O Samsung Galaxy A53 é um celular intermediário premium. Lançado em 2022, ele conta com recursos interessantes, como um ótimo conjunto de câmeras, bom processador e uma bateria que dura bastante. Em contrapartida, o modelo não vem com muitas novidades se comparado com o seu antecessor, o Galaxy A52.

A família A da Samsung é composta por modelos com bom custo-benefício, focadas em um público exigente, mas com orçamento menor que o preço da linha Galaxy S (S21, S22, S22 Ultra, entre outros). Mas será que vale a pena investir no Samsung Galaxy A53 5G? Para saber todos os detalhes sobre o smartphone, confira as linhas a seguir.

Gosta dos modelos da marca? Então, depois de ler nosso review, corra para ver a lista com os melhores celulares Samsung. Se você quer um modelo top de linha, veja quais são os melhores celulares de 2022.

O Samsung Galaxy A53 5G é um bom celular, mas nada inovador perto da geração anterior (Foto: Shutterstock)

Samsung Galaxy A53: prós e contras

Prós

O desempenho do Galaxy A53 5G é realmente de um intermediário mais avançado que alguns concorrentes. Ele deu conta das tarefas do dia a dia, além de jogos mais casuais. Ao usar as redes sociais e apps de mensagens, ele foi rápido e sem travamentos. Ou seja, para quem gosta de um celular rápido, é uma boa escolha.

As câmeras também garantem ótimas fotos. Apesar de algumas críticas ao modo noturno, em ambientes bem iluminados é possível garantir imagens de excelente qualidade para mandar aos amigos e postar nas redes sociais.

Mesmo sendo muito similar aos modelos anteriores, Galaxy A52 e A52s, o design do A53 5G é bem bonito, com acabamento similar ao metal. O ponto chave é a parte traseira, onde ficam as câmeras. Ao mesmo tempo em que cumprem o seu papel, é um destaque delicado, o que torna o celular mais bonito.

A bateria realmente não te deixa na mão! Os 5000 mAh garantiram carga para um dia e meio longe das tomadas. O que para um celular da categoria, já é muito bom. O carregamento pode não ser tão rápido, mas com 60% você já consegue passar um dia inteiro fora sem se preocupar.

Contras

Apesar de ser um ótimo celular é impossível não compará-lo aos seus antecessores, como Galaxy A52s e A52 (que tem uma versão 5G). O mesmo conjunto de câmeras, design semelhante. Se você já tem um desses, o Samsung Galaxy A53 pode não ser interessante, sobretudo se o valor estiver muito abaixo nos modelos mais antigos.

Retirar a entrada para fones de ouvido já está se tornando comum entre as marcas, mas isso não deixa de ser incômodo. Além da bateria do celular, você também fica refém da bateria do fone de ouvido Bluetooth. Sem falar que quase não há opções de fone de ouvido USB-C no mercado.

Samsung Galaxy A53: ficha técnica

Design bonito, mas não muito inovador

Apesar de muito bonito, o Galaxy A53 conta com um design bastante parecido com o do A52s. Ele é todo feito em plástico, com as bordas que têm um efeito bastante parecido com metal. As cores disponíveis são azul, preto e rosé, as tês em uma pegada fosca. Vale destacar o azul, cor do modelo que eu testei. Não é porque eu sou fã do tom, mas está bem bonito.

Outro destaque do design é a parte que abriga as três câmeras traseiras. É uma leve protuberância, um pouco mais delicada que o modelo anterior. O que deu uma aparência melhor ao celular.

A traseira do Galaxy A53 abriga quatro câmeras (Foto: Divulgação)

Quanto às entradas, a que era destinada para combo de áudio (fone e microfone) foi descartada. O Samsung Galaxy A53 conta apenas com uma porta USB-C para carregador. Se você não abre mão dos fones de ouvido, pode ficar de olho no Galaxy Buds Live 2, que conta com som e microfone de bastante qualidade.

Tela com qualidade de celular premium

A tela do Galaxy A53 5G tem 6,5 polegadas e tecnologia Super AMOLED e possui um furo discreto no notch, onde fica a câmera de selfie. Na prática, ela entrega imagens com cores brilhantes que não fazem feio na hora de assistir a vídeos, filmes e séries. Inclusive, os vídeos do YouTube em 4K ficam um show a parte.

A tela do Samsung Galaxy A53 5G impressiona (Foto: Divulgação)

Outro destaque é o leitor de impressões digitais, que fica mais na parte de baixo da tela. Ele tem um reconhecimento preciso e rápido. O recurso une segurança e praticidade.

O ponto negativo é que essa também é uma característica herdada do seu antecessor, o Galaxy A52s. Mas, se você não é dono de um deles e quer um celular intermediário com tela de qualidade, o Galaxy A53 5G é uma ótima escolha.

Câmeras de boa qualidade para um intermediário

O Samsung Galaxy A53 conta com um conjunto de quatro câmeras na parte traseira. A principal com 64 MP, seguida de uma ultra-wide de 12 MP e um sensor macro e outro de profundidade, ambos com 5 MP.

Ao usar a macro, você consegue uma foto de boa qualidade que mostra detalhes de plantas e objetos. Como exemplo, tirei a foto de uma planta aqui do meu quintal em plena luz do dia e o resultado foi satisfatório.

Foto tirada com a câmera macro do Galaxy A53 (Foto: Thayna Cruz / Mosaico)

Já a câmera principal também entregou um bom resultado quando fui tirar fotos em um lugar aberto em plena luz do dia. A imagem ficou nítida e com boa fidelidade de cores.

Foto tirada com a câmera principal do Galaxy A53 (Foto: Thayna Cruz / Mosaico)

Ao usar o zoom, percebi que houve uma perda na qualidade. Até o 2x ainda estava ok, mas se você quer tirar fotos de algo que esteja muito longe, como na pista comum de um show, por exemplo, as fotos ficarão borradas.

Buscapé de 10x do Galaxy A53 com igreja ao fundo

Já a foto no mesmo local à noite teve um resultado esperado. A falta da iluminação acabou prejudicando o resultado, mas não foi das piores. A resolução ainda se manteve boa, mas o ideal seria se tivesse um pouco mais de luz no ambiente.

Foto tirada à noite com o Galaxy A53 (Foto: Thayna Cruz / Mosaico)

O ponto negativo aqui ficou para o modo noturno. A foto no mesmo local quase não teve diferença. Podemos observar que o ambiente ficou um pouco mais nítido e claro, mas a mudança foi mínima. Eu cheguei a me confundir na hora de adicionar as fotos ao review.

Foto tirada com o modo noturno do Galaxy A53, quase não da para ver a diferença (Foto: Thayna Cruz / Mosaico)

A câmera frontal do Samsung Galaxy A53 5G tem 13 MP. Com ela, é possível fazer selfies também com boa resolução, ainda mais em ambientes claros.

A "selfie" no Galaxy A53 5G (Foto: Thayna Cruz / Mosaico

Um destaque é o modo retrato. O recorte é bem feito, dá pra reparar pelo contorno do meu cabelo. Você consegue controlar o quão embaçado o fundo vai ficar, dando maior destaque à pessoa que está em frente a câmera.

O modo retrato do Galaxy A53 5G é bem eficiente (Foto: Thayna Cruz / Mosaico)

Um recurso muito interessante presente no Galaxy A53 5G é que agora é possível retirar objetos e pessoas indesejadas do fundo. Esse recurso era encontrado em apps, mas a Samsung trouxe de forma nativa ao Galaxy A53 5G. Ou seja, chega de perrengue ao tirar fotos em locais cheios.

Se você procura um celular bom para fotos, veja quais são os smartphones com as melhores câmeras.

Bateria suficiente para o dia a dia

A bateria do Samsung Galaxy A53 me surpreendeu. Ela conta com 5000 mAh o que dá cerca de dois dias de autonomia em uso moderado. Ao ligar o celular pela primeira vez, tive a impressão de que o nível da bateria estava descendo rápido, mas ao continuar usando, percebi que isso não era verdade.

A bateria do Galaxy A53 5G durou cerca de um dia e meio longe das tomadas, isso com apps como TikTok, Instagram, Twitter, WhatsApp e um joguinho leve por alguns minutos. Um pouco menos que o esperado, mas que ainda foi suficiente, principalmente para quem carrega o celular pessoal cerca de duas a três vezes por dia.

Já para carregar, o Samsung Galaxy A53 5G ficou com a bateria completa em um tempo razoável. Ele demorou cerca de duas horas para atingir a carga completa. Alguns celulares carregam em menos tempo, mas, para um intermediário, o tempo de carregamento foi ok.

Bom desempenho, mas com travamentos pontuais

O processador do Samsung Galaxy A53 5G é o Exynos 1280. Ele é um chip intermediário, mas que garante um bom desempenho, além de também ser fundamental para o funcionamento das câmeras.

O celular vem com memória RAM de 8 GB. Essa quantidade é suficiente para evitar travamentos e garantir uma performance mais fluida. Durante os testes, não tive nenhum problema com apps como WhatsApp e Twitter, por exemplo. Com o Instagram e o TikTok ele engasgou poucas vezes, mas nada alarmante, apenas quando os efeitos utilizados nos vídeos exigiam um pouco mais. Apesar disso, o celular não chegou ao travar quando deixei vários aplicativos abertos ao mesmo tempo.

Sobre o armazenamento, o Galaxy A53 5G conta com duas versões: 128 GB e 256 GB, mas ambas podem ganhar expansão de até 1TB com microSD. Essas quantidades são suficientes para a maioria dos usuários, podendo guardar fotos, vídeos e apps sem dores de cabeça.

Quanto ao sistema operacional, o Galaxy A53 vem com Android 12 de fábrica. Além disso, a Samsung garante atualizações por mais quatro anos. Isso faz com que o tempo útil do aparelho seja maior, já que receberá principalmente mais upgrades de segurança.

Falando sobre conectividade, o Samsung Galaxy A53 tem suporte à rede 5G. Ela ainda não está disponível no Brasil, mas deve chegar ainda este ano. Além disso, ele conta com suporte a Wi-Fi, e Bluetooth 5.1.

Acessórios disponíveis

Além do Galaxy Buds 2, outro fone de ouvido Bluetooth bom para usar com o Samsung Galaxy A53 5G é o Galaxy Buds Pro. Considerado o melhor fone sem fio da marca, o modelo garante som de altíssima qualidade e cancelamento de ruído eficaz.

Outros dois acessórios importantes para investir ao garantir o seu Galaxy A53 5G são a capa e a película. Eles garantem que o seu celular fique livre de arranhões e evitam que a sua tela fique rachada. Se quiser saber mais, confira o nosso artigo que explica qual é a melhor película para celular.

Confira as melhores ofertas de capas para o Galaxy A53!

Encontre a melhor película Nanoshield para o seu Galaxy A53!

Produtos concorrentes

Galaxy A52s

Com tantas semelhanças, é difícil não citar o antecessor. Apesar de mais antigo, o Galaxy A52s ainda vale o investimento, visto que conta com ficha técnica parecida e está um pouco mais em conta que o Galaxy A52. Aqui vale o alerta. Quando o A53 cair de valor e ficar mais perto, valerá a pena comprá-lo!

Redmi Note 11 Pro

O Redmi Note 11 Pro também conta com configurações similares ao Galaxy A53 5G. O destaque fica para a câmera principal de 108 MP. Além disso, apesar de também ter bateria de 5000 mAh, o carregador é mais potente que o do modelo da Samsung. E, por fim, o custo é menor.

Vale a pena comprar o Galaxy A53?

Sim, porém depende. Se você já tem o Galaxy A52s e pensa em trocar só para ter em mãos o modelo mais atual, não vale a pena. O modelo traz características bem similares e ainda tem um preço salgado, visto que foi lançado há poucos meses (considerando a data de publicação do review).

Se você tiver um smartphone com ficha técnica inferior e busca um celular bom, aí sim eu recomendo o Samsung Galaxy A53 5G. Ele tem um bom desempenho nas redes sociais, apps de mensagens e dá até mesmo para arriscar alguns jogos. Além disso, suas câmeras têm boa resolução e a bateria não deixa na mão se você precisar passar o dia todo fora de casa.

Apesar de tudo, eu recomendo também, que se, a sua situação não for um caso de celular danificado, esperar mais um pouco. Como eu falei acima, o Galaxy A53 5G foi lançado há pouco tempo, então a tendência é que os preços caiam um pouco conforme as semanas forem passando. Inclusive, confesso que cogitei comprar esse celular para dar à minha mãe no Dia das Mães, mas achei melhor esperar um pouquinho até os preços diminuírem.

O Buscapé te ajuda a comprar um Galaxy A53 5G

O Busca conta com ferramentas que podem te ajudar a comprar o Samsung Galaxy A53 com a melhor condição. Com o Histórico de Preços, você consegue acompanhar a flutuação dos valores nos últimos 40 dias ou seis meses. Já com o Alerta de Preço, você pode indicar o precinho que cabe dentro do seu orçamento, e aí o Buscapé te avisa por e-mail e WhatsApp quando ele chegar no valor estipulado.

Aqui no Busca, você conta com uma curadoria especial de cupons para conseguir o melhor desconto. Outro recurso interessante é o cashback, onde parte do dinheiro investido no produto volta para o seu bolso. Incrível, não? Com o Buscapé, é economia de verdade!