Um celular à prova d'água é ideal para os usuários mais desastrados ou para quem quer curtir ambientes como piscina e praia sem preocupações. Esses aparelhos costumam vir com certificação IP67 ou IP68 e podem ser mergulhados em água. Porém, há um tempo limite e profundidade específica para isso. De qualquer forma, essa proteção funciona mais como uma garantia em casos de acidente e não é recomendado ficar submergindo o celular.

É importante ressaltar que a proteção contra respingos d'água é diferente da proteção contra água, que permite os celulares ficarem totalmente submersos. Nós selecionamos apenas modelos que contam com a segunda categoria de proteção. Nesta área, a Samsung e a Apple são as fabricantes que mais investem. Por isso, todos os celulares citados aqui são dessas marcas.

O que é a certificação IP do celular à prova d'água?

Entenda o que é a certificação IP em celulares à prova d’água (Foto: Shutterstock)

A certificação IP é usada para indicar o quanto as brechas dos aparelhos são resistentes à água e à poeira. Assim, o primeiro número vai de 1 a 6 e classifica a proteção do aparelho contra partículas sólidas. Já o segundo indica a resistência à água e outros líquidos e vai de 1 a 8, sendo o maior número aquele que oferece maior proteção.

Assim, para ter um celular resistente à água, de fato, é preciso que o último número seja 7 ou 8. O primeiro número protege contra imersão até 1 metro em água doce, por até 30 minutos. Já o segundo protege contra longos períodos de imersão em água doce e pressão, geralmente até 1,5 metro de profundidade. Normalmente, essa característica está presente nos modelos tops de linha ou intermediários mais avançados, que são um pouco mais caros.

Para esta lista, selecionamos apenas modelos com IP67 ou IP68, ou seja, que são mesmo à prova d'água. Para entender melhor, vale conferir também o artigo sobre como funciona a certificação IP dos celulares.

Dicas para usar um celular à prova d'água corretamente

Mesmo que o celular seja à prova d’água, não é recomendado deixá-lo submerso, principalmente em água salgada (Foto: Shutterstock)

Por mais que tenha certificação IP67 ou IP68, antes de mergulhar com o seu aparelho, vale checar as recomendações da fabricante. Na maioria das vezes, essa proteção vem para evitar acidentes. As empresas não aconselham que você utilize o smartphone submerso, por exemplo.

Você também precisa ficar de olho na estrutura do celular para que todas as portas e tampas estejam fechadas, se necessário. É bom lembrar que a tela sensível ao toque não tem a mesma precisão quando está molhada, e que a internet também não deve funcionar com o celular submerso.

Além disso, jamais mergulhe com seu aparelho no mar, já que a água salgada pode acabar danificando o dispositivo. Nesse caso, é melhor investir em uma capinha à prova d'água.

No caso dos aparelhos com proteção IP52 ou IP53, o cuidado deve ser redobrado. Esses smartphones resistem apenas a respingos de água acidentais. Então, nada de mergulhar com o telefone na piscina, ok?

iPhone 13 e iPhone 13 mini

A linha 13 e 13 mini do iPhone chegaram em setembro de 2021 e trazem ótimas opções de celular à prova d'água para 2022. Tanto o modelo Mini quanto o convencional possuem classificação IP68 do padrão IEC 60529. Ou seja, alcançam profundidade máxima de 6 metros por até 30 minutos.

Toda a linha do iPhone 13 chega mais potente e com mais recursos quando comparada ao iPhone 12. E tudo isso se dá por conta do processador Apple A15 Bionic, um dos mais potentes do mercado e que roda qualquer app ou jogo da App Store.

Uma das grandes novidades foi no conjunto de câmeras, que agora capta até 47% mais luz. No caso do Mini e do convencional, são dois sensores traseiros de 12 MP cada, sendo o secundário com lente ultra-wide. O aparelho filma em 4K também.

Por que o iPhone 13 e 13 Mini estão na lista de melhor celular à prova d'água?

  • Tela XDR OLED de ótima qualidade
  • Apple A15 é um dos processadores mais potentes do mercado
  • Bateria com maior duração que a linha iPhone 12
  • Possui acabamento premium e proteção contra água
  • Conjunto de câmeras (12 MP + 12 MP ultra-wide) filmam em 4K.
  • Tem suporte ao 5G

iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max

O iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max foram lançados pela Apple em 2021. Ambos possuem certificação IP68, a melhor do mercado para smartphones. A Apple garante proteção caso o aparelho seja mergulhado em até seis metros de profundidade, durante 30 minutos.

No entanto, não é recomendado que isso seja feito de propósito para evitar danos aos componentes internos. Ou seja, deixe para usar o recurso em casos de acidentes.

O iPhone 13 Pro tem 6,1 polegadas, enquanto o Pro Max tem 6,5 polegadas. A respeito das câmeras, os dois modelos possuem três lentes, sendo uma Teleobjetiva, uma grande-angular e uma ultra-angular.

Os dois modelos também possuem o chip A15 Bionic, com CPU de 6 núcleos, GPU de 5 núcleos e Novo Neural Engine de 16 núcleos. Já sobre a tela, ambos possuem a Super Retina XDR. Enquanto o 13 Pro possui resolução de 2532 x 1170 pixels, o 13 Pro Max tem resolução de 2778 x 1284 pixels.

Por que o iPhone 13 Pro e 13 Pro Max estão na lista de melhor celular à prova d'água?

  • Possui acabamento premium e proteção contra água
  • Estabilização óptica de imagem por deslocamento de sensor
  • Modo Cinema para gravação de vídeos com profundidade de campo
  • Sistema de câmera Pro (teleobjetiva, grande-angular e ultra-angular) de 12 MP
  • Tem suporte ao 5G

Galaxy S21 e Galaxy S21 Plus

Vamos começar esta seleção de celular à prova d'água com o Galaxy S21 e Galaxy S21 Plus, modelos premium da Samsung lançados em 2021. Ambos contam com a proteção IP68 e aguentam até 30 minutos submersos em 1,5 metros durante 30 minutos.

Eles são celulares parecidos e trazem excelentes fichas técnicas, começando pelo processador octa-core. A velocidade máxima do chip é de 2,9 GHz, memória RAM de 8 GB e armazenamento de 128 GB. Ambos os smartphones contam com um conjunto traseiro triplo de câmeras com sensores de 12 MP, 64 MP e 12 MP, estabilização óptica e zoom digital de até 30x.

O Galaxy S21 tem tela de 6,2 polegadas com resolução Full HD+ e painel AMOLED Dinâmico 2x. No entanto, a Samsung também conta com o Galaxy S21 Plus, que tem display de 6,7 polegadas e bateria mais poderosa, com 4.800 mAh. De resto, a ficha técnica é a mesma do S21, mas o modelo está disponível em versões com 128 GB e 256 GB.

Confira as análises de ficha técnica do Samsung e também as especificações do Galaxy S21 Plus.

Por que o Galaxy S21 e Galaxy S21 Plus são bons celulares à prova d'água?

  • Podem ser mergulhado em profundidade de 1,5 metros por 30 minutos
  • Telas com tecnologia Super AMOLED e 120 Hz de taxa de atualização
  • Usam um dos processadores mais potentes do mercado
  • Câmeras tiram excelentes fotos e filmam em 8K
  • Têm suporte ao carregamento sem fio
  • Têm suporte ao 5G

iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max

Para quem busca um celular à prova d’água da Apple, o iPhone 12 Pro e o iPhone 12 Pro Max são algumas das opções mais avançadas, e contam com certificação IP68. Entre todos os celulares aqui, eles são os que podem ser mergulhados em maior profundidade: 6 metros durante 30 minutos.

Além disso, ambos vêm com processador Apple A14 Bionic, que promete alto desempenho. O sistema de câmeras também é o mesmo, com lentes ultra-angular, grande-angular e teleobjetiva de 12 MP. Há somente algumas pequenas diferenças na abertura de lente e quantidade de zoom.

Os celulares rodam sistema iOS 14 e se diferenciam apenas no tamanho da tela e autonomia de bateria. O iPhone 12 Pro tem 6,1 polegadas e aguenta até 17 horas de reprodução de vídeo, enquanto o iPhone 12 Pro Max tem 6,7" e suporta 20 horas de reprodução.

Por que o iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max são bons celulares à prova d'água?

  • Podem ser mergulhado em profundidade de 6 metros por 30 minutos
  • Telas XDR OLED de excelente qualidade
  • Ambos usam o processador Apple A14 Bionic, um dos melhores mercado
  • Possuem conjunto triplo de câmeras que filmam em 4K
  • Têm acabamento premium
  • Têm suporte 5G
  • Contam com carregamento sem fio

iPhone 12 e iPhone 12 Mini

Ainda na série de iPhones 12 temos o iPhone 12 e iPhone 12 Mini. Ambos também são celulares à prova d’água. Eles usam a mesma certificação IP68, que oferece proteção em uma profundidade de até 6 metros embaixo d´água por 30 minutos.

Os modelos da Apple têm algumas semelhanças com a versão Pro, como o processador Apple A14 Bionic, mas sofrem diferenças principalmente em câmera e tela. O iPhone 12 traz um conjunto traseiro duplo, com lentes ultra-angular e grande-angular de 12 MP. Já a câmera frontal tem 12 MP com Modo Retrato e recurso de controle de profundidade.

Em relação ao display, a versão iPhone 12 Mini vem com 5,4 polegadas, ideal para quem gosta de aparelhos pequenos. Já o iPhone 12 tem 6,1" com painel OLED e Super Retina XDR. Ambos estão disponíveis com 64 GB, 128 GB e 256 GB de armazenamento, nas cores preto, branco, vermelho, verde e azul.

Por que o iPhone 12 Mini e iPhone 12 são bons celulares à prova d'água?

  • Podem ser mergulhado em profundidade de 6 metros por 30 minutos
  • Telas XDR OLED de excelente qualidade
  • Ambos usam o processador Apple A14 Bionic, o mesmo dos modelos Pro
  • Possuem câmeras que filmam em 4K e tiram ótimas fotos
  • Têm acabamento premium
  • Têm suporte ao 5G
  • Possuem carregamento sem fio

Galaxy S21 Ultra

Outra ótima opção de celular à prova d'água entre os tops de linha é o Galaxy S21 Ultra. Ele tem certificação IP68. Por isso, pode ser mergulhado em uma profundidade de 1,5 metros durante 30 minutos.

Esse modelo se destaca pela câmera poderosa, com quatro lentes, sendo uma ultra-wide de 12 MP, uma wide de 108 MP e duas teleobjetivas com 10 MP, além de um sensor que ajuda a melhorar o foco. O smartphone oferece zoom digital de até 100x e conta com vários recursos para melhorar as fotos. Já na câmera frontal, são 40 MP para selfies.

De resto, a ficha técnica conta com processador bateria de 5.000 mAh, com carregamento rápido e carregamento sem fio. O Galaxy S21 Ultra está disponível em opções de 16 GB de memória RAM e armazenamento de 512 GB ou com 12 GB de RAM e 256 GB ou 128 GB de memória interna. Saiba tudo sobre esse celular resistente à água na análise de ficha técnica do S21 Ultra.

Por que o Galaxy S21 Ultra é um bom celular à prova d'água?

  • Pode ser mergulhado em profundidade de 1,5 metro por 30 minutos
  • Tela com tecnologia Super AMOLED e suporte a S Pen
  • Tem versões com até 512 GB de armazenamento interno
  • Usa um dos processadores mais potentes do mercado
  • Câmera de 108 MP que filma em 8K
  • Tem suporte ao carregamento sem fio
  • Acabamento premium
  • Tem suporte ao 5G

Galaxy S22 Ultra

O Galaxy S22 Ultra é outro modelo de celular à prova d'água. O aparelho top de linha da Samsung possui certificação IP68 e, segundo a fabricante, permite a imersão em 1,5 metro de água doce, por até 30 minutos.

O processador é um octa-core de 2.99 GHz, com 4 nm, considerado o melhor já feito para a linha Galaxy. Além disso, a memória RAM do Galaxy S22 Ultra é excelente com 12 GB, além de memória interna de 256 GB.

A bateria é de 5.000 mAh e o sistema de câmeras é considerado o melhor do mercado: Câmera ultragrande-angular de 12 MP, Câmera grande angular de 50 MP e Câmera teleobjetiva de 10 MP. A câmera frontal é de 10 MP.

Por que o Galaxy S22 Ultra é um bom celular à prova d'água?

  • Pode ser mergulhado em 1,5m por até 30 minutos
  • Tem o melhor conjunto de câmeras do mercado
  • Possui memória RAM poderosa
  • Tem bateria para mais de um dia de uso

Galaxy S22 e S22 Plus

Segundo a Samsung, tanto o Galaxy S22 quanto o S22 Plus têm classificação IP68 baseada em condições de teste para imersão em até 1,5 metro de água doce, por até 30 minutos.  Apesar de serem celulares à prova d'água, a fabricante não recomenda para uso na praia ou piscina.

Os dois modelos possuem uma ficha técnica bastante parecida. A tela é feita de Dynamic Amoled com resolução de 2340 x 1080 (FHD+). As molduras finas fluem em uma moldura polida simétrica para um display expansivo e equilibrado.

Os dois modelos de celular à prova d'água da Samsung possuem memória RAM de 8 GB e um conjunto de câmeras poderoso e com tecnologia nightography. Os aparelhos vêm com câmera ultragrande-angular de 12 MP, câmera grande angular de 50 MP, câmera teleobjetiva de 10 MP e câmera de selfie de 10 MP

Por que o Galaxy S22 e S22 Plus são bons celulares à prova d'água?

  • Versão com Snapdragon no Brasil
  • Ótimo desempenho
  • Conjunto de câmeras excelente
  • Design sofisticado
  • Tela Dynamic AMOLED

Galaxy S21 FE

O S21 FE tem certificação IP68, ou seja, protege seu celular de respingos e gotas, resistindo até 1,5 metro de água por cerca de 30 minutos. A poderosa tela touchscreen com tecnologia Gorilla® Glass Victus é de 6.4 polegadas com uma resolução de 2340x1080 pixels. O display é o Dynamic AMOLED 2X.

O conjunto de câmeras também é poderoso. Vem com câmera ultra-wide de 12 MP, câmera wide de 12 MP, câmera teleobjetiva de 8 MP e câmera frontal de 32 MP.

A bateria é de 4500 mAh e, de acordo com a Samsung, funciona em conjunto com o display e o processador de maneira eficiente para a bateria durar o dia todo. A Samsung garante ainda tecnologia que permite o carregamento de 50% do aparelho em apenas 30 minutos.

Por que o Galaxy S21 FE é um bom celular à prova d'água?

  • Tem certificação IP68
  • Tem suporte ao 5G
  • Tem conjunto de câmeras potentes
  • Tem carregamento rápido em até 30 minutos
  • Vem com tecnologia de reforço para proteção da tela

iPhone 11

Outro celular à prova d’água da Apple é o iPhone 11. O modelo também conta com certificação IP68 e pode ser mergulhado em uma profundidade de dois metros por até 30 minutos.

Ele chega com o processador Apple A13 Bionic, que deve oferecer ótimo desempenho. Além disso, o aparelho está disponível em seis opções de cores, com armazenamento de 64 GB, 128 GB e 256 GB.

Um dos destaques do celular resistente à água da Apple é o conjunto de câmera dupla, com lentes grande-angular e ultra-angular de 12 MP. O aparelho tem zoom óptico de 2x e zoom digital de 5x. Além disso, oferece diversos recursos para fotos, como seis efeitos de iluminação de retrato, HDR inteligente e Modo Noite. Veja outros detalhes no review do iPhone 11.

Por que o iPhone 11 é um bom celular à prova d'água?

  • Pode ser mergulhado em uma profundidade de 2 metros por 30 minutos
  • Tem acabamento premium
  • Processador ainda roda qualquer app ou jogo da App Store
  • Tem suporte para o iOS 15
  • Conjunto de câmeras faz boas fotos e filma em 4K
  • Tem suporte ao carregamento sem fio

iPhone SE 3

Em março deste ano, a Apple lançou o iPhone SE 3, uma nova versão para o smartphone mais barato da marca. Apesar do preço mais baixo, o aparelho também é um celular à prova d'água, com a diferença de que sua certificação é IP67. Ou seja, ele pode ficar submerso em até 1 metro de profundidade por 30 minutos.

Em relação ao design, o modelo se assemelha ao iPhone 8 e mantém o botão Home com leitor de impressões digitais. A ficha técnica não decepciona e inclui o processador Apple A15 Bionic, o mesmo dos tops de linha iPhone 13.

Nesse caso, temos apenas uma câmera traseira, com lente grande-angular e sensor de 12 MP. O lado positivo é que, assim como nos iPhones mais modernos, o smartphone também filma em 4K. Já na câmera frontal, são 7 MP para selfies, com gravação de vídeo em Full HD.

Por que o iPhone SE 3 é um bom celular à prova d'água?

  • Pode ser mergulhado em um metro de profundidade por 30 minutos
  • Tem um tamanho confortável para quem gosta de celulares pequenos
  • Processador A15 Bionic é o mesmo dos iPhones 13 Pro e 13 Pro Max
  • Câmera filma em 4K
  • Tem suporte ao carregamento sem fio

Galaxy A72

Não são só os top de linha da Samsung que contam com proteção contra água. O Galaxy A72 é um celular à prova d’água intermediário que tem a certificação IP67. Por isso, pode ser mergulhado em até um metro de profundidade por 30 minutos.

O smartphone se destaca pelo conjunto de câmera quádrupla, com sensor principal de 64 MP, com estabilização óptica. Além disso, tem uma câmera ultra-wide de 12 MP, uma lente macro de 5 MP e uma teleobjetiva de 8 MP, também com estabilização óptica. A Samsung promete fotos de alta qualidade e nitidez, até mesmo em baixas condições de iluminação.

Outro ponto positivo da ficha técnica é a tela de 6,7 polegadas com taxa de atualização de 90 Hz. O smartphone ainda tem bateria de 5.000 mAh, que garante mais de um dia de uso.

Por que o Galaxy A72 é um bom celular à prova d'água?

  • Pode ser mergulhado por 1 metro durante 30 minutos
  • Possui tela Super AMOLED com 90 Hz de taxa de atualização
  • Processador potente para uso no dia a dia e jogos
  • Conjunto quádruplo de câmeras que filma em 4K
  • Bateria de 5.000 mAh oferece boa autonomia
  • Tem carregamento turbo de 25W

Galaxy A52

Outro celular resistente à água na categoria dos intermediários é o Galaxy A52, lançado junto com o A72. Os smartphones compartilham algumas semelhanças, como a certificação IP67, que garante proteção contra água por 30 minutos em até um metro de profundidade.

Ao todo, são 6 GB de memória RAM e armazenamento de 128 GB. Além disso, o celular à prova d'água da Samsung tem tela de 6,5 polegadas e bateria de 4.500 mAh, que garante pelo menos um dia de uso. O aparelho ainda conta com uma versão com internet 5G, o Galaxy A52 5G.

O Galaxy A52 tem conjunto de câmera quádrupla bem parecido com o A72, mas no lugar da lente teleobjetiva, o smartphone tem um sensor de profundidade de 5 MP, que ajuda a produzir fotos com Modo Retrato.

Por que o Galaxy A52 é um bom celular à prova d'água?

  • Pode ser mergulhado em 1 metro de profundidade por 30 minutos
  • Possui tela com ótima qualidade e 90 Hz de taxa de atualização
  • Processador roda vários apps e jogos com bom desempenho
  • Conjunto de câmeras tira ótimas fotos e filma em 4K
  • Bateria dura o dia inteiro sem dificuldade

Galaxy Z Flip 3

Está em busca de um celular à prova d’água que seja dobrável? O Galaxy Z Flip 3 é uma das opções da Samsung. Ele tem certificação IPX8, que garante proteção por 30 minutos em até 1,5 metros de profundidade.

Sua tela tem 6,7 polegadas, usa tecnologia AMOLED 2X, tem HDR10+ e 120 Hz de taxa de atualização. Esse conjunto de especificações entrega uma qualidade excelente de imagem, com cores vívidas, brilho alto e imagens fluidas. A tela externa é maior e tem 1,9 polegadas.

O Galaxy Z Flip 3 usa o processador Snapdragon 888, um dos mais potentes do mercado. Além de rodar qualquer app, ele também tem suporte às redes 5G. Ao todo, são 8 GB de RAM e opções com 128 GB e 256 GB de armazenamento interno.

Esse celular resistente à água tem duas câmeras traseiras, ambas de 12 MP. A câmera frontal é de 10 MP e faz gravações de vídeo em 4K, mesma resolução das traseiras. A bateria de 3.300 mAh foi mantida, mas é esperado que a autonomia dele seja melhor que o modelo anterior, já que o processador é mais econômico.

Por que o Galaxy Z Flip 3 é um bom celular à prova d'água?

  • Pode ser mergulhado na água por 30 minutos em uma profundidade de 1,5 metros
  • É um celular dobrável
  • Tela com tecnologia AMOLED 2X e 120 Hz tem melhor qualidade de imagem
  • Processador Snapdragon 888 é potente e tem suporte ao 5G
  • Tela externa tem 1,9 polegadas
  • 8 GB de RAM é suficiente para o usuário não passar por travamentos
  • Conjunto de câmeras filma em 4K
  • Bateria tem suporte ao carregamento rápido e carregamento sem fio

Galaxy Z Fold 3

O Galaxy Z Fold 3, além de ser um celular à prova d’água, é considerado o melhor da categoria de dobrável da Samsung. Sua certificação é a IPX8, a mesma do modelo anterior, o que significa que ele pode ser mergulhado em uma profundidade de até 1,5 metros por 30 minutos.

Esse aparelho tem uma tela enorme, com 7,6 polegadas de tamanho quando está aberto. O display usa a tecnologia Dynamic AMOLED, tem 120 Hz de taxa de atualização e câmera de selfies embutida embaixo do painel, uma tecnologia de última geração. É válido destacar que o aparelho é compatível com a S Pen, caneta inteligente da Samsung.

Ao todo, são três câmeras traseiras de 12 MP, sendo a principal com estabilização óptica, a secundária com zoom óptico de duas vezes e a terceira com lente ultra-wide. O aparelho filma em 4K com elas ou com as frontais, que são de 4 MP (interna) e 10 MP (externa).

Seu processador é o Snapdragon 888, um dos mais potentes de 2021. Ele tem 12 GB de memória RAM e é vendido em versões com 256 GB e 512 GB de armazenamento, mas sem espaço para cartão de memória.

Por que o Galaxy Z Fold 3 é um bom celular à prova d'água?

  • Pode ser mergulhado na água por 30 minutos em uma profundidade de 1,5 metros
  • É um celular dobrável
  • Acabamento em vidro dá mais resistência ao aparelho
  • Tela com tecnologia AMOLED 2X e 120 Hz entrega ótima qualidade de imagem
  • Snapdragon 888 é um dos mais potentes do mundo e tem suporte ao 5G
  • Conjunto triplo de câmeras que filma em 4K
  • Possui câmera frontal embaixo da tela
  • Tem suporte a S Pen
  • Bateria tem carregamento sem fio

Curtiu essa opção? Veja como o Galaxy Z Fold 3 tem tela dobrável com diversas possibilidades.

Mi 11 Lite

O Xiaomi Mi 11 Lite é uma versão mais humilde do Mi 11. Porém, ele tem ótima ficha técnica. Esse smartphone possui certificação IP53. Ou seja, traz um revestimento leve contra respingos d'água e poeira.

Além disso, tem processador Snapdragon 732G, que é otimizado para jogos e deve oferecer bom desempenho. Esse celular Xiaomi à prova d'água, ou melhor, resistente à água, tem versões com 6 GB ou 8 GB de memória RAM.

Ele deve apresentar uma performance boa em ambos casos. Em relação ao espaço interno, são 128 GB, com possibilidade de expansão via microSD. A bateria tem 4.250 mAh, com carregamento rápido, e deve garantir autonomia para um dia de uso moderado.

O Mi 11 Lite tem boas câmeras, com sensor principal de 64 MP, lente ultra-wide de 8 MP e macro de 5 MP. Na frontal, são 16 MP para selfies. Ele ainda grava vídeos em 4K. Por fim, possui tela de 6,55 polegadas, com painel AMOLED, resolução Full HD+ e taxa de atualização de 90 Hz, que é boa para jogos.

Por que o Mi 11 Lite é um bom celular Xiaomi à prova d'água (resistente com certificação IP53)?

  • Chip otimizado para jogos
  • Taxa de atualização de 90Hz
  • Boas câmeras e filma em 4K
  • Painel AMOLED com cores fieis à realidade

Por que a Motorola não aparece na lista de celular à prova d'água?

Essa é uma pergunta que normalmente é feita pelos fãs da Motorola. Acontece que, segundo a a imprensa especializada, a decisão é meramente estratégica. Em eventos da Motorola, a empresa afirma realizar estudos de mercado antes de desenvolver e lançar produtos. E, nestas pesquisas, não enxerga a necessidade de produzir smartphones com certificação contra submersão em água.

Vale ressaltar que certificar o aparelho dentro dos requisitos da própria indústria não é barato, já que exige diversos testes rigorosos.  A empresa utiliza nano revestimento em seus smartphones, o que dificulta ter um celular à prova d'água.

Em seu site oficial, a empresa afirma que: "A tecnologia de nano revestimento cria uma barreira que repele a água, ajudando a proteger contra exposições moderadas a água, tais como derramamentos, respingos ou chuva leve. Não é projetado para ser submerso na água, nem exposto a água ou outros líquidos aplicados sob pressão. Não é à prova d'água. Não tente carregar um telefone molhado".

Se você gostou das opções de celular à prova d'água, não deixe de conferir também o nosso artigo sobre os melhores celulares até R$ 1.500. Se você procura algum telefone nessa faixa de preço, confira uma lista que fizemos sobre celulares baratos.

Você procura um celular e está indeciso sobre qual marca escolher? Também preparamos um artigo que pode te ajudar. Ou se a sua busca é sobre um celular com boa câmera, que tal ver as melhores opções para 2022?

Ferramentas do Buscapé

Está de olho em algum celular e quer saber se ele está barato ou não? Confira o nosso histórico de preço . Ainda é possível criar um Alerta de Preço para garantir um smartphone que caiba no seu orçamento.

E se rolar um desconto é melhor ainda, né? Saiba como conseguir o seu. E não para por aí, também te ajudamos a aproveitar o cashback do Buscapé e ter mais vantagem em suas ofertas!