Quer saber como resetar Samsung? Essa é uma boa solução para o caso de seu smartphone estar lento ou com travamentos. Além disso, serve também para a hora de se desfazer do dispositivo. É um processo simples, mas que nem todos sabem fazer. Para te ajudar, vamos te ensinar passo a passo a levar seu smartphone de volta para as configurações de fábrica.

Mas é muito importante saber que, ao executar o processo, você perde todos os seus dados. Suas informações pessoais, aplicativos, contatos, fotos e contas são todos deletados dele. Por isso, o ideal, antes de resetar celular, é fazer um backup de todos os seus dados.

Saiba como resetar o celular Samsung facilmente (Foto: Shutterstock)

Veja abaixo o tutorial de como formatar celular Samsung. Se o seu smartphone não é da gigante coreana, confira nossos outros tutoriais e descubra como resetar celular LG e como resetar celular de outras marcas.

Hard Reset x Soft reset: qual é a diferença

Existem diferentes maneiras de formatar celular samsung. As mais comuns são o Soft Reset e o Hard Reset. Aqui vamos explicar as diferenças entre elas duas.

Soft Reset

Como o nome já indica, o Soft Reset é um processo mais simples e fácil de resetar celular Samsung. Nesse caso, você apaga os arquivos salvos no telefone. Esse processo é indicado se o seu telefone está muito cheio e você quer excluir tudo de uma vez, ou mesmo quando você vai vender ou doar o aparelho e quer deletar seus dados dele.

Hard Reset

Já o Hard Reset é um processo muito mais completo. Ele faz com que o celular volte integralmente aos padrões de fábrica. O procedimento restaura até mesmo o sistema operacional.

Ele é indicado para celulares contaminados por vírus ou malwares, com o sistema travado ou apresentando qualquer outro problema. Mas lembre-se: os dois processos apagam todos os seus dados. Se não quer perder seus arquivos, vale fazer um backup.

Como resetar Samsung: passo a passo

Veja em nosso passo a passo como resetar Samsung das duas formas, com o Soft Reset e com o Hard Reset. Como falamos, o Soft Reset é mais simples, mas se seguir o tutorial, não vai ter dificuldades também com o Hard Reset.

Veja como formatar celular Samsung via Soft Reset

Antes de começar, remova a Conta Google do seu Samsung. Para isso, entre em "Configurar > Contas", escolha a conta a ser removida e toque em "Remover Conta". Depois, siga o passo a passo abaixo:

Veja como resetar Samsung por Soft Reset (Reprodução/Samsung)

Passo 1: Abra o menu e, em seguida, o aplicativo "Configurações". Depois, clique em "Gerenciamento Geral";

Passo 2: Agora selecione a opção "Restaurar";

Passo 3: Nesta aba, clique em "Restaurar padrão de fábrica";

Passo 4: Para finalizar, selecione "Redefinir" e depois confirme, tocando em "Apagar tudo".

Veja como formatar o celular Samsung via Hard Reset

Faça o mesmo procedimento usado no Soft Reset para excluir a sua Conta Google. Entre em "Configurar > Contas", escolha a conta a ser removida e clique em ‘Remover Conta’. Depois, desligue o seu celular.

*ATENÇÃO: Não comece o processo com menos de 60% de bateria.

Passo 1: Você deve acessar o sistema de recuperação do Android. Para isso, existem três formas: uma para celulares com botão Bixby, outra para aparelhos com botão Home e uma terceira para smartphones sem o botão Home:

  • Celulares com botão Bixby: Com o Samsung desligado, pressione os botões de Volume para cima, Bixby e Power até aparecer uma tela azul com o robô Android. Em seguida, solte os botões.
Como resetar Samsung com botão Bixby (Foto: Reprodução/Samsung)
  • Celulares com botão Home: Com o celular desligado, pressione os botões Volume para cima, Home e Power. A tela vai acender e depois apagar. Na segunda vez que isso acontecer, solte o botão Power e mantenha os outros pressionados até aparecer a tela de recuperação do sistema.
Como resetar Samsung com botão Home (Foto: Reprodução/Samsung)
  • Celulares sem botão Home: Com o smartphone desligado, pressione os botões Volume para cima e Power. A tela vai acender e depois apagar. Na segunda vez que a tela acender, solte o botão Power e mantenha o botão Volume pressionado até aparecer o robô do Android.
Como resetar Samsung sem botão Home (Foto: Reprodução/Samsung)

Passo 2: Usando o botão Volume para baixo, navegue até a opção "Wipe data factory reset" e selecione usando o botão Power.

Como resetar Samsung Hard Reset (Foto: Reprodução/Samsung)

Passo 3: Agora, vá até a opção "Yes delete all user data" e selecione com o botão Power.

Como resetar Samsung Reboot (Foto: Reprodução/Samsung)

Passo 4: Aguarde todos os seus dados serem apagados. Depois, selecione a opção "Reboot system now".

Passo 5: Aguarde o seu telefone ligar que o Hard Reset já estará concluído.

Reset Samsung no modo de segurança

Em casos em que você não está conseguindo acessar as configurações e não quer fazer um Hard Reset, uma outra para resetar celular Samsung é tentar executar o processo de Soft Reset, pelo modo de segurança. É um modo em que apenas os apps nativos funcionam, desativando os programas criados por terceiros.

Como resetar Samsung no modo de segurança (Foto: Shutterstock)

Para acessar este modo, pressione o botão Power. Depois, clique em "Desligar" e segure até que apareça a opção "Modo Seguro". Toque nela e aguarde o seu Samsung ser reiniciado em modo de segurança. Depois, tente fazer o processo de Soft Reset como explicamos antes.

Se você aprendeu como resetar Samsung, fez o procedimento, mas seu celular segue com problemas, talvez seja a hora de comprar um novo. Temos opções de listas para te ajudar. Confira os as listas de melhor celular Samsung e de smartphones Samsung baratos.

Confira ofertas de Samsung com bom custo-benefício:

Leia mais sobre