Caso o preço caia um pouco e fique próximo do valor do A52, vale mais a pena investir nele. Aproveite e conheça agora outros smartphones com foco no custo-benefício.

Existem ainda outros modelos de diferentes marcas tão interessantes quanto por valores melhores. Por exemplo, o Moto G60 é uma opção na mesma faixa de preço, mas com bateria de 6.000 mAh, tela de 120 Hz e câmera principal de 108 MP.

Já o Redmi Note 10S é um modelo da Xiaomi que compartilha diversas semelhanças com o A52, como câmera quádrupla de 64 MP e 6 GB de memória RAM, mas é mais barato. Por fim, para quem quer um smartphone voltado para jogos, um concorrente interessante é o Poco X3 Pro, que tem diversos recursos para games.

*Alerta de flutuação de preços. Valores coletados em 28/06/2022.

Ferramentas Buscapé

Enfim, a dica para comprar o Galaxy A52 e ter certeza de que você está fazendo um bom negócio é pesquisar o preço. O smartphone é um ótimo intermediário, mas também não vale a pena pagar muito caro nele. Por isso, a gente recomenda que você instale a extensão para navegador do Buscapé. Com ela, você terá acesso ao Cashback, para receber parte do valor investido para gastar como quiser.

Conheça o Histórico de Preços que vai te deixar por dentro das variações de preço do celular. Já com o Alerta de Preço você vai ser avisado quando o produto estiver com o preço  que deseja pagar.

E não é só isso, no Buscapé você ainda tem cupons de desconto para economizar ainda mais. E você pode contar com os nossos especialistas Buscapé, para tirar todas as dúvidas antes de comprar.

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!