Como comparar iPhone? Veja o que considerar ao procurar celular Apple
Veja como comparar iPhone e escolha o seu mais novo celular da Apple

Vai comprar um celular da Apple mas ainda não sabe qual escolher? São muitas opções e não saber como comparar iPhone para saber qual é o melhor? Fique tranquilo, o Buscapé vai te ajudar.
São vários fatores que temos que levar em conta na hora de comparar iPhones, como o seu design, tela, câmeras, desempenho, bateria e o seu custo-benefício. Vamos detalhar tudo o que você precisa saber, para conseguir escolher a melhor opção para o que procura.
Continue com a gente e saiba como comparar iPhone de forma simples.
- Não quer iPhones? Veja como comparar smartphones.
- Na busca pelo melhor modelo? Conheça os melhores iPhones de 2023.
- Mas se quiser gastar pouco, veja opções de iPhone barato.
Comparar iPhone: o que é preciso levar em conta?

Para comparar iPhones, você não pode deixar de levar em conta alguns recursos presentes neles. Os principais são:
- Design e construção
- Tela
- Conjunto de câmeras
- Desempenho (processador, RAM, armazenamento, software)
- Bateria e carregamento
- Preço e custo-benefício
Compare iPhone: Design e Construção

Primeiro critério a ser considerado para comparar iPhone é o design e construção do celular. Apesar de a Apple não mudar tanto estes fatores entre os seus celulares, é importante ficar atento a alguns detalhes além da estética.
Para começar, precisamos analisar o material de construção do iPhone. Apesar de todos os modelos recentes terem traseira em vidro e laterais construídas em metal, os materiais foram evoluindo ao longo dos anos. Isto deixou o iPhone cada vez mais resistente.
É preciso comparar a proteção presente nos vidros (Ceramic Shield e Gorilla Glass) e também o metal das laterais, que já foi de alumínio, aço inoxidável e atualmente é um metal Aeroespacial, o mais resistente entre os iPhones.
- Quer internet rápida? Confira os melhores iPhones com 5G.
Resistência à água
Outro ponto que deve ser considerado na hora de comparar iPhone, é a sua resistência à água. Todos os iPhones são resistente à água a partir do iPhone 7, mas existem algumas diferenças entre as certificações presentes nos celulares.
- Gosta de um modelo antigo? Veja qual é melhor entre iPhone X e XS.
Veja a diferença a seguir:
Cerificação IP68 (IEC 60529): Suporta uma profundidade máxima de 6 metros por até 30 minutos
- iPhone 14
- iPhone 14 Plus
- iPhone 14 Pro
- iPhone 14 Pro Max
- iPhone 13
- iPhone 13 mini
- iPhone 13 Pro
- iPhone 13 Pro Max
- iPhone 12
- iPhone 12 mini
- iPhone 12 Pro
- iPhone 12 Pro Max
Certificação IP68 (IEC 60529): suporta uma profundidade máxima de 4 metros por até 30 minutos
- iPhone 11 Pro
- iPhone 11 Pro Max
Certificação IP68 (IEC 60529): suporta uma profundidade máxima de 2 metros por até 30 minutos
- iPhone 11
- iPhone XS
- iPhone XS Max
Certificação IP67 (IEC 60529): suporta uma profundidade máxima de 1 metro por até 30 minutos
- iPhone SE (2ª geração)
- iPhone XR
- iPhone X
- iPhone 8
- iPhone 8 Plus
- iPhone 7
- iPhone 7 Plus
Comparativo iPhone: Tela

Agora um dos critérios mais importantes na comparação iPhone, a tela. Não é só o tamanho que importa, apesar de ele importar bastante. Existem muitos outros pontos a se observar, como o tipo de tela, a resolução, a taxa de atualização, o brilho e as demais tecnologias presentes.
- Não curte celulares pequenos? Conheça opções de iPhone grande.
Tamanho da tela
Os tamanhos das telas do iPhone não costumam mudar muito. Elas seguem os mesmos tamanhos de acordo com a versão do aparelho. São elas:
- iPhone Mini: 5,4 polegadas
- iPhone: 6,1 polegadas
- iPhone Plus: 6,7 polegadas
- iPhone Pro: 6,1 polegadas (5,8" no iPhone 11 Pro)
- iPhone Pro Max: 6,7 polegadas (6,5" no iPhone 11 Pro Max)
Tipo de tela
Atualmente as telas dos iPhones são de OLED, mas a Apple adotou telas de LCD até o iPhone 11, e inclusive usa no recente iPhone SE 3. Os painéis OLED, além de entregarem melhores resultados em nitidez, brilho, contraste e fidelidade de cores, ainda são mais econômicos, contribuindo para uma melhora na autonomia da bateria.
Os painéis de OLED da Apple são conhecidos como Super Retina e Super Retina XDR. A Super Retina esteve presente nos iPhones X, XS e XS Max, já a Super Retina XDR nos iPhones 11 Pro, 11 Pro Max e em todos das linhas 12, 13 e 14.
A diferença entre elas é que a Super Retina XDR atinge o dobro de brilho (1.200 nits) e contraste (2.000.000:1) que a Super Retina, garantindo ainda mais qualidade.
- Quer uma opção barata? Veja quem leva a melhor na disputa entre iPhone 11 e 11 Pro.
Resolução e Taxa de Atualização
Nas telas dos iPhones mais recentes a resolução é apresentada em algumas variantes, HD+, Full HD e Full HD+. O segredo é optar pela melhor resolução possível, principalmente em telas grandes. No caso dos iPhones a maior resolução é Full HD+ (2796x1290 pixels). Quanto maior a resolução, mais riqueza de detalhes e nitidez você terá.
Já a taxa de atualização é medida em Hertz (Hz) e ela que mede a fluidez da sua tela. Isso quer dizer que quanto maior for a taxa de atualização, mais fluidas serão as transições das imagens, impedindo a formação de borrões ou lags. A melhor taxa de atualização dos iPhones é a de 120Hz, encontrada no iPhone 14 Pro.
- Na disputa pelo melhor custo-benefício, veja quem pe o melhor: iPhone 11 ou iPhone 12.

Agora um dos recursos que fazem mais sucesso nos iPhones, as câmeras. E nós vamos te ajudar a comparar iPhone no quesito câmeras. Para escolher a melhor, não podemos levar em conta apenas a quantidade de megapixels.
São levados outros fatores também, como os tipos de lentes, a abertura e presença de recursos extras como estabilização óptica de imagem, zoom e modo noturno.
- Buscando o que há de melhor? Veja quem leva a disputa iPhone 13 x iPhone 14.
Quantidade de megapixels
Os megapixels (MP) são uma unidade de medida usada para indicar a dimensão de fotos ou vídeos feitos pelo seu celular. Isso significa que quanto maior for a quantidade de MP, maior resolução terá a imagem.
Mas muitos MP não são garantia para uma câmera de qualidade, e nem uma câmera com poucos MP é garantia de má qualidade. Até porque muitos iPhones tem apenas 12MP e conseguem ótimas imagens.
Tipos de lentes
No momento os tipos de lentes mais comuns nos iPhones são a grande-angular, ultra-angular e a teleobjetiva. Conheça um pouco sobre elas:
- Teleobjetiva: indicadas para fotos de objetos ou pessoas mais distantes e para fazer o recorte do modo retrato.
- Grande-angular: é uma lente com ângulo de visão maior que a do olho humano.
- Ultra-angular (ultrawide): ideais para paisagens, arquitetura ou para imagens com muitos elementos. Tem ângulos ainda mais abertos que as grande-angulares.
Abertura de lente
A abertura da lente é a função que controla a quantidade de luz que passa através da lente. É também conhecida como 'diafragma'. Quanto mais luz entra, mais nitidez, brilho e foco a sua fotografia terá.
Recursos Extras
Existem ainda, alguns outros recursos extras que fazem toda a diferença entre uma boa foto e uma ruim. Confira:
- Estabilização óptica de imagem: é uma tecnologia que adapta elementos da lente, para impedir fotos ou vídeos tremidos.
- Zoom óptico e digital: o zoom digital faz a aproximação das imagens usando um software, já o zoom óptico, usa um jogo de lentes para fazer uma aproximação real.
- Modo Noturno: é um recurso das câmeras de celulares usado para aprimorar fotos tiradas em ambientes com pouca luz.
Comparar iPhone: Desempenho
O desempenho é o ponto principal na hora de comparar iPhone, já que é esse recurso que vai dizer realmente se um iPhone é melhor que o outro. Para ter essa resposta, temos que levar em conta o processador, quantidade de memória RAM, espaço interno e o sistema operacional. Saiba um pouco sobre eles:
Processador
Os processadores dos iPhones são produzidos pela própria empresa e são chamados pela 'letra A + o número da versão + Bionic', sendo o mais moderno o A16 Bionic, presente no iPhone 14.
De maneira geral, quanto mais novo, mais moderno e com maior capacidade vai ser o processador. Mas tem alguns pontos que devemos ter atenção, como a velocidade máxima atingida, a quantidade de núcleos e número de transistores.
Memória RAM e armazenamento interno
A capacidade da memória RAM é medida em gigabytes (GB) e mede a quantidade de dados que o celular pode processar ao mesmo tempo. Quanto maior for o RAM, maior é a capacidade de processar as informações, deixando seu iPhone mais rápido.
Já o armazenamento interno é a capacidade que o seu celular tem de armazenar arquivos, como fotos, vídeos, documentos, aplicativos e jogos. Portanto, quanto maior a quantidade de armazenamento, mais dados você pode salvar em seu iPhone.
Sistema operacional
O sistema operacional dos iPhones é o iOS. Atualmente a versão mais recente do sistema é o iOS 16. Portanto um ponto importante ao comparar iPhone é saber se eles têm suporte para as atualizações mais recentes. Isto vai ditar o tempo de vida útil do seu aparelho. Mas fique tranquilo, pois ao contrário dos Androids, a Apple garante muitos anos de atualizações.
- Vai apostar em um antigo? Qual é o melhor: iPhone XS Max ou XS?
Este é um ponto muito sensível ao comparar iPhone, já que não podemos dizer que a bateria é o maior destaque dos celulares da Apple. Esse é sem dúvidas a parte do iPhone com maior número de reclamações entre os usuários. Mas é importante dizer, que ela tem melhorado com o tempo.
A capacidade da bateria é medida por microamperes (mAh). Então quer dizer que quanto maior for a quantidade de mAh, mais tempo a sua bateria vai durar? Quase isso! Existem outros fatores que afetam esta conta, como a eficiência energética do processador e o tipo de tela usada no iPhone.
A Apple não costuma divulgar a quantidade de mAh das suas baterias, mas elas são facilmente encontradas na internet (inclusive nas análises de ficha técnica do Buscapé). Mas a empresa informa sempre a autonomia da bateria, fique atento.
Carregamento
Outro ponto fundamental na hora de comparar iPhone é verificar os tipos de carregamento suportados e a sua potência. A potência é medida em W, e quanto maior for a capacidade que seu iPhone suporte de carregamento, a carga é feita de forma mais rápida.
Já os tipos de carregamento suportados pelo iPhone são o carregamento com fio, que é o tradicional e o sem fio, em que um dispositivo transmite a energia através de um campo eletromagnético para o iPhone.
Um ponto que é preciso atenção, é que nos últimos anos, a Apple não tem mais enviado carregadores junto dos iPhones. A justificativa da empresa é a diminuição na emissão de carbono na atmosfera.
Comparar iphone: Preço e Custo-benefício
O último quesito que vamos analisar ao comparar iPhone é o custo-benefício. Isto é, é aquele que tem os melhores recursos e qualidade comprovada, de acordo com o valor que é cobrado por ele.
Isto não é sinônimo de celular barato, pois um celular pode ter um bom custo-benefício e custar mais de 3 mil reais, por exemplo, como é o caso dos iPhones. Temos que levar em conta todos os recursos que vimos anteriormente e analisar se o seu valor está de acordo com o que é apresentado.
O seu uso também impacta no custo-benefício. Por exemplo, se o que procura é um celular para o dia a dia, para usar as redes sociais e navegar na internet, um iPhone 14 Pro Max, por exemplo, que tem o máximo de recursos, e com isso, um preço alto, não vai ter um bom custo-benefício para você.
Nesse caso o iPhone 12 já seria o mais indicado, pois o seu preço caiu bastante após o lançamentos dos iPhones das linhas 13 e 14, e conta com recursos que vão atender muito bem as suas necessidades. O iPhone 13 também é uma opção bem interessante.
Já se o que busca é um celular com o máximo desempenho, para rodar os aplicativos mais pesados, com os melhores recursos de câmeras, entre outros, um iPhone 12, por mais que custo menos, não vai ter um bom custo-benefício. Neste caso, as melhores opções são os iPhones 14 Pro e 14 Pro Max.
Agora que você já sabe como comparar iPhones, veja uma dica incrível do Buscapé para você se dar bem na hora da compra. Conheça o Cashback Buscapé, a nossa ferramenta que devolve parte do que você gastou para comprar outros produtos. Mas se não quiser, pode transferir para a sua conta e gastar como quiser. Não é incrível?
Quer mais detalhes sobre como funciona? Então assista aqui em nosso vídeo:
