Se você não sabe como espelhar celular na TV, nós podemos te ajudar. Existem diversas formas. Entra elas, é possível, por exemplo, espelhar a tela inteira do celular ou apenas o conteúdo de um aplicativo específico via Wi-Fi. Além disso, é importante destacar que o procedimento é diferente em smartphones Android e iPhones.

No caso dos aparelhos da Apple, para espelhar celular na TV é preciso que a televisão seja compatível com a tecnologia AirPlay. Outra possibilidade é utilizar um cabo para conectar o telefone e a TV.

Saiba como transmitir a tela do celular para a TV de diversas formas! (Foto: New Africa / Shutterstock)

A seguir, veja tudo que você precisa saber sobre como espelhar celular na TV. Vale ressaltar que o procedimento pode variar um pouco conforme o modelo do seu smartphone e da sua televisão, conforme falado acima.

Confira outros tutoriais do Buscapé:

  • Como instalar o WhatsApp no celular
  • Como salvar foto do Instagram
  • Como descobrir o IP do roteador pelo celular
  • Como descobrir a senha do Wi-Fi
  • Como dividir a tela do celular
  • Como usar o QR Code no celular
  • Como baixar playlist do Youtube no celular
Como espelhar celular na TV: aprenda abaixo (Foto: Shutterstock)

Como espelhar celular na TV via Wi-Fi: Android

Como transmitir a tela do celular para a TV com smartphone Android

Saiba como espelhar celular na TV utilizando um modelo Android! (Foto: Lukmanazis / Shutterstock)

Se você tem dúvidas sobre como espelhar celular na TV, saiba que a forma mais prática de transmitir a tela do Android é por meio do Wi-Fi. Isso significa que o smartphone e a Smart TV devem estar conectados à mesma rede de Internet sem fio. O procedimento é bem simples, visto que a maioria das TVs disponíveis no mercado atualmente oferecem tecnologia Miracast para espelhamento de tela.

Você deve acessar as configurações do seu celular e procurar a opção "Transmitir tela", que fica em "Conexão e Compartilhamento". Vale ressaltar que o recurso pode variar de nome de acordo com a fabricante do seu aparelho. Então, é só ativar a ferramenta e selecionar para qual dispositivo você quer transmitir. O smartphone vai reconhecer todos os aparelhos conectados àquela rede, como Smart TVs e media centers, e exibir em uma lista. É provável que você também tenha que confirmar a ação na própria televisão.

Ação para espelhar celular na TV (Foto: Arte/Buscapé)

Se o seu smartphone não oferecer uma configuração nativa para espelhar celular na TV, você pode baixar algum aplicativo com essa finalidade. Na Google Play Store, existem diversos apps para isso, basta pesquisar por "Espelhar celular na TV" que você vai encontrar algumas opções. A partir daí, basta apenas baixar, instalar e seguir as configurações indicadas em cada aplicação para espelhar celular na TV.

Ao fazer o procedimento acima, todo o conteúdo do celular vai ser transmitido para a TV, e as ações que você fizer nele também vão refletir na televisão. No entanto, existe a possibilidade de espelhar apenas o conteúdo de um aplicativo específico, como YouTube, Netflix ou Globoplay.

Nesses casos, o celular fica livre, e você pode continuar mexendo nele, mesmo durante o espelhamento. Para isso, basta abrir o aplicativo em questão e encontrar o ícone de transmissão, como mostra a imagem abaixo. Ele aparece automaticamente sempre que tem um dispositivo disponível na rede Wi-Fi. Então, é só escolher para qual aparelho você deseja espelhar celular na TV.

Espelhar celular na TV de um app específico (Foto: Arte/Buscapé)

Como espelhar celular na TV via Wi-Fi: iPhone

Aprenda como transmitir a tela do celular para a TV com smartphone da Apple

Saiba como espelhar celular na TV utilizando um iPhone (Foto: Kicking Studio / Shutterstock)

Se você tem um iPhone, o procedimento para transmitir a tela do celular para a TV é um pouco diferente. Para que isso aconteça, é preciso que o dispositivo em questão tenha suporte ao Apple AirPlay. No geral, as Smart TVs mais recentes, de marcas como Samsung e LG, já vêm com o recurso. A tecnologia também está presente na Apple TV.

Então, para espelhar celular na TV sendo o aparelho um iPhone, basta acessar a Central de Notificações e tocar na opção "Espelhar tela" ou encontrar o ícone de transmissão direto no aplicativo que você deseja transmitir. Nesse outro artigo, você vê todas as dicas para transmitir a tela do iPhone para a TV.

Como espelhar celular na TV via cabo

Aprenda como transmitir a tela do celular para a TV usando um cabo Slimport ou MHL

Saiba como espelhar celular na TV utilizando um cabo (Foto: Vitalii Stock / Shutterstock)

Por fim, também existe a possibilidade de espelhar celular na TV usando um cabo. Existem dois tipos de cabo para isso: o SlimPort e o MHL. O primeiro costuma ser mais caro, mas dispensa a necessidade de alimentação energética. Isso significa que, se você optar pelo padrão MHL, o celular terá que ficar carregando enquanto a transmissão acontece.

Além disso, você deve lembrar que o cabo deve ter entrada microUSB e saída HDMI, para conectar à TV. No caso de smartphones com porta USB-C, será preciso comprar também um adaptador.

Veja abaixo como transmitir a tela do celular para a TV via cabo

Para espelhar celular na TV utilizando o cabo você deve primeiro conectar o cabo, seja ela HDMI ou USB, na sua televisão e no seu dispositivo. Feito isso, com o seu controle remoto selecione na sua TV, a entrada correspondente e depois, no seu dispositivo, selecione a opção de espelhamento de tela para começar a transferir os conteúdos entre os dispositivos.

Como espelhar celular na TV usando TV Box ou Chromecast

Aprenda como transmitir a tela do celular para a TV com dispositivos externos

Saiba como espelhar celular na TV utilizando um Chromecast ou TV Box (Foto: Albert Garrido / Shutterstock)

Para aqueles que não tem uma Smart TV, uma boa forma de espelhar celular na TV é utilizando dispositivos como TV Box ou Chromecast. Esses são aparelhos que funcionam conectados na sua TV através da entrada HDMI ou USB, e quando conectados à mesma rede Wi-Fi do dispositivo móvel, conseguem fazer a conexão entre eles e assim, transmitira a tela do celular para a TV.

Veja como transmitir a tela do celular para a TV via TV Box ou Chromecast

Primeiramente, para espelhar celular na TV utilizando esses dispositivos você deve conferir se ambos estão conectados na mesma rede Wi-Fi. Depois disso, basta você abrir o conteúdo que quer transmitir no seu celular e selecionar a TV Box ou o Chromecast que deseja compartilhar, para assim ele ser reproduzido na tela da televisão.

Para conhecer mais sobre esses produtos, você pode conferir nossas análises e saber se vale a pena comprar um chromecast, clicando aqui. Ou então, se você tem interesse por modelos de TV Box, você pode conhecer mais sobre a Apple TV 4K, clicando aqui e sobre a Amazon Fire Stick 4K, clicando nesse artigo.

Modelos onde é possível espelhar celular na TV de forma nativa

Como transmitir a tela do celular para a TV de forma nativa? Esses smartphones resolvem o problema

Como falamos, alguns smartphones apresentam um recurso nativo para espelhar celular na TV. Nesses casos, a função costuma vir no próprio sistema operacional e é comum em aparelhos de marcas como Xiaomi e Samsung, que oferecem interface personalizada para o Android.

Veja modelos de celulares que se conectam com TVs com recursos nativos:

Para quem procura um celular novo, confira as listas com os melhores aparelhos para comprar em 2021 e os smartphones que se destacam pelo custo-benefício. Definiu o modelo que você busca, seja de celular ou TV Box, vale a pena criar um Alerta de Preço e receber notificações quando ele alcançar o valor que pode pagar. Veja como fazer abaixo!

Leia mais sobreCelular